por limber, 07 de março de 2022

Como fazer promoções no varejo que entreguem resultados?

Veja quais são as melhores estratégias de promoções para varejo e quais erros não podem ser cometidos para que suas campanhas tenham sucesso e sua empresa saia lucrando.

Dicas para fazer promoções no varejo que deem resultado | Limber

Utilizadas para atrair clientes, as promoções representam grande parte do lucro obtido no faturamento do setor varejista. Porém, é necessário criar estratégias certas para promoções no varejo de forma que seu negócio não saia no vermelho. 

Seja nas vendas online com o e-commerce ou em vendas físicas, é de extrema necessidade que negócios do setor varejista adotem essas estratégias promocionais para aumentar sua lucratividade e ter mais competitividade de mercado.

Por conta disso, também é importante saber que nem todas as ofertas e promoções vão beneficiar seu negócio, ou seja, é preciso ter planejamento na hora de formar promoções e escolher o método certo para seu negócio.

Pensando nisso, ao longo deste blog você vai encontrar algumas das principais estratégias de promoção no varejo, além é claro de erros que não se pode cometer para ter uma campanha de sucesso. Acompanhe! 

Escolha o tipo de promoção para varejo que vai beneficiar seu negócio

Para fugir de promoções no varejo que não levam bons resultados para sua empresa, é preciso escolher as que mais adequadas a realidade de sua empresa, veja algumas delas:

Promoções de Cashback

Se você não apresenta muitos clientes de recompensa em sua loja, essa promoção vai te ajudar muito.

Dicas para fazer promoções no varejo que deem resultado | Limber

Realizar uma promoção com produtos de cashback vai levar muitas oportunidades de recompra para o cliente, isso pois ele vai sentir que precisa voltar a sua loja para gastar o valor recebido.

Porém, é preciso ter sua gestão financeira em dia para poder definir a porcentagem de cashback de forma que isso não afete sua empresa. Para te ajudar nisso, você pode contar com o Limber Go, que possui quatro módulos para ajudar na precisão e no acompanhamento financeiro:

  • Módulo de vendas
  • Módulo financeiro e bancos
  • Módulo compras e estoque
  • Módulo caixa PDV

Promoções pague e leve

Esse tipo de promoção é perfeito para quem está com o estoque cheio e sem movimentação de compra ou muitos produtos próximos da data de validade.

Leia mais: Varejo: por que demanda e estoque precisam andar alinhados?

Sendo assim, você pode formular estratégias de promoção no varejo oferecendo mais produtos por um valor mais baixo. Dessa maneira, você aumenta as vendas e a movimentação desse produto no mercado.

Porém, para fazer esse tipo de promoção é necessário ter um controle de estoque preciso e eficaz. Para isso, o módulo compras e estoque do Limber Go pode ser um grande aliado com controle total, movimentação e ajuste de estoque, além de consulta e preço de venda na entrada.

Promoções de fidelidade

Se seu negócio está precisando atrair clientes e fidelizar os novos, a promoção de fidelidade é uma boa estratégia a se seguir. 

Oferecer descontos para clientes que realizarem o cadastro prévio é uma boa forma de realizar uma troca com os clientes em que ambos os lados saem ganhando, além é claro de fazer o cliente se sentir valorizado pela empresa.

Com o cadastro prévio, é possível que as empresas varejistas enviem promoções para seus clientes via WhatsApp, por exemplo.

Dessa maneira, o cliente pode acompanhar melhor as promoções e voltar para sua empresa sempre que gostar de alguma. 

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Promoções com combo

Mais um caso de produtos que estão apenas ocupando espaço em seu estoque já que não têm saída. Porém, com a promoção do tipo combo, você pode oferecê-lo junto de outro produto.

Um exemplo disso, por exemplo, é se você possui um item que não está vendendo muito e um item que está vendendo bem. Você pode associá-los e formar combos com desconto na compra dos dois itens juntos.

Dessa forma, você consegue equilibrar suas vendas e limpar seus estoques.

Leia mais: Dicas para aumentar as vendas no varejo 

Vale lembrar que para esse tipo de promoção no varejo, ter controle de estoque é essencial

Promoções relâmpago

Essa estratégia de promoção no varejo precisa ser constante para que o consumidor acompanhe sua empresa e as promoções ofertadas.

Para ter eficiência nesse tipo de promoção, é preciso usar de gatilhos mentais como o de urgência, criando promoções como “somente neste sábado, 20% de desconto em produtos eletrodomésticos”, desta maneira, o cliente sabe que se deixar para comprar depois vai pagar mais caro

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Promoções exclusivas

A exclusividade é outro gatilho que pode ser utilizado em estratégias de promoção do varejo, sendo uma excelente oportunidade para fidelizar clientes

Ao ter uma promoção feita exclusivamente para ele, ou para um grupo seleto de pessoas, ele se sente especial e passa a frequentar ainda mais sua empresa. 

Você pode, por exemplo, fazer promoções específicas para seus seguidores no Instagram, ou para qualquer outra rede social em que você precise de engajamento.

Também pode fazer promoções para seus clientes que mais frequentam a loja, promoções via e-mail marketing, dentre outras coisas.

