por limber, 11 de março de 2022

Pix para o pequeno e médio empreendedor: confira todas as vantagens

Saiba como o pagamento via Pix pode melhorar o seu trabalho e a experiência do cliente com mais agilidade, fluxo de caixa, segurança, higiene e muito mais.

Pix para varejo e restaurantes | Limber

O Pix, ferramenta de pagamento instantâneo que vem facilitando a vida de muita gente desde novembro de 2020 e, de acordo com o Banco Central, movimentou quase R$ 4 trilhões em seu primeiro ano, é um grande aliado dos empreendedores.

Além de oferecer agilidade nas vendas, dinheiro em caixa na hora, satisfação dos clientes e redução de custos nas transações, o Pix ainda é seguro e confiável. 

Continue a leitura e saiba mais sobre a ferramenta que funciona 24h, todos os dias da semana e pode ser usada para aumentar o faturamento do seu negócio.

Boa leitura! 

Por que o Pix se tornou tão popular?

2021 foi, certamente, o ano do Pix. A adesão foi em massa, uma vez que a ferramenta evoluiu o meio de pagamento digital. 

Pix para varejo e restaurantes | Limber

O Pix ficou tão popular por isso. Ele foi projetado com o objetivo de simplificar as transações, ao encontro da necessidade atual da grande maioria das pessoas: facilidade, praticidade e agilidade. 

Leia mais: Simplifique processos na sua empresa com esses passos simples

Além de tudo, a ferramenta ainda é gratuita, outro importante motivo para o Pix sair na frente das outras principais transações – TED e DOC. 

Não é à toa que, hoje, o meio de pagamento instantâneo está conquistando também os comerciantes dos mais diversos segmentos. 

As transações passaram a ser mais acessíveis ao público e cada vez mais pessoas chegam às lojas e restaurantes com a principal dúvida recebida pelos empreendedores em 2021: “aceita Pix?”.

Leia mais: Da comanda à balança: quais são os processos e serviços que a tecnologia já transformou em restaurantes?

Para se ter uma noção do impacto do Pix na atualidade, no início de 2022 o método de pagamento já somava mais de 100 milhões de usuários, de acordo com o Banco Central

A justificativa para essa adesão tão rápida pelo cliente e também pelo comerciante é que as vantagens são inúmeras. 

O cliente quer comprar no e-commerce, entretanto, muitas vezes a loja só aceita cartão de crédito ou pagamento com boleto – que claramente torna o processo mais trabalhoso. O Pix vem para acabar com isso. O comerciante deixou de perder vendas por processos burocráticos.

Leia mais: Vender online sem e-commerce, é possível?

Já em lojas físicas, a grande adesão se justifica principalmente pela praticidade. Mesmo que o cliente esqueça a carteira em casa, ele tem a segurança de pagar com poucos cliques.

A tendência é que a ferramenta fique cada vez mais popular, completa e próxima da realidade de milhões de brasileiros. Continue a leitura e saiba mais sobre as tendências do Pix para os próximos meses!

Pix no e-commerce é uma tendência para se apostar 

Como você viu e os dados comprovam, a adesão ao Pix é um sucesso em todo o Brasil. Quem ainda não aceita Pix em seu e-commerce, deve começar a se preparar para isso o quanto antes.

Ainda que o cartão de crédito tenha muitas vantagens em relação ao Pix – como programas de cashback, parcelamentos sem juros, milhas e outros, deixar de investir na integração é um erro. 

Em um cenário tão competitivo como o atual, é preciso apostar em todas as ferramentas para que seu cliente tenha uma boa experiência de compra e não pule para o próximo site da lista na hora de efetuar a compra. 

Habilitar o pagamento via Pix no e-commerce é facilitar a jornada de compra do cliente, oferecer comodidade, segurança e flexibilidade. 

Além de tudo isso, informações recentes indicam que o Pix vai passar por atualizações e receber novas funcionalidades, como transações offline, compras internacionais, parcelas e outras opções. 

Resistir a esse avanço pode marcar seu e-commerce para o consumidor como desatualizado e ruim.    

Pix para varejo e restaurantes | Limber

O Pix é grátis para o empreendedor?

Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix, de acordo com pesquisa do Sebrae. Isso se deve principalmente às baixas e, em alguns casos, zeradas taxas de utilização para o empreendedor.

