por limber, 14 de junho de 2022

Commodities agrícolas: saiba o que são e como funciona esse mercado

Saiba tudo sobre commodities agrícolas, a importância para o contexto econômico do Brasil e do mundo e como funcionam as modalidades desse mercado.

CAPA

As commodities agrícolas são extremamente importantes para a economia brasileira e têm crescido exponencialmente nas últimas décadas.

Como estamos falando de produtos essenciais para o consumo, possuem grande relevância e valor para o mercado nacional e internacional.

Sendo assim, elas são tratadas como um ativo financeiro, visto que uma das suas principais características é que sua demanda é global.

Portanto, as commodities estão presentes no dia a dia de toda uma população, mantendo seu estilo de vida e podendo até serem utilizadas como matéria-prima para produzir diversos produtos.

Você provavelmente já ouviu falar nelas, mas devido à sua importância para o contexto socioeconômico do nosso país, que tal se aprofundar mais em seus atributos e entender a razão da sua influência?

Confira este conteúdo que nós preparamos para você e tenha uma boa leitura.

O que são commodities?
Para que servem commodities?
Quais são os tipos de commodities?
Quais são os tipos de commodities agrícolas?
Como funciona o mercado de commodities agrícolas?

O que são commodities?

Commodities agrícolas: saiba o que são e como funcionam | Limber

Antes de qualquer coisa precisamos entender o conceito de commodities.

O termo commodity significa mercadoria, em tradução livre do inglês.

Leia mais: Prepare-se para as novidades e desafios do agronegócio para 2022.

Dessa maneira, um fator determinante para ela é o mercado internacional, visto que sua definição se dá por produtos que não possuem diferenças de valor significativas, independente do seu país de origem.

Uma vez que as características dos itens são basicamente as mesmas pois apresentam traços uniformes de produção, pouca ou nenhuma industrialização, ausência de diferenciação de marca e padrões de qualidades mundiais.

Nesse sentido, não faz diferença para o mercado onde ela foi produzida. Uma vez que as commodities negociadas na América do Norte e na Europa são iguais às comercializadas na Ásia, por exemplo.

Para que servem commodities?

Commodities agrícolas: saiba o que são e como funcionam | Limber

As commodities são produtos de origem primária que servem como matéria-prima para a fabricação de outros.

Tratam-se de mercadorias em estado bruto, produzidas em larga escala e que podem ser estocadas sem interferência alguma na sua qualidade.

Sendo assim, no mercado, elas estão sujeitas à lei da oferta e da procura.

Isso significa que quanto mais uma commodity é produzida ao redor do mundo, menor será o seu preço.

Da mesma forma, quando sua demanda aumenta há também uma elevação no seu valor, o que impacta diretamente as relações do comércio exterior.

Ler mais: Como funciona a operação barter?

Um país não determina o preço referente às commodities, como acontece em outros setores do mercado. Ele é o mesmo, cotado no mercado internacional e geralmente em dólares, conforme a demanda e sua capacidade de oferta.

Os produtores têm pouca ou nenhuma capacidade de interferir nestes valores de exportação da sua mercadoria. Uma vez que as cotações são influenciadas por fatores externos como eventos climáticos, macroeconômicos e geopolíticos.

cta

Quais são os tipos de commodities?

Commodities agrícolas: saiba o que são e como funcionam | Limber

Originalmente o termo commodity era utilizado para designar qualquer tipo de mercadoria. Porém, ao longo do tempo, essa definição acabou passando por algumas mudanças em seu significado.

Nesse sentido, não existe apenas uma categoria para classificar as commodities, visto que cada uma tem suas particularidades. Veja só:

As hard commodities são matérias-primas e recursos naturais que são geralmente extraídos ou minerados.

Enquanto as soft commodities são produtos agropecuários que podem ser consumidos ou usados como matéria-prima.

Ainda assim, como os mais diversos tipos de mercadoria e matéria-prima são commodities, elas são divididas em quatro grandes grupos.

Confira quais são eles, assim como os principais exemplos de alguns itens:

  • Commodities agrícolas: são essencialmente as matérias-primas do agronegócio e produtos agrícolas. 

Exemplos: soja, café, laranja, milho, trigo, açúcar e algodão.

  • Commodities ambientais: são recursos naturais que produzem outros bens e são extremamente importantes para a indústria.

Exemplos: água, geração de energia e madeira.

  • Commodities financeiras: representam os títulos emitidos pelo governo e qualquer tipo de moedas fiduciárias que são negociadas no mercado.

Exemplos: euro, dólar americano, real e títulos públicos do governo federal como o Tesouro Direto.

  • Commodities minerais: elas estão entre as mais rentáveis e importantes para o mercado atual, relacionadas a bens minerais encontrados nos países e recursos ligados à energia. 

Exemplos: etanol, gás natural, ouro e petróleo.

A abundância de recursos naturais no Brasil e o clima favorável fazem do nosso país um grande produtor e exportador mundial de commodities.