Leia mais: Como simplificar os processos da sua empresa 

Promoções segmentadas

Segmentar sua promoção é outro caminho para vender mais seus produtos. Você ainda pode utilizar dados como o histórico de compras de seus clientes para analisar qual promoção vai ser mais bem aceita por ele.

Ao realizarem compras em sua loja, os clientes dão uma série de informações que vão muito além das que estão presentes no cadastro, como:

  • Gostos
  • Marcas preferidas
  • Dores
  • Entre outras

Você pode e deve utilizar dessas informações para segmentar os principais produtos que seus clientes vão estar mais aptos a comprarem. 

Para realizar estratégias promocionais desse estilo, é necessário ter todos os processos e detalhes de compra unificados em um só lugar, como é o caso do Limber ERP para varejo

Promoções em datas especiais

Esse tipo de promoção não serve apenas para datas comemorativas como Natal, Dia das Mães, Carnaval, entre outros. Também é importante realizar promoções em datas como o aniversário da loja, o aniversário do cliente (casando com as promoções exclusivas).

Leia mais: Varejo na Black Friday: como vender mais? 

Além disso, você pode oferecer descontos especiais em datas que não são necessariamente comemoradas, mas que são conhecidas pelo público, como na Sexta-Feira 13.

Dicas para fazer promoções no varejo que deem resultado | Limber

Promoções de frete grátis

Se você procura movimentar seu e-commerce, essa estratégia é a ideal para você. 

Você pode oferecer frete grátis para tais regiões e movimentar seus canais de venda online nas que você tem menos compras acontecendo, você vai atrair um público maior e levar suas vendas para outro patamar.

Porém, você deve ter controle total de sua frota e do processo de entrega. Com o Limber ERP para varejo, você acompanha tudo isso de forma digital, quando quiser e onde estiver, dando segurança para o cliente e garantindo que o produto chegue até ele. 

Principais erros cometidos ao criar estratégias de promoção no varejo 

Além de se atentar em quais estratégias de promoções para varejo são as ideais para seu negócio, também é preciso focar em não cometer erros que podem afastar seus clientes de realizar a compra, entre eles:

Não deixar o preço da promoção explícita

Muitas micro ou pequenas empresas, ao divulgarem promoções em redes sociais como o Instagram, não deixam explícito o valor do antes e depois da promoção.

Esse tipo de erro afasta o cliente por pensar que é propaganda enganosa. Além disso, mensagens como “preço na dm” e “preço somente por inbox” omitem uma informação importante do cliente, que, segundo o artigo 66º do Direito de Defesa do Consumidor, é ilegal. 

Não explicar a política de troca da empresa

Quando o produto não é o que o cliente esperava, com toda certeza ele vai procurar trocá-lo ou devolvê-lo e isso vai deixá-lo muito aborrecido. 

Porém, se o processo de troca é explicado antes da realização da compra, isso tudo se torna mais prático e fácil, tanto para a loja quanto para o consumidor. 

Sendo assim, você deve informar para o cliente no momento de compra:

  • Meio de comunicação para ele solicitar a troca
  • Regras e condições de troca
  • Entre outras informações

Para diminuir ainda mais esse desconforto você pode oferecer um cupom ou um brinde futuro, aproveitando o momento ruim para fidelizar o cliente com algo bom.

Dicas para fazer promoções no varejo que deem resultado | Limber

Forçar vendas “casadas” de produtos e serviços

As vendas casadas, diferentes dos combos, acontecem quando a venda de um produto ou serviço só acontece na aquisição de outro.

Como por exemplo, a venda de móveis apenas com a compra em conjunto da garantia estendida. Isso tem como objetivo fazer com o que o cliente compre mais ao impor que ele leve outros produtos e serviços.

Vale lembrar que além de afastar o cliente da compra e levar a desistência muito rapidamente, essas vendas casadas são proibidas pela Lei nº 8078 do Código de Defesa do Consumidor

Não especificar as formas de pagamento

É muito comum que um cliente desista de realizar uma compra pois não encontra de maneira simples quais são as formas de pagamento disponíveis na loja física ou no e-commerce.

Leia mais: Como vender online sem e-commerce, é possível?

Dessa maneira, é essencial que você deixe claro e em destaque, informações como:

  • Meios de pagamento (pix, cartão de crédito/débito, boleto bancário)
  • Taxa de juros
  • Número de parcelas permitido 

Com o Limber GO você consegue ter controle total do seu processo de vendas e oferecer o melhor para seus clientes, oferecendo formas de pagamento padrão, limite de crédito e tudo por meio de uma venda simplificada. 

Ter apenas “preço baixo” em suas promoções de varejo 

Oferecer um preço menor não é a única parte importante das estratégias de promoções no varejo, é preciso oferecer mais, como:

  • Atendimento humanizado
  • Melhores condições de pagamento
  • Descontos
  • Brindes
  • Frete grátis
  • Entre outros

Com isso, você se diferencia ainda mais de sua concorrência e ganha mais competitividade e autoridade no mercado varejista. 

Para que você possa melhorar ainda mais suas promoções e seus processos de venda e compra, conte com Limber ERP para varejo e tenha controle total de seus processos em um único só lugar, aumentando suas vendas e consequentemente a lucratividade de seu negócio:

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