Durante os dois anos iniciais da pandemia, as festas juninas foram afetadas pelo cenário de pandemia do Covid-19. Todos os setores foram impactados pela paralisação e com a agricultura não foi diferente.
Empreendedores que dependem das comemorações ou têm um ápice de vendas nessa época sofreram um forte prejuízo econômico.
As festas populares são tradicionais nos estados do Nordeste, que sentiram um grande impacto com a falta de empregos diretos e indiretos que seriam gerados.
Segundo o Governo do Estado de Pernambuco, a perda com o cancelamento das festas juninas no ano de 2021 foi em torno de R$ 433 milhões.
Como as celebrações acontecem espalhadas pelo Brasil, os produtores rurais em todo o país foram afetados. Nesse sentido, não podemos negar a importância das festividades para a economia.
Leia mais: Prepare-se para as novidades e desafios do agronegócio
Com o retorno das atividades presenciais, a população aguarda ansiosamente pelos eventos nos meses de junho e julho. Portanto, esse é um momento perfeito para investir em tecnologia e acompanhar a inovação do agronegócio.
Continue a leitura para saber mais sobre a importância das festas juninas para a agricultura, além de dicas para inovar com a tecnologia na gestão do seu negócio.
A relação entre as festas juninas e a agricultura
Qual a importância da tecnologia no campo para as festas juninas?
No que um sistema de gestão para o agronegócio pode auxiliar nas festas juninas?
Por que um sistema ERP é um forte aliado para as festas juninas?
A relação entre as festas juninas e a agricultura
Antes de tudo, que tal entender como as festas juninas estão diretamente relacionadas com a agricultura?
A sua origem aponta para as festividades pagãs realizadas na Europa durante o solstício de verão, para afastar maus espíritos e pragas que pudessem atingir as colheitas.
As comemorações foram incorporadas ao calendário festivo do catolicismo. Nesse processo de aculturação, as festas passaram a ser relacionadas à figuras religiosas como Santo Antônio, São João e São Pedro.
Como essas tradições eram bastante populares na Península Ibérica, elas foram trazidas pelos portugueses no período da colonização. No Brasil, a festividade adquiriu um tom mais popular e se associou a símbolos típicos da zona rural.
Durante as festas predominam-se danças, quadrilhas, fogueiras, músicas e algo que está diretamente ligado com a agricultura: as comidas típicas. A base dessa gastronomia é essencialmente constituída por frutas, grãos e raízes como uva, laranja, milho, amendoim e mandioca.
Como a origem dos festejos remonta as boas plantações e ricas colheitas, ela sempre esteve atrelada à produção agrícola do país.
Ler mais: Tudo sobre commodities agrícolas
O período da festa junina coincide com o da colheita de um dos principais produtos brasileiros: o milho, que é indispensável na realização de diversos pratos típicos.
Nosso país é o 3º produtor mundial de milho, o segundo grão mais produzido aqui. Em estimativa da Safras & Mercado, a produção de 2021/2022 foi elevada para 118,155 milhões de toneladas.
Outro produto importante para as comidas de festa junina é o amendoim, sendo o Brasil o 16º produtor. O estado de São Paulo é responsável por 90% de todo volume produzido no país.
Este ano, os festejos serão ainda mais fartos. Segundo a Conab, a safra nacional de amendoim tem estimativa de crescimento de 15,9% na área em relação à anterior.
Os índices apresentados demonstram a importância da agricultura na realização dessas comemorações e a oportunidade de ter mais vendas.
De acordo com o Ministério do Turismo, além de ser uma das manifestações mais tradicionais da cultura brasileira, as festas juninas estão se transformando também em grandes negócios para municípios.
As celebrações aquecem a economia e incrementam as vendas, elevando a renda de pequenos e grandes produtores.
Qual a importância da tecnologia no campo para as festas juninas?
Você já deve ter percebido como a temporada das festas juninas estimula o agronegócio.
Mas como usar isso ao seu favor?
Com as demandas que essas comemorações levam para o setor, é essencial apostar em tecnologia para potencializar suas vendas.
Confira alguns exemplos:
- Equipamentos que melhoram os custos de produção
- Técnicas que aprimoram os insumos
- Maquinários que produzem em larga escala
- Internet e redes sociais para divulgar seus produtos
- Sistema de gestão para o agronegócio
Leia mais: Inovação no agronegócio: tudo que é necessário para levar tecnologia no campo
A modernização desse segmento só foi possível graças às ferramentas que oportunizaram esse avanço.
Se os processos que você executa no dia a dia não estão dando resultados satisfatórios, não será possível aproveitar as oportunidades de recuperação financeira que um evento como esse proporciona.
