Seja em parques, clubes, zoológicos, bondinhos ou qualquer outro tipo de passeio, os principais grandes problemas dos gestores de atrativos turísticos são as filas gigantes que atrapalham a experiência do turista, a baixa capacidade de atendimento e a falta de controle nas vendas e lucros.
A boa notícia é que existe uma solução para tudo isso: aproveitar os benefícios da tecnologia e contratar um sistema para turismo integrado, com funcionalidades que permitem a melhoria na gestão e a automatização de passeios.
E o melhor de tudo é que está cada vez mais fácil obter um sistema customizado para as necessidades da sua atração turística, sem precisar ter uma equipe de TI especialista no desenvolvimento desses programas.
Entretanto, você, gestor, ao procurar sobre o assunto, vê que há no mercado uma lista imensa de opções de software para atrativos turísticos e se questiona: como escolher o melhor? O que levar em conta na hora de contratar?
Pensando em responder todas as suas dúvidas, preparamos este artigo para você descobrir se precisa mesmo de um sistema e 5 dicas do que levar em conta na hora de contratar o software certo. Aproveite a leitura!
Importância de um software para turismo
Avalie a adequação do sistema aos processos do seu atrativo turístico
Analise o custo-benefício para seu negócio turístico
Verifique o suporte e a manutenção garantidos pela empresa especialista em turismo
Consulte o portfólio da empresa desenvolvedora do sistema
Priorize a experiência do turista
Importância de um software para turismo
Você já parou para pensar no que seu turista prioriza no momento da escolha do roteiro de atrativos turísticos para visitar?
Pense com a gente: hoje, grande parte da geração de viajantes planeja, gerencia e reserva os seus passeios de maneira totalmente online. Ele gosta do autoatendimento, de escolher com calma, no conforto do seu lar e por conta própria, onde quer passar as férias.
Ou seja: o turista valoriza a digitalização, a eficiência e o conforto de poder escolher, com poucos cliques, viver uma experiência turística.
Leia mais: Qual a perspectiva para a volta do turismo em 2022?
Nessa linha de raciocínio, o viajante encontrou seu local na internet, seja nas redes sociais ou em algum site de vendas de ingresso para pontos turísticos. Achou tudo incrível, e comprou os bilhetes para conhecer o lugar, tudo de forma 100% digital.
Entretanto, ao sair de férias e finalmente ir até seu atrativo, nada era aquilo que ele pensava. A experiência 100% digital foi por água abaixo, ele precisou enfrentar filas imensas porque a capacidade de atendimento do local é muito baixa para a quantidade de público.
- O turista valoriza muito as férias, por isso, é preciso valorizar o tempo dele para que ele volte e indique seu local.
Ter um sistema com integrações para o turismo e automatizações de passeios é uma forma de enriquecer a experiência do viajante. Se ele chegar até o local e encontrar totens de autoatendimento, com zero filas, pode ter certeza que seu atrativo vai subir muito no conceito dele.
Leia mais: Como oferecer experiências mais humanas no turismo para lotar a sua atração turística?
Além disso, ter um software de gestão para atrações turísticas oferece uma série de outros benefícios, não só para o cliente, mas também para você, gestor.
Com a automatização de passeios, sua capacidade de atendimento é muito maior, uma vez que totens com software garantem autonomia para o viajante, diminuindo consideravelmente a necessidade de colaboradores no local.
Temos duas vantagens aqui: mais clientes e menos custos com funcionários. Isso faz com que o autoatendimento seja um investimento muito positivo.
Outro fator muito importante é que, com um software para atrativos turísticos, é muito mais fácil controlar as vendas e, por consequência, os lucros do local.
Isso porque o sistema é integrado. Com essa tecnologia, todo dinheiro que entra em alimentação, bilheteria para atrativos, recarga de cartões de consumo, lojas ou em qualquer outra situação, ficará registrado nesse sistema, tornando a gestão financeira do atrativo muito mais simples.
Dessa forma, é mais fácil conseguir estabelecer metas de crescimento para o local, já que a situação financeira estará muito clara.
Essas são apenas algumas das principais vantagens de automatizar seu parque: oferecer uma experiência digital e eficiente para o turista, aumentar o fluxo de pessoas no seu atrativo e estabelecer metas de crescimento que cabem perfeitamente no seu bolso.
Leia mais: Como o sistema de turismo pode ajudar seu parque?
Por fim, quando você automatiza tudo que pode ser automatizado no seu negócio, sobra mais tempo para você focar em aprimorar a experiência do seu cliente e alavancar seus ganhos.
