por limber, 06 de maio de 2022

8 dicas para escolher o software ideal de gestão para agronegócio

Dicas essenciais que farão a diferença no seu software de gestão em agronegócio para garantir produtividade, lucros, praticidade e automação de tarefas.

8 Dicas para escolher o melhor ERP para agronegócio | Limber

Os softwares de gestão para o agronegócio vieram para facilitar a vida dos empreendedores, gerando maior controle na gestão da propriedade, trazendo mais qualidade, redução de custos e desperdícios.

Entretanto, há uma grande dificuldade na hora de encontrar o ERP adequado. Problemas como sistemas lentos, sem atualização, empresas sem suporte, falta de mobilidade e até mesmo falta de privacidade assombram os gestores. 

Você também está cansado de testar sistemas de gestão que não se adequam às necessidades do seu negócio?

Nesse texto, você vai ficar por dentro de dicas essenciais para escolher o software de gestão adequado ao seu agronegócio, garantindo mais controle, facilidade, integração e otimização na execução das tarefas. 

Continue a leitura e entenda mais sobre a importância de ter um sistema de gestão eficiente em seu negócio.

Por que sistemas de gestão facilitam a vida do empresário do agronegócio?

8 Dicas para escolher o melhor ERP para agronegócio | Limber

Voltados para a melhoria dos resultados dos empreendedores, os softwares de gestão auxiliam no controle da produção e fazem com que o empreendedor tenha todas as informações necessárias na palma da mão, acessadas facilmente.

Possivelmente você já conheceu alguns modelos de sistema, mas a verdade é que eles precisam ser adequados às necessidades da sua empresa para trazer praticidade e resultados ao seu negócio.

Você já sabe que a administração de grandes áreas necessita de muita atenção por parte do empresário e, pensando na quantidade de tarefas que devem ser realizadas diariamente, é difícil manter um ritmo constante.

Leia mais: Como ter mais vendas no agronegócio: dicas fundamentais!

Logo, essa ferramenta tem impulsionado, e muito, o crescimento de empreendimentos agrícolas, tornando muito mais fácil o gerenciamento e controle dos insumos, análises e armazenamento de informações.

Resumindo, a gestão na agricultura quando feita de forma automatizada deve facilitar a vida do empreendedor e não se tornar mais uma fonte de estresse. Se você está passando por isso, saiba que tem solução.

Os softwares de gestão em cerealista ou insumos devem ter em sua base alguns pontos principais, podendo ser comuns em diferentes modelos, como:

  • Monitorar infestações de doenças e pragas.
  • Análise de dados.
  • Maior controle dos processos operacionais.
  • Facilidade na mensuração dos resultados.
  • Diminuir o tempo gasto na tomada de decisão.
  • Redução de custos e aumento da produtividade.
  • Segurança financeira da safra e maior qualidade.

Esses elementos são muito importantes para se estar atento ao escolher um software de gestão para agro. Dessa maneira você terá ao seu alcance opções e ferramentas que garantem uma visão ampla da prática e funcionamento da sua propriedade.

Com as expectativas de desenvolvimento do setor em alta, podemos imaginar que um software com proposta para auxiliar os empreendedores em suas tarefas, visando a otimização e realização de atividades em menos tempo e com mais qualidade, é um elemento essencial para o crescimento no agronegócio.

Leia mais: Prepare-se para as novidades e desafios do agronegócio para 2022

É importante ter em mente ao escolher um sistema de gestão para o agronegócio que ele precisa ter diversas funcionalidades, ser adaptável e possuir atualizações frequentes, além de ser adequado ao seu negócio.

Continue a leitura para conferir dicas importantes e que irão lhe ajudar a escolher um sistema de gestão para o seu agronegócio.

8 dicas para escolher o ERP ideal para o seu agronegócio

Mesmo que você já tenha experimentado alguns softwares, é possível que não tenha se adaptado ou que ele não tenha respondido da forma que esperava. Isso acontece porque o empresário do agronegócio tem que se atentar a alguns critérios na hora de escolher um sistema de gestão.

Você sabe quais são esses critérios?

Leia mais: 3 vantagens da tecnologia no agronegócio

8 Dicas para escolher o melhor ERP para agronegócio | Limber

ERP para desktop e celular

Antes de tudo, seu sistema precisa ser adaptado tanto para desktop quanto para aplicativos em celular. Isso se deve ao fato de que muitas pessoas têm acesso a smartphones, mas nem todas possuem fácil contato com computadores.

Sistemas de gestão desenvolvidos para dispositivos móveis podem ser gerenciados e alterados de qualquer espaço, portanto, mesmo que você não esteja presente fisicamente, ainda é possível consultar informações importantes e acompanhar o que está acontecendo.

Esse é um tópico valioso para se atentar na hora de escolher um sistema de gestão para o segmento de agro. Vamos conferir os próximos.

Sistema ERP online e offline

Complementando o elemento que acabamos de citar, seu sistema precisa estar preparado para imprevistos e possíveis contratempos. A conexão com a internet é essencial para acompanhar atividades em tempo real, mas sem ela sua produtividade não pode parar. 

O seu software de gestão ideal precisa permitir o download de informações e acesso a elas mesmo com o dispositivo offline. Dessa maneira você conseguirá analisar e acompanhar possíveis alterações, mesmo sem internet. 

