por limber, 05 de maio de 2022

Software para agronegócio: saiba como escolher o seu, principais benefícios e muito mais

Saiba como um software de gestão para agronegócio pode otimizar a produtividade e a lucratividade do seu negócio.

CAPA

Principalmente com o crescimento da demanda global, o agro tem se tornado um setor cada dia mais importante. Por esse motivo, tornou- se crucial falar sobre a necessidade de automatização de processos para o agronegócio.

Você sabia que, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, a população mundial deve aumentar até 30% até 2050, chegando a 10 bilhões? 

A população aumentou, a disponibilidade de espaço diminuiu, a demanda é crescente e, por consequência, gestão e planejamento são indispensáveis para ter o sucesso desejado no agro. 

Com um sistema de gestão para agronegócio, que oferece controle total de estoque, medição da produtividade, integração de folha de pagamento e muito mais, é muito mais simples expandir seu negócio, se destacar na área e suprir a demanda atual.

Pensando na tamanha importância de softwares para agronegócio, preparamos esse texto para você ter certeza de que precisa investir em um sistema de gestão:

Planejamento eficiente para a gestão do agro
Organização financeira com um software para agronegócio completo 
Automatização de processos para o agronegócio com um sistema de gestão
Aumento da lucratividade com um sistema de gestão financeiro para agronegócio
O que você deve considerar antes de escolher um software para o agronegócio?

Software para agronegócio: saiba como escolher o seu | Limber

Planejamento eficiente para a gestão do agro

O planejamento estratégico no agronegócio precisa considerar inconstâncias em todos os segmentos, sejam eles econômicos ou ambientais. Assim, desenvolver e executar um plano eficiente passa a ser uma tarefa ainda mais desafiadora aos gestores.

Com a proposta de auxiliar e definir abordagens com base em dados, os softwares para agronegócio vieram como aliados na implementação de estratégias, colaborando na definição das atividades, análises e diagnósticos.

As tarefas que antes demandavam muito tempo, com a presença dos softwares se tornaram mais simplificadas, garantindo ao empreendedor tempo livre para focar nos resultados e em planejamentos futuros.

Com isso, as empresas do agronegócio estão reconhecendo o poder da tecnologia para alcançar melhores resultados, por meio de ferramentas inteligentes que possibilitem realizar mais em menos tempo. 

Leia mais:  3 vantagens da tecnologia no agronegócio

Com um sistema de gestão para o agronegócio, como o Limber, é muito mais fácil passar por essa etapa. 

Com um software de gestão, você tem dados em primeira mão. Receitas, custos, despesas, todas as informações financeiras e as demais sempre atualizadas. 

Esses dados são importantes no momento de realizar o planejamento, principalmente porque cada um precisa ser único, totalmente adaptado à realidade do seu negócio. 

Dessa forma, você consegue prever seus ganhos e despesas para o ano com precisão e pode se preparar para investir ao longo dele com um bom planejamento de orçamento. Você pode planejar: 

  • Aquisição de maquinários, insumos e defensivos  
  • Compra de novos espaços 
  • Contratação e capacitação de mão de obra
  • Arrendamentos  
  • Construção de mais infraestrutura  

Além disso, um sistema de gestão para o agronegócio auxilia a potencializar a produtividade, porque é possível planejar a gestão de insumos, horas de máquinas, funcionários e cada lote de terra trabalhado, por exemplo. 

Com a tecnologia, você não precisa mais realizar seu planejamento no escuro, porque tem todos os dados em mãos e, além disso, consegue otimizar o tempo, a força de trabalho e focar nas metas do negócio.

CTA

Organização financeira com um software para agronegócio completo 

Como você já viu, um sistema de gestão permite uma transparência financeira que é muito importante para um planejamento adequado. 

Para além do planejamento de investimentos financeiros, a organização das finanças do agro é indispensável para: 

Com um sistema de gestão especializado em agronegócio, é possível registrar a safra e prever diferentes cenários para lidar com os desafios que podem surgir pela frente. 

Além disso, sabemos que o número de dados e informações referentes às finanças pode ser grande. Por isso, é difícil acompanhar todas essas transações rapidamente e de maneira precisa. Muita coisa pode se perder no meio do caminho.

Com a tecnologia, você pode ter acesso às safras passadas e todos os dados financeiros, gerando informações e relatórios gerenciais consistentes para tomar decisões futuras.

O sistema de gerenciamento também permite que você observe detalhadamente os valores de entradas e saídas da propriedade. 

Sabemos que, na correria do dia a dia, com tantas papeladas e dificuldades que podem ocorrer no processo de registro, a conta pode não fechar. O grande problema é que a saúde financeira do agro depende dessa organização. 