Principalmente os agrícolas e minerais como:

  • Soja
  • Minério de ferro
  • Petróleo
  • Açúcar
  • Carne bovina
  • Celulose
  • Milho
  • Café
  • Laranja

Segundo dados apurados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a balança comercial do agronegócio brasileiro fechou o ano de 2021 com saldo positivo de US$ 105,1 bilhões.

Historicamente, o nosso país é um dos maiores exportadores globais de commodities e ficou conhecido como o celeiro do mundo.

Leia mais: Como ter mais vendas no agronegócio: dicas fundamentais!

Ao longo dos séculos, o nosso crescimento econômico esteve profundamente ligado à produção de matérias-primas e bens agropecuários de valor internacional.

Quais são os tipos de commodities agrícolas?

Commodities agrícolas: saiba o que são e como funcionam | Limber

Como vimos anteriormente, os produtos agrícolas fazem parte das soft commodities, ou commodities leves.

Os produtos primários de origem agropecuária ainda se dividem em dois grupos: grãos e proteínas animais.

No entanto, nem tudo que têm origem nesse segmento pode ser considerado uma commodity.

Para que isso aconteça a mercadoria deve ser comercializada na bolsa de valores, o que envolve transações de alto valor e estratégias complexas.

Exemplo disso em solo brasileiro é a soja, que corresponde à metade de todo grão consumido no mundo todo.

Como nós mencionamos, nem todos os produtos agrícolas são commodities. Para que sejam categorizados dessa forma eles precisam ser essenciais para o consumo humano e não necessariamente precisam ser alimentos.

Frutas, legumes e verduras que são altamente consumidos mas não causam grande impacto não recebem essa classificação.

Leia mais: Inovação no agronegócio: tudo o que é necessário para levar tecnologia no campo

Além disso, algumas commodities também podem ter um aumento no seu valor por servirem como matéria-prima para a fabricação de outros produtos. Algodão, milho e trigo são alguns exemplos disso.

Portanto, para identificar que uma mercadoria pode estar entre as commodities agrícolas existem algumas características para serem levadas em conta.

Confira as principais:

  • Preços: o preço de commodities agrícolas é o mesmo no Brasil ou em qualquer outro país, uma vez que esse valor é negociado na bolsa de valores e cotado internacionalmente.
  • Padronização: as mercadorias são essencialmente as mesmas e negociadas da mesma forma, independente do local ou do método usado em sua produção.
  • Volume: commodities agrícolas são produzidas em grande escala e com possibilidade de estocagem, comercializadas em grandes quantidades.
  • Produtos primários: alguns produtos servem como matéria-prima para outros. Exemplo disso é a cana-de-açúcar, que é muito flexível e a base de biocombustíveis.
  • Produtos não industrializados: a produção das commodities agrícolas envolve pouco ou nenhum grau de industrialização, pois são extraídos da terra, necessitam de cultivo e utilizam insumos orgânicos nesse processo.

Como funciona o mercado de commodities agrícolas?

tela

As negociações de commodities agrícolas envolvem diferentes mercados, assim como compradores e vendedores ao redor do mundo todo.

Por mais que essas mercadorias tenham um grande impacto na economia de um país, o mesmo está numa relação de codependência com a oscilação dos valores e as demandas dos produtos a nível internacional.

Leia mais: O que fazer para ter uma boa gestão de compras e revendas agrícolas?

Nesse sentido, entenda melhor como os principais tipos de mercado de commodities funcionam:

Mercado físico

Essa modalidade se caracteriza pela troca da mercadoria por dinheiro entre um produtor e um vendedor que atua no mercado físico.

Na bolsa de valores também é conhecido como mercado disponível ou spot.

Como estamos falando de transações globais, geralmente ocorre por meio de bolsas de mercadorias. As negociações envolvem a entrega imediata dos produtos e normalmente o pagamento é à vista.

Mercado a termo

Esse é um acordo entre os envolvidos para compra ou venda de commodities com pagamento a prazo.

Trata-se de uma operação tradicional, negociada entre comprador e vendedor, onde preço, quantidade e data de liquidação do contrato são determinados previamente.

Uma vez feito o acordo não há mais influência das variações do preço da mercadoria sobre a negociação.

Sendo assim, elimina os riscos de mercado e neutraliza a volatilidade das cotações.

Mercado futuro

Esses contratos são considerados uma evolução do anterior.

São feitos para compra ou venda em uma data específica no futuro, onde o preço e a quantidade são predefinidos.

Dessa forma, os compradores asseguram o preço que estarão pagando.

Para os vendedores a vantagem está em garantir uma negociação com o preço que mais acharem adequado.

Mercado de opções

Essa é uma alternativa flexível para negociar nos mercados futuros.

Enquanto o contrato de opções está em vigor não há uma obrigação de comprar ou vender a commodity a um preço específico.

Ou seja, os investidores não precisam seguir com a transação caso assim desejarem.

Como você pode ter percebido, o Brasil se beneficia com suas características favoráveis para o comércio de commodities agrícolas.

Uma boa estratégia para lucrar com esses excelentes ativos financeiros é otimizar a produtividade e a lucratividade do seu negócio com um software de gestão.

Acesse nosso site para descobrir tudo que a Limber pode fazer por você.

CTA

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Suas informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.