por limber, 25 de outubro de 2021

Da comanda à balança: quais são os processos e serviços que a tecnologia já transformou em restaurantes?

Entenda como a tecnologia em restaurantes transformou processos e serviços, desde a balança até a comanda, e passou a ser uma necessidade para manter a saúde financeira desses estabelecimentos, principalmente durante a pandemia.

Como a tecnologia em restaurantes transformou esse setor? | Limber Chef

O setor de bares e restaurantes foi um dos mais prejudicados financeiramente pela pandemia da covid-19. Uma pesquisa realizada pela Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), mostra que o número de estabelecimentos que fecharam em prejuízo chegou a até 82% em março de 2021.

Situações como essa fizeram com que a gestão de muitos negócios alimentícios buscasse mudanças, principalmente com o uso da tecnologia, a fim de oferecer mais segurança ao mostrar que se importam com a saúde e o bem-estar de seus clientes. 

Além das exigências sanitárias, as transformações tecnológicas atingiram desde a comanda até a balança, entregando não somente uma ideia de higiene e de cuidado à vida, mas também de conforto e eficiência no atendimento. Essa combinação fez dessas transformações algo necessário para ter competitividade de mercado e manter o saldo positivo.

Veja mais: Como um sistema tecnológico vai mudar seu restaurante.

Por conta disso, separamos aqui os principais processos de restaurante que mudaram com as transformações tecnológicas para que você possa implementá-las em seu restaurante e manter sua saúde financeira.

Automatização da pesagem na balança eletrônica
Comanda eletrônica e comanda por celular: atendimento rápido e de qualidade
Aumento de faturamento com aplicativos ou sistemas de delivery
Cardápios digitais para facilitar a escolha dos clientes
Uso de um sistema de gestão para restaurantes

Automatização da pesagem na balança eletrônica

A balança eletrônica foi uma das maiores aquisições em restaurantes e lanchonetes durante a pandemia. Além de não precisar de um operador e, assim, ajudar a manter a distância necessária para garantir a segurança de seus clientes, a balança eletrônica pode reduzir em até 90% o tempo de atendimento.

Veja mais: Restaurante em crise: o que fazer?

Além do mais, a balança eletrônica possui sistema integrado com caixas e sistemas de gestão para restaurantes. Ela garante operações com a pesagem correta, sendo fácil de usar e exigindo pouca manutenção. 

Assim, as balanças eletrônicas também podem ajudar a aumentar os índices de lucratividade em restaurantes, tanto de pequeno e médio quanto de grande porte. 

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Entre os principais benefícios de se utilizar a balança eletrônica temos:

  • Diminuição de filas: a pesagem automática permite reduzir o tempo das filas, a aglomeração de clientes e também evita falhas humanas como erros nos valores. 
  • Redução de gastos: sem a necessidade de um operador para a balança, os restaurantes conseguem evitar gastos como a contratação de outros funcionários. Como a ocorrência de erros também diminui, as chances de o restaurante sofrer prejuízos caem.
  • Automatização do atendimento: a automatização de processos está em alta no setor comercial. Isso permite ao cliente ter mais independência e autonomia em seu atendimento.

A balança eletrônica é uma das transformações tecnológicas que mudou o setor alimentício e pode ser um dos fatores de peso para fidelizar pacientes.

Para aumentar ainda mais seus lucros e colocar seu restaurante como um forte concorrente comercial, a aquisição da comanda eletrônica também pode atrair mais clientes e ajudar a fazer com que voltem para seu restaurante.

Comanda eletrônica e comanda por celular: atendimento rápido e de qualidade

Outro serviço que pode diminuir o tempo e aumentar a qualidade de atendimento é o uso da comanda eletrônica, preferencialmente via celular. O uso desse tipo de comanda permite diminuir o uso e os gastos com papéis em seu estabelecimento.

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Além disso, as comandas eletrônicas são vinculadas a um cliente e centralizam todos os pedidos, que são enviados para sua cozinha em tempo real. Isso faz com que o tempo de atendimento e de espera pelo pedido diminua significativamente, o que aumenta a satisfação dos clientes com os serviços do restaurante

Essas ferramentas ainda permitem cancelamentos, transferência de pedidos para outras mesas, correções, aberturas e fechamentos de contas, por exemplo.  Além de tudo isso, ainda é possível regular comandas em aberto e abrir várias em uma única mesa, a fim de emitir mais de um cupom fiscal.

