por limber, 10 de fevereiro de 2022

6 dicas para melhorar a experiência do cliente no turismo e garantir a fidelização de turistas

Saiba como melhorar a experiência do cliente no turismo para atrair e fidelizar mais turistas, levando mais lucro e praticidade para sua atração e melhorando seus processos internos.

6 dicas para melhorar a experiência do cliente no turismo | Limber

A experiência do cliente é um forte valor a ser investido para as atrações turísticas que querem lucrar mais. Segundo a McKinsey & Company, em meio a crises econômicas, organizações que focam suas estratégias na experiência do cliente lucram até 3 vezes mais do que as outras.  

Além disso, outra pesquisa realizada pela PWC sugere que 73% dos entrevistados afirmaram que a experiência do cliente é o fato mais importante na tomada de decisões

Portanto, é imprescindível que uma atração turística que queira se manter aberta não invista em estratégias visando a melhoria da experiência do cliente. O que, por consequência, aumenta o lucro e a fidelização de turistas.

Sendo assim, para que você possa aumentar sua receita e contar com mais viajantes, separamos algumas dicas de ações a serem tomadas em sua atração turística para tornar a experiência do cliente cada vez melhor. Acompanhe! 

Nada melhor para a experiência do cliente no turismo do que segurança 
A praticidade do autoatendimento na experiência do cliente 
A experiência do consumidor no turismo sustentável 
A novidade e a exclusividade na experiência do visitante 
A acessibilidade como garantia de uma boa experiência do cliente para todos
A melhora da experiência do cliente online no turismo

Nada melhor para a experiência do cliente no turismo do que segurança

O setor do turismo foi um dos mais afetados na pandemia da covid-19, gerando cerca de mais de 100 milhões de desempregados pelo mundo. Com isso, se torna extremamente necessário o uso de estratégias e ações para que o turista se sinta mais seguro e confortável em viajar.

Além de oferecer tudo o que seja necessário para evitar o contágio como máscaras, álcool em gel, ambientes limpos, desinfetados e arejados, entre outros. Também é papel da atração turística exigir o uso desses cuidados e oferecer outras medidas e alterações em seus serviços para impedir que seus turistas visitantes sejam infectados.

Para que você possa oferecer a melhor experiência com segurança, o Ministério do Turismo publicou um manual de boas práticas no combate à covid-19 no setor turístico

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Manter esses equipamentos em bom estado de conservação e em lugares visíveis é essencial para transpassar segurança aos seus turistas e garantir que mesmo em casos de acidentes, tudo seja feito para manter o cliente seguro e para que sua experiência não seja marcada por um acontecimento ruim.

Leia mais: Jornada do cliente no turismo: como atrair, reter e fidelizar

A praticidade do autoatendimento na experiência do turista  

Outro fator importante na experiência do cliente no turismo é o autoatendimento, seja na venda de ingressos ou nas praças de alimentação presentes nelas. 

Leia mais: Por que optar pelo autoatendimento? Conheça 4 benefícios

Para isso, você pode contar com totens de autoatendimento da Limber, que além de possuir um sistema integrado com o Limber Software para turismo, também oferece muitos benefícios para a experiência do consumidor e para a própria atração turística. Entre eles:

  • Aumento dos pontos de venda
  • Redução das filas
  • Crescimento de vendas 
  • Automação de processos
  • Segurança preventiva (diminui o contato entre pessoas)
  • Atendimento rápido e seguro 

Além disso, o totem vem com 3 idiomas disponíveis (português, inglês e espanhol), oferecendo um maior alcance para as atrações que recebem turistas internacionais e uma menor quantidade de erros de comunicação no atendimento. 

Por fim, o totem também tem integração com nosso software de gestão, possuindo a possibilidade de consulta imediata para o pós-vendas. 

A experiência do consumidor no turismo sustentável 

Com o aquecimento global, torna-se cada vez mais necessário e mais cobrado por parte dos turistas, que as atrações turísticas sejam éticas e sustentáveis. Principalmente aquelas que são localizadas em áreas de “natureza”, como praias, parques naturais e ainda mais aquelas que lidam diretamente com animais, como os aquários e zoológicos

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o turismo sustentável é definido como:

“O turismo que considera plenamente seus atuais e futuros impactos econômicos, sociais e ambientais, abordando as necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades locais”

Dessa maneira, cabe às atrações turísticas manter uma política de preservação ambiental e mostrar que se importa com a vida ao combater:

  • A emissão de gases de efeito estufa
  • O esgotamento de recursos naturais
  • O excesso de lixo
  • A exploração de mão de obra
  • O aprofundamento de desigualdades
  • A extinção cultural
  • A crueldade com os animais

Com toda certeza, o turista que souber que está gastando em uma viagem ou atração turística que repudia e tem atitudes contra essas situações acima, terá uma experiência turística muito melhor e de consciência limpa. Além disso, não cai bem para nenhuma organização ser exposta nas redes sociais ou denunciada por algum desses fatores. 

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Leia mais: Melhore a experiência do visitante em atrações turísticas tornando-a mais humana

Entre as ações que sua atração turística pode realizar está a oferta de transporte por meios sustentáveis como bicicletas ou o uso de transportes coletivos como vans e ônibus. Além disso, você pode incluir políticas de reciclagem e de apoio às comunidades locais e desenvolver outras ações.

