As adaptações que foram feitas no cenário turístico nos últimos dois anos vieram para ficar. Os cuidados com a saúde se tornaram essenciais e durante os próximos ciclos continuarão sendo prioridade na volta do turismo em 2022.
Uma pesquisa conduzida pela Oxford Economics em nome do WTTC, indicou que por meio de um cálculo de um cenário de linha de base com a implementação da vacinação global, a confiança do consumidor e as restrições de viagens flexibilizadas, a contribuição do setor do Turismo com a economia global pode ter um aumento de até 32% em 2022.
O gestor que trabalha com atrações turísticas e tudo que engloba este meio, mais uma vez precisará ter em mente que a flexibilização tem que ser a palavra de ordem para fazer a gestão de seu negócio.
Viajar, visitar, “turistar” são coisas que as pessoas adoram fazer. Contudo, depois de algum tempo sem poder usufruir desse lazer, a segurança ainda é prioridade para qualquer turista.
Continue lendo para saber qual será a perspectiva de volta para esse mercado que passou por uma queda drástica devido a pandemia da covid-19.
Qual o cenário turístico para 2022 e para o futuro?
Alguns empecilhos que podem dificultar esse caminho próspero
Alguns benefícios de 2022 que podem ajudar na volta do turismo
Como a tecnologia se torna a principal aliada da volta do turismo em 2022?
Qual o cenário turístico para 2022 e para o futuro?
Muitas ações ao longo de 2021 permitiram a volta parcial ou total do turismo em muitos lugares do mundo. Seja a vacinação global, a flexibilização das restrições de viagens internacionais e nacionais em alguns locais, entre outras ações e medidas de seguranças adotadas para garantir uma maior segurança dos turistas, principalmente durante a alta temporada.
Leia mais: Aproveite o retorno das viagens para bombar o turismo
Essa volta foi claramente um sucesso e só tem a aumentar seus números nos próximos anos. No Brasil, em outubro, por exemplo, os voos domésticos já haviam recuperado 80% dos níveis de passageiros transportados antes do início da pandemia.
Em relação ao turismo internacional, o Brasil ficará um pouco mais lento do que o restante do mundo em 2022, já que a previsão para o número de turistas internacionais recebidos em solo nacional ainda é baixo principalmente pelas restrições sanitárias impostas, o que significa que o lucro do setor no ano que vem será majoritariamente sustentado pelo turismo doméstico assim como em 2021.
Porém, a previsão ainda é que ambos os números aumentem gradualmente até 2028, em que a projeção é que o turismo brasileiro alcance uma renda 105,3 bilhões de dólares, 9% a mais que em 2019.
Alguns empecilhos que podem dificultar esse caminho próspero
Como você já sabe, o turismo internacional no Brasil ainda pode sofrer um pouco para levantar as asas em 2022, isso devido principalmente às restrições sanitárias impostas pelos países para conter o contágio da covid-19 e suas variantes em voos internacionais.
Sendo assim, muitos problemas ainda afetam e podem afetar ainda mais o setor, como por exemplo:
- Custos elevados: esse pode ser um grande impedimento para que as pessoas saiam de casa. A inflação está em constante alta e muitos passam a sofrer com isso, tendo que usar suas economias e o décimo terceiro salário para manter as contas da casa em dia, ao invés de viajar e “turistar” por aí.
Além disso, os custos nas empresas de transporte aéreo também se elevaram, o querosene de avião subiu 90,7% em um ano, por exemplo. Tudo isso consequentemente levou a um aumento considerável das passagens aéreas.
Com essa crise também aumentam-se os gastos no próprio setor de turismo, que agora pelos danos causados nos últimos anos e pela alta da inflação se veem obrigados a cobrar mais em seus serviços.
Leia mais: Mais visitantes para sua atração turística com o Instagram
- Restrições sanitárias: altamente necessárias para conter o contágio e a proliferação do vírus, as restrições sanitárias impostas por municípios, estados e outros órgãos governamentais podem acabar restringindo e limitando o setor de turismo e eventos novamente a fim de evitar o aumento de casos.
Por conta disso, é de extrema importância adotar e vigiar se todas as medidas de segurança impostas estão sendo seguidas dentro de sua atração, como o uso de máscaras, passaporte sanitário, testagens, entre outras.
Dessa maneira, pode-se evitar o contágio da doença em seu estabelecimento e uma proliferação ainda maior do vírus e suas variantes, que poderia ocasionar no fim das atividades turísticas novamente por um determinado período de tempo.
Dito tudo isso, é importante manter seus serviços com preços justos e seu estabelecimento seguro sanitariamente para que seu negócio prospere e consiga competir no mercado de maneira orgânica para atingir o sucesso.
