Os fatores visuais de uma atração turística, como beleza e limpeza, sempre foram muito levados em conta na hora de o visitante decidir qual local visitar ou se hospedar.
E agora, com o mundo digital, isso se tornou ainda mais importante, graças às redes sociais: veículos de comunicação e interação social que, se utilizados de maneira correta, podem alavancar seu negócio.
O marketing digital pode ajudar a atrair mais visitantes por meio de divulgações, interações e engajamento em redes sociais de atrações turísticas. Dito isso, nada melhor do que o Instagram para te ajudar a divulgar o seu estabelecimento.
Concentrando mais de 1,2 bilhões de usuários ativos na rede, o Instagram é a rede social perfeita para apresentar visualmente a beleza, produtos e serviços que a sua atração tem a oferecer.
Segundo uma pesquisa realizada pelo hoteis.com, 41% dos visitantes preferem olhar o Instagram para ter ideia de fotos e de quais atrações turísticas visitar. E esses números são de 2019, ou seja: antes da pandemia. Agora, com o período do isolamento social, a importância das fotos no Instagram se tornou ainda maior!
Pensando nisso, elaboramos este artigo para apresentar dicas de como aproveitar o Instagram a fim de atrair mais visitantes.
Invista em profissionais de fotografia para captar a beleza de sua atração turística
Mostre o cotidiano de sua atração turística no Instagram
Utilize estratégias para que suas publicações atinjam o público desejado no Instagram
Utilize o Reels do Instagram para criar vídeos de experiências em sua atração turística
Aproveite os stories para gerar interações com mais visitantes
Divulgue conteúdo e informações relevantes sobre sua atração turística
Invista em profissionais de fotografia para captar a beleza de sua atração turística
Buscar por atualizações em seu negócio é essencial para que ele possa crescer, principalmente se a atração quer aumentar sua receita ou atrair mais visitantes. Em relação ao Instagram, buscar por inovação também é necessário para conquistar o público, e uma boa atualização em seu negócio pode ser a contratação de um profissional de fotografia para isso.
Leia mais: A indústria do turismo mudou, seu parque está preparado?
Invista em alguém criativo, com uma perspectiva boa em captar experiências e lugares, e que tenha material profissional para uma maior qualidade nas fotos. Fotos captadas pelos smartphones de última geração são ótimas, mas ainda não são tão boas quanto as fotos capturadas e editadas por profissionais com câmeras de qualidade.
Contar com um time de marketing digital, com um especialista em social media para a divulgação, também ajudará a atrair mais visitantes e gerar mais engajamento no Instagram. Algumas agências também já contam com fotógrafos profissionais dentro do time, o que facilita todo o processo, concentrando o trabalho em um só lugar.
Mostre o cotidiano de sua atração turística no Instagram
Apresentar o dia a dia de sua atração turística vai manter seus seguidores engajados e instigados a querer provar dessa experiência. Foque em uma divulgação que mostre o lado humano dessa atração, por exemplo em zoológicos, mostre as interações entre os tratadores e os animais.
Leia mais: Atendimento humanizado no ambiente de turismo
Divulgue também as possibilidades da sua atração, como trilhas e atividades radicais, eventos especiais, tours, brinquedos, shows, espetáculos, passeios e etc. Capturar a essência de tudo isso é fundamental. Foque em pessoas sendo felizes, apaixonadas e vivendo realmente a emoção que sua atração proporciona.
A gastronomia oferecida também pode ser levada em conta na hora de escolher uma atração turística para visitar. Capriche em fotos de pratos bem preparados e bebidas refrescantes, e aposte em culinárias de diferentes culturas para instigar seus visitantes a provar aquilo que é diferente.
Utilize estratégias para que suas publicações atinjam o público desejado no Instagram
Estratégias de divulgação no Instagram, como o uso de hashtags relevantes, ajudam a especificar melhor o seu público-alvo e direcionar seu conteúdo para ele.
É importante atentar-se a quais hashtags coincidem com sua atração turística e não usar as chamadas “hashtags banidas”, ou seja, aquelas que contribuem para a disseminação de conteúdo inapropriado, segundo o Instagram, que podem prejudicar seu perfil.
Utilizar a localização também especificará melhor seu público-alvo de acordo com a região, o que é vantajoso principalmente para atrações turísticas locais em alta temporada de visitantes.
Definir seu público-alvo e criar conteúdo para ele também é um fator importante. Um exemplo seria em parques que promovem atividades radicais, em que manter uma linguagem próxima de pessoas que buscam emoção e adrenalina e um conteúdo relevante com o que elas buscam pode ajudar bastante.
Utilize o Reels do Instagram para criar vídeos de experiências em sua atração turística
O Reels é uma ferramenta do Instagram para gravar pequenos vídeos (até 30 segundos) e é concorrente do famoso TikTok, tendo a mesma funcionalidade. É interessante apostar em gravar as experiências que sua atração turística proporciona para comover e convencer potenciais visitantes.
Também pode-se levar em consideração a contratação de um influencer que entenda da ferramenta e possa gravar e divulgar essas vivências proporcionadas pela sua atração turística no Instagram.
Foque na ideia do sentimento e da memória proporcionados pela sua atração turística, mas, é claro, não deixe de captar a beleza do lugar junto a tudo isso.
Aproveite os stories para gerar interações com mais visitantes
Muitas vezes, uma única foto bonita que instigue sentimentos pode ser o suficiente para gerar grandes interações em perfis de atrações turísticas. Fotos encantadoras são capazes de captar uma grande quantidade de curtidas, comentários e ainda compartilhamentos nos stories.
Inclusive, outra ferramenta interativa que pode ajudar a impulsionar o seu negócio são os stories. É uma boa ideia compartilhar conteúdo com caixas de perguntas, votações, enquetes, ou ainda publicações de seus visitantes que marcaram sua atração e que estão ou estiveram no local.
Apostar em depoimentos de visitantes e nos bastidores de sua atração turística também pode ser uma forma de interagir e mostrar o lado humano do local. Também é viável utilizar os destaques dos stories para registrar por mais tempo o que você achar relevante.
Criar correntes pode ajudar na interação, como “poste a foto em nosso estabelecimento que você mais gosta e vamos compartilhá-la em nossos stories”. Isso vai fazer com que sua conta ganhe mais relevância no algoritmo do Instagram e apareça mais para seu público.
Divulgue conteúdo e informações relevantes sobre sua atração turística
Como falamos anteriormente, produzir conteúdo para as redes sociais é uma coisa muito importante para a divulgação e pode atrair mais visitantes para sua atração turística.
Para aqueles que não contam com uma empresa especializada em marketing digital, criar conteúdos relevantes pode ser uma tarefa difícil. Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem te ajudar:
- Conheça seus visitantes: saber quem frequenta sua atração turística é a base para a criação de conteúdo no Instagram. Isso vai delimitar as suas postagens pelo que seu público-alvo procura e quer saber.
Definir personas (personagens fictícios que representam os visitantes ideais de sua atração turística para o marketing), pode ajudar ainda mais a especificar o conteúdo que seu público-alvo tem interesse em ver.
- Saiba qual linguagem utilizar: isso é essencial para abordar e falar com seus visitantes pela maneira correta com que eles se comunicam. Além de melhorar seu relacionamento com os clientes, isso vai fazer com que eles compreendam melhor seu conteúdo e ainda sintam mais vontade de interagir.
- Tenha empatia: para produzir conteúdos relevantes, é necessário se colocar no lugar dos visitantes. Pense em como cada postagem vai ajudá-los, ou como vai resolver seus problemas. Pergunte-se qual reação você procura causar com ela e também se ela vai ofender alguém. Tudo isso são perguntas importantes que devem ser feitas na hora de elaborar seu conteúdo para suas atrações turísticas.
- Varie seu conteúdo: evite postar sobre a mesma coisa ou no mesmo formato o tempo todo. Procure variar seu conteúdo e aproveitar de todos os tipos de postagens, como fotos, vídeos, boomerangs e etc.
- Tenha um calendário de controle: publicar aleatoriamente pode ser um empecilho em sua rotina. Criar conteúdo leva tempo, desde a pesquisa até a publicação. Garantir o tempo para isso é necessário.
- Responda às interações de seus visitantes em seu Instagram: sem parecer que você é um robô no automático, procure sanar dúvidas, interagir e conversar com seus seguidores. Isso pode ajudar a levar mais visitantes à sua atração turística pelo simples fato de sua empresa ser atenciosa. Vale lembrar de sempre ter gentileza e educação!
- Mantenha a essência e a identidade de sua atração turística no Instagram: manter uma identidade nas redes sociais vai dar um lado ainda mais “humano” ao seu negócio. Isso não significa, necessariamente, criar uma pessoa virtual como vem ocorrendo em empresas como a Lu da Magazine Luiza, mas definir um manual de identidade sobre como sua empresa se comporta no meio digital pode ajudar.
Não se deve esquecer das informações essenciais. É importante divulgar onde sua atração se localiza, quais os serviços prestados, os preços de seus roteiros de viagens e outros serviços, hotéis e restaurantes próximos (ou dentro da atração). Tudo o que o turista pode vir a aproveitar, tanto em sua atração turística como em sua região.
Com isso, é possível perceber como a tecnologia pode mudar totalmente seu negócio para melhor, seja pelas divulgações em redes sociais, integração de processos por meio de sistemas ERP, transporte facilitado e muito mais.
Leia mais: Como o sistema de turismo pode ajudar seu parque?
Entender e aproveitar essas ferramentas pode ser a diferença entre o sucesso de uma empresa e a falência de outra que não procura pela inovação e atualização de mercado.
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