por limber, 11 de maio de 2022

Tecnologia no campo: mais produtividade e economia no seu empreendimento rural

Saiba por qual razão a tecnologia no campo é fundamental para garantir a produtividade no agronegócio e como escolher o software de gestão ideal.

Ao observar a presença da tecnologia no campo, as atividades que costumam ser cansativas e demandam muito tempo do empreendedor rural são facilitadas

Dessa maneira, é possível entregar mais resultados em menos tempo, economizando, produzindo com qualidade e eficiência, além de garantir uma produção sem desperdícios.

Embora alguns gestores pensem que a tecnologia é útil e necessária apenas para médios e grandes empreendimentos, ela também é essencial para os pequenos negócios, garantindo desenvolvimento e uma rotina mais dinâmica no campo.

Porém, entender quais são as principais novidades para alcançar uma agricultura mais tecnológica e sustentável é uma obrigação do gestor que deseja promover melhores resultados e estar à frente de seus concorrentes.

Continue a leitura para entender como aplicar funcionalidade e otimização por meio das tecnologias em seu trabalho no campo.

Qual tecnologia é essencial para a produtividade no campo?
Quais as vantagens de um sistema ERP agrícola?
Qual a importância de contar com um software para o agronegócio?
Como escolher um sistema de gestão rural para o seu negócio

Como ocorreu a evolução das tecnologias no campo

Embora a tecnologia sempre estivesse presente no aumento da produtividade do campo ao longo do tempo, nos últimos anos ela ganhou um papel de destaque na modernização do agronegócio.

A evolução que levou à necessidade cada vez maior de tecnologias e facilidades no campo, iniciou juntamente com o desenvolvimento do processo civilizatório. Logo, quando pensamos em segurança alimentar, garantir técnicas compatíveis com o crescimento do setor se tornou não apenas necessário, mas indispensável.

Por outro lado, quando pensamos em tecnologia, devemos lembrar que ela é um sistema pelo qual a sociedade satisfaz suas necessidades e desejos, adotando equipamentos, programas, pessoas e processos que condizem com determinado propósito.

Primeiro, foram utilizados os animais até o início do século 20, onde as máquinas passaram a desenvolver trabalhos importantes no campo. Logo, tratores e outras máquinas permitiram avanços e produções em escala, até os dias de hoje.

Leia mais: Prepare-se para as novidades e desafios do agronegócio para 2022

Assim, a mecanização passou a ocupar áreas cada vez maiores e específicas dentro do campo, atuando no armazenamento, controle de safra, controle de etapas da produção e financeiro. 

Tecnologia no campo: mais produtividade no agronegócio | Limber

Qual tecnologia é essencial para a produtividade no campo?

Se a sua gestão não está funcionando corretamente, provavelmente os outros setores também não estarão. Dessa forma, é fundamental utilizar tecnologias que facilitem a gestão e otimizem os processos.

Afinal, são muitas as áreas de atenção e etapas que o gestor precisa considerar. Logo, para gerar resultados mais precisos é necessário ter uma visão ampla e estratégia de todo o negócio.

Leia mais: Rastreabilidade de frutas: saiba como implementar!

Dessa maneira, as ferramentas como softwares de gestão estão sendo cada vez mais requisitadas pelo mercado e contribuem na tomada de decisão, apontando os caminhos e otimizando a experiência do empreendedor no dia a dia.

Tecnologia no campo: mais produtividade no agronegócio | Limber

Quais as vantagens de um ERP agrícola?

Por meio dos softwares de gestão é possível encontrar funcionalidades que auxiliam em toda a cadeia produtiva, desde os manejos de plantio, aplicação de insumos e colheita até a venda e gestão de estoque.

Leia mais: Como escolher o sistema ideal para o agronegócio | Limber

Com isso, um ERP completo pode oferecer facilidades que resultarão em um empreendimento bem gerenciado, com algumas vantagens como:

  • Aumentar a qualidade da produção agrícola
  • Manter a segurança financeira da safra
  • Aumentar a produtividade de todos os setores do campo
  • Reduzir os custos da produção
  • Maior eficiência
  • Aumentar a rentabilidade

Portanto, mesmo que para alguns profissionais o uso de um software agrícola possa parecer “caro” ou até mesmo difícil de adaptar a rotina, os sistemas ERP vem se mostrando cada vez mais necessários para empreendedores que querem se destacar no mercado.

Quando bem implementados, esses dispositivos têm o potencial de agregar conhecimento, valor e funcionar como um diferencial competitivo, atraindo possíveis clientes.

Além disso, hoje no mercado existem diversos modelos de softwares agrícolas que podem auxiliar o empreendedor a realizar operações de maneira mais ágil e certeira. Porém, é necessário entender quais são as necessidades do seu negócio antes de escolher um sistema.

Por meio de um software de gestão atribui-se maior eficiência com relatórios otimizados e processos operacionais mais rápidos, reduzindo os riscos de trabalhos manuais em planilhas.

