por limber, 05 de julho de 2022

Operação barter: saiba como funciona e conheça suas vantagens

Saiba o que é a operação barter, como ela funciona e quais são suas vantagens para as negociações realizadas envolvendo a obtenção de insumos agrícolas.

CAPA

A operação barter é um grande exemplo de como o agronegócio brasileiro está sempre em busca de novas oportunidades para se reinventar.

Além do uso de tecnologias, novos modelos de negócios também são incorporados para ampliar as oportunidades e melhorar seus resultados, trazendo maior competitividade de mercado para a fazenda.

Com o crescimento da produção, há também um aumento no número de insumos agrícolas necessários para o funcionamento ideal da lavoura.

Levando em consideração que a operação barter auxilia os produtores rurais nesta obtenção de recursos, é muito importante entender como esta estratégia funciona.

Nesse sentido, é possível contar com esta solução para fortalecer a sua produtividade e alcançar as metas de faturamento desejadas.

Como ela é uma grande aliada para quem atua no segmento, nós preparamos um guia completo sobre como ela funciona e quais são as suas vantagens. Aproveite a leitura!

O que é a operação barter?
Como funciona a operação barter?
Como é feito o ciclo de trocas da operação barter?
Quais são as vantagens da operação barter?
Como a tecnologia auxilia na operação barter?

O que é a operação barter?

Operação barter: saiba como funciona e conheça suas vantagens | Limber

A operação barter trata-se de uma negociação realizada entre produtores rurais e empresas com foco na aquisição de insumos em geral, como adubos e defensivos agrícolas.

De modo geral, o pagamento é realizado por meio da troca de produtos da lavoura e com a intermediação de uma compradora de commodities agrícolas.

Inclusive, o termo barter vem do inglês e significa troca, permuta ou escambo.

A operação barter existe desde a década de 1990 no Brasil e surgiu para expandir os negócios das tradings no cultivo de soja, mas a modalidade se popularizou apenas nos anos 2000.

Leia mais: Prepare-se para as novidades e desafios do agronegócio para 2022

Hoje em dia, os contratos são considerados uma das estratégias comerciais mais úteis quando estamos falando em negociações que envolvem preços altos e são realizadas no agronegócio.

Para o produtor, a operação é uma garantia de venda sem o risco dos movimentos de oscilação e mudanças constantes nos preços dos ativos.

Um dos benefícios é que os insumos são adquiridos sem a necessidade de pagamento antecipado em dinheiro. Sendo assim, a ausência de intermediação financeira não compromete a receita e o capital de uma fazenda rural.

Basicamente, a operação barter surgiu para simplificar e ampliar os meios de negociações entre produtores rurais e empresas de insumos agrícolas.

Nesse sentido, não há uma regra específica para os acordos, uma vez que eles precisam ser viáveis para ambas as partes. Um número “x” de sacas de commodities vale uma quantidade “y” de fertilizantes, por exemplo.

Como funciona a operação barter?

Operação barter: saiba como funciona e conheça suas vantagens | Limber

Em primeiro lugar é realizado o acordo de troca entre os produtos e os insumos.

As empresas fornecedoras de insumos trabalham em conjunto com empresas trading ou consumidores de grãos.

Três partes distintas são envolvidas e interessadas neste processo:

  • Produtores rurais: produzem e trocam os produtos por insumos necessários.
  • Fornecedores de insumos: vendem as sementes, equipamentos, fertilizantes ou defensivos agrícolas.
  • Empresas trading ou consumidores de grãos: são os interessados em comprar e preparar os grãos para consumo ou revenda.

Vale ressaltar que as três partes da operação barter têm interesses que se complementam, o que torna o processo conveniente para todas elas.

Ou seja, podemos dizer que a operação barter acontece em um ciclo de trocas.

Toda a negociação é formalizada pela Cédula de Produtor Rural (CPR), um documento legal, registrado em cartório e fundamental para as operações de crédito do agronegócio.

Inicialmente, a CDR previa apenas a liquidação física, mas com o passar do tempo foi adequada legalmente para possibilitar também a liquidação financeira.

Ela é amparada pela Lei 8.929/94 e no documento deve constar as seguintes informações:

  • Nomes dos responsáveis
  • Natureza do produto agrícola
  • Qualidade e quantidade do produto
  • Prazo de liquidação e data de entrega
  • Localização da lavoura
  • Promessa de entrega
  • Relação de bens que servirão como garantia
  • Data da realização do documento
  • Assinatura dos envolvidos

O documento funciona como um contrato, é assinado previamente e pode ser emitido por produtores rurais, cooperativas e associações.

