por limber, 01 de novembro de 2021

Como ter mais vendas no agronegócio: dicas fundamentais!

Como ter mais vendas no agronegócio | Limber

O agronegócio é um mercado bastante disputado. Para te ajudar a se destacar nesse espaço, separamos dicas de como ter mais vendas e melhorar seu faturamento em revendas agrícolas.  

Mas, antes de começar, lembre-se de que há muitas ideias por aí para melhorar as vendas no agronegócio, mas elas nem sempre entregam os resultados esperados. Isso porque falta estratégia, organização e eficiência na hora de colocá-las em prática.

Por isso, nesse mercado competitivo que não para de crescer todo ano, é importante ter uma perspectiva de como melhorar suas vendas a partir de uma boa gestão no agronegócio.

Neste artigo, você encontrará dicas e oportunidades de como fazer uma boa gestão financeira e, assim, colocar seu negócio nos eixos para aumentar as vendas e revendas do seu agronegócio. 

Preste atenção nas necessidades do seu cliente no agronegócio
Faça promoções para ter mais vendas em revendas agrícolas
Organize o controle e planejamento de estoque do agronegócio
Automatize seu negócio para vender mais

Como ter mais vendas no agronegócio | Limber

Preste atenção nas necessidades do seu cliente no agronegócio

O conceito de venda é básico, você tem um produto, alguém precisa desse produto, vocês chegam a um acordo e fecham negócio. No entanto, é preciso saber como organizar as suas vendas, e garantir uma boa experiência ao cliente, para que ele se sinta satisfeito e volte a comprar com você. 

Afinal, os clientes são parte vital do seu negócio, pois são eles que dão retorno do seu produto, não só para você, mas também para outros possíveis clientes.

Então, se você não conhece seu cliente de forma profunda, a probabilidade de você conseguir alavancar suas vendas e fechar o negócio se torna mais baixa.

Contudo, você deve estar pensando: como conhecer meu cliente melhor ? Aqui vão algumas dicas simples.

  • Tenha uma boa relação: isso parece simples e trivial, mas quanto mais você gerar confiança com o cliente, mais confortável ele se sentirá para fechar negócios com você.
  • Pesquise suas necessidades: como vendedor, é sempre bom estar um passo à frente dos seus compradores, por isso, pesquise o que é mais necessário para sua clientela.
  • Seja engenhoso: aqui você vai precisar de estratégias para chamar atenção do seu cliente, seja no seu site, loja física, não importa, é preciso se destacar para vender mais.
  • Acumule informações: ter o máximo de informações sobre o cliente é parte importante do processo de conhecê-lo, então não deixe de acessar as redes sociais e o site do comprador. 

A dica principal fica por conta de conhecer a persona do seu negócio. No entanto, nem todos conhecem esse termo, vamos entender:

A persona é um conceito muito importante para o marketing digital, mas ele é aplicável em qualquer conceito de negócio, pois facilita a vida do negociante que quer vender mais.

Em resumo, a persona é a personificação do que você imagina ser seu cliente ideal. Ou seja: um passo além do público-alvo.

Enquanto o público-alvo lhe dá uma visão mais geral de seus compradores, a persona é uma personalização direta de quem é o seu cliente, entendendo de forma mais profunda as necessidades e os desejos dele para que o negócio se conclua.

Essas são algumas das estratégias que você pode usar para se conectar com o cliente e fidelizá-lo. Dessa forma, a probabilidade de você vender no agronegócio se torna mais alta.

Leia mais:  Por que investir em marketing no agronegócio?

Como ter mais vendas no agronegócio | Limber

Faça promoções para ter mais vendas em revendas agrícolas

Muitos clientes gostam de negociar e renegociar os preços dos produtos, já que ninguém quer perder dinheiro, essa é a sua chance para explorar essa necessidade e vender mais.

Desse modo, eles estão sempre prontos para pechinchar um preço melhor na compra de seus produtos. Nesse caso, você pode se antecipar e ter cartas na manga para conseguir boas negociações. 

Promoções sempre serão um ótimo chamarisco para seu produto. Além de vender, todos compramos, e é de comum que todos procuramos pelos melhores preços, nem que leve um pouco mais de tempo.

Portanto, usar bem essa técnica nunca fica antiquado. Então, pense em bons descontos, para impulsionar suas vendas.

Uma fórmula que pode ser seguida é a de oferecer vendas em larga escala. Fazendo a persona se interessar por outros produtos, e não só pelo que ela tinha em mente.

No ramo do agro, dificilmente alguém irá comprar apenas um único artigo, logo, você utilizar dessa estratégia se torna benéfico para ter mais vendas.

Essa forma de marketing é muito bem vista pelo cliente e uma ótima forma de impulsionar as vendas, pois ganhar algo é um atrativo milenar para novos e antigos clientes. 