Além disso, a agilização destas operações está diretamente ligada ao aumento da rentabilidade que os softwares de gestão podem agregar. Isso ocorre porque há possibilidade de analisar dados e traçar estratégias seguras de crescimento, aprimorando e elevando o lucro do empreendimento.

Do mesmo modo, a análise certeira das informações possibilita maior segurança quando for necessária manutenção dos equipamentos, ampliação das estruturas, contratação de novos funcionários e também aquisição de novas tecnologias.

Se estamos falando em maior rentabilidade, não poderíamos deixar de comentar que os softwares de gestão rural auxiliam na redução de custos de produção. Desse modo, investir em um ERP de qualidade possibilita reduzir custos em seu negócio.

Por meio de manutenções preventivas das máquinas e acompanhamento direto do desempenho do negócio é possível minimizar gastos desnecessários. Afinal, as informações fornecidas pelo sistema facilitam o aumento de produtividade, redução de desperdícios e prevenção de prejuízos.

Leia mais: A importância do relatório gerencial no agronegócio | Limber

Além de promover lucratividade, também garantem a integração de dados e projeção sobre o estoque da fazenda. Dessa forma, é mais fácil entender o que precisa ser feito com planejamento e estratégia visando o desenvolvimento saudável do empreendimento.

Por fim, mas não menos importante, o uso da tecnologia por meio dos sistemas de gestão aumentam a competitividade no setor agrícola. A adoção de softwares para o agronegócio permite crescimento constante e atraem mais clientes quando comparados a fazendas em que a gestão ocorre de modo manual.

Tecnologia no campo: mais produtividade no agronegócio | Limber

Qual a importância de contar com um software para o agronegócio?

Em uma área em constante crescimento como o agronegócio é fundamental pensar em como se destacar e tornar as atividades mais otimizadas em seu negócio. Dessa maneira, adotar um software de gestão é indispensável para os gestores que desejam o desenvolvimento do seu negócio.

O ERP para agronegócio representa soluções a muitas queixas dos empreendedores e gera informações precisas para entender o atual cenário do campo. Além disso, com dados confiáveis e de fácil acesso, permite a correção de gargalos nas empresas rurais.

Entenda como o software de gestão rural age em cada setor:

Administração

Afinal, as atividades relacionadas à logística, abastecimento, estoque, armazenagem e registro de documentos precisam estar em pleno funcionamento para que as demais evoluam positivamente.

O papel do sistema na administração é facilitar e otimizar os processos, fazendo com que os gestores não percam tanto tempo com atividades que podem ser executadas de forma automática.

Financeiro

Logo, com uma administração organizada o setor financeiro também será atingido. Dessa forma, pagamentos, contas e impostos podem ser acessados de forma integral e facilitada, assim como o fluxo de caixa, tão importante no gerenciamento financeiro do negócio.

Leia mais: 3 vantagens da tecnologia no agronegócio | Limber Software

Organizar as questões financeiras do seu negócio, permite que as obrigações legais sejam mais facilmente mantidas em dia. 

Safra

Além disso, o software de gestão rural também oferece maior segurança quanto à safra. Dessa forma, antes mesmo de começar a plantar, o produtor consegue planejar e identificar onde estão os gastos desnecessários. 

Como escolher um sistema de gestão rural para o seu negócio

Há diversos modelos de softwares agrícolas no mercado que podem auxiliar a garantir mais produtividade e eficiência no campo. Porém, escolher um sistema ideal, não é tão simples. 

Afinal, é preciso levar em consideração as características do seu negócio e entender se são compatíveis com o sistema escolhido. Ter em mente quais ferramentas são essenciais para uma visão ampla e prática do funcionamento da sua empresa rural. 

Então, você entendeu quais são as principais vantagens de escolher um sistema de gestão para seu empreendimento rural. Pensando nisso, é hora de escolher o modelo ideal de software baseado nas necessidades do seu negócio.

Com a Limber Software você tem acesso a um ERP para agronegócio completo, com funcionalidades para vendas, estoque e financeiro capazes de otimizar suas tarefas e entregar agilidade nas operações. 

Confira quais funções o sistema de gestão da Limber Software garante ao seu negócio:

  • Controle de etapas e manutenção da produção interna
  • Controle de produção e tratamento para sementes
  • Plano safra, controle de lotes e receituário agronômico para insumos
  • Classificação, armazenagem, pesagem e recebimento de cereais
  • Controle de saldos, pedido de compras, fixação de produtos para cereais
  • Posição financeira, renegociação, adiantamentos e limite de crédito por plano safra

Portanto, além de todos estes usos, o ERP da Limber Software conta com a integração destes sistemas e fácil acesso. Dessa maneira, você conseguirá avaliar todos os setores com dados reais do seu empreendimento.

Uma tecnologia de gestão voltada para aumentar a produtividade e eficiência do seu empreendimento, garantindo todas as informações necessárias para você tomar as decisões certas.

Quer entender mais sobre como a tecnologia de um sistema de gestão pode mudar o rumo da sua empresa rural? Então conheça a Limber Software!

Categoria:Agro

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Suas informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.