Agora que você já não tem mais dúvidas sobre o que a sua empresa tem a ganhar com integrações para o turismo, confere nossas dicas para não errar na hora de escolher o software perfeito para o seu atrativo turístico:
Avalie a adequação do sistema aos processos do seu atrativo turístico
Não é tão simples encontrar um sistema pronto que se adapte às necessidades das atrações turísticas. É por isso que os gestores da área de turismo devem considerar muito a capacidade de o sistema se adequar ao seu negócio.
Um software capaz de integrar processos de diferentes pontos de venda de forma totalmente eficiente, sem a necessidade de uma enorme lista de sistemas, que facilita a circulação de informações, que se adapta à rotina e tem capacidade para corrigir os problemas dela é uma mão na roda para quem trabalha com turismo.
É por isso que, no momento de escolher um software, escolha um que pode ser customizado para sua necessidade.
Analise o custo-benefício para seu negócio turístico
Temos certeza de que você não gosta de ter custos desnecessários. Ninguém gosta. É por isso que, ao escolher um sistema, é indispensável levar em conta o quanto ele vai reduzir os custos e proporcionar economia a longo prazo.
É muito mais barato adquirir um software com a capacidade de ser adaptado para sua necessidade do que mandar fazer um sob medida para o seu negócio. No final das contas, os resultados são igualmente bons, mas o impacto é sentido no orçamento do caixa do seu ponto turístico.
Como você já sabe, um sistema com tanta qualidade é capaz de reduzir significativamente seus gastos com mão de obra. O custo-benefício é o melhor possível, porque você maximiza a entrada de pessoas no local com o autoatendimento e ainda reduz o custo para tê-las lá.
Verifique o suporte e a manutenção garantidos pela empresa especialista em turismo
O sonho de qualquer empreendedor, inclusive no mercado turístico, é ver seu negócio crescer. Com esse crescimento, é claro que será necessário modificar alguns dos processos do local, para se adaptar às novas demandas.
Nesse percurso, fazer alterações no software pode se tornar indispensável. Então, no momento de escolher o seu, tenha o cuidado de contratar uma empresa que ofereça suporte e manutenção de qualidade, além de ter flexibilidade para realizar ajustes quando for preciso e não deixar você na mão.
Dessa forma, você mantém seu sistema sempre em perfeito funcionamento e atualizado, assim como o seu local turístico.
Consulte o portfólio da empresa desenvolvedora de sistemas para turismo
Quando um viajante vai escolher o rumo das suas férias, ele presta atenção em alguns detalhes, como as fotos do lugar, as avaliações dos outros visitantes e as experiências que outros conhecidos tiveram nesse mesmo local.
Na contratação de um sistema para turismo, esse mesmo raciocínio deve ser seguido. Nada de contratar um sistema às escuras, sem saber o que está sendo adquirido. Portanto, consulte o portfólio da empresa na qual você está realizando um orçamento.
Para isso, veja quais tipos de sistema ela já desenvolveu, quais outras atrações turísticas já foram atendidas por ela e como foi a experiência desses clientes.
Escolha uma empresa especializada em turismo, porque a tendência é que ela conheça muito melhor a necessidade dessa área, além de entender bem melhor como é a rotina dos gestores de atrativos turísticos, já que ela dedicou seu tempo e investiu recursos para que seus funcionários se dedicassem no estudo desse ramo.
Priorize a experiência do turista
Ao investir em automatização de passeios, é indispensável fazer a escolha com a preocupação em melhorar a experiência do viajante.
Isso porque o turista não quer mais apenas um bom quarto, um bom serviço de hospedagem e um lugar bonito para olhar. Ele quer viver uma experiência personalizada que enriqueça sua bagagem cultural.
Por isso, descomplique ao máximo a jornada dele no seu atrativo turístico para que ele viva essa experiência sem ruído algum.
Com esse foco, repare se o sistema para turismo possui uma interface bem feita, agradável e intuitiva para que o turista não perca muito tempo tentando entender como utilizar o totem, ou precisando chamar alguém da equipe para ajudá-lo. Assim, ele pode aproveitar melhor o passeio livre de estresse e qualquer contratempo.
___________________
Com todas essas dicas, vai ser muito difícil errar na contratação do software perfeito para o turismo, que otimiza o tempo do gestor e dos colaboradores e torna a experiência do viajante inesquecível.
Se você deseja saber mais sobre um sistema integrado e completo, que considera todas as dicas que levantamos nesse texto, conheça a solução da Limber, especialista em soluções para o mercado turístico: