fbpx

blog

Geral

5 indicadores financeiros que sua empresa deve acompanhar

27/01/2021

Para que a empresa consiga evoluir e crescer, é de suma importância que os gestores deem atenção ao financeiro! Por isso, continue lendo para saber 5 indicadores financeiros que a sua empresa deve acompanhar.

É preciso criar boas estratégias no momento de analisar os indicadores financeiros, pois é dessa análise que você percebe como está o controle da sua empresa.

Assim você saberá se precisa reduzir gastos, ou se está na hora de investir em algo mais. Por isso, entenda a importância e comece a colocar em prática! E, se estiver precisando de uma ferramenta para ajudar nisso, clique aqui para conhecer.

Qual é a importância dos indicadores financeiros?

Com os indicadores financeiros, é possível guiar a empresa. Pois, tendo essa monitoração, será mais fácil organizar o orçamento disponível para ações que envolvem grande ou pequena quantidade de dinheiro.

Além disso, os indicadores financeiros ajudam o gestor a desenvolver as mudanças com maior segurança, pois ele saberá exatamente como está a situação financeira da empresa.

Assim, será possível ter um melhor direcionamento ao traçar metas e objetivos para a empresa, pois os resultados financeiros serão observados.

Por que acompanhar os indicadores financeiros?

Como descrito acima, os indicadores financeiros ajudam a acompanhar o desempenho da empresa. Então, eles contribuem para avaliar a situação do caixa naquela fase.

Porém, é necessário que os indicadores sejam monitorados, por isso, estabeleça com a sua equipe qual a frequência que ficará melhor para todos aqueles que participaram das análises.

Quer saber como aumentar o faturamento do seu negócio? Clique aqui!

5 indicadores financeiros que sua empresa deve acompanhar

  • ROA – Retorno sobre o Ativo

O retorno sobre o ativo calcula o retorno que a empresa tem a partir dos valores investidos em ativos. Por isso, se o resultado do ROA for um valor alto, quer dizer que a empresa é rentável.

Para você fazer o calculo é só:

ROA = LUCRO OPERACIONAL / ATIVOS

  • ROI – Retorno sobre o Investimento

Esse é um dos indicadores financeiros mais conhecidos pelas empresas, pois ele mostra qual foi o lucro em cima de cada investimento feito na empresa.

O cálculo é feito desta forma:

ROI = Ganhos – Investimento Inicial / Investimento Inicial

  • ROE – Retorno sobre o Patrimônio

O resultado do retorno sobre o patrimônio é sobre a rentabilidade obtida pelo próprio capital da empresa. Assim, releva sobre o valor que a empresa conseguiu de lucro líquido a partir de cada real investido no capital próprio.

Para saber o valor:

ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido x 100

  • EBITDA

Este indicador financeiro também é um dos mais usados no mundo empresarial, pois ele entrega o valor que a empresa consegue a partir das atividades empresariais. Ou seja, o resultado revela o quanto a empresa gera de recursos em suas atividades.

Para a realização do cálculo:

EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização

  • Margem Líquida

O cálculo da margem líquida mostra qual é o valor que restou de vendas após fazer o desconto de todas as despesas. Neste cálculo são incluídos os impostos.

O cálculo:

MARGEM LÍQUIDA = Lucro Líquido / Receita de Vendas Líquida x 100

Como fazer a otimização da gestão dos indicadores financeiros?

Reúna a sua equipe e faça alguns combinados, distribua funções e deixe tudo organizado. Começando pela determinação: quando será feito o acompanhamento dos indicadores? Mensal, bimestral ou trimestral?

Após isso, estabeleçam algumas métricas, pois elas são essenciais para o sucesso do seu negócio. Clique aqui para entender melhor sobre como a análise de métricas pode ajudar o seu negócio!

Junto a criação de métricas, é possível criar alguns planos de ação para realizar a potencialização dos números. A partir disso, é só fazer o acompanhamento junto à sua equipe.

E, se os resultados não estiverem saindo da forma que você planejou, clique aqui para saber algumas dicas de como melhorar!

Conteúdos relacionados

Como aplicar o funil de vendas...

quero ler

Gestão de PDV: entenda a importância...

quero ler

5 Estratégias para melhorar a experiência...

quero ler

Formulário de newsletter