fbpx

blog

Agro

Melhore o controle de estoque da sua hortifruti com estes 5 passos.

01/07/2021

Um dos segredos para uma boa gestão no ramo de hortifruticultura é o controle de estoque. Isso é essencial para aumentar as vendas, evitar desperdícios, organizar promoções e melhorar a sua rentabilidade.

No entanto, para isso é preciso que os gestores estejam sempre de olho na eficiência e nas melhores atualizações da tecnologia para encontrar ferramentas que contribuam para melhorar o controle de estoque do hortifruti. 

Acompanhe então nosso texto com 5 passos que te ajudarão a melhorar o controle de estoque da sua hortifruti. Leia atentamente, converse com a sua equipe e coloque as dicas em prática! 

Benefícios de fazer o controle de estoque no hortifruti

O controle do estoque é muito importante tanto para pequenas quanto para grandes empresas. É um fator que pode prejudicar todo o processo, caso ele não seja feito da forma correta.

Além disso, a organização de ter um estoque sendo controlado corretamente faz muita diferença para o dia a dia de uma empresa. Por isso, deve-se analisar e pensar em melhorias.

Agora, separamos alguns benefícios de fazer o controle de estoque no hortifruti:

  • Organização das vendas. 
  • Programação de promoções.
  • Auxílio no controle das finanças do hortifruti.
  • Menos desperdícios.
  • Sem erros nas entregas por falta de produto.
  • Aumento da organização geral do hortifruti. 

Melhore o controle de estoque da sua Hortifruti com estes 5 passos. 

1º Melhore a comunicação com fornecedores 
2º Não faça compras exageradas para o seu hortifruti 
3º Faça a manutenção de baixas temperaturas 
4º Controle o estoque mínimo 
5º Tenha um sistema para hortifruti 

1º Melhore a comunicação com fornecedores;

comunicação

Para que você consiga controlar o estoque e fazer a organização dos produtos corretamente, é necessário que a comunicação com os fornecedores seja  assertiva. 

Afinal, é com eles que o seu hortifruti precisa contar para ter os produtos para o seu consumidor final. Ou seja, você depende deles para conseguir realizar as suas vendas. 

Por isso, é de grande importância que você tenha uma ótima comunicação, para que cada etapa do processo de compra de produtos aconteça de forma assertiva, assim você estará recebendo os produtos certos e isso não irá gerar incômodos. 

Saiba como melhorar a comunicação com os fornecedores do seu hortifruti 

Busque ter sempre um canal de comunicação direto com seus fornecedores, para manter o estoque sempre em dia e resolver possíveis problemas nas entregas.

Além disso, controle de perto os seus produtos para sempre ter as informações necessárias na hora de contatar o seu fornecedor. Assim você economiza o tempo de ambos e evita uma comunicação problemática.

2º Não faça compras exageradas para o seu hortifruti 

Todos nós podemos cair em tentação ao receber promoções, porém, quando falamos sobre hortifruti, é muito importante ter consciência. Afinal, produtos armazenados por muito tempo estragam e podem causar um prejuízo considerável para o seu caixa. 

Além disso, não adianta comprar um monte de produtos e não ter um lugar adequado para guardá-los. Por isso, antes de qualquer compra, pense sobre a demanda dela e também sobre a sua logística.

Caso você receba uma promoção muito boa, é válido pensar em fazer um desconto para os seus clientes também! 

Assim, você vai aproveitar a promoção, pratica uma ação que ajuda a fidelizar clientes e ainda consegue ter um bom giro dos seus produtos, evitando que eles fiquem atravancando seu estoque e apodrecendo nos depósitos. 

Quer saber qual é a importância de fazer a rastreabilidade das frutas que chegam até o seu HortiFruti? Saiba como essa ação te ajudará a ter um maior controle sobre o estoque: Rastreabilidade de frutas: saiba como implementar! 

Veja como evitar compras exageradas e diminuir o desperdício no seu hortifruti 

Faça planejamentos mensais para que a organização dos produtos esteja sempre em dia. Assim será mais fácil para a realização dos outros planejamentos, como o financeiro e o de gestão.

Outra maneira de evitar desperdícios é ter vendas pré-estabelecidas, para você poder encaminhar a mercadoria para o cliente assim que ela chegar. Com essa possibilidade, você não precisa ter um lugar tão grande para armazenamento.

E, claro, sem esquecer os acordos certos com os fornecedores, para que eles entreguem exatamente o que está no pedido, sem falta de produtos e nem produtos em excesso.