Portanto, preparamos algumas dicas sobre como o sistema para o agronegócio pode te ajudar a fortalecer sua gestão financeira: 

  •  Ajuda a estabelecer um planejamento estratégico;
  • Oferece informações sobre seu negócio para realizar um controle do fluxo financeiro;
  • Separa seus documentos financeiros (como notas fiscais, por exemplo) organizados por datas e materiais adquiridos;
  • Mantém seu fluxo de caixa sempre atualizado para não existir dúvidas sobre a situação atual da sua empresa do agronegócio.

Além de tudo isso, um software de gestão financeira para agro une a área operacional à financeira, portanto, maximiza a eficiência do gerenciamento e reduz todos os gargalos do negócio.

Software para agronegócio: saiba como escolher o seu | Limber

Automatização de processos para o agronegócio com um sistema de gestão

O uso de softwares para o agronegócio permite organizar e monitorar toda a atividade, o que contribui para o aumento da produtividade com baixo custo. 

Se fosse necessário ter um colaborador para cada processo que pode ser automatizado, certamente seus custos seriam muito maiores. 

Além disso, com processos manuais, a chance de erro é muito maior. Em meio a tantos papéis e coisas a fazer, seus colaboradores e até mesmo você podem deixar de anotar algumas coisas, ou perder informações importantes e afins. 

Com a automatização, os trabalhos são reduzidos significativamente, o que melhora o fluxo de trabalho do colaborador, que pode se concentrar em menos coisas e lançar corretamente tudo que é necessário sobre o negócio no sistema.

É uma grande vantagem para seu negócio, para você e seus funcionários. 

Além do mais, vale lembrar que não basta apenas focar em produzir mais e reduzir custos se não oferecer um trabalho preciso. Automatizar é reduzir a intervenção humana, dar espaço à padronização e deixar que a tecnologia realize um trabalho muito mais certeiro. 

Já pensou se você pudesse ter uma visão 360º do seu negócio, controlando milímetro a milímetro de tudo que acontece, otimizando o estoque e garantindo alta qualidade das produções? 

É esse o intuito das automatizações do software de gerenciamento para o agronegócio.

Com a diminuição do trabalho manual, você vai ter: 

Eficiência no trabalho

– Maior qualidade nas produções

– Credibilidade com o consumidor final por vender produtos com mais qualidade

Leia mais: Como ter mais vendas no agronegócio: dicas fundamentais!

Software para agronegócio: saiba como escolher o seu | Limber

Aumento da lucratividade com um sistema de gestão financeira para agronegócio

Trabalhar com um software para agronegócio permite o avanço não só da organização do negócio, mas de toda a atividade rural, seja do ramo cerealista, moinho, agroindústria, laticínio, cooperativa, hortifrúti ou de insumos. 

É por isso que o software para agronegócio pode aumentar muito os lucros do seu negócio: ele leva benefícios em curto, médio e longos prazos para sua empresa.

Essas vantagens se devem principalmente a: 

  • Mais efetividade das ações
  • Organização da rotina
  • Elaboração de processos que possibilitam agir antecipadamente
  • Tomada de decisão mais acertada
  • Simplificação de processos
  • Possibilidade de planejamento 
  • Melhor retorno sob investimento possível

Todos esses pontos que citamos acima vão impactar diretamente a produção, finanças e o comercial da sua empresa. 

Agora que você chegou até aqui e certamente não tem mais dúvidas sobre a importância de um sistema de gestão para agronegócio, continue a leitura para saber mais sobre o que não pode faltar em um. 

O que você deve considerar antes de escolher um software para o agronegócio?

É importante saber como é o suporte técnico da empresa que está oferecendo o software de gestão agrícola. Confira se o suporte é pago ou gratuito e quais os canais em que você receberá atendimento. Tenha certeza de que está contando com uma equipe que está sempre disponível para te ajudar.

Leia mais: Como escolher o sistema ideal para o agronegócio?

Além disso, você precisa se atentar também quais são as funcionalidades do sistema de gestão. Nem sempre o melhor é aquele com mais funções. Você precisa conhecer seu negócio para saber do que ele precisa e, depois disso, conferir se o sistema se adequa a isso. Comece com o essencial e dê prioridade para um software que se personalize à sua empresa, como o Limber

O software de gestão também precisa ser seguro, para não ter problemas de funcionamento, impedir ações criminosas de roubo de dados e evitar perda de informações importantes.

Por fim, tenha certeza de que o software que você está contratando é feito por uma empresa que entende de verdade do agro. Não deixe algo tão importante nas mãos de quem não é especialista, porque isso pode impactar seus rendimentos. 

Quer conhecer mais sobre um sistema de gestão completo e garantir mais produtividade, rentabilidade, gerenciamento e controle de custos em seu negócio? Conheça o Limber: 

CTA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Suas informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.