Em 2021, o turismo registrou cerca de 150% de crescimento no e-commerce em relação a 2020, sendo um dos setores de maior crescimento nesse ano que passou, de acordo com o Governo Federal. Ou seja, com o retorno gradual das viagens após quase dois anos de recessão, aos poucos o turismo retorna com a sua força total e com novas tendências.
Isso porque mais do que nunca as pessoas estão determinadas a aproveitar melhor cada momento e fazer com que cada roteiro seja realmente inesquecível. Experimentar o mundo da forma mais significativa possível, essa é a meta da maioria dos brasileiros que estão planejando viajar.
Mas, é claro, o viajante também quer aproveitar esse momento com segurança, já que, apesar da vacinação em massa, lugares cheios ainda apresentam perigo de contágio do coronavírus. É por isso que o turismo pode sair ganhando se conciliar o oferecimento de novas experiências e todos os cuidados necessários neste momento ainda delicado.
Qualquer gestor de turismo vê a grande oportunidade de vender mais que foi lançada com essa nossa observação anterior, não é!?
Aproveitar este momento cheio de chances de crescimento para a indústria do turismo e impulsionar a receita é uma das principais metas dos gestores. Para isso, será necessário adotar estratégias para vender mais e se destacar em meio à concorrência.
Leia mais: Como aproveitar a alta temporada e o retorno das viagens para bombar o turismo?
Pensando nisso, separamos cuidadosamente algumas dicas e como colocá-las em prática para você pegar impulso no crescimento do turismo e vender muito mais:
Concentre esforços em marketing digital para turismo
Venda mais com pacotes de serviços turísticos
Invista em fidelizar viajantes para vender mais
Aposte na tecnologia como aliada do turismo
Concentre esforços em marketing digital para turismo
Temos certeza de que, se olhar para o lado, você deve encontrar várias novas empresas se desenvolvendo no mesmo nicho de negócios que o seu, justamente porque, como você já sabe, o seu mercado está em constante expansão.
Leia mais: Jornada do cliente no turismo: como atrair, reter e fidelizar
É por isso que uma das principais estratégias para vender mais é investir em marketing digital: ele te dá oportunidades para mostrar seu diferencial em um setor cada vez mais competitivo.
Veja 4 razões pelas quais o marketing digital é uma excelente estratégia para vender mais no turismo:
- Permite identificar seu cliente ideal
Em uma campanha de marketing digital, o primeiro passo é identificar o seu cliente ideal para produzir um material com base nos interesses dele. Quando você encontra esse perfil de cliente, suas chances de vender mais aumentam exponencialmente, porque todas as outras estratégias e investimentos são baseadas em um objetivo muito claro e você sabe como direcionar seus esforços.
- Favorece a atração de novos turistas
Com as estratégias certas de marketing digital você consegue atrair novos turistas. Aos poucos, com campanhas contínuas, você vai construindo a autoridade do seu atrativo turístico e deixando-o cada vez mais desejado pelos viajantes. Com o marketing digital, você consegue sair daquela máxima popular de que quem não é visto, não é lembrado.
- Possibilita oferecer uma boa experiência ao turista desde antes do início da viagem
Como você viu, o turista atual está buscando viver experiências inesquecíveis. Com o marketing digital, seu atrativo turístico oferece uma jornada incrível ao viajante antes da saída de casa. Desde o primeiro contato que ele tem com uma rede social sua, com uma comunicação facilitada pelo marketing digital, com um anúncio que o direciona diretamente para o contato com o comercial, entre outras situações, tudo isso diminui os desafios para efetivar a compra e melhora a experiência do viajante.
- Oferece destaque frente à concorrência
Uma estratégia de marketing efetiva te destaca frente à concorrência porque coloca você nas primeiras posições do Google, seja por meio de anúncios pagos ou por meio da geração de conteúdo de valor para seus visitantes.
