por limber, 29 de outubro de 2021

O que fazer para ter uma boa gestão de compras e revendas agrícolas?

Saiba mais sobre como realizar uma gestão eficiente de compras e revendas agrícolas com planejamento, gerenciamento de estoque, controle de vendas e um bom sistema de gestão de agronegócio.

O que não fazer para ter uma boa gestão de compras agrícolas? | Limber

Um grande problema de empresas do ramo agrícola é a falta de segurança de estoque, uma vez que a ausência de produtos pode fazê-las perder clientes e, assim, prejudicar o fluxo de caixa no agronegócio e a imagem da empresa.

Nesse sentido, a gestão de compras e revendas agrícolas é um processo que requer atenção, em virtude de ser indispensável para ter controle de estoque e não prejudicar o andamento das atividades e o relacionamento com o cliente.

Para isso, é necessário ter noções de planejamento, gerenciamento de estoque, controle de vendas e um bom sistema de gestão.

A gestão de compras e revendas pode parecer complexa em primeiro momento, mas traz muitos retornos quando bem estabelecida:

  • Melhora o relacionamento com os fornecedores
  • Permite pesquisar os melhores produtos
  • Ajuda a reduzir os custos das compras
  • Auxilia a manter um padrão de qualidade
  • Otimiza as revendas

Pensando nisso, preparamos 6 dicas para te ajudar com o que fazer para ter uma boa gestão de compras e revendas agrícolas:

Planejar as compras agrícolas
Controlar o estoque
Ter um relacionamento com o fornecedor agrícola
Estabelecer uma gestão de revendas agrícolas
Integrar a gestão de compras e de estoque no agronegócio
Ter uma boa variedade de produtos
Ter um sistema de gestão para agronegócio eficiente

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Planejar as compras agrícolas

Em hipótese alguma se deve fazer compras sem antes ter um planejamento que preveja o que é essencial para o negócio. Esse é um passo fundamental para uma boa gestão de compras e revendas.

Para planejar, é indispensável levar em consideração alguns fatores:

  • Produtos de maior saída em cada período
  • Hábitos de compra de seus clientes
  • Real demanda desse produto
  • Prazos de entrega
  • Qualidade do produto
  • Preços

Com esse planejamento, você não precisa comprar às pressas e, por isso, conquista vários benefícios

  • Consegue fazer cotação com maior número de fornecedores
  • Não fica refém do prazo de entrega
  • Pode negociar os valores de produtos
  • Consegue o melhor custo-benefício

Compras não planejadas podem gerar estoque em excesso ou em falta para a empresa. Por isso, planeje com atenção o que será adquirido, levando em conta os índices de comercialização para melhorar a gestão de compras e revendas agrícolas.

Fazer a análise de dados para melhorar o planejamento de compras no agronegócio

Para planejar as compras, é preciso estar munido de informações, como a quantidade de insumos agrícolas vendidos nos anos anteriores, por exemplo.

Dessa forma, é possível saber se as quantidades foram o suficiente ou se houve sobra e, a partir disso, planejar com base nessa média para otimizar o lucro e diminuir os prejuízos.

Por mais que pareça ser uma tarefa complexa, hoje a tecnologia automatiza esse processo de captação de dados e facilita muito o trabalho dos gestores.

Sistemas para agronegócio, por exemplo, permitem acompanhar o estoque e deixam registrado todas as vendas realizadas nos anos anteriores, assim, esses dados ficam salvos de uma forma segura e você pode acessá-los sempre que precisar planejar.

Controlar o estoque

Deixar de controlar o estoque é outro erro de empresas agrícolas que querem estabelecer uma boa gestão de compras e revendas. O controle de estoque abrange a administração de:

  • Estoque de matérias-primas
  • Estoque de produtos para varejo

Após um planejamento atencioso e as compras realizadas, é fundamental acompanhar o estoque, para mantê-lo de forma organizada, controlando a entrada e saída de produtos e verificando em tempo real a disponibilidade de algum produto.

As principais vantagens de ter essa organização são:

  • Economia
  • Vendas
  • Organização
  • Segurança

E as principais desvantagens por não ter controle de estoque são:

  • Serviço ruim oferecido ao cliente
  • Dificuldade em planejar as estratégias
  • Danificação de itens por validade atingida
  • Desvios de produtos por não ter controle da quantidade
  • Capital parado

Mesmo que pareça complexo colocar esse controle em prática, para facilitar esse trabalho, é possível contar com um sistema para agronegócio que controle a requisição de compras, as validades, transferências de estoques e outros registros.

Além disso, é importante ter em mente que o estoque não é apenas um depósito de produtos. Também é uma parte importante do capital da empresa, por isso precisa ser controlado para não gerar prejuízos.

Leia mais: Como escolher o sistema ideal para o agronegócio?

Ter um relacionamento com o fornecedor agrícola

Uma parceria entre sua empresa e o fornecedor pode ser benéfica para as duas partes. Esse relacionamento é indispensável para:

  • Ter produtos de qualidade
  • Conseguir prazos que condizem com a demanda
  • Ter uma melhor negociação
  • Ter segurança de estoque

Quando as relações são estreitadas, o fornecedor deixa de ser somente entregador de produtos, para se tornar um agente estratégico das melhorias na empresa. Isso acontece porque há maior flexibilização nas negociações, além de melhores prazos de entrega e condições de pagamento.