Como ter mais vendas no agronegócio | Limber

Organize o controle e planejamento de estoque do agronegócio

Essa talvez seja a parte mais vital para uma empresa que vende produtos agrícolas. Afinal, a boa organização do estoque pode fazer toda a diferença. 

É por isso que, no processo de armazenamento e vendas de produtos agrícolas, essa precisa ser parte fundamental da sua estratégia para as melhorias de saída e entrada de suas mercadorias.

Mas como organizar o estoque de forma rápida, constante e eficiente?

A separação dos produtos por suas características é parte importante do processo de estoque, na hora da venda eles não podem estar mal distribuídos, o que causaria confusão na sua equipe.

Uma boa estratégia, então, é a separação por quantidade, distribuição, preço, , porque desta forma na hora de vender mais, isso não será um problema, mas sim uma solução.

Pensando de forma mais específica, montamos algumas estratégias que fazem sentido para o melhor gerenciamento do seu estoque. 

A primeira coisa que você precisa considerar é como cadastrar de forma efetiva seus produtos, sem desperdiçar tempo e material. Dessa forma, sempre que as vendas forem realizadas você terá controle total das ações!

A opção mais efetiva é ter um sistema de gestão automatizado, pois ele fará esse controle de forma mais precisa, e o aumento de vendas será natural.

Se isso for feito de forma efetiva, uma das áreas que se beneficiará é a de segurança. Nós, da Limber, sabemos como esse pode ser um território tumultuado para empresas agrícolas e como é importante manter a segurança de seus produtos.

Por isso, a técnica de organização, é uma ótima aliada na segurança de seus produtos. 

Agora, com o estoque cadastrado e catalogado pelo seu sistema de gestão, o próximo passo é saber quais produtos são os mais solicitados no seu negócio. Pois assim você poderá ter um controle de quando fazer mais pedidos e da necessidade gerada por esse artigo.

Saber quais são os menos solicitados também faz parte da estratégia, pois eles podem acabar tendo problemas com suas validades. Se você tiver isso sob controle, é possível bolar estratégias de venda, como promoções, para que esses produtos tenham mais demanda. 

Nesse sentido, ter um fornecedor de qualidade faz parte do processo para que os dois tópicos anteriores possam fluir. Possuindo uma boa relação com o fornecedor você pode solicitar o que for necessário para melhorar suas vendas e revendas no agronegócio, já que você será prioridade.

É preciso lembrar que preços baixos não são tudo quando você escolhe o seu abastecedor, é preciso levar em conta a qualidade desses produtos, pois o nome da sua empresa estará em jogo se esses produtos forem de qualidade duvidosa. 

Se essas pequenas dicas forem levadas à risca, suas vendas já aumentarão e seu negócio começará a fluir melhor. Lembre-se de que a qualidade e uma boa gestão são as melhores formas de impulsionar as vendas

Como ter mais vendas no agronegócio | Limber

Automatize seu negócio para vender mais 

Se você chegou até aqui e curtiu as dicas de como melhorar as vendas do seu negócio por meio de uma boa gestão você pode estar se perguntando, mas como eu posso fazer tudo isso com mais eficiência e organização, sem perder tempo?

É simples, com a automação dos processos por meio de um software de agronegócio. Se o seu software for bom, ele conseguirá dar conta de todas essas ideias e muito mais.

Como já comentamos, o controle do estoque depende muito de um sistema digital. Seu software de gerenciamento deve ser capaz de automatizar seu estoque de forma com que o mínimo de trabalho seja necessário para a maior produtividade. 

Além disso, uma das coisas mais básicas que um software precisa fazer é ajudar no controle de sua gestão fiscal

A gestão fiscal é a parte burocrática de uma empresa, e se não for feita de forma correta, pode gerar muita dor de cabeça para seu negócio. É ela que o deixa em sintonia com as leis do seu estado ou país, portanto, precisa ser feita com exatidão.  

O gerenciamento de clientes também faz parte do trabalho do software, porque a organização de vendas, compras e pagamentos também é uma função que deve ser maximizada no seu empreendimento.

A segurança do seu estoque e de suas instalações também pode ser feita por um bom sistema de gestão, porque ele ajuda no monitoramento do ambiente. 

Um  sistema de gestão para o agronegócio de última geração deve ter todas essas funções. Se você ponderou todas as informações e concluiu que o seu software não consegue atingir todas essas funcionalidades, procure por um novo sistema de gestão de agronegócio. 

Essas são apenas algumas das dicas que você pode usar para vender mais no seu agronegócio. Esperamos que a leitura tenha sido útil para facilitar o seu entendimento sobre gerenciamento e gestão de negócios.

E se você quiser conhecer melhor os benefícios de um sistema de gestão, confira o que o Limber Agro pode fazer por você!

Como ter mais vendas no agronegócio | Limber

Categoria:Agro

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Sua informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.