Dos cinco maiores bancos brasileiros – Caixa, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco e Santander –, apenas a Caixa não cobra o envio de valores feitos por pessoas jurídicas. Já entre os bancos digitais e fintechs, a maioria não realiza cobranças sobre os envios de valores por parte da PJ.

No caso do recebimento de valores, normalmente o Pix só é cobrado quando feito por QR code. No Banco do Brasil, por exemplo, a tarifa é de 0,69% do valor da transação, com o mínimo de R$ 0,50 e máximo de R$ 50,00. 

A mesma regra do QR code vale para o Santander, entretanto, o banco cobra uma tarifa fixa ou percentual do valor, a depender do contrato do cliente.

Já o Itaú Unibanco não cobra o recebimento de Pix via QR code. No entanto, outras transações podem ter suas taxas negociadas ou isentas, a depender do caso.

Já a Caixa Econômica Federal e vários bancos digitais não cobram taxa alguma nem mesmo no recebimento via Pix.

Ou seja, é possível ter o Pix em seu negócio sem pagar taxa alguma, basta escolher o banco parceiro com base em suas prioridades.

Quais as vantagens do Pix para o varejo e restaurantes?

O Pix no varejo e em restaurantes não é uma tendência passageira. Não apenas para as transações entre amigos para dividir a conta, o Pix também é uma forma de fidelizar seus clientes, agilizar as operações e facilitar seu trabalho.

Seja em estabelecimentos físicos, em e-commerce, restaurantes ou qualquer outro segmento que trabalhe com vendas, o Pix é uma mão na roda para quem não quer ter que esperar dias para validar ou receber o pagamento de uma compra feita por transferência eletrônica.

Além disso, se o seu cliente esquecer o cartão em casa, ele não precisa passar estresse, porque ele sabe que o seu estabelecimento aceita Pix.

E não acaba por aí. Você quer saber mais sobre as grandes vantagens do Pix para seu negócio? Continue a leitura! 

Pix para varejo e restaurantes | Limber

Agilidade e disponibilidade nas vendas

Como você já sabe, com o Pix você pode receber e realizar pagamentos 24h por dia, todos os dias da semana, inclusive em feriados. Com isso, você tem a garantia de poder vender a qualquer momento, sem preocupação com a disponibilidade do sistema. 

Se você tem uma conveniência 24h, por exemplo, sabe que basta seu cliente ler o QR code com o próprio celular e pronto. O sistema não vai constar como indisponível, o que pode acontecer em outras modalidades de pagamento.

Além disso, a confirmação é imediata. Isso significa que você pode acabar com as filas no caixa do seu negócio, porque o atendimento se torna mais rápido e muito eficiente. E, de bônus: experiência do cliente melhorada.

Por falar em boa experiência do cliente, o Pix é seu grande aliado nisso. Saiba como: 

Satisfação do consumidor

Oferecer uma experiência de compra rápida, moderna, com praticidade e acessibilidade vai aumentar muito a satisfação do consumidor no seu estabelecimento. 

Pensando no e-commerce, por exemplo, nada mais chato para o consumidor no momento de finalizar o pedido descobrir que não aceita o modelo de pagamento que ele deseja. Quanto mais variedade nas formas de pagamento, melhor.

Com o Pix habilitado, seu cliente tem liberdade para escolher o que achar melhor. 

Fluxo de caixa

Ao acelerar os processos de pagamentos, o Pix libera recursos para que você possa dedicá-los a outras atividades importantes do seu negócio. O impacto é direto no aumento de eficiência do fluxo de caixa da sua empresa. 

Leia mais: 5 problemas que causam furos financeiros em restaurantes e como evitá-los

Além disso, você vai ter significativas mudanças nas operações financeiras do seu negócio. Veja algumas delas:

  • Substituição dos boletos
  • Migração significativa do débito para o Pix
  • Migração parcial do crédito para o Pix
  • O fim do manuseio com papel-moeda e preocupações com trocos
  • Redução importante nos cursos operacionais e taxas bancárias

São grandes vantagens, não é mesmo? Por isso, prepare-se para ter o Pix impactando positivamente sua gestão financeira

Leia mais: Gestão financeira no varejo: como ser mais eficiente e ter mais lucro no fim do mês

Pix para varejo e restaurantes | Limber

Segurança nas transações

Ao contrário do que muitas pessoas pensam sobre a segurança do Pix, o método de pagamento instantâneo é muito seguro. Todas as informações são protegidas pelo sigilo bancário e os apps contam com métodos de segurança, como senhas, biometria e reconhecimento facial. 

