por limber, 22 de novembro de 2021

Como melhorar o gerenciamento de frotas no agronegócio?

O sucesso no agronegócio passa por uma boa gestão de frotas. Por isso, aliar tecnologia e técnicas modernas é o ideal para atingir esse objetivo. Descubra quais são as melhores estratégias para otimizar as suas frotas.

Como melhorar o gerenciamento de frotas no agronegócio? | Limber

O mercado do agronegócio é um dos mais fortes do Brasil, mantendo todo ano um crescimento que influencia diretamente o PIB do país, chegando a ter mais de 25% de participação no resultado total.

Não é à toa que o setor é tão competitivo. Por isso, para você fazer parte desse crescimento, seu agronegócio precisa ter um bom gerenciamento de frotas, que é parte crucial para o funcionamento da sua empresa.

A Limber é especialista em auxiliar nesse tipo de problema com um sistema de ERP eficiente e moderno.

O gerenciamento de frotas vai de coisas simples, desde saber quantos caminhões você possui, até coisas avançadas, como planejar as melhores rotas a serem seguidas pelos seus motoristas.

Por isso, vem entender o que é a gestão de frotas na prática e como fazer um bom gerenciamento no agronegócio. 

Uma gestão de frotas organizada otimiza o trabalho no agronegócio  
Como deixar o gerenciamento de frotas mais eficiente
A tecnologia é a principal ferramenta na gestão de sua frota no agronegócio

Uma gestão de frotas organizada otimiza o trabalho no agronegócio  

Essencialmente, fazem parte das frotas do agronegócio todos os veículos que são usados na empresa, sejam eles para cultivo, colheita ou para entrega de produtos. Quanto melhor você gerir e administrar esses veículos, maior será o seu retorno financeiro.

Leia mais: Como ter mais vendas no agronegócio: dicas fundamentais!

Assim, quando se fala em veículos em uma empresa de agro, eles estão profundamente ligados à logística da empresa. Por isso, a primeira coisa que se deve levar em conta em uma boa gestão de frotas é a parte que engloba a administração de caminhões e máquinas. 

Muitas coisas estão relacionadas a administrar essa logística de gestão de frotas. Listamos as principais:

  • Colaboradores: são as pessoas que estão envolvidas diretamente com os veículos, principalmente o motorista, já que é ele que faz o transporte ou os demais serviços da frota. 
  • Combustíveis: saber onde, quando, e quanto está sendo gasto o combustível ajuda muito na hora de fechar o gerenciamento da sua frota.
  • Manutenção de máquinas: tudo que está ligado aos veículos e precisa de reparos gradativos deve ser levado em conta. Isso envolve, por exemplo, pneus, carroceria, parte elétrica, mecânica, etc.
  • Rotas: traçar as rotas com inteligência é uma excelente estratégia para perder menos tempo e economizar combustível, além de evitar rotas muito trafegadas e áreas de risco.

Essas são algumas das coisas a se considerar na hora de gerir sua frota no agronegócio, porque se o processo for bem organizado, as vantagens se espalharão para outras partes da sua empresa.

Certifique-se de manter a logística bem ajustada, para que o dinheiro não seja gasto em vão e se houver algum problema ele possa ser rapidamente identificado e resolvido.

Como deixar o gerenciamento de frotas mais eficiente

A gestão de frotas existe há décadas, mas durante muito tempo ela foi feita de forma manual. Todo o processo, desde a manutenção do maquinário até o controle da quantidade de caminhões e funcionários, acontecia no papel e na caneta.

Dessa forma, o processo se tornava mais passivo ao erro. Por isso, a tecnologia veio para automatizar esses trabalhos de forma a aumentar a produtividade e diminuir a carga de responsabilidade das pessoas.

Além disso, com o passar do tempo novas técnicas também surgiram para ampliar as formas de gerir as frotas de forma inteligente.

Ao conectar tecnologia e estratégias, a organização da frota torna-se mais simples e automatizada. Assim, seus funcionários têm mais tempo para focar em outras tarefas importantes.   

No entanto, como aliar tecnologia e novas técnicas com a gestão de frotas?

Como melhorar o gerenciamento de frotas no agronegócio? | Limber

A resposta mais curta é: conhecer o que você está gerenciando. Isso é, seus veículos. Esse é o ponto de partida para gerenciar bem suas frotas de agronegócio.

Quantos veículos eu tenho? Qual o estado dessas máquinas? Eles estão com a quilometragem alta? Como está o custo mensal desses caminhões?

Tendo todas essas respostas em mãos, o início de um bom gerenciamento já foi dado. Agora é hora de conciliar essas informações com tecnologia e técnicas para que as frotas sejam geridas da melhor maneira.

Primeiramente, vamos pensar nas estratégias, depois vamos focar na tecnologia.

Treinamento e reconhecimento de funcionários

Nesse sentido, é essencial montar uma equipe de confiança e que seja totalmente treinada para lidar com as mais diversas situações. Um processo de gestão de frotas envolve um grupo, não uma única pessoa.