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Precisamos ter em mente também que o turismo é mais vulnerável do que muitos outros mercados. A indústria turística fica refém de muitas situações. Quando há uma grande crise econômica, o primeiro dinheiro economizado normalmente é aquele que seria direcionado para viagens. Além disso, há outras adversidades, como estações do ano, demanda do consumidor e circunstâncias imprevistas, como desastres naturais, por exemplo.
E, diferente de outros segmentos, o turismo não permite que seu cliente teste o produto antes de adquirir. Por todas essas circunstâncias, o marketing turístico é ainda mais indispensável: você pode apostar em belas imagens, vídeos emocionantes do local, usar as avaliações de turistas satisfeitos que também passaram pela experiência para se destacar e muito mais.
Algumas formas de investir em marketing turístico são:
- Formar parcerias com promoções cruzadas.
- Estratégias dinâmicas para mídias sociais, como parceria com influenciadores.
- Planejar campanhas publicitárias que chamem a atenção dos turistas.
- Investir em vídeos e fotografias que ofereçam destaque aos diferenciais do atrativo turístico, como culinária, paisagem e tudo que possa agradar o viajante.
- Proporcionar uma boa experiência digital, como um site de qualidade e a comunicação online simplificada.
Colocando essas estratégias em prática, certamente seu ponto turístico vai atrair ainda mais visitantes determinados a viver uma experiência inesquecível.
Venda mais com pacotes de serviços turísticos
Como você viu, são muitos os fatores que podem influenciar no fluxo de vendas no turismo. Por isso, em épocas de baixa, acaba sendo essencial inovar e usar a criatividade para chamar mais público. Nesse sentido, uma opção é oferecer pacotes de serviços turísticos.
Veja formas de planejar e vender esses pacotes:
Combine os serviços
Pense em como os seus serviços podem se complementar. Por exemplo, se você tem um parque de diversões, pode oferecer um pacote que inclui a entrada e a refeição com um valor promocional. Ou então os bilhetes para duas atrações turísticas do parque.
São várias as opções de combinações que podem agradar os turistas. Essa estratégia pode te ajudar a vender mais porque gera a sensação de que o cliente está ganhando alguma coisa ao adquirir o pacote, além de oferecer o gatilho de que é uma oportunidade única.
Pense no seu turista ideal
Lembra que falamos sobre seu cliente turista ideal?
Pense nele na hora de planejar e também de divulgar seus pacotes. Caso seu viajante ideal seja o Lucas, de 26 anos, em busca de experiências inesquecíveis junto com sua namorada Mônica, um pacote com dois ingressos para seu parque temático, com direito a duas refeições e dois bilhetes para o seu zoológico pode ser exatamente o que ele está procurando.
Ofereça facilidade por meio de um pacote de serviços turísticos e assim você venderá muito mais. Crie opções personalizadas, sempre pensando em surpreender o viajante que procura por lugares como o seu.
Crie promoções
O mercado está em expansão e todo mundo quer viajar. Aproveite este momento e proporcione valores especiais e diferentes formas de pagamento para esses pacotes, especialmente para quem topar viajar em datas de baixa temporada.
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Se você combinar essas estratégias e divulgá-las de forma clara, tirar todas as dúvidas dos turistas e garantir a maior simplificação possível no momento de pesquisa e fechamento do negócio, certamente você vai vender mais no seu atrativo turístico.
Invista em fidelizar viajantes para vender mais
Você já se perguntou o que o seu cliente espera no momento de escolher o roteiro perfeito para sua viagem?
Será que ele está buscando uma viagem inesquecível que trará recordações incríveis para sua vida? Ou será que tudo que ele quer é relaxar e esvaziar a cabeça? O que o viajante está querendo viver no seu atrativo turístico, afinal?
Ao encontrar essa resposta, você saberá exatamente como oferecer a experiência perfeita para fidelizar os turistas que passam pelo seu atrativo. Fidelizando esses viajantes, eles com certeza indicarão o seu estabelecimento para outras pessoas que compartilham esse mesmo desejo de conhecer o mundo ou apenas relaxar depois de um período cansativo de trabalho.
