por limber, 01 de julho de 2022

Gestão agrícola: saiba como ela pode te ajudar a lucrar mais

Entenda como uma gestão agrícola eficiente e um sistema para o agronegócio são as soluções ideais para a lucratividade da sua empresa rural.

Gestão agrícola: saiba como ela pode te ajudar a lucrar mais | Limber

A boa gestão agrícola é o caminho para aumentar a lucratividade e minimizar os custos da sua fazenda. Principalmente se você deseja se destacar dentro de um segmento tão importante para o Brasil.

Como o nosso país é um dos maiores produtores rurais do mundo, investir em gestão agrícola é de extrema importância para os rumos da economia e, consequentemente, para você lucrar mais.

Em contrapartida, não ter uma visão clara e estratégica do próprio negócio é um problema, visto que dificulta saber com certeza quanto você teve de rentabilidade na lavoura.

Um bom gerenciamento permite que você tenha um controle mais preciso das suas operações e trace estratégias para reduzir custos.

Continue a leitura para entender como você pode lucrar mais com a gestão agrícola da sua empresa rural:

O que é a gestão agrícola?
Quais são os benefícios em adotar a gestão agrícola?
Quais são as principais áreas que a gestão agrícola atende?
Quais são os desafios que a gestão agrícola resolve?
Como melhorar a gestão agrícola?

O que é a gestão agrícola?

A gestão agrícola é tudo que envolve a administração rural de uma propriedade e as estratégias necessárias para otimizar todo o planejamento da produção.

Nesse sentido, ela envolve desde o preparo do solo até a colheita, gestão orçamentária, análise do fluxo de caixa, controle de estoque e até mesmo as vendas de mercadorias.

Leia mais: Como ter mais vendas no agronegócio: dicas fundamentais!

Ela é essencial para uma organização mais eficiente e melhor controle sobre as operações da fazenda.

Além disso, a gestão agropecuária é uma aliada poderosa na redução de custos da sua produção, proporcionando maior lucratividade para o seu negócio.

Outra grande vantagem é a possibilidade de coletar dados precisos para tomada de decisões consistentes, como saber quais insumos comprar, quanto investir, quando plantar e até quanto cobrar pela sua produção rural.

Contudo, só é possível transformar dados em lucro se baseando em informações seguras como as fornecidas pela gestão agrícola.

Dessa forma, os riscos ao traçar estratégias para realizar um melhor planejamento da safra são eliminados.

Sabendo efetivamente todos os custos envolvidos na sua produção e tendo uma visão analítica das suas operações, o controle da propriedade é simplificado.

Nesse sentido, você pode utilizar o tempo que seria destinado à funções administrativas e burocráticas para  pensar em possibilidades que visam o fortalecimento da lavoura.

Como você deve ter percebido, uma gestão agropecuária eficiente é um diferencial para todas as empresas rurais, além de uma aliada para proporcionar menores custos e maior rentabilidade no seu dia a dia.

Ler mais: Como funciona a operação barter?

Quais são os benefícios em adotar a gestão agrícola?

Gestão agrícola: saiba como ela pode te ajudar a lucrar mais | Limber

Se você busca ter mais controle sobre as operações da sua fazenda já deve ter percebido como a gestão agrícola é fundamental para produtores rurais. Mas, se você ainda não se convenceu, confira alguns dos benefícios que ela pode oferecer:

  • Torna sua rotina ágil e eficiente
  • Aponta os níveis ideais de investimentos
  • Prediz as atividades agrícolas
  • Simplifica os processos operacionais
  • Reduz custos e gastos
  • Transforma dados em lucro
  • Traça estratégias certeiras
  • Proporciona retorno financeiro para as aplicações

Leia mais: Prepare-se para as novidades e desafios do agronegócio para 2022

Quais são as principais áreas que a gestão agrícola atende?

Gestão agrícola: saiba como ela pode te ajudar a lucrar mais | Limber

A gestão agrícola engloba diversas áreas de uma empresa rural, cada uma delas impacta diretamente na sua produção e promove resultados mais ágeis para a sua lavoura

Nesse sentido, confira quais são essas áreas e entenda a importância de cada uma para o agronegócio:

  • Produção

Essa é uma das áreas mais específicas e que mais merecem atenção quando estamos falando sobre gestão agrícola, pois envolve os aspectos técnicos do sistema de produção e os recursos necessários para sua execução e operação.

Ou seja, ela abrange fatores como custo e qualidade de insumos, gerenciamento da terra, manejo da plantação e da colheita. Além da manutenção de equipamentos e veículos do agronegócio.