A novidade e a exclusividade na experiência do visitante  

A busca por novidades em todos os setores é constante, principalmente no turismo. Além disso, atrações turísticas que não oferecem experiências novas dificilmente fidelizam clientes, já que uma das ideias do turismo é vivenciar coisas diferentes das que seus clientes estão acostumados, principalmente no turismo doméstico.

Dessa forma, é de extrema importância que a procura por inovação em sua atração turística seja constante, seja por renovações no ambiente, experiências diferentes, ou deixar seu estabelecimento muito mais integrado e melhorar seus processos por meio da tecnologia.

Da mesma forma, investir em exclusividade também torna a experiência do cliente melhor, principalmente com atrações exclusivas e limitadas.

Realizar ações como dar itens exclusivos faz com que o turista sinta que está participando de algo especial, o que aumenta sua competitividade de mercado e  suas chances de ter sua atração indicada pelo marketing boca a boca.

Leia mais: Tendências para o turismo em 2022

A acessibilidade como garantia de uma boa experiência do cliente para todos

A acessibilidade é um aspecto primordial em qualquer ocasião, o que não é diferente para os atrativos turísticos. 

O primeiro passo é entender que o setor turístico lida principalmente com pessoas e todos os clientes são diferentes, com isso, existem turistas que necessitam de acessibilidade para ter uma experiência inesquecível como os outros e de forma segura. 

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Sendo assim, é papel da atração turística oferecer completa para aqueles que precisam da acessibilidade para isso. No Brasil, são mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, sem contar o número de pessoas que também necessitam de acessibilidade, como: idosos, gestantes, crianças pequenas, etc.

Garantir o acesso dessas pessoas e uma boa experiência do cliente, com toda certeza vai atrair mais turistas para sua atração e fidelizar mais, visto que são poucas as atrações que realmente pensam nisso. 

Leia mais: Pós-vendas no turismo: como esse processo e a experiência de clientes te ajudam a vender mais?

A melhora da experiência do cliente online no turismo

A experiência de compra também é um fator importante para o consumidor enquanto experiência do cliente no turismo, principalmente online. Somente no primeiro trimestre de 2021, foram realizadas 78,5 milhões de compras online, mostrando um aumento de 72,5% em relação a 2020. 

Isso mostra como o e-commerce ganha cada vez mais espaço no mercado, principalmente no turístico, em que ao abrir um canal de vendas online você dá a possibilidade de pessoas que não são de sua região comprarem e reservarem ingressos e entradas.

Isso mostra a grande necessidade do consumo de vagas de um único local, possibilitando a venda em múltiplos canais. Sendo eles o próprio e-commerce, agências, parceiros, entre outros. 

Leia mais: Guia para vender mais com e-commerce voltado para o turismo

Além disso, você ajuda a diminuir filas e oferece melhores experiências dentro de sua atração turística. 

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Porém, de nada adianta oferecer uma experiência de compra ruim no e-commerce, é necessário atentar-se a otimização e a usabilidade, para isso, você deve:

  • Ter uma plataforma simples e responsiva: sua plataforma deve ser adaptável e acessível a qualquer tipo de tela para que todos os usuários consigam utilizá-la devidamente, principalmente pois muitas compras são realizadas pelos smartphones e não somente por computadores.

Além disso, você deve garantir que todos os passos para efetuar as reservas ou compras sejam simples, rápidos e transparentes. consumidores tendem a desistir de processos demorados e difíceis.

  • Disponibilize a descrição e a avaliação de seus atrativos: outro fator importante para a decisão de compra é saber o que está comprando, e, para o turista, é essencial que ele saiba o que vai vivenciar em sua atração. Outro fator importante é reservar um espaço específico para que seus clientes possam avaliar e deixar sugestões, assim você mostra transparência  tem a oportunidade de melhorar cada vez mais.
  • Fique atento às imagens: todos sabem do poder e da importância das imagens em atrativos turísticos. São elas que ajudam a convencer o consumidor a provar daquela experiência, portanto, sempre mantenha-as atualizadas e atrativas para seus clientes, seja em sua plataforma de vendas ou em suas redes sociais.

Leia mais: Fotografia como aliada no turismo

  • Ofereça facilidade e opções de pagamento: com o avanço dos meios de pagamento como o pix por exemplo, também é necessário se manter atualizado enquanto a isso e oferecer diversas opções de pagamento. Isso é um grande motivador de compra, principalmente no meio da população mais jovem que nos dias de hoje dificilmente utiliza células de dinheiro físico. 

Além de tudo isso, você pode melhorar ainda mais seus processos internos e seus meios de vendas para oferecer uma experiência do cliente no turismo de maneira completa e satisfatória. 

Para isso, você pode contar com um sistema para atrações turísticas. Por meio dele você tem total controle de sua bilheteria, contando ainda com totens de autoatendimento, administra todos os passeios de perto e ainda tem total controle de sua gestão financeira, ajudando ainda nos canais de venda, como no e-commerce

Quer saber como esse sistema pode ajudar ainda mais a atrair, fidelizar e melhorar a experiência de seus clientes no turismo? Então conheça o Limber Software:

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Categoria:Turismo

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