O segredo para fidelizar viajantes e, por consequência, atrair novos é investir na experiência perfeita. Oferecer confiança, preço justo, atendimento personalizado e qualidade em todas as etapas, desde o primeiro contato até o pós-venda, são as melhores formas de fidelizar turistas.
Veja algumas formas de fidelizar clientes para aumentar as vendas no turismo:
Ofereça um bom atendimento: o tempo do turista é precioso
O bom atendimento hoje vai além de ter colaboradores que tratam os hóspedes com educação e animação.
Durante uma viagem, o turista quer aproveitar ao máximo o momento para curtir os atrativos turísticos. Então, mesmo que os viajantes sejam muito bem recebidos, eles não querem passar um tempão em filas para comprar os bilhetes ou fazer um pedido na praça de alimentação.
Ofereça um bom atendimento acabando com as filas e oferecendo tecnologia, totens de autoatendimento e aplicativos para otimizar os pedidos. Dessa forma, a experiência do cliente vai ser facilitada e ele com certeza vai querer voltar para aquele atrativo turístico que tratou o tempo dele como precioso.
Leia mais: 5 dicas para não errar na contratação de um software para atrativos turísticos
Proporcione benefícios para turistas que voltam
Pense em brindes, cartões fidelidade, promoções e infinitas outras formas de fazer seus clientes sentirem-se especiais. Quem não gosta de se sentir vip em algum lugar, não é?
Mostre para o turista que ele tem benefícios por voltar ao seu atrativo turístico e ele provavelmente voltará e, mais do que isso, indicará aos seus amigos e conhecidos.
Não esqueça do pós-venda
Mostre para o turista que você não esquece dele, assim como ele não esquece dos dias que passou no seu atrativo turístico.
Pedir o feedback dos hóspedes com formulários online, mostrar preocupação com opiniões na hora do check-out ou por redes sociais, investir na automação de e-mail marketing, entre outras formas de manter contato são ações que trazem muitos benefícios.
O primeiro deles é que o turista sente que não foi esquecido pelos lugares onde passou. O segundo principal é que, com esses feedbacks, você tem como saber o que precisa ser repaginado para atender melhor os viajantes, já que tudo deve ser feito com muita qualidade por você e por seus colaboradores.
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Há outras formas de fidelizar os viajantes. Você pode usar sua criatividade, mas não esqueça de sempre pensar em ações que fazem sentido para o seu cliente ideal. Investir em ações que não condizem com a personalidade do seu público pode ser dinheiro jogado fora. Mantenha seu cliente em foco e a fidelização será certeira!
Aposte na tecnologia como aliada do turismo
Por fim, nossa última dica, além de ajudar você a vender mais no turismo, também auxilia a organizar e a lidar com o grande fluxo de turistas que vai conquistar para o seu atrativo turístico.
O viajante 4.0 está cada vez mais exigente e você, gestor no mercado turístico, com certeza já sabe disso. Então, para atrair e fidelizar turistas, nada melhor do que apostar na tecnologia como uma aliada.
Leia mais: Como o sistema de turismo pode ajudar seu parque?
O primeiro passo é entender que o turista atual é ultraconectado e busca soluções digitais também em suas viagens. Por isso, oferecer e-commerce no turismo para que o cliente possa decidir e comprar com poucos cliques, sistemas de autoatendimento que acabam com as filas em bilheterias e praças de alimentação, entre outras soluções, é proporcionar agilidade e uma experiência bem dinâmica ao viajante.
Além disso, o gestor de atrativos turísticos também sai ganhando muito nessa integração entre turismo e tecnologia. Já pensou em como atender tanta demanda após colocar em prática todas essas dicas? Com a tecnologia, você consegue fazer a gestão com muito mais facilidade, controlando todas as entradas e saídas, lucros e custos do negócio, com eficiência e produtividade.
Assim, sobra tempo para você focar seus esforços em vender mais e aumentar sua receita.
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