Dentro da logística do agronegócio, um dos principais pontos críticos é a gestão de pátio cerealista. Utilizada para tornar as operações de carga e descarga cerealista mais fáceis e centralizadas, já que os pátios logísticos e terminais de transbordo podem se tornar um grande problema.
Isso pois problemas que ocorrem mesmo no pátio podem afetar inteiramente a cadeia logística, fazendo com que atrase as entregas, extravio e danificação de produtos, entre outros.
Dessa forma, contar com uma gestão de pátio cerealista também vai tornar sua cadeia logística muito mais eficiente e impressionante para seus clientes, que passa a criar uma imagem de excelência da empresa.
Sendo assim a gestão de pátio apresenta como benefícios, portanto, um aumento significativo na confiabilidade e fidelização dos clientes, além de tornar o processo mais transparente para eles.
Portanto, para poder te ajudar a ter uma excelente gestão de pátio cerealista, separamos ao longo deste blog o que ela é exatamente, como fazê-la e ainda como otimizá-la por meio da tecnologia. Acompanhe:
Automatize etapas do fluxo de trabalho na gestão da cerealista
Minimize e organize filas de caminhões na gestão de pátio
O que é a gestão de pátio cerealista?
Para começar a explicar o que é a gestão de pátio cerealista, é preciso definir o que é o pátio, sendo este uma área extensa e anexa a empresa que possui grande importância para as operações logísticas.
É no pátio que vários veículos entram e saem para fazer carga e descarga, sendo uma espécie de estacionamento com espaço de manobra, além é claro de ser um lugar de espera para o condutor.
Já a doca é o lugar físico do pátio definido para realizar a carga ou a descarga, e, por conta disso, costuma ser próxima ou até mesmo ligada de forma direta ao armazém.
Portanto, trata-se de um local próprio e preparado com funcionários, paletes, empilhadeiras, carregadeiras e demais equipamentos necessários.
Diante disso, é possível compreender que quando um caminhão chega, a doca pode ainda não estar liberada para que ele realize a operação. Por conta disso, um processo de agendamento pode agilizar ainda mais a operação, assim, os motoristas devem chegar ao pátio com uma certa antecedência do horário marcado.
É aí que a gestão de pátio cerealista se faz necessária. Geralmente, a quantidade de motoristas para fazer carga e descarga é enorme e necessitam de algumas coisas como:
- Liberação na portaria
- Cadastro prévio
- Informações da carga
- Entre outros
Porém, mesmo após tudo isso o motorista ainda precisa aguardar no pátio por seu direcionamento e pelo aviso de que a doca está liberada para ele.
Dessa maneira, a transportadora responsável pelo caminhão precisa agendar previamente o horário para realizar a operação logística, sendo assim, informando os dados do motorista e do caminhão que farão o serviço e qual tarefa será realizada.
Ler mais: Tudo sobre commodities agrícolas
Portanto, uma gestão de pátio cerealista ajuda a evitar erros, furtos e a permanência desnecessária no local, além é claro de diversos outros problemas.
Como fazer a gestão de pátio cerealista no agronegócio?
Para garantir uma boa gestão de pátio cerealista, algumas medidas são necessárias. Acompanhe:
Estruture processos na gestão de armazenagem
Como você já sabe, o processo logístico envolve todos os serviços que se referem a movimentação de produtos, ou seja, abraça desde o fornecimento, passa pela produção e vai até a entrega ao cliente final.
Portanto, estruturar os processos logísticos em sua gestão de armazenagem é essencial, principalmente quando o assunto é recepção e expedição de grãos.
Sendo assim, é possível analisar a cadeia de processos para desenvolver um planejamento a fim de reduzir os gastos de forma segura e sem prejudicar a qualidade de seus produtos. Você pode contar com 5 práticas para isso:
- Mapear os processos logísticos e criar um planejamento;
- Implementar um processo de roteirização;
- Melhorar o relacionamento com seus fornecedores;
- Investir em automatização de processos;
- Contar com estratégias de armazenagem, controle de estoque, distribuição e originação.
Ler mais: A importância do relatório gerencial no agronegócio
Automatize etapas na gestão da cerealista
É fato que toda cerealista conta com uma série de processos para que possa funcionar de maneira eficiente, desde antes da chegada do caminhão para a carga e descarga dos produtos até o escoamento.
Portanto, investir na automação do fluxo de trabalho é uma prática simples que torna as atividades rotineiras totalmente automatizadas. Dessa forma, diminuindo ainda mais as chances de que erros e falhas ocorram, principalmente já que não existirá a necessidade de interações humanas.
Assim, você passa a realizar a gestão e o controle desses processos de forma automatizada, tais como:
- Classificação integrada de grãos;
- Cadastro dos veículos e motoristas que fazem o processo de recepção e expedição;
- Pesagem automática, com envio de dados simultaneamente;
- Captura de imagens na entrada e na saída de veículos com dia e hora informados;
- Entre outros.
Minimize e organize filas de caminhões na gestão de pátio
Um dos principais problemas na gestão de pátio com toda certeza é a organização de filas de automóveis. Portanto, a capacidade de recebimento de veículos do pátio e do armazém devem ser organizadas de acordo com seu fluxo, que precisa ser organizado mesmo com um fluxo baixo para evitar maiores problemas.
Ler mais: Como ter mais vendas no agronegócio: dicas fundamentais!
Sendo assim, é necessário facilitar o fluxo de entrada e saída de caminhões para evitar filas, além de gerenciar a circulação das pessoas para que tudo aconteça de forma ágil.
Por fim, você também pode contar com a possibilidade de integração de balanças automáticas com seu software de armazém para que os dados cadastrados sejam corretos e erros na pesagem não ocorram.
Como melhorar a gestão de pátio cerealista com o uso de tecnologia?
Além da balança automática, você pode contar com outros recursos tecnológicos para melhorar ainda mais sua gestão de pátio cerealista, conseguindo automatizar grandes partes dos processos e funções humanas e gerenciando totalmente a armazenagem de sua empresa e sua frota.
Isso tudo é possível com Sistemas ERP do Agronegócio, que além de permitirem um maior controle nas operações e processos de armazenagem, também afetam positivamente toda a sua gestão de cereais.
Com o Limber Agro você tem a organização operacional e a logística de distribuição inteiramente na palma da mão, integrando todos os dados em tempo real, facilitando a organização de informações e simplificando processos.
Ler mais: Inovação no agronegócio: tudo o que é necessário para levar tecnologia no campo
Desde a produção de sementes, recebimento de grãos, gerenciamento da frota, processos de vendas, recebimento, armazenagem e transferência, sem contar com a gestão integrada de movimentações contábeis, fiscais e financeiras, o que vai te permitir reduzir ainda mais os gastos de sua empresa.
Portanto, com Limber Agro você conta com:
- Controle de produção e tratamento de sementes;
- Controle de recebimento de cargas e gerenciamento de frotas (armazenagem);
- Gerenciamento de cargas de vendas ou transferências.
Resolva os problemas em sua gestão de pátio cerealista e ainda conte com o controle total dos processos de sua empresa cerealista, aumentando a produtividade, reduzindo custos, automatizando processos e muito mais! Conheça o Limber Agro: