O fim de novembro vem acompanhado por uma grande atração que é muito esperada por consumidores e empresas em todo o país: a Black Friday. Esse evento movimenta todo mundo, inclusive o setor de turismo, que pode aproveitar o momento para bombar suas vendas, principalmente neste pós-pandemia.
Afinal, a maioria da população está vacinada, os casos de covid-19 estão despencando e a vontade de viajar — que andava sumida — agora está voltando com tudo. Nada melhor do que as promoções de Black Friday para aquecer esse mercado.
Mas, para aproveitar esse momento, sua atração precisa desenvolver planos que sejam realmente eficientes para marcar sua presença digital, atrair clientes e fidelizá-los, para que continuem te visitando e recomendando a atração para amigos, mesmo fora da Black Friday.
Então continue a leitura, pois trouxemos um conteúdo incrível que vai te ajudar a se destacar na Black Friday.
Boa leitura:
Use a tecnologia para vender mais na Black Friday
Crie uma pré-campanha de Black Friday
Analise os preços dos concorrentes
Cupons de descontos + promoções imperceptíveis
Pós-pandemia, alta temporada e Black Friday: entenda as oportunidades atuais para o turismo
Para que sua atração consiga aproveitar a Black Friday ao máximo para atrair visitantes, é fundamental entender o cenário do mercado de turismo hoje.
Leia mais: Qual a perspectiva para a volta do turismo em 2022?
Primeiro, é preciso levar em conta que o setor foi profundamente afetado pela pandemia. Tivemos isolamento social, cancelamento de viagens, fechamento de fronteiras e o constante medo de contaminação que fez a venda de ingressos despencar. Sem falar nos períodos em que sua atração teve de realmente fechar as portas e não receber ninguém.
Mas, agora, estamos lentamente entrando em um momento de pós-pandemia, com uma retomada no turismo. As pessoas já estão voltando a viajar e não veem a hora de retomar uma normalidade em seus passeios, depois de quase dois anos em distanciamento social.
No entanto, é preciso considerar que essa retomada não é imediata e que o consumidor do turismo não é o mesmo de antes da pandemia. Há todo um processo de adaptação, que envolve, inclusive, os cuidados com a saúde.
Afinal, a pandemia não terminou completamente e os visitantes estarão atentos para o uso de álcool gel, a aferição de temperatura, o distanciamento e outros cuidados para reduzir ainda mais o risco de contaminação.
Nesse cenário, as viagens a trabalho ainda estão sendo mais frequentes. No entanto, muitas pessoas já têm buscado visitar entes queridos que não viam há tempos ou fazer a viagem que estava sendo tão sonhada durante a pandemia.
Sua atração pode aproveitar esse momento para oferecer o lazer fora de casa que essas pessoas tanto precisam.
Segundo notícia registrada no Jornal Estadão, apesar de a pandemia ter sido uma época turbulenta para o turismo, investidores têm confiado muito no potencial dessa retomada. Só para ter uma ideia, a previsão de investimentos em redes de hotelaria até 2025 é de R$6 bilhões.
A justificativa é que, conforme os hotéis buscarem meios tecnológicos para aproximar o cliente, os investimentos levarão lucros maiores do que o convencional.
Dessa forma, o setor de turismo pode aproveitar disso e construir planos voltados a essa nova realidade e aos novos desejos dos clientes.
Essa redução da preocupação com a pandemia vem acompanhada de duas outras importantes oportunidades para o turismo: a Black Friday e a alta temporada.
É a chance perfeita para atrair muito mais viajantes, vender ingressos e voltar a movimentar sua atração. O momento está tão propício que uma pesquisa divulgada pela revista Economia do Estado de Minas aponta que viagens estão entre os produtos mais procurados pelas pessoas nesta Black Friday.
Mas para explorar essas oportunidades, é preciso conhecer estratégias para vender mais. Continue sua leitura:
Use a tecnologia para vender mais na Black Friday
Para se destacar nesta Black Friday, entregar a melhor experiência ao visitante é crucial. Afinal, a pandemia potencializou o crescimento das redes sociais e um visitante satisfeito provavelmente vai compartilhar sua atração em fotos, vídeos, comentários e muito mais.
Isso fortalecerá sua presença digital e atrairá mais pessoas, afinal, todo mundo quer uma experiência positiva.
Pensando nisso, busque maneiras de otimizar a visita. Um ótimo exemplo é o uso de um totem de autoatendimento. Além de facilitar a venda, ele reduz as filas, cria uma experiência mais tranquila e evita a aglomeração de pessoas.
Leia mais: Conheça 4 benefícios de optar pelo autoatendimento?
Outra estratégia muito interessante e que vale ser ressaltada é a venda em e-commerce. Esse meio disparou durante a pandemia e a tendência é que continue crescendo.
Estratégias voltadas para as vendas online são o que têm mantido muitos negócios e mostrado ótimos resultados, tanto na parte de atrair clientes quanto fidelizá-los. Não deixe de aproveitar essa oportunidade no turismo.