O Pix é tão seguro quanto DOC e TED, porque também é processado através do Banco Central. Além disso, com o Pix você não precisa mais ter dinheiro em caixa, o que oferece ainda mais segurança. 

Entretanto, o Pix, assim como o Instagram, o Whatsapp e muitas outras ferramentas digitais, também está sujeito a golpes. Mas, com alguns cuidados simples é muito fácil identificar e evitar esses ataques: 

  • Não acesse links encaminhados por e-mails, postagens em mídias sociais, SMS e outros canais de comunicação provenientes de pessoas estranhas.
  • Confira sempre se está encaminhando para a pessoa correta.
  • Tenha certeza de que está inserindo seus dados em sites seguros.
  • Tome cuidado com os convites de pré-cadastro do Pix, porque podem não ser seguros.

Com atenção a esses detalhes, você escapa de qualquer risco relacionado ao Pix e pode aderir a essa ferramenta digital indispensável. 

Mais higiene no seu negócio

Alguns cuidados que adotamos durante a pandemia vão continuar para sempre. Um exemplo é que aprendemos que quanto menos contato físico, melhor. A troca de dinheiro, cartões e afins aumenta a chance de contrair várias doenças. 

Leia mais: Sua loja está preparada para o pós-pandemia?

Essa é outra grande vantagem do Pix. Com ele, você pode ter o contato físico com o cliente e fornecedores praticamente zerado. É mais segurança para você e para quem frequenta seu comércio ou restaurante.

Agora que você já conhece todas as vantagens de ter Pix, vamos descobrir como fazer um? Acompanhe!

Como fazer um Pix para o meu negócio?

O primeiro passo é ter uma conta em um prestador de serviços financeiros, como banco ou fintech. 

Com isso, basta procurar a seção “Pix” no menu do aplicativo e fazer o cadastro. Para a chave Pix, você pode escolher o CNPJ, e-mail, telefone ou uma chave aleatória escolhida pelo sistema. 

Após confirmar o cadastro, o Banco Central vai finalizar o registro e o seu consumidor final já pode pagar via Pix. Lembrando que você também pode oferecer o pagamento por QR code, fornecido no próprio app, ou por aproximação. 

É importante lembrar ainda que existem dois tipos de QR codes que a empresa pode emitir: o estático e o dinâmico. O QR Code estático é emitido apenas uma vez, mas pode ser usado para diferentes transações. Nesse, o valor pode ser fixo ou digitado pelo cliente.

No caso do QR Code dinâmico, a cada transação é emitido um código personalizado, que já apresenta um valor pré-determinado ao consumidor.

Se você já tem Pix pessoal, deve ter percebido que o processo de cadastramento é o mesmo. A grande diferença é que PJ pode ter até 20 chaves por conta. 

Pix para varejo e restaurantes | Limber

Como divulgar o Pix aos meus clientes?

Muitos clientes podem esquecer ou mesmo optar por não perguntar sobre o Pix como forma de pagamento no seu estabelecimento. Para dar preferência a essa modalidade menos custosa para sua empresa, você pode divulgar aos consumidores que você trabalha com essa opção de pagamento.

Muitos estabelecimentos optam por oferecer descontos a quem opta por essa modalidade. É uma grande vantagem para as duas partes envolvidas, porque o comerciante também sai ganhando nas tarifas. 

Além disso, você pode também divulgar em suas redes sociais que aceita Pix. Assim, o cliente não precisa ter receio de ir ao seu estabelecimento e ter dificuldades no pagamento. 

No seu comércio ou restaurante, você pode colocar plaquinhas com o QR code ou com avisos de que o estabelecimento é habilitado a receber por Pix.

Como você viu, o Pix é uma excelente ferramenta para te ajudar a vender mais e ignorar essa inovação pode te fazer perder muitos clientes. 

Leia mais: O cross merchandising como estratégia para vender mais no varejo

Além desse, há outros erros que você não deve de forma alguma cometer em sua gestão para varejo se deseja ter sucesso em seu negócio. Quer saber quais são? Confira nosso eBook gratuito: 

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