Agora não é a hora de ficar para trás!
O consumidor atual é mais exigente e espera que seus alimentos sejam mais saborosos, saudáveis e produzidos com respeito ao meio ambiente.
Para isso, é preciso que os produtores rurais cuidem desde o melhoramento das suas sementes até de uma boa colheita.
Os sistemas ERP vem se mostrando cada vez mais necessários para empreendedores que querem se destacar no mercado dessa forma.
Produtores rurais que investem nessas ferramentas saem na frente dos seus concorrentes.
Esse segmento conta com inúmeros processos que envolvem maquinários, insumos, plantio, colheita, transporte, entre outros. Isso implica muitos desafios para a condução eficiente do seu negócio sem as soluções que um sistema de gestão proporciona.
No que um sistema de gestão para o agronegócio pode auxiliar nas festas juninas?
A tecnologia impulsiona o sucesso do seu agronegócio.
Essa evolução deixou cada vez mais claro como ela é responsável por trazer mais produtividade para o seu empreendimento rural.
Com a chegada das festas juninas há um aumento considerável nas demandas de trabalho. Já pensou como cuidar de finanças, estoque e produções consome tempo e energia da sua equipe?
Um sistema ERP é a ferramenta que integra a gestão empresarial, unificando todas as informações e os processos da sua empresa no mesmo lugar. Dessa forma, otimiza sua rotina de trabalho e impulsiona sua eficiência.
Leia mais: 8 dicas para escolher o software ideal de gestão para agronegócio
Como essa tecnologia permite a automação de processos, há uma redução significativa nos trabalhos manuais e nos erros, melhorando os resultados.
Hoje em dia, o agronegócio não é o mesmo sem contar com a tecnologia. Afinal, as empresas desse segmento precisam organizar entregas, compras, vendas, produção e muito mais.
Um sistema ERP é a solução para resolver isso tudo de forma ágil, eficiente e rentável a tempo dos festejos.
Listamos alguns dos benefícios em contar com um software para o agronegócio:
- Integração dos processos gerenciais
- Controle total do estoque
- Análises e acompanhamento dos resultados da empresa
- Redução de custos
- Mapear procedimentos
- Mensurar indicadores de produtividade
- Controlar sua produção e a distribuição
Como resultado, além de expandir o seu negócio e suprir as demandas, você se destaca na sua área de atuação.
Por que um sistema ERP é um forte aliado para as festas juninas?
A agricultura é uma área em constante evolução, inserida num mercado extremamente competitivo.
Usar tecnologia no campo é o que vai separar você dos seus concorrentes que ainda fazem a gestão manualmente, por exemplo.
Leia mais: Como escolher o sistema ideal para o agronegócio
O planejamento estratégico é essencial para fomentar as vendas durante todo o ano, agora com as comemorações não seria diferente.
Nesse sentido, confira como um sistema ERP vai te auxiliar nessa tarefa:
- Permite uma visão ampla e estratégica
Sem análises e diagnósticos precisos, esse processo de desenvolver e executar um plano eficiente coloca em risco a saúde do seu negócio.
Os dados fornecidos auxiliam você a tomar decisões mais precisas quanto às despesas e os investimentos necessários.
- Promove uma segurança financeira
Como nós mencionamos anteriormente, a gastronomia das festas juninas é constituída por insumos que fazem parte do dia a dia de produtores rurais.
Para oferecer produtos e serviços de qualidade para os consumidores é necessário se planejar com antecedência, contando com dados que auxiliem nas tomadas de decisões.
- Auxilia na economia dos seus bens
Como você também terá acesso a relatórios de desempenho é possível reduzir os custos e os prejuízos da sua produção.
- Gerenciamento do seu estoque
O armazenamento de produtos agrícolas é uma das partes mais importantes e não deve ser menosprezada.
Esse cuidado com a distribuição fará toda a diferença no trabalho da sua equipe quando as vendas forem realizadas.
Leia mais: Software para agronegócio: saiba como escolher o seu, principais benefícios e muito mais
Com essas informações e a visão ampla de todos os estágios do seu negócio, fica mais fácil apostar em estratégias que vão te dar o retorno esperado.
Agora que você já entendeu a importância de um sistema de gestão para impulsionar o agronegócio, que tal conhecer as soluções e funcionalidades que o ERP da Limber Software oferece?
Nós temos o sistema certo, seja para cerealistas, laticínios, insumos, moinhos, agroindústrias e cooperativas.
Seja qual for a sua demanda, nós auxiliaremos no fortalecimento da sua empresa.
Dessa forma, você estará sempre um passo à frente e preparado para ganhar mais com eventos como as festas juninas.
Saiba mais sobre o Limber: