por limber, 06 de julho de 2021

Como escolher o sistema ideal para o agronegócio?

Saiba o que considerar na hora de escolher o sistema perfeito para os processos do seu agronegócio e descubra todos os benefícios que isso trará à sua empresa!

Os produtores podem ter um pé atrás com a tecnologia, mas ela é extremamente vantajosa para a gestão e pode facilitar muito o dia a dia no agronegócio. 

E isso vai muito além do investimento em marketing digital e das redes sociais. A tecnologia pode ser aplicada diretamente no dia a dia nos processos que compõem sua empresa. Para isso, é preciso contar com um sistema de gestão! 

Além de facilitar o dia a dia, ele proporciona muitos outros benefícios que ajudam na análise de resultados da empresa. Porém, é importante saber qual é o sistema ideal para o seu agronegócio.

O receio de abraçar a tecnologia pode deixar a sua empresa parada no tempo, fazendo processos repetitivos e de maneira manual, que podem ser automatizados com ajuda de um sistema. 

Para ajudar você a escolher o sistema ideal e também reconhecer a sua importância, continue sua leitura e confira alguns tópicos que vão te auxiliar nesse momento de decisão. 

Seu agronegócio precisa de um software?
Usabilidade de um software para agronegócio
Otimização de custos com um sistema para agronegócio
A segurança que um sistema para agronegócio oferece
Um sistema para agronegócio oferece flexibilidade
O valor do software para agronegócio 
A importância de ter um software para agronegócio

Seu agronegócio precisa de um software? 

Muitos produtores relacionam um software com uma ferramenta complicada de usar, ou não acreditam que o sistema pode realmente ajudar no dia a dia de trabalho.

Essa crença vem devido à ferramentas antigas e manuais que eram difíceis de entender, o que fez muitas pessoas acharem que os sistemas também são assim. Mas, a verdade é que a tecnologia contribuiu para que mudasse tudo.

Hoje em dia, os sistemas oferecem rapidez no processamento de dados, melhoramento nas análises, atualizações em tempo real, conexão com outros serviços necessários.

A sua empresa precisa de um software? A resposta é sim! Continue sua leitura para entender como isso pode ajudar seu agronegócio na prática e o que levar em conta na hora de fazer sua escolha:

Usabilidade de um software para agronegócio

Podem existir alguns softwares que são mais confusos, que no caso, requisitam de uma pessoa especializada na empresa para fazer a utilização, ou o contato constante com o time de suporte. Esse tipo de situação apenas irá atrapalhar o dia a dia da sua empresa. 

Hoje em dia, existem muitos softwares que são bem intuitivos, que qualquer pessoa consegue usar tranquilamente. 

É importante considerar isso na hora de escolher um sistema. Para isso, fale com outras pessoas que usam esse software, realize demonstrações e tire suas dúvidas com a equipe de vendas para tomar a melhor decisão. 

Otimização de custos com um sistema para agronegócio

Implantando um sistema na sua gestão será possível diminuir o número de funcionários ou colocá-los em outra função que demanda de mais atenção no momento. 

A redução de gastos também acaba surgindo devido à diminuição de  erros nos processos, pelo aumento da rentabilidade e maior organização do financeiro.  

Mas, claro, o agricultor deve pensar nas necessidades da empresa para conseguir encontrar um software ideal, pois é assim que será possível entender onde o sistema poderá ajudar.

A segurança que um sistema para agronegócio oferece 

Não é preciso ter medo em relação ao vazamento dos dados, pois o sistema só autoriza a entrada das pessoas que têm a senha. Contando com um sistema com armazenamento seguro também podem ser evitados roubos de dados, por exemplo.

Por este motivo, é de grande importância que o fornecedor de sistema seja alguém confiável perante ao mercado. Por isso mesmo, faça pesquisas antes de escolher o software que será usado no seu agronegócio. 

Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), prezar pela segurança de dados do seu negócio se tornou ainda mais importante. Pois, com vazamentos de informações, seu agronegócio pode acabar lidando com problemas judiciais e multas de valor alto. 

Saiba mais sobre esta lei e como ela pode impactar seu negócio no artigo:

Um sistema para agronegócio oferece flexibilidade 

Ao ver as necessidades da empresa, muitos sistemas possibilitam a personalização de formulários, relatórios e outros processos. Nele é possível fazer um pacote do sistema com apenas as funcionalidades necessárias. 