Além disso, o fornecedor de produtos agrícolas também poderá ganhar credibilidade com essa parceria bem consolidada.

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Saiba como melhorar a relação com seu fornecedor

Para estreitar o relacionamento e efetivar a parceria com o fornecedor, preparamos algumas dicas para você:

  • Estabeleça comunicação direta entre você e ele por um canal específico
  • Compartilhe seus planos de produção para que ele se prepare
  • Busque ter as informações necessárias na hora de contatar o fornecedor para otimizar o tempo
  • Converse sobre eventuais falhas e dê espaço para explicações
  • Estude e negocie as condições para que os dois lados fiquem satisfeitos
  • Seja claro sobre suas expectativas em relação aos serviços prestados
  • Troque informações sobre os processos para alinhá-los

Estabelecer uma gestão de revendas agrícolas

A gestão de revendas também é um passo crucial para organizar os processos da empresa. É preciso acompanhar de maneira consistente os resultados do setor de vendas, para poder identificar o que pode ser melhorado.

Para ter uma boa gestão de revendas, confira nossas dicas:

  • Registre todas as vendas
  • Defina metas e deixe-as claras para toda a equipe
  • Conheça seu cliente e os interesses dele
  • Treine a equipe para oferecer um atendimento personalizado e de qualidade
  • Acompanhe o pós-venda

Dessa forma, é possível entregar um trabalho com mais controle de qualidade e também ter bom andamento nos setores da empresa.

Leia mais: Simplifique processos na sua empresa com esses passos simples.

Integrar a gestão de compras e de estoque no agronegócio

Não integrar a gestão de compras e de estoque é deixar de ter diversos benefícios nas compras e revendas agrícolas, já que essa ação reduz desperdícios e melhora as condições de compra, além de evitar o desabastecimento e o prejuízo na comunicação interna da empresa agrícola.

Embora sejam diferentes, os dois setores estão intimamente relacionados, uma vez que os dois são responsáveis por manter em dia o que entra, sai e fica em estoque.

Assegurar esse alinhamento é ter comunicação entre os diferentes setores da empresa, troca de informações, relatórios e análises, bem como um planejamento em conjunto.

Nesse sentido, é preciso preparar a equipe para situações imprevistas e para suprir diferentes demandas. Portanto, busque formas de treinar as equipes para trabalhar em conjunto e preze pela comunicação entre os setores.

Ter uma boa variedade de produtos

Para reduzir a incidência de vendas não realizadas por falta de produtos, é indispensável prestar atenção à diversidade de produtos oferecidos.

Para avaliar como anda a variedade de produtos que você oferece, leve em consideração três fatores:

  • Quantidade de opções de um só produto. Por exemplo: insumos de 5kg, 10kg, 20kg.
  • Total de itens ofertados. Por exemplo: na loja há 20 tipos diferentes de insumos.
  • Abrangência das linhas de produtos. Por exemplo: há desde máquinas agrícolas e insumos até roupas e calçados próprios para trabalho na agricultura.

Com a oferta de produtos variados pensada cuidadosamente para satisfazer seus clientes, é mais fácil conquistar mercado, se diferenciar da concorrência e conquistar seus clientes.

Ter um sistema de gestão para agronegócio eficiente

Hoje, falar em agronegócio é falar em tecnologia.

Um sistema de gestão eficiente é capaz de administrar o estoque, as vendas e o financeiro, além de registrar todas as informações. É fundamental investir em tecnologia para agronegócio para você, que deseja mais:

  • Agilidade
  • Controle
  • Produtividade
  • Relacionamento com o cliente
  • Informações centralizadas e seguras

Não investir em softwares agrícolas é correr risco de comprometer os processos e a saúde financeira da empresa, uma vez que o estoque é parte do capital.

O software de gestão para o agronegócio da Limber disponibiliza ferramentas que auxiliam todo o trabalho dos gestores, além de gerar relatórios rápidos e práticos. Investir em um sistema de gestão é minimizar os riscos e otimizar os processos, inclusive de estoque e revenda.

São muitas ferramentas para a gestão de compras, estoque e revendas:

  • Gestão de vendas recorrentes
  • Desconto automático para clientes selecionados
  • Programa de pontos para clientes
  • Gestão de tabela de preço por cliente/vendedor/região
  • Requisição de compras
  • Controle de validade/lotes de produtos
  • Gestão de transferências
  • Cadastro/controle de vários estoques
  • Auditoria e inventário de estoque

Uma gestão de compras estratégica é aquela que está preparada para atender prontamente ao consumidor, tem controle das compras e revendas e considera todas as possibilidades para encontrar a melhor disponibilidade de produtos, levando em conta o custo-benefício.

Por isso, se você deseja estabelecer uma gestão de compras e revendas realmente eficiente, que maximize os lucros, leve em conta todas essas dicas do que NÃO fazer.

Você deseja estabelecer uma gestão mais eficiente de sua empresa? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas sobre nosso sistema de gestão para o agronegócio.

Importância da gestão de custos de insumos no agronegócio | Limber
Importância da gestão de custos de insumos no agronegócio | Limber

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