por limber, 07 de dezembro de 2021

Tendências para o turismo em 2022 e a retomada pós-pandemia

A retomada do turismo em 2022 com novas tendências | Limber

Os últimos dois anos, com a pandemia de covid-19, foram tempos difíceis para o turismo. Contudo, com as taxas de vacinação em alta e as medidas de restrições mais suaves, espera-se um 2022 promissor.

Segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor turístico vai faturar aproximadamente R$171,9 bilhões de reais na próxima alta temporada.

Por isso, para que sua empresa consiga fazer parte desse crescimento, você vai precisar se atualizar e entender quais são as principais tendências do setor de turismo para o ano de 2022. 

A importância de um sistema de gestão para turismo
O que um software de atrações turísticas precisa ter em 2022
As pessoas e suas necessidades pós-pandemia no setor de turismo
O turismo local e o que um software pode oferecer para ele

A importância de um sistema de gestão para turismo

O turismo é, essencialmente, lazer. As pessoas saem de suas casas com planos de relaxar, conhecer lugares e divertir-se, tudo isso com o mínimo de transtorno possível. 

Quando você tem um sistema que automatiza todas as tarefas simples de uma viagem, os seus visitantes ficam mais felizes e as coisas fluem melhor, tanto para você quanto para eles. 

Nesse sentido, existem dois elementos importantes para o sucesso de uma atração turística: segurança e praticidade. Duas operações que são básicas para um bom software de gestão de turismo

Todos os componentes que são gerenciados pelo software causam uma sensação maior de proteção para o cliente. Afinal, tecnologia de qualidade é sinônimo de segurança.

Leia mais: Qual a perspectiva para a volta do turismo em 2022?

Por exemplo, você está visitando um parque de diversões e o guarda-volumes desse local é automatizado e integrado ao sistema de gestão da empresa. Isso, gerará uma tranquilidade no visitante para aproveitar o seu parque.

A praticidade também é uma preocupação constante na hora de escolher o destino da viagem. Pagamento em papel? Bilheteria sem automatização? Sem aplicativos para comida? Tudo isso prejudica a experiência do visitante.

Por isso, um totem de autoatendimento, as bilheterias automatizadas e uma gestão digital do parque de alimentação são elementos fundamentais em uma atração turística em 2022.

Em 2022, aliado à praticidade e segurança, viajar se tornou uma questão de saúde, as pessoas não vão a locais que não apresentem condições sanitárias ideais para o atendimento pós-pandemia.  É por isso que um software para atrativos turísticos é essencial para o seu negócio. Ele oferece um atendimento digital, com menos filas e menos contato com outras pessoas. Afinal, as pessoas ainda estão na fase de evitar o contato com desconhecidos, porque a segurança dos familiares é prioridade.

A retomada do turismo em 2022 com novas tendências | Limber

O que um software de atrações turísticas precisa ter em 2022

No geral, as tendências para o turismo em 2022 são coisas que um bom software já oferece para os donos de atrações turísticas. 

Contudo, por causa da pandemia, os visitantes estão muito mais cautelosos quanto aos locais que irão visitar, portanto, você precisa mostrar que está conectado e atento a todas as leis e recomendações das autoridades.

Por isso, você deve priorizar um software que:

  • Priorize a segurança dos visitantes: a prioridade número um no mundo atualmente é a proteção. Ir a um lugar que não tem como prioridade garantir isso, não vai atrair clientes.
  • Invista em experiência: essa prioridade pode ser atingida de diversas maneiras, dependendo da sua área de atuação. Mas o essencial é focar em oferecer uma experiência satisfatória ao visitante.
  • Ofereça comodidade: depois de tanto tempo de confinamento, ninguém quer sair de casa para passar por dificuldades. Então automatizar processos e facilitar a entrada e saída dos clientes faz parte do esforço para acomodar as pessoas que estão no seu estabelecimento.
  • Garanta benefícios: fidelizar um cliente não é uma tarefa fácil, mas apresentar vantagens que estão ligadas ao próprio software será de grande ajuda. O esquema de sócios é um grande exemplo de benefício que um sistema pode automatizar para você.
  • Agilize a comunicação: pedir comida, entrar em locais, comprar pacotes: tudo isso pode ser simplificado se for feito com um sistema ou por meio de um aplicativo.
  • Conte com autoatendimento: conversar, interagir, tocar nas pessoas sempre fez parte da nossa vida, mas em 2022 isso é algo que vai ser constantemente evitado. Assim, um totem de autoatendimento é indispensável para o próximo ano.

Essas são algumas das coisas mais básicas que um sistema para turismo precisa ter para atender seus clientes. Em 2022, muito mais que o destino, as pessoas estão valorizando suas experiências.

