por limber, 27 de setembro de 2021

Integrações para o turismo: o que sua atração tem a ganhar?

Saiba como um sistema para turismo que contenha integrações entre os diversos setores e processos pode ajudar em seu negócio.

Integrações para o turismo: o que sua atração tem a ganhar?

As integrações para o turismo desempenham um papel fundamental na organização de uma atração turística, conectando a boa experiência dos visitantes com a cooperação dos investidores e parceiros.

Há um consenso entre os especialistas do setor sobre este assunto. Em congressos de inovação, como o Tourism Innovation Summit, fala-se muito sobre os sistemas para turismo que alavancam as empresas por meio da conexão entre gestão estratégica e técnicas para aumentar a produtividade em processos operacionais

De olho nas inovações para a gestão de atrações turísticas, vamos falar como um sistema para turismo é capaz de fazer essas conexões. E ainda, de que maneira as integrações para o turismo são uma alternativa para gerir diferentes setores de uma atração e melhorar a experiência dos visitantes.

Se você está procurando por soluções com integração para o turismo, você deve ler este artigo até o fim. 

O que são integrações para o turismo?
Como funcionam as soluções integradas para atrações turísticas? 
Por que as integrações para o turismo são uma excelente solução para o setor?
Em quais inovações em integração para o turismo você deve ficar atento?
Sistema para turismo: tecnologias, integrações e muito mais resultados

O que são integrações para o turismo 

O que são integrações para o turismo

Atrações turísticas envolvem vários processos operacionais e gerenciais, que demandam atenção, cuidado e muito trabalho. Por isso, na gestão de negócios dessa categoria, dois erros são muito comuns.

Um deles é pensar que, porque os processos são muito distintos entre si, o melhor é fazer cada operação usando diferentes plataformas de operação e gestão. Nesses casos, as empresas podem precisar de departamentos inteiros para solucionar falhas provenientes da falta de integração entre informações.

Outro erro comum é confiar em soluções que prometem dar conta de todos os processos em uma única plataforma, mas que não acompanham o volume de informações e operações que oscilam durante o ano.

E, para isso, um sistema de turismo integrado pode ser a solução. Mas primeiro é importante saber o que são:

Integrações para o turismo são soluções capazes de gerenciar todos os canais operacionais e administrativos de atrações turísticas. 

Dê uma atenção especial para os seguintes canais, que devem ser integrados:

  • Venda e geração de ingressos com controle de diferentes modalidades: consignação, cortesia, validade e replay, especialmente no caso de parques.
  • Controle de visitantes nas atrações turísticas.
  • Gerenciamento de excursões com controle de agendamentos, voucher e previsões e estatísticas de público.
  • Controle de acessos, como catracas e biometria, em caso de altos fluxos de visitantes e acompanhamento em tempo real.
  • Gerenciamento de público e vendas com criação de relatórios para análise gerencial.
  • Canais de atrações turísticas específicas como aplicativos para pedidos em praças de alimentação de parques.

Uma solução em integração para o turismo é, portanto, um sistema em que a organização vai poder gerir a totalidade desses e outros processos em todas as suas especificidades. 

Por isso, busque soluções completas para o turismo que não exigirão integrações secundárias mais tarde. 

Leia mais: A indústria do turismo mudou, seu parque está preparado?

Como funcionam as soluções integradas para atrações turísticas? 

Evidentemente, gerir este volume de operações complexas só é possível com uma solução inteligente de alta tecnologia, desenvolvida por quem tem grande experiência no setor. 

Turismo é um setor muito voltado para a experiência do visitante, portanto, a inovação constante deve ser buscada em  toda gestão e setores  de atrações turísticas.

Com isso em vista, você reconhecerá uma verdadeira solução em integração para o turismo se ela tiver uma plataforma multicanal. Isso permite juntar operações e conexões tão importantes para esses tipos de empresa.

A interconectividade entre as operações evita os riscos sistêmicos que podem comprometer toda a empresa a partir de pequenos pontos de falha, frequentemente produzidos por soluções superficiais ou por inúmeras integrações entre ferramentas.

A integração de operações é a capacidade que uma plataforma de gestão tem de fazer os dados de cada operação se comunicarem entre si de forma correta. 

Para ter esses dois atributos fundamentais, um sistema de integração para o turismo deve utilizar padrões tecnológicos compatíveis com as especificidades da atividade turística para uma eficiente apresentação, armazenamento, processamento, coleta e troca de dados.