Entre os principais benefícios de comandas eletrônicas por celular temos:

  • Leva praticidade ao seu restaurante: restaurantes com grande fluxo de pessoas só têm a se beneficiar com a praticidade e eficiência das comandas eletrônicas. Essa ferramenta ajuda a organizar os processos e evitar problemas, como a demora na entrega dos pratos.
  • Deixa seu estabelecimento mais seguro: ao anotar as comandas em papéis, muitos erros humanos podem ser cometidos, sem falar na dificuldade com a caligrafia. As comandas eletrônicas entregam mais segurança, evitando esses desafios.
  • Dá mais retorno financeiro ao seu restaurante: a produtividade de sua equipe aumenta muito com a adesão da comanda eletrônica ou por celular. Isso faz com que seu negócio tenha maior retorno financeiro ao longo do tempo. 

Além dos benefícios citados, esse tipo de comanda, assim como a balança eletrônica, aumenta os índices de satisfação e consequentemente a fidelidade de seus clientes.

Aumento de faturamento com aplicativos ou sistema de delivery

A adesão ao delivery em estabelecimentos do setor alimentício se tornou algo de grande necessidade durante a pandemia. Hoje, isso não se trata mais de um diferencial nos estabelecimentos, mas sim de um serviço essencial para o sucesso financeiro.

Sendo assim, a utilização de aplicativos de delivery ou de um serviço de pedido online, em que os clientes fazem a solicitação diretamente de suas casas ou locais de trabalho, é indispensável. 

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Além de substituir ligações telefônicas demoradas para realizar um pedido por vez, sistemas de delivery, como o do Limber Chef, permitem que mais de um pedido seja realizado com poucos cliques. Além disso, o sistema deixa que o cliente e o restaurante acompanhem todo o processo, desde o pedido até a entrega.

Outros benefícios apresentados por um aplicativo ou sistema de delivery são:

  • Comodidade para clientes: sem precisar se locomover para ir até o restaurante, enfrentar filas de atendimento e enfrentar outras situações que podem estressar o cliente. O delivery permite que o cliente receba seus serviços com o melhor conforto possível.
  • Facilidade no gerenciamento: com um sistema para delivery, fica fácil de monitorar cada parte do processo e definir um tempo para cada etapa, a fim de evitar atrasos. 
  • Forma de divulgação: contando com o alto acesso do público em aplicativos e sistemas de delivery, esse serviço também acaba funcionando como um meio de divulgação. 

Dessa maneira, seu restaurante é visto por muitas pessoas, além de poder contar com boas avaliações e comentários que atraem novos clientes.

Com todos esses e outros benefícios, fica mais fácil aumentar a margem de lucro de seu restaurante, principalmente com a alta demanda de delivery que surgiu durante a pandemia, mas veio para ficar.

Cardápios digitais para facilitar a escolha dos clientes 

Para melhorar ainda mais seus processos, seja em seu restaurante ou no delivery, você ainda pode contar com o cardápio digital. Sendo essa mais uma maneira de automatizar os serviços de seu restaurante.

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Por meio dele, seus clientes poderão acessar os produtos online ou diretamente do sistema, o que torna mais fácil tanto para o estabelecimento fazer alterações no menu sem precisar realizar mais impressões, quanto para o cliente ver as opções e ofertas disponíveis.

Assim como a digitalização e automatização de outros serviços, o cardápio digital pode levar muitas vantagens ao seu negócio:

  • Estimula seus clientes: com o uso de um cardápio digital, fica mais fácil para o estabelecimento mostrar mais detalhes do produto, com imagens para aguçar os desejos do consumidor, além de detalhar cada parte do processo e dos ingredientes utilizados sem precisar se preocupar com impressões.
  • Facilita a escolha dos pratos: permite buscas simplificadas para ajudar no pedido do cliente, o que leva a uma melhor experiência do usuário.
  • Impulsiona as vendas: devido à facilidade em fazer pedidos e a ótima experiência, é comum que os clientes passem a consumir mais em seu restaurante, consequentemente aumentando seu lucro.

Veja mais: Estratégias para vender mais no fast-food 

A automatização de processos e serviços em restaurantes veio para ficar. Implementar o cardápio digital junto das outras medidas anteriormente citadas vai dar o conforto e segurança necessários para que seus clientes voltem mais vezes ao seu estabelecimento. 

Uso de um sistema de gestão para restaurante

Para melhorar ainda mais os processos e serviços anteriormente citados, um sistema de gestão que tenha tudo isso integrado, como o Limber Chef, vai beneficiar ainda mais seu restaurante. 

Por meio dele é possível aumentar a velocidade de ações e evitar atividades repetitivas, além disso, você também pode centralizar outros processos e serviços como:

A ocorrência de erros e, consequentemente, as chances de terminar o mês no prejuízo diminuem drasticamente com a implementação de um sistema para restaurantes.

Quer entender como esse sistema pode mudar seu estabelecimento ao melhorar seu atendimento e experiência do cliente, levando mais fidelização ao seu negócio e aumentando sua receita? Então conheça o Limber Chef!

Categoria:Restaurantes

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