No entanto, precisa ser validado no Cartório de Registro de Imóveis. Dessa forma, há uma garantia para os produtores, fornecedores e consumidores.

Como é feito o ciclo de trocas da operação barter?

Operação barter: saiba como funciona e conheça suas vantagens | Limber
Estrutura simples de uma operação barter.
  • O produtor rural precisa de insumos para a condução da sua lavoura como sementes, equipamentos, fertilizantes, adubos e maquinários.
  • Um fornecedor entrega os insumos necessários com um acordo prévio sobre a quantidade de produtos agrícolas que serão recebidos futuramente com a colheita.
  • A empresa trading compra os produtos agrícolas do fornecedor de insumos para exportações ou revendas.

Vale ressaltar que os compradores finais são as empresas trading, que são quem realmente ficam com a colheita e por isso definem o valor a ser pago em forma de insumos e intermediam os processos.

Elas também são as responsáveis por fazer o pagamento financeiro para os fornecedores e, posteriormente, receber os produtos garantidos pelos produtores.

Além de distribuidores, empresas de maquinários agrícolas também passaram a ter interesse em realizar a operação barter.

Sendo assim, os produtores rurais também conseguem adquirir ferramentas sem a necessidade de transações monetárias.

Quais são as vantagens da operação barter?

Operação barter: saiba como funciona e conheça suas vantagens | Limber

Como você já percebeu, a operação barter é favorável para todas as partes envolvidas. Sendo assim, confira quais são suas vantagens:

  • Menos riscos: como toda a negociação é feita antes da colheita, o produtor garante a sua venda ao mesmo tempo que se compromete a entregar a sua parte pelo preço estipulado.
    Desse modo, não há necessidade de você se preocupar com as taxas de câmbio flutuantes e os preços das commodities, uma vez que os valores foram definidos na CPR.
  • Facilidade de compra: o maior benefício é a compra de maquinários e insumos agrícolas. As aquisições incluem fertilizantes, sementes, combustível e defensivos agrícolas.
    Sem estes recursos, não seria possível dar andamento à produção da sua lavoura, por exemplo.
  • Baixo custo: uma vez que o produtor entrega parte da sua colheita como pagamento para comprar os insumos agrícolas, ele não precisa recorrer a empréstimos que cobram altas taxas de juro.
    Nesse sentido, você fica livre desses gastos extras que comprometem a saúde financeira da sua fazenda e os custos da sua produção.
  • Evita o desperdício: como parte da sua colheita já está garantida para a operação barter, o produtor não precisa se preocupar com o seu armazenamento
    Já que você tem comprador, data e local de entrega antes mesmo de colher os frutos da sua lavoura os riscos com o escoamento da safra são reduzidos.

Leia mais: Dicas para uma excelente gestão de estoque de insumos

  • Aumento da competitividade: com essa modalidade surgem novas oportunidades de negociações com diversos compradores. Inclusive, os insumos agrícolas podem servir como investimento no próprio negócio.
    A parte da safra que não foi incluída na operação barter pode ser negociada com novos compradores e garantir mais vendas, ampliando o seu alcance de mercado.

Como a tecnologia auxilia na operação barter?

Agronomo tecnológico

Agora que você já sabe o que é a operação barter, como ela funciona e quais são as suas vantagens, deve estar se perguntando como realizar as trocas da melhor maneira possível.

Para que esta operação funcione corretamente, é necessário uma alta produtividade para que você não fique devendo produtos agrícolas.

Vale ressaltar que uma boa organização e uma tomada de decisão baseada em dados confiáveis são fundamentais para minimizar os riscos na operação.

Sendo assim, um software de gestão agrícola é um grande aliado para otimizar todas as etapas da sua produção e permitir que você aproveite todos os benefícios da operação barter.

Leia mais: Tecnologia no campo: mais produtividade no agronegócio

Antes de assinar um acordo de operação barter nós sugerimos que você conheça os benefícios que a tecnologia leva para o agronegócio.

Dessa forma, você descobre tudo que estas soluções podem fazer pela sua gestão, entende como escolher o sistema ideal para sua empresa e tem a chance de evoluir ainda mais dentro do seu segmento.

CTA
Categoria:AgroGeral

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Suas informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.