Assim, uma solução em integração para o turismo funciona com alta tecnologia por meio de padrões especializados no negócio, sendo capaz de abranger processos desde a pré-venda de ingressos até outros setores, como o de restaurantes ou praças de alimentação, dentro das atrações turísticas.

Por que as integrações para o turismo são uma excelente solução para o setor?

Por que as integrações para o turismo são uma excelente solução para o setor?

Com uma única solução completa em integração para o turismo que seja robusta o suficiente para o volume de operações e dados de seu negócio, é possível gerir com o que mais importa em mente: o visitante. 

Uma solução assim é ideal para a gestão de atrações turísticas, na medida em que oferece uma configuração completa e especializada em ferramentas de gerenciamento de bases de dados, negócios e produtos.

Ela possibilita, inclusive, que o empresário tenha um controle digital completo das experiências oferecidas pela sua atração turística, desde quiosques, pontos de atendimento, atrações virtuais, dispositivos eletrônicos, entre outros, o que permite oferecer um  controle de informações de vários locais em tempo real. 

Além disso, um sistema completo de integração para o turismo é o mais adequado para sua atração porque oferece: 

  • Eficiente gerenciamento de informações: módulos que administram os dados de modo a oferecer informações apuradas em tempo real, que destacam as potencialidades do negócio, por meio de um sistema sofisticado de direção de produtos.
  • Consulta de informações fácil e eficiente aos visitantes: ferramenta especialmente para centrais de atendimento de atrações turísticas. Ela otimiza a experiência facilitando chamadas, bookings e solicitações de informação. 
  • CRM: Ferramenta de CRM (Customer Relationship Management) específica para visitantes com gerenciamento de dados sobre eles.
  • Relatórios de gestão: Relatórios intuitivos, visuais e práticos,disponíveis por meio de alguns cliques que capturam dados brutos e fazem um tratamento sofisticado, transformando-os em informações precisas para tomadas de decisão.

Em quais inovações de integração para o turismo você deve ficar atento?

Depois de um período de queda no setor, os turistas estão voltando com tudo ao mercado. Muitas atrações turísticas já estão tendo que lidar bastante com um número crescente de visitas, com pessoas querendo recuperar o tempo perdido e encontrar opções mais em conta.

Por isso, as atrações turísticas devem investir em sistemas de integração para o turismo que permitam uma eficiente conexão entre presença na web e facilidade de reservas, pré-vendas e agendamentos. 

Fique atento a tecnologias de integração para o turismo que oferecem adicionais relacionados à presença online das atrações turísticas.

Com uma forte e robusta integração na web, você não terá apenas funcionalidades para garantir que sua atração turística seja facilmente encontrada online, mas também vai melhorar a experiência dos visitantes, ao gerar e atender as expectativas.

Isso, além de otimizar toda a sua gama de processos desde o início da jornada dos visitantes, vai ser um bônus para suas estratégias de marketing.

É importante ressaltar que sistemas para turismo também podem integrar uma variedade de outras ferramentas tecnológicas e processos capazes de melhorar ainda mais a integração de operações de seu negócio.

Como exemplo, podemos citar a integração de um sistema para turismo com totem de autoatendimento e vendas, bilheterias, aplicativos de pedidos em restaurantes e praças de alimentação, além de outras ferramentas tecnológicas e processos que também podem ser integrados dentro de um sistema qualificado.

Leia mais: Conheça 4 benefícios de optar pelo autoatendimento

Sistemas como o da Limber Software, por exemplo, são feitos especificamente para cada setor turístico e englobam todos esses setores. Além de já oferecerem os totens de autoatendimento por um baixo custo que também podem ser usados em restaurantes e bilheterias.

A verdadeira e eficiente solução em integração para o turismo é aquela que te permite uma atuação digital, com vários centros de atendimento e possibilidade de comunicação com o público em vários meios e dispositivos.

Sistema para turismo: tecnologias, integrações e muito mais resultados

É possível perceber, então, que um bom sistema de gestão para turismo é aquele que seja capaz de fazer integrações entre a maior parte de processos e setores possíveis. 

Sistemas específicos para seu negócio podem ser a solução perfeita para acabar com erros e permitir que gestores tenham um maior foco no atendimento humanizado, por exemplo. 

Além de tudo isso, a satisfação dos visitantes cresce muito pela eficiência e rapidez que os processos passam a ter em um sistema integrado que melhora a experiência desses clientes em atrações turísticas.

Quer saber mais sobre um sistema completo que abrange todas as especificações de cada tipo de atrações turísticas e nos mais variados processos e setores? Então vem conhecer a Limber Software e saiba como ele pode transformar seu negócio!

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