As fotografias de viagens há muito tempo ocupam o imaginário de qualquer tipo de turista, e isso será ainda mais importante no pós-pandemia, agora que as pessoas tiveram que ficar tanto tempo isoladas.
- A volta das atrações turísticas é um desejo latente do brasileiro, e as fotografias podem potencializar isso!
Além de mostrar e antecipar cenas e experiências turísticas, a fotografia se torna um excelente instrumento para que o turista possa visualizar o que o espera na sua atração. Ou seja, por meio dela, ele já pode se imaginar experienciando aquela viagem, aquele hotel, aquele serviço, entre outros.
Podemos afirmar com tranquilidade que nenhuma ferramenta comunicacional substitui e aciona tão bem os desejos e as fantasias das viagens quanto as imagens fotográficas. Nelas, os efeitos e sentidos estão voltados para a construção de imaginários turísticos da viagem perfeita.
São as fotos de viagens que delineiam as experiências que você deseja projetar para o potencial consumidor. E isso é essencial para alimentar essa ansiedade dos turistas para voltarem a viajar!
A fotografia ajuda a pessoa a se identificar e se imaginar na viagem ou no passeio. Depois, serve como uma base para que ela busque replicar a vivência em sua próxima viagem e até a compartilhe com amigos para estimulá-los a fazer o mesmo percurso.
Isso significa que é vital você saber analisar e selecionar as fotos de maneira consciente e ética para poder utilizá-las nos materiais promocionais e nas plataformas midiáticas.
Escolher qualquer imagem fotográfica só porque ela é bonitinha ou diferente é um salto muito perigoso para qualquer tipo de estratégia comunicacional (publicitária e marketing), independente da área dos negócios.
As fotos turísticas devem incentivar o turista a se projetar vivenciando e sentir sensações, mas estas precisam representar a realidade turística para não haver decepções e problemas futuros e garantir a melhor experiência para que seu visitante volte sempre.
A apresentação da imagem do destino, serviço ou produto é a primeira ação estratégica que você, empreendedor da área de turismo deve se preocupar em dominar, ainda mais neste pós-pandemia em que o mundo ficou muito mais digital e online.
Fotografia e meio digital com novos significados no pós-pandemia
O turismo pós-pandemia mais digital
Ligue a câmera e se prepare para o turismo pós-pandemia
Dicas para você garantir a fotografia na volta das atrações turísticas
Fotografia e meio digital com novos significados no pós-pandemia
A fotografia durante a pandemia assumiu outro significado. Pegávamos nossas fotos junto de pessoas amadas e queridas e sentíamos saudade. Olhávamos as fotos de viagens e imaginávamos as experiências vividas e o desejo de voltar ao passado.
Nunca sentimos tanto desejo de voltar no tempo e sentir a potência do coletivo, de estarmos juntos, de abraçar, de tocar, de viajar e de amar.
Foi a fotografia também que deu sentido para muitas coisas banais. Aquilo que fazíamos todos os dias, passou a ser visto com outros olhos quando registrado.
Junto da fotografia, as redes sociais nos trouxeram perto dos que amamos. Mesmo longe, todos os dias estivemos perto.
Conseguimos ainda saciar nossas vontades de comer sem cozinhar através dos aplicativos e de comprar mercadorias sem nem sair de casa.
Tudo isso, graças à tecnologia. E em todos esses produtos que consumimos, junto da tecnologia, a fotografia sempre esteve presente.
Mesmo que passasse despercebida, foi ela quem fez as pessoas escolherem aquela determinada mercadoria.
Por isso essas duas ferramentas, juntas, têm um potencial pós-pandemia sem precedentes.
O turismo pós-pandemia mais digital
A Organização das Nações Unidas (ONU), avaliou que a pandemia do coronavírus é o maior desafio vivido pela humanidade desde a Segunda Guerra Mundial.
Tudo tem se transformado. Na medida que velhos hábitos deixam de fazer sentido, novos modelos, recursos e comportamentos nascem para conduzir e organizar nossa sociedade.
Em meio a uma crise de ordem coletiva, vivemos ainda uma revolução tecnológica. E graças a essas novas soluções digitais, conseguimos manter relativa normalidade em muitos aspectos do cotidiano e ainda nos adaptarmos às mudanças que o próprio turismo sofreu.
Organizações continuaram ativas graças ao trabalho remoto, pessoas puderam manter interações sociais por meio de seus smartphones e aplicativos, e também o poder público pode explorar novas formas de atuação e oferta de serviços à população em um contexto de isolamento social.
