Com a pandemia da covid-19, a indústria do turismo no Brasil passou meses tentando se adaptar a circunstâncias antes inimagináveis. Embora a luta ainda não tenha acabado, com a distribuição em massa da vacina já podemos ver uma luz no fim do túnel nessa alta temporada para o mercado turístico.
A tendência é que as pessoas que viajavam por prazer antes da pandemia, voltem a fazer isso já nessa alta temporada. Entretanto, à medida que o mundo se recupera da pandemia e as fronteiras começam a se abrir gradualmente, as viagens não serão mais como antes.
Antes da pandemia, explorar uma cidade lotada e pegar um metrô abarrotado de pessoas poderia ser uma experiência interessante. Agora, no entanto, essa situação incita medo e ansiedade em muitas pessoas.
Assim, o mercado do turismo está aquecido neste momento, principalmente por conta da necessidade imensa de sair de casa e viajar. Porém, os viajantes estarão muito mais conscientes do que antes. É por isso que o mercado do turismo no Brasil precisa estar atento para os novos costumes dos turistas.
Mas, afinal, o que esperar para esta alta temporada e como estar pronto para ela? Pensando nas novidades, preparamos para você um texto lotado com as novas tendências dos turistas, para você aproveitar o período de férias e o retorno das viagens para lucrar e bombar seu negócio turístico após o impacto da pandemia.
Aumento na vontade de viajar pode recuperar a indústria de turismo
Segurança e limpeza no mercado turístico se tornaram indispensáveis
Viagens nacionais são a escolha do momento para os turistas brasileiros
Tecnologia para evitar o contato deverá ser prioridade no mercado turístico
Políticas flexíveis de cancelamento na indústria do turismo
Atenção à sustentabilidade: uma tendência que veio para ficar entre os viajantes
Novas tendências para viagens corporativas: a iniciativa Bleisure
Adapte seu estabelecimento ao novo perfil de turista
Aumento na vontade de viajar pode recuperar a indústria de turismo
O tempo em casa fez o turista ansiar o mundo afora mais do que nunca. A busca por compensar o tempo perdido é visível e isso vai refletir no mercado turístico nessas férias.
Desde remarcar viagens que precisaram ser canceladas durante a pandemia, viajar para compensar uma comemoração perdida – uma lua de mel, por exemplo –, conhecer uma atração turística em um estado vizinho, ou alugar um Airbnb em uma cidade próxima… não importa: o brasileiro quer muito viajar.
O que exatamente isso significa?
Finalmente, a recuperação da indústria do turismo.
Como sabemos, as viagens não voltarão a ser como antes. Pelo contrário, o mercado turístico é que terá que se adaptar a um mundo em que todas as atividades, inclusive as viagens, terão mudado.
Nesse período de férias, mais viajantes estarão entrando em aviões e mais companhias aéreas estarão reestabelecendo rotas, após tanto tempo de paralisação.
Leia mais: Qual a perspectiva para a volta do turismo em 2022?
Por isso, é de extrema importância que o seu negócio turístico esteja preparado para as novas tendências.
Segurança e limpeza no mercado turístico se tornaram indispensáveis
Limpeza e higienização serão palavras-chave nesse retorno das viagens. Os viajantes esperam encontrar limpeza frequente, álcool em gel em todos os lugares e controle na quantidade de pessoas.
A pergunta que vai ficar é: o que o estabelecimento está fazendo para que eu me sinta seguro?
Esse vai ser o grande diferencial dos pontos turísticos e hotéis. Para os turistas, a higienização será algo de peso na escolha do itinerário da viagem.
No Airbnb, por exemplo, passamos a ver desde o início da pandemia uma mudança na descrição das acomodações. Em um lugar privilegiado da caracterização do ambiente, estava lá:
“Este anfitrião se comprometeu com o processo de higienização em cinco etapas do Airbnb.”
Ou, logo ao lado do nome do espaço, a frase “covid’s free”. Se o anúncio tinha avaliações de pessoas que já alugaram afirmando que o ambiente era higienizado e seguro, os hóspedes valorizavam ainda mais.
Essa tendência veio para ficar em todos os setores, especialmente em lugares que costumam ter a presença de muitas pessoas, como zoológicos, clubes, parques e outros tipos de passeios em que há compartilhamento de objetos, porque é mais do que apenas higiene: é segurança.
É por isso que algumas medidas devem ser tomadas (ou continuadas) para que o turista se sinta o mais seguro possível:
- Verificação de temperatura
- Álcool em gel por toda parte
- Higienização dos balcões a cada atendimento
- Limpeza de cadeiras e mesas sempre após o uso
- Inserção da tecnologia para minimizar o contato físico
Para aproveitar esse momento na indústria de turismo no Brasil, então, o grande diferencial será oferecer, além de experiências incríveis, segurança aos turistas. Por isso, mantenha suas redes sociais e seu site atualizados com as medidas de restrição, porque seu cliente certamente irá optar pelo local que oferece proteção.
Viagens nacionais são a escolha do momento para os turistas brasileiros
Conforme os turistas desenvolverem segurança para viajar, eles irão cada vez mais longe de casa. Entretanto, a tendência atual para essa temporada são experiências diferentes em nosso país, o que mostra uma oportunidade gigante para a indústria turística nacional se destacar nesse período.
Dentro desse contexto, uma tendência crescente é uma categoria de automóvel pouco utilizada em nosso país: o Motor Home. A busca por maior segurança, mas ainda contando com um amplo espaço para todos os familiares, pode contribuir para que esse modelo acabe ganhando mais espaço e se popularize no Brasil.