  • Finanças

Esse controle é fundamental, uma vez que permite a visualização da saúde financeira da sua empresa rural como entradas, saídas e a rentabilidade gerada em cada área e talhão da sua fazenda.

Ainda mais, você pode verificar a possibilidade de novos investimentos e oportunidades para fortalecer a rentabilidade do seu negócio.

  • Comercial

Essa área é responsável pela conexão entre clientes e distribuidores, assim como definir os melhores contratos de venda e identificar os melhores canais de comercialização do produto agropecuário final.

Além do mercado interno, é necessário também estar atento ao mercado externo, acompanhando as oscilações de preços e demanda de produtos, por exemplo.

Leia mais: O que fazer para ter uma boa gestão de compras e revendas agrícolas?

Quais são os desafios que a gestão agrícola resolve?

Gestão agrícola: saiba como ela pode te ajudar a lucrar mais | Limber

A gestão agrícola eficaz é um caminho inevitável para todos os produtores rurais que buscam alcançar melhores resultados e se destacar dentro de um mercado tão competitivo como o que você está inserido.

Porém, alguns desafios surgem nesse processo de adoção de medidas que propiciam essa sonhada evolução.

Pensando nisso, nós selecionamos para você alguns dos principais desafios que atormentam produtores rurais, mas a gestão agropecuária resolve:

  • Estoque e armazenagem

Um dos maiores desafios de uma empresa rural é administrar o controle total de todas as entradas e saídas, mas só assim é possível garantir que não faltarão insumos e diversos outros produtos para o seu funcionamento ideal.

Como você já deve saber, cuidar de todas as etapas da produção e ainda por cima manter os relatórios de estoque e armazenagem atualizados é uma tarefa difícil.

Nesse sentido, um software de gestão agrícola é o aliado perfeito para otimizar o seu trabalho e fornecer informações tão necessárias.

  • Compras e gestão financeira

Este também é certamente outro dos maiores desafios entre os produtores, já que apenas com a administração correta dos seus gastos é possível assegurar a saúde financeira da sua empresa rural.

A gestão agrícola financeira envolve desde os processos de compras de insumos e vendas de mercadorias, até o pagamento de funcionários, impostos e despesas.

Por isso, a organização dessa etapa é tão fundamental, pois evita prejuízos no futuro e gera lucratividade.

  • Aumento da produtividade

Alguns desafios são comuns no dia a dia de uma fazenda, como a escolha das melhores sementes, pesticidas e adubos, preparação adequada do solo e a gestão eficaz de insumos.

Se você deseja alcançar uma maior produtividade então é preciso considerar tanto as variáveis operacionais quanto as administrativas.

Apenas uma visão clara e objetiva de todos os processos que fazem parte do crescimento da lavoura pode te ajudar a conseguir melhores resultados.

  • Melhor eficiência

Embora o gerenciamento de todos os desafios apresentados aqui nesses tópicos deem bons resultados, são tarefas que requerem agilidade, dedicação e consomem um tempo significativo do seu trabalho.

Sem contar que isso pode sobrecarregar você e sua equipe com processos manuais, preenchimento de planilhas, duplicidade de informações e perda de dados.

Nesse sentido, automatizar esses processos é a solução ideal para qualquer produtor rural e implementar um sistema para o agronegócio é a ferramenta certa para isso.

Como melhorar a gestão agrícola?

Gestão agrícola: saiba como ela pode te ajudar a lucrar mais | Limber

Fazer uma gestão agrícola eficiente pode parecer uma meta inalcançável quando você não pode contar com dados centralizados, de fácil acesso e que podem ser visualizados de forma simples e rápida.

A boa notícia é que, como você pode ter percebido, com o avanço da tecnologia no campo esse processo se tornou uma tarefa mais fácil e possível.

Pensando nisso, um software de gestão é a escolha certa para sua empresa rural.

Essa ferramenta oferece as soluções para os desafios de produtores rurais apresentados aqui como estoque, armazenamento, gestão financeira e produtividade.

Ou seja, o software de gestão agrícola vai simplificar os processos operacionais da sua fazenda e com isso, você pode lucrar mais.

Confira alguns dos benefícios que essa automação leva para você:

  • Organização operacional
  • Logística de distribuição
  • Integração de dados
  • Mapeamento de processos operacionais
  • Controle de insumos e produção
  • Gestão logística da cadeia de suprimentos
  • Redução de custos
  • Controle de todas as etapas do processo
  • Atendimento com mais agilidade

Isso tudo é possível com um sistema para o agronegócio. Caso você ainda tenha dúvidas sobre por onde começar a gestão agrícola, dê o primeiro passo conferindo as soluções que o sistema ERP da Limber pode te oferecer:

CTA
Categoria:Agro

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Suas informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.