Se você não estava preparado para lidar com a grande quantidade de ferramentas tecnológicas, teve que se adaptar em tempo recorde. A transformação digital chegou com a pandemia do covid-19 e não há mais volta.
Desta forma, caberá à você, empreendedor, aproveitar todos os benefícios que esse movimento pode trazer, assim como garantir que todos os seus riscos possam ser mitigados.
Quando a pandemia terminar, não deixe de usar o e-commerce nem as redes sociais, essas são as ferramentas do futuro.
Se você quer realmente atrair os turistas, saiba usar essas plataformas de forma que faça-os se imaginarem visitando sua atração.
E lembre-se de que não é por ser mais digital que seu serviço deva ser menos humanizado.
Ligue a câmera e se prepare para o turismo pós-pandemia!
No pós-pandemia as pessoas continuarão preocupadas com a higiene e a segurança dos espaços. Esse com certeza será um critério para escolher seu local de viagem.
Por isso, utilize seus registros fotográficos para mostrar a preocupação de sua empresa com a segurança sanitária de seus clientes. Seja criativo: faça fotos, faça reels, poste comentários de clientes elogiando seu trabalho e seu compromisso com a saúde.
As fotografias são uma maneira de mostrar o quanto seu estabelecimento é transparente e quer deixar o cliente seguro. Use e abuse dessa ferramenta, isso mostrará que a sua empresa está preparada para a retomada!
Outro cuidado fundamental é manter suas fotos atualizadas. Registre! É importante manter sua “casa virtual” o mais atualizada possível para evitar frustrações.
Sua página virtual é sua vitrine, então explore bem os enquadramentos para que beneficiem o seu produto de forma fidedigna.
Dicas para você garantir a fotografia na volta das atrações turísticas:
1. Contrate um profissional, ou, se você tem equipamentos bons e consegue garantir seus registros, se aperfeiçoe e fotografe.
2. Tire fotos coloridas e chamativas, que remetam à alegria, que é o que o seu cliente procura no momento em que efetua a compra, ainda mais num período de volta das atrações turísticas no pós-pandemia, né?
3. Utilize cenários iluminados pois são essenciais para que a fotografia se torne mais visível e rica em detalhes, e até mesmo mais colorida. Prefira a iluminação natural. Fotografe, de preferência, nas 2 primeiras horas depois do nascer do sol e nas 2 últimas horas antes do pôr do sol.
4. Capture imagens nítidas e bem enquadradas, buscando destacar as partes mais interessantes da sua fotografia. Como vimos, o ideal é ter um equipamento profissional, mas, no caso de ser preciso fazer fotos com o celular, dê preferência por usá-lo na horizontal.
5. Ajuste o seu foco central na fotografia como se compusesse um quadro na tela, é o passo mais básico e ao mesmo tempo mais essencial para fazer uma boa foto.
Ao focalizar uma pessoa, não a corte nas articulações e, antes de fazer o clique, veja se a foto não está estranha por causa do recorte. Você quer fazer uma foto retrato? Uma foto de paisagem? Defina seu objetivo e imagine a cena antes de clicar.
6. Evite negligenciar o fundo da imagem, como se ele não fizesse parte do todo da imagem. Tente se mover também para tentar retirar alguns “intrusos” da cena e encontrar o melhor enquadramento.
Foque no seu elemento central, mas tenha cuidado e sensibilidade com o que está em volta.
7. Busque deixar o horizonte reto. Existe uma função no Instagram chamada “endireitar”. Em últimos casos, é possível resolver esse problema com ela, mas essa não é a melhor opção. Afinal, nem sempre você vai usar a fotografia apenas no Instagram.
8. Utilize o zoom apenas se tiver uma câmera profissional que tenha zoom óptico. A maioria esmagadora dos celulares tem apenas zoom digital, o que é péssimo para garantir uma foto de qualidade.
9. Use a regra dos três terços. Imagine um jogo na velha desenhado no seu flash. Ele deve formar nove quadrados iguais. Os quatro pontos de encontro destas linhas são onde os olhos olham primeiro, ou seja, é onde o assunto principal deve estar.
10. Deixe para utilizar o flash somente em situações necessárias. Se sua fotografia será à noite, tudo bem usar flash desde que o objeto esteja próximo das suas lentes. Mas melhor que o flash para a noite, a lanterna de outro celular cai bem.
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