Sistema de gestão facilitada

Isso pode parecer óbvio, mas nem sempre ferramentas de gestão desenvolvidas com o intuito de facilitar a vida do empreendedor cumprem este critério. Você teve dificuldades em entender algum sistema de gestão?

Quando escolher o seu software, ele precisa ser prático e fácil de manusear, pensado para você ter uma experiência mais leve e simples. Afinal, um dos principais objetivos é esse, tornar a rotina do empresário mais ágil e otimizada. Se a ferramenta for complicada, isso deixa de ser possível.

ERP com privacidade de dados

Com tantas questões referente a segurança de dados atualmente, isso não poderia estar fora de uma ferramenta que pode colocar em risco a integridade da propriedade. Dessa forma, é essencial que o sistema de gestão que você escolher, também seja seguro.

Antes mesmo de adquirir um software de gestão rural, é fundamental se certificar que ele foi desenvolvido para proteger seus dados e do seu negócio. Além de tudo que citamos até agora, procurar por um software de gestão seguro é um dos critérios mais importantes a se observar.

Leia mais: Como escolher o sistema ideal para o agronegócio

ERP com gestão financeira e comercial

Para manter um negócio saudável é essencial que se tome cuidado com a manutenção financeira e comercial. Os softwares de gestão possuem funções com capacidades para auxiliar os empreendedores de agronegócio nessas demandas, mesmo que essa não seja a especialidade dele.

Leia mais: Gestão do fluxo de caixa no agronegócio, como fazer?

É importante procurar por sistemas de gestão que tenham em suas funcionalidades áreas capazes de ajudar o empresário a controlar pagamentos, analisar custos e gerar o fluxo de caixa, além de prever futuros gastos e ganhos.

ERP com manutenção e gestão de patrimônio

Sistemas de gestão completos muitas vezes acompanham funcionalidades como gestão do patrimônio, o que é importante para controlar e administrar bens ativos e passivos da empresa, permitindo o planejamento de futuras manutenções, essenciais para as máquinas.

Como um grande custo do agronegócio, as manutenções e a compra de máquinas novas precisam de acompanhamento para manter as operações em dia. Por meio dos softwares, gerenciar esses processos se torna muito mais fácil.

ERP com planejamento

8 Dicas para escolher o melhor ERP para agronegócio | Limber

Esse é um ponto de dificuldade para muitos empresários do agronegócio, o planejamento de ações futuras, em especial com a safra. Garantir uma boa safra e aumentar a rentabilidade é um desejo para muitos e os sistemas de gestão também podem ajudar com isso.

Com um ERP de confiança, todos os dados são disponibilizados para o empreendedor por meio de relatórios completos, permitindo a tomada de decisão mais certeira e orientada por dados reais. Além disso, esses relatórios e decisões podem ser acessados por outros funcionários do negócio.

Sistema de gestão para o seu segmento

Por último, mas não menos importante, você precisa de um software focado nas necessidades da sua empresa, atuando com mais especificidade ao segmento do agronegócio.

O que você deve procurar em um ERP para agronegócio?

  • Cerealista — gestão de cereais em tempo real, facilitando e tornando o acesso a informações mais prático.
  • Moinho — melhorar a eficiência, diminuir a perda de tempo e garantir controle total dos cereais e gestão dos suprimentos.
  • Cooperativa — um software integrado deve garantir a organização, gestão, eficiência e comunicação com o cooperado.
  • Agroindústria — controle de produção, recebimento e distribuição de forma integrada, garantindo o mapeamento de processos operacionais com maior qualidade.
  • Laticínio — reduzir custos, controlar as etapas e garantir a entrega dos produtos.
  • Insumos — aumentar as vendas, atendimentos e simplificar os processos.
  • Hortifrúti — controle de estoque, aumento de vendas, diminuição de custos e desperdícios, além de promover atendimentos ágeis.

Tecnologia como sua aliada na gestão do agronegócio

8 Dicas para escolher o melhor ERP para agronegócio | Limber

Conseguiu esclarecer todas as suas dúvidas sobre o sistema ERP ideal?

Esses são apenas alguns benefícios que você pode encontrar e também critérios para você escolher o software que mais se encaixe no dia a dia da sua empresa.

A tecnologia está sempre se atualizando e superando os principais desafios do agronegócio, além de permitir trabalhar de forma mais sustentável, priorizando os ganhos e evitando custos desnecessários.

Caso você já tenha testado softwares, eles responderam positivamente a todos os critérios que listamos acima? Se a resposta for negativa, você precisa de um software de gestão melhor.

Obtenha o software ideal para o seu negócio

Agora que você sabe tudo o que precisa para escolher um sistema de qualidade, é hora de você conhecer um que traga melhoria real para o seu agronegócio, controle de estoque, aumento da produtividade e integração dos processos.

Na Limber você encontra um sistema ERP para o agronegócio, com planejamento em todas as áreas, suporte, funcionalidade para vendas, controle de estoque e financeiro. Tudo acessado de modo fácil, prático e com segurança.

Quer conhecer mais soluções e funcionalidades que irão facilitar seu dia a dia, otimizar suas tarefas, garantir sucesso e aumentar a produtividade do seu negócio? Conheça a Limber ERP!

Categoria:Agro

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Suas informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.