3º Faça a manutenção de baixas temperaturas 

Esta dica envolve tanto o controle de estoque quanto a ideia de diminuir ao máximo o desperdício e a perda de produtos. Sendo assim, vamos analisar o ciclo dos produtos: colheita, chegada no hortifruti, venda e consumo. 

Ao analisar o ciclo dos produtos, percebe-se que tudo acontece muito rápido, ou seja, é preciso ter técnicas apropriadas tanto na gestão quanto no armazenamento desses produtos. 

Caso o hortifruti não faça esse tipo de controle, os prejuízos e desperdícios tendem a ser bem grandes. Por isso o controle de estoque é tão importante

Então essa dica é tanto sobre o armazenamento, quanto sobre a gestão, pois os dois processos são incluídos e, se um der errado, o outro também tem grande chance de não sair da forma esperada. 

Para fazer a manutenção de baixas temperaturas no seu hortifruti 

Muitos especialistas do ramo passam a orientação de manter produtos como frutas, legumes e verduras em baixas temperaturas, para que, com essa armazenação, a vida útil deles aumente. 

Tudo isso porque quando o alimento é exposto a altas temperaturas, a velocidade de decomposição é muito maior. Portanto, é essencial que sejam utilizados equipamentos para climatizar o ambiente de conservação. 

Com um sistema de climatização e conversação sendo aplicado, você já poderá perceber a diferença na vida útil dos produtos, o que ajudará você a evitar os desperdícios e prejuízos. 

4º Controle o estoque mínimo 

O estoque mínimo é uma forma para que você consiga atender as demandas dos clientes, sem ter prejuízos, falta de produtos ou desperdício. Assim, o objetivo do estoque mínimo é reduzir perdas e potencializar os resultados. 

Para fazer o controle de estoque mínimo do seu hortifruti 

A dica para fazer o controle de estoque mínimo do seu hortifruti é um cálculo. A fórmula é simples e prática, veja: 

  • Número de consumo diário do produto (estoque mínimo) X Tempo de reposição (referente ao tempo que o fornecedor leva para repor aquele produto específico.)

Vamos ver um exemplo com maçãs: o seu hortifruti vende 10kg de maçã diariamente e a reposição com o fornecedor acontece em 7 dias, ou seja, semanalmente. Então, qual seria o estoque mínimo ideal para ser solicitado ao fornecedor toda semana? 

Para ter uma resposta, basta aplicar a fórmula: 10 x 7, ou seja, 70 kg de maçã. Então, você precisa de 70 kg de maçã para conseguir atender a demanda da semana. 

Com isso, conclui-se que pedidos acima de 70 kg de maçã podem gerar prejuízos e desperdícios. Por isso, é indicado que sempre seja feito o cálculo de estoque mínimo.

5º Tenha um sistema para hortifruti 

sistema

O sistema para hortifruti da Limber Software oportuniza que todo o controle da validade e lotes dos produtos seja feito online. Ou seja, estará tudo registrado no sistema, você poderá olhar a hora que quiser! 

Além disso, o controle de estoque (incluindo cadastro dos produtos, gestão de transferências, requisição de compras) é totalmente feito pelo sistema! Então, com tudo automatizado, você terá a organização do seu estoque sendo feita corretamente. 

Conheça as funcionalidades do sistema do Limber Software para hortifruti:

  • Requisição de compras
  • Controle de validade/lotes de produtos
  • Gestão de transferências
  • Cadastro/controle de vários estoques
  • Auditoria e inventário de estoque

Além de tudo isso, você poderá também ter acesso a todas as funcionalidades de vendas e financeiro! Tudo para deixar o seu dia a dia de trabalho ainda mais organizado e otimizado! 

A sua empresa não está dando os resultados esperados? Nós te ajudamos a entender esse momento e dar a volta por cima! Saiba o que fazer: Por que sua empresa não está gerando resultados?.

Faça o melhor controle de estoque para o seu hortifruti 

Agora é com você e sua equipe! Coloque as dicas em prática e evite desperdícios e prejuízos no seu HortiFruti com ações simples, mas que ajudarão muito no controle de estoque.

De pouco em pouco, o desperdício pode fazer a sua empresa ter um grande prejuízo. Por isso, não adie essas ações. Os benefícios e os resultados logo vão começar a bater na sua porta! 

A tecnologia pode mudar o dia a dia da sua empresa com as novas funcionalidades! Quer saber como? Então leia: 3 vantagens da tecnologia no agronegócio.

Conteúdos relacionados

Fluxo de Caixa no agronegócio: como...

quero ler

Como escolher o sistema ideal para...

quero ler

5 Dicas para mais vendas em...

quero ler

Formulário de newsletter