Por isso, sempre mantenha toda sua equipe informada sobre os processos que envolvem o gerenciamento dos seus veículos. É fundamental que todos entendam o que cada um faz, para valorizar o trabalho alheio.

A melhor forma de manter todos os seus colaboradores a par da situação é com treinamento. Se todos eles entenderem o processo, o produto final será bem melhor gerenciado.

Com isso você ganha confiança e funcionários que realmente vão se dedicar ao máximo para fazer o seu agronegócio ser o melhor, porque nada reflete melhor no desempenho do que o reconhecimento da importância do seu trabalho.

Outra forma positiva que o treinamento tem para contribuir para sua gestão de frotas é com a evolução dos seus funcionários no que diz respeito às práticas técnicas, como:

  • Economia de combustível
  • Manutenção periódica de veículos
  • Organização de rotas
  • Otimização de colheitas

Todos esses processos são fundamentais para uma gestão de frotas no agronegócio. 

Relatórios dos gastos das frotas

Entender com o que e onde você está gastando é parte fundamental do processo de gestão da frota, afinal, ninguém quer perder dinheiro. Em vista disso, receber relatórios mensais ou semanais, dependendo da sua necessidade, impulsiona suas estratégias de gestão de frotas.

A informação precisa ser constante, principalmente dos veículos, que estão sempre rodando e podem apresentar problemas. Se algum problema aparecer, tendo os relatórios, ele será facilmente identificável. 

Lembre-se de manter esse processo ativo em duas etapas, geral e individual, porque dessa maneira, a contabilização se torna um processo mais simples e rápido.

Para ter esses relatórios em mãos, é válido contar com a tecnologia. Um bom sistema de gestão no agronegócio precisa oferecer esse controle de qualidade de forma prática e otimizada.

A política da empresa precisa ser clara e bem definida

Toda empresa tem suas regras internas. São elas que mantêm o bom funcionamento do estabelecimento. Mas, geralmente, elas são flexíveis, para se adaptar às necessidades da empresa e dos funcionários.

No entanto, as políticas relacionadas à gestão de frotas precisam ser bem definidas para que as diferenças no balanceamento e resultados não se tornem problemáticas com o passar do tempo.

Por isso, tenha bem definida a sua política em relação ao gerenciamento de frotas. É ela que vai alinhar o pensamento da empresa com quem está diariamente em contato com os veículos.

Se os dois lados entenderem o que cada um quer, as coisas se tornarão simples e tranquilas na hora de documentar as necessidades do veículo, e principalmente do condutor. E se surgir alguma emergência todos estarão preparados para lidar com ela eficientemente.

A tecnologia é a principal ferramenta na gestão de sua frota no agronegócio

Como melhorar o gerenciamento de frotas no agronegócio? | Limber

Nós já definimos as estratégias e políticas necessárias para uma ótima gestão de frotas, mas agora é preciso se aprofundar na tecnologia, sua principal aliada nesse gerenciamento.

Todos os planos para amplificar sua logística passam por controle, sem isso é pouco provável que seu negócio dê certo. E o que melhor do que a tecnologia para oferecer domínio das suas operações hoje em dia?

Um sistema de gestão para o agronegócio oferece as ferramentas necessárias para obter esse controle. Quantidade de veículos, funcionários, tarefas alocadas, saída e entrada de produtos: tudo fica muito mais fácil e acessível com a tecnologia.

Escolhendo o sistema ideal para o agronegócio, você controla todas essas funcionalidades e mantém sua frota na estrada ou no campo a todo o vapor.

É por isso que parte do processo tecnológico é entender o que o seu software atual faz por você. Ele cobre todas as necessidades da sua empresa? Se não, talvez sua melhor opção seja trocar por um que atenda todas as suas necessidades.

Uma funcionalidade necessária para um sistema de gestão de frotas, mas que ainda não é muito comum em vários desses programas, é o controle de infrações. As estradas brasileiras são muito movimentadas e vigiadas, por isso é importante entender o que está causando essas infrações.

Isso não é necessariamente para ser usado de forma punitiva, mas sim para capacitar seus condutores a melhorarem e entenderem a importância de não tornar esses erros algo comum.

Neste sistema de controle de infrações também são encontradas soluções para diminuir os gastos, traçando os perfis dos veículos e dos motoristas. Parte fundamental para identificar de onde estão vindo os custos. 

Então, se seu sistema de gestão do agronegócio estiver bem aliado com suas estratégias, o gerenciamento de frotas vai ser feito de forma impecável, aumentando a produtividade da gestão como um todo!

Quer conhecer soluções que atendem a essas necessidades, com gestão de frotas, mapeamento de procedimentos, indicadores de produtividade, controle da distribuição e muito mais? Então acesse nosso site.

Categoria:Agro

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Sua informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.