Com a automatização de processos, o gestor e sua equipe conseguem organizar suas tarefas com maior eficiência, ganhando tempo para se dedicar mais à qualidade dos seus produtos, atendimento ao cliente e análise de dados, por exemplo. 

O valor do software para agronegócio 

Um sistema, como qualquer outra compra, também tem seu custo de manutenção, implementação e licença. Ou seja, é preciso que o produtor saiba se terá receita para custear os valores. 

Mas lembre-se: escolhendo o sistema certo, muitos custos extras acabarão sendo cortados e a otimização do seu orçamento acabará resultando em melhores resultados no financeiro da sua empresa. 

A importância de ter um software para agronegócio

Um software é a melhor ferramenta para melhorar a produção dos colaboradores, organizar a gestão financeira e administrativa e por consequência ter um aumento nas vendas.

E os benefícios não param por aí! Com o sistema ideal seu negócio também vai contar com:

Integração dos processos gerenciais  

Com o auxílio de um software, é possível fazer a integração de várias áreas e processos da empresa, podendo ser: estoque, vendas, caixa e ainda toda a gestão financeira. 

Desta forma, a direção consegue organizar várias automatizações nos processos realizando tudo em um mesmo lugar.

Na prática funciona da seguinte maneira: o produto é cadastrado no estoque, e quando for realizada a venda ele automaticamente dá baixa no sistema e no estoque. O gestor economiza o tempo de fazer isso manualmente e ainda pode verificar os números no fim do dia facilmente!

Controle do estoque 

A partir de todas as bases cadastradas no sistema, é possível que a gestão perceba a necessidade de realizar compras ou não para o estoque. Assim, podendo controlar a demanda a partir dos pedidos dos clientes. 

Desta forma, a direção consegue fazer análises mensais sobre as vendas, e evita a compra de produtos, equipamentos e outros itens sem necessidade. 

Isso é super importante pois muitos ítens possuem data de validade, e se comprados em quantidades maiores, isso pode acabar estragando no seu estoque resultando em desperdício de produtos e de dinheiro!

Saiba mais sobre o assunto conferindo o artigo:

Análises e acompanhamento dos resultados da empresa 

Com um software, é possível ter acesso a análises como: faturamento, desempenho das vendas, ponto de equilíbrio, lucratividade e muitos outros. Ou seja, a direção terá muitas informações para fazer planejamentos futuros.

Os próximos planejamentos estarão ligados à evolução do negócio, podendo visualizar oportunidades, correção de estratégias e também, mudanças relacionando custos e despesas.

Saiba mais sobre isso no artigo:

Redução de custos

Com o aumento do controle e da organização do seu financeiro e do seu estoque, fica mais fácil entender onde seu dinheiro está sendo mal aplicado, ou o que está pesando demais no seu orçamento. 

A partir disso, podem ser feitas otimizações e reorganizações para reduzir custos na sua empresa. Isso vai resultar em margens de lucro maiores do seu agronegócio!

Conclusão

Agora que você entende os benefícios de contar com um sistema, é hora de conhecer um sistema focado em agronegócios que possui as ferramentas certas para melhorar os processos da sua empresa na prática. 

A Limber Software oferece um sistema ERP para agronegócio com funcionalidades para vendas, estoque e financeiro. Tudo pensado para aumentar a sua rentabilidade e diminuir custos. Conheça as funcionalidades dos módulos do sistema: 

VENDAS

  • Vendas assistidas: app Força de Vendas
  • Gestão de vendas recorrentes
  • Desconto automático para clientes selecionados
  • Programa de pontos para clientes
  • Gestão de tabela de preço por cliente/vendedor/região

ESTOQUE

  • Requisição de compras
  • Controle de validade/lotes de produtos
  • Gestão de transferências
  • Cadastro/controle de vários estoques
  • Auditoria e inventário de estoque

FINANCEIRO

  • Controle da movimentação bancária
  • Controle de cheques emitidos/ recebidos
  • Emissão automática de boletos e duplicatas
  • Baixa em lote de contas a pagar/receber
  • Controle de adiantamentos

Estas ferramentas podem revolucionar o dia a dia no seu agronegócio. Quer ver isso acontecer na prática? Então comece a usar o Limber Software!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Sua informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.