As pessoas e suas necessidades pós-pandemia no setor de turismo

A retomada do turismo em 2022 com novas tendências | Limber

O turismo é feito para pessoas. Tudo que as atrações turísticas precisam oferecer tem que ser voltado para suprir as necessidades dos clientes.

Após dois anos de confinamento, a sensação que fica para diversas pessoas é a de: “preciso viver a vida”. Por isso, se adaptar para tornar seu local uma tendência para o turismo é concretizar essa vontade de voltar a vivenciar experiências.

Existem perfis de viajantes para o próximo ano, então entendê-los é necessário para acomodá-los e fazer com que a visita deles seja a melhor coisa que eles podem fazer após tanto tempo sem poder desfrutar de viagens de turismo. 

Viagens em grupo

Rever os amigos é uma das coisas que as pessoas mais queriam fazer depois de tanto tempo de isolamento. Assim, é natural que as viagens em grupo com muitas pessoas sejam parte das experiências de 2022. 

Por isso, você precisa estar preparado para que todos esses visitantes sejam muito bem atendidos e desejem voltar mais vezes para a sua atração. Sem falar que uma boa experiência vai motivá-los a levar novas pessoas e falar bem do passeio.

Nesse sentido, um software para bilheteria, por exemplo, precisa fazer parte das prioridades para que as integrações para o turismo estejam bem alinhadas. Perder tempo com burocracias é o que um grupo de viajantes menos deseja na hora de fazer turismo.

Então mantenha-se preparado para que os viajantes de grupos possam ter agilidade e rapidez na hora de aproveitar o que você tem de melhor no seu local.

Viagens ecológicas ou ecoturismo

A integração entre tecnologia e natureza é uma forte tendência para o turismo nos próximos anos. Um sistema de gestão pode auxiliar muito o seu parque, por exemplo. 

Vivenciar a natureza, conectar-se, descobrir novas culturas e espécies: faz parte do ecoturismo cultivar essas experiências. Com cidades cada vez mais lotadas, poluídas e quentes, ir para lugares naturais é um método de escape.

A tecnologia ajuda a maximizar essas vivências. Se você oferece caminhadas, passeios, visitas a lugares remotos, a automatização de passeios é uma ótima solução para que você consiga economizar tempo, pessoal, manutenção e etc.

Um totem de autoatendimento que possa atender em mais de uma língua também é parte importante desse processo, porque viagens ecológicas chamam a atenção de pessoas de muitos países diferentes. 

Leia mais: Por que optar pelo autoatendimento? Conheça 4 benefícios

Além disso, essas viagens são sinônimo de conexão. Tente sempre priorizar a experiência dos seus visitantes, porque é isso que eles procuram em uma viagem natural.

Viagens familiares 

Quando se trata de viagens, essas são as mais comuns, e você precisa levá-las em conta na hora de se preparar para o turismo de 2022. Quem está saindo com a família depois de tanto tempo está focado em segurança e não quer ter ainda mais preocupações.

Por isso, um software para atrativos turísticos se torna seu aliado aqui. Ele vai diminuir os possíveis problemas que você terá para entreter uma família e fará integrações para o turismo da sua empresa.

O turismo local e o que um software pode oferecer para ele

A retomada do turismo em 2022 com novas tendências | Limber

Muitas pessoas ainda não estão confiantes para fazerem viagens longas e se hospedarem em locais que têm um alto fluxo de turistas. Então o turismo local é uma das fortes tendências em 2022.

Diante disso, se adaptar com a adição de um sistema com integração para o turismo, ou atualizar o seu software para atrativos turísticos são opções que vão colocar seu local no topo dessa nova onda de recepção.

Clientes caseiros geralmente são muito exigentes com suas atrações turísticas locais. Ainda mais agora, com este novo estilo de vida mais cuidadoso. Se os turistas não sentirem que você se preocupa com isso, certamente a visita será curta e não acontecerá outras vezes.

O principal objetivo de uma atração turística local é fazer com que os visitantes, por serem nativos, gostem e sempre vejam o seu local como uma opção de lazer e divertimento próximo. 

Isso vai gerar um fluxo bem grande de pessoas. Contudo, para que isso possa ser constante, é necessário que você corresponda a suas expectativas. Integrar seus processos operacionais é uma boa escolha para atender essas demandas.

Pudemos notar ao longo deste texto que o novo normal exige muitas coisas dos empreendedores do setor turístico, como segurança, conforto, praticidade e etc. O turista deseja todas as medidas claras quando visita um lugar a passeio.

Por isso, fique atento para não ficar para trás. Alinhe suas atrações turísticas com o que é necessário para que as pessoas possam se sentir confortáveis e seguras na hora de visitar o seu local.

Se você deseja solucionar seus problemas de software, atualizar seu sistema e conseguir cada vez mais clientes nesse novo mundo em que vivemos. A Limber pode ter as soluções que você procura, basta acessar o nosso site e descobrir os seus diversos benefícios.

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Categoria:Turismo

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