Mas se você quer vender mais, não basta apenas contar com boas tecnologias para o turismo. Sua atração também precisa chamar a atenção e engajar os visitantes mesmo antes da Black Friday, para acender seu interesse e conquistá-los. Preparamos algumas dicas para isso. Confira:
Utilize o marketing digital para turismo
Nesta era digital, negócios que pretendem se fortalecer no mercado precisam abraçar a revolução tecnológica, e isso também vale para o turismo.
Essa transformação é muito maior do que a implementação de algumas tecnologias dentro de uma empresa. Ela significa estruturar planos que realmente reflitam o negócio offline no digital e que, dessa forma, exista um relacionamento humanizado com o cliente.
Pensando nisso, uma ótima opção é utilizar o marketing digital como um grande aliado para impulsionar a sua atração turística durante a Black Friday. Com ele, você conseguirá fazer as suas divulgações, interações e todo o engajamento nas redes sociais e na internet.
Nesse momento, é fundamental utilizar o Instagram para atrair mais visitantes. Nele você conseguirá fortalecer o interesse na sua atração, com fotos, vídeos e mais!
Outra grande vantagem é a de construir uma proximidade com seu cliente, que se sentirá mais confortável em visitá-lo, pois sempre estará atualizado sobre as novidades do seu negócio e pode conversar diretamente com sua equipe pelas redes.
Para tudo isso, pensar em estratégias para as suas publicações que atinjam o público desejado é fundamental. Você pode fazer isso utilizando hashtags importantes para o segmento e que sejam relevantes para a publicação.
Usar a localização também especificará melhor para o seu público a atração. Além de aguçar a vontade daqueles que já planejam o passeio, poderá atrair novos clientes que ficarão curiosos sobre o lugar.
Além de tudo, construa conteúdos que sejam atrativos e relevantes para o público, pois isso manterá o engajamento nas redes.
Leia mais: A indústria do turismo mudou, seu parque está preparado?
Crie uma pré-campanha de Black Friday
Usar o marketing digital para mostrar sua atração é essencial para a Black Friday, mas para aproveitar essa data de verdade, vale a pena construir uma pré-campanha desde já!
A ideia é ter um “esquenta” antes de tudo começar, apresentando suas ofertas e promoções mais interessantes, ou mesmo adiantando alguns descontos durante o mês.
Antecipe algumas das suas promoções e novidades que vão acontecer na Black Friday. Isso fará que seu negócio seja melhor reconhecido e você ganhe mais destaque nas telinhas dos clientes, tendo ótimos resultados.
Analise os preços dos concorrentes
Na hora de definir o que oferecer para seus visitantes, é importante avaliar como o mercado está trabalhando neste momento e analisar os preços estipulados por seus concorrentes.
Precisamos lembrar que, quando o público pensa em Black Friday, a primeira questão que vem à mente é: preços baixos e muitas oportunidades para realizar uma boa compra.
Pensando nisso, para que você realize uma decisão mais certeira e consiga sucesso nessa data, analise com cuidado os preços de seus concorrentes, mas lembre-se de fazer isso com antecedência para saber o que é plausível para o seu negócio.
Descontos + promoções imperdíveis
Como você já sabe, ser atrativo é fundamental para destacar o seu negócio na Black Friday. Portanto, temos algumas dicas para você de como fazer isso de uma forma estratégica e eficiente:
Crie cupons de desconto
Cupons de descontos são ótimas alternativas, por serem simples e práticas quando o objetivo é atrair clientes.
Além de criar uma dinamicidade para o seu negócio, pois quem ver o cupom poderá compartilhar com pessoas conhecidas, isso fará com que os consumidores prestem mais atenção na sua atração pelas oportunidades de compra que ela estará oferecendo.
Pacotes promocionais e brindes
Construir pacotes promocionais é uma estratégia muito utilizada em diversos segmentos e, também, uma das que mais funciona para atrair clientes. Você pode formar pacotes com preços reduzidos para grupos de visitantes durante a alta temporada, por exemplo.
Com isso, você aumentará o lucro da sua empresa e mostrará para seus clientes o que aquele passeio tem de mais interessante, desde que utilize uma boa estratégia de marketing.
Outra dica é oferecer a compra de um passeio e a pessoa ter a oportunidade de ganhar outro como um brinde, ou poder levar um acompanhante. Com essas estratégias você terá a chance de aumentar suas vendas.
Pense no seguinte exemplo: um grupo de pessoas que está querendo viajar e se depara com a sua oferta e acaba trazendo mais pessoas para a viagem por conta dela. Isso não será uma perda de dinheiro, mas fará com que seus serviços se tornem mais conhecidos e mais proveitosos para seus clientes.
Outra possibilidade é oferecer lembranças e souvenirs da visita como brindes. Podem ser canecas, camisetas, bonés ou outros itens que façam o visitante lembrar e espalhar a experiência para mais pessoas.
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