Sem o gasto em hospedagem, esse público acaba interagindo mais diretamente com o comércio local, como bares, lojas, pontos turísticos, parques, passeios, entre outros.
Dito isso, lugares que tiverem um investimento para receber esse tipo de veículo, como saneamento adequado, espaço para estacionar adequadamente, e pontos de reabastecimento, vão ser prioridade para os turistas.
Além disso, esse interesse crescente por destinos mais próximos pode ser explicado também por outros fatores, como a crise e o alto valor do dólar. Dessa forma, há novas oportunidades de vendas para o mercado de turismo brasileiro.
Para incentivar a visitação, a indústria turística pode:
- Planejar ofertas, promoções ou descontos
- Investir em marketing turístico
- Possibilitar uma boa comunicação online
- Oferecer internet de boa qualidade caso o turista esteja em teletrabalho
Tecnologia para evitar o contato deverá ser prioridade no mercado turístico
O uso da tecnologia para reduzir o contato direto com os hóspedes ou clientes continuará sendo fundamental. Um exemplo é o autoatendimento, que oferece vários benefícios. Uma opção é o totem da Limber, que conta com:
- Disponibilização de três idiomas (português, inglês e espanhol)
- Integração com o software de retaguarda com consulta imediata pós-vendas
- Baixo investimento
- Atendimento de serviços de bilheterias e alimentação
Esse é um exemplo de tecnologia que aumenta a capacidade de atendimento e acaba com as aglomerações em filas, fazendo com que o turista se sinta muito mais seguro no ambiente.
Além disso, outra tendência tecnológica é o uso de aplicativos mobile. A utilização de bots, sistemas automatizados de resposta ao cliente, está aumentando cada vez mais, e a indústria turística tem muito a ganhar com isso.
Basta um aplicativo no celular para o cliente conseguir acompanhar tudo. A compra de ingressos, os valores promocionais, as medidas de restrição e até mesmo a possibilidade de chat com bot para tirar qualquer dúvida.
São poucos cliques que fazem toda a diferença e melhoram a experiência do visitante, que busca cada vez mais a praticidade e a eficiência em todas as esferas da vida, inclusive na hora de escolher as férias.
O fato é que precisamos levar em consideração que hoje o turista é muito mais exigente, porque ele tem uma gama enorme de informações com a tecnologia. Ela permite que o viajante se informe sobre valores, qualidade e segurança de qualquer lugar.
Por isso, o mercado turístico precisa se aliar à inovação tecnológica. Mais do que nunca, o viajante pós-pandemia exigirá esses e outros recursos.
Para bombar seu turismo nessa alta temporada, invista em tecnologia como um diferencial para prender o turista pela segurança, praticidade e eficiência.
Leia mais: Os benefícios de ter um totem no parque turístico!
Políticas flexíveis de cancelamento na indústria do turismo
Termos flexíveis de cancelamento ou adiamento podem tranquilizar os hóspedes. Nesse período, ainda não estamos totalmente livres de COVID-19. Imprevistos podem acontecer, pessoas podem adoecer ou mesmo passar por um luto.
É fundamental flexibilizar. Oferecer a opção de cancelamento já é um incentivo para reservar, seja a hospedagem, um ingresso para parques, enfim. Você também pode oferecer reembolso completo caso o cliente respeite as datas máximas de cancelamento.
Por isso, nossa dica principal é: seja transparente quanto às políticas de cancelamento.
Atenção à sustentabilidade: uma tendência que veio para ficar entre os viajantes
A pandemia trouxe um ar maior de consciência para as pessoas, deixando certas preocupações muito mais aparentes, como a sustentabilidade e o cuidado com o futuro do planeta.
Muitas pessoas mudaram sua forma de pensar, buscando nas agências de turismo opções mais sustentáveis, que:
- Valorizam a cultura, gastronomia e arte local
- Organizam sistemas de coleta seletiva de lixo
- Protegem as áreas de vegetação nativa
- Proporcionam uma estrutura de saneamento básico que evita a poluição dos rios e mares
Nesse sentido, a tendência para esse momento é um turista mais consciente, que preza pelo ecoturismo, ou seja, um turismo comprometido com o meio ambiente.
Novas tendências para viagens corporativas: a iniciativa Bleisure
Você já ouviu falar em Bleisure?
Pois é. Esse termo é ainda uma novidade, e é assim nomeado por conta da junção das palavras business + leisure. Basicamente, trata-se de um tipo de viagem corporativa usada para unir o trabalho ao relaxamento.
Trabalhar de qualquer lugar tornou-se comum na pandemia, e a tendência é continuar. As redes hoteleiras e gastronômicas têm muito a ganhar com essas novidades.
Você, que tem um negócio turístico, pode investir em parcerias com empresas para buscar bombar ainda mais seu negócio tanto nessa alta temporada quanto depois.
Para isso, ofereça:
- Local confortável para networking
- Wi-fi de qualidade nas instalações
- Vantagens para viajantes corporativos
- Parcerias para empresas
- Conteúdo relevante sobre o local
Dessa forma, seu ponto turístico chamará muito a atenção de empresas que querem oferecer esse benefício para os funcionários.
Adapte seu estabelecimento ao novo perfil de turista
Como vimos, os viajantes têm interesse em ajudar na recuperação do mercado turístico. Mas, em troca, a indústria deverá oferecer uma experiência mais profunda, com tecnologia, sustentabilidade, flexibilidade e praticidade.
Se adaptar a essa nova realidade é crucial para bombar seu turismo já nessa alta temporada.