Leia mais: Jornada do cliente no turismo: como atrair, reter e fidelizar
Alguns benefícios de 2022 que podem ajudar na volta do turismo
Mesmo com pontos que podem atrapalhar a volta do turismo neste ano, outros podem ajudar ainda mais aos trabalhadores desse setor a lucrar acima do esperado, sendo eles:
- Confiança em viajar: parece meio bobo, mas a volta da confiança em viajar na população é um dos principais fatores de aquecimento do Turismo. Isso tudo acontece pela confiança no cumprimento de protocolos sanitários pelos municípios, pelo setor privado e em parte pela comunidade.
Dessa maneira, também é possível pensar que para prosperar ainda mais, deve-se exigir que todos façam sua parte, seja os estabelecimentos, os comerciantes locais, os turistas e até mesmo o próprio estado, é impossível retomar esse setor sozinho.
- Feriados: assim como o ano de 2021 que foi marcado pelo seu número de feriados prolongados e dias de ponto facultativo, 2022 não fica atrás e possui em seu calendário 11 feriados que podem movimentar o setor, o que se mostra uma melhor oportunidade de crescimento para o turismo doméstico.
Feriados e pontos facultativos de 2022
1º de janeiro (sábado) – Confraternização Universal (feriado nacional);
28 de fevereiro (segunda-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
1º de março (terça-feira) – Carnaval (ponto facultativo);
2 de março – quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até às 14 horas);
15 de abril (sexta-feira) – Paixão de Cristo (feriado nacional);
21 de abril (quinta-feira) – Tiradentes (feriado nacional);
1º de maio (domingo) – Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
16 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi (ponto facultativo);
7 de setembro (quarta-feira) – Independência do Brasil (feriado nacional);
12 de outubro (quarta-feira) – Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
28 de outubro (sexta-feira) – Dia do Servidor Público (ponto facultativo);
2 de novembro (quarta-feira) – Finados (feriado nacional);
15 de novembro (terça-feira) – Proclamação da República (feriado nacional);
25 de dezembro (domingo) – Natal (feriado nacional).
Leia mais: Melhore a experiência do visitante em atrações turísticas
Além de tudo isso, as mudanças realizadas no setor nos anos anteriores vão permitir um ambiente mais seguro e uma experiência melhor aos próprios turistas, principalmente pelo papel que a tecnologia teve ao ajudar na volta do setor em 2021.
Como a tecnologia se torna a principal aliada da volta do turismo em 2022?
É indiscutível que estamos cada vez mais dependentes da tecnologia, no entanto, de maneira alguma isso é algo ruim. Esse recurso facilita e dinamiza a vida das pessoas e no mercado turístico isso não é diferente.
A volta do turismo, com certeza, vai precisar mais da tecnologia do que antes e seu negócio deve se atualizar para atender todas as necessidades que se criaram a partir desse contexto.
Agora os turistas possuem novas exigências quando se trata de experiências nesta área e para esse novo panorama você precisa das ferramentas e estratégias corretas para não ficar para trás em 2022 e perder competitividade de mercado.
Sistema de gestão ERP para turismo
Um sistema de gestão ERP de turismo inteligente é o primeiro passo para que você possa atender a altura todas as expectativas do cliente neste ano de recuperação no setor turístico.
Leia mais: Como o sistema de turismo pode ajudar seu parque?
Com esse recurso, quase todas as suas preocupações podem ser evitadas ao conectar todas as informações e processos tecnológicos de uma empresa em um só lugar. Isso tudo permite uma automação maior de processos, a redução de trabalhos manuais e de erros, o que melhora os resultados em qualquer atração turística.
Totens de atendimento
Um passo importante oferecido por sistemas de gestão como o Limber Software é a integração desse sistema com Totens de Atendimento que diminuem drasticamente a ocorrência de filas e portanto de aglomerações, tanto nos serviços de bilheteria como de alimentação.
Leia mais: Os benefícios de ter um totem no parque turístico
Os órgãos de saúde ainda mantêm a maioria das recomendações de cuidados pessoais e coletivos que foram instituídos no começo da pandemia. Neste sentido, a experiência e sensação de segurança que esse sistema com essa ferramenta oferece é a melhor coisa para os visitantes.
E-commerce para turismo
Ter um canal de vendas pela internet também se faz necessário. Isso pois oferece ao turista uma melhor experiência desde o momento em que o usuário acessa sua página para conferir seus atrativos e planejar sua viagem.
Além disso, você também elimina o processo de venda manual e possibilita o uso de funções específicas do setor em seu estabelecimento, como:
- Geração automática de vouchers
- Formulários dos passeios
- Relatórios financeiros
- Cupons de desconto
- Etc.
Com isso, sua atração turística se torna ainda mais preparada para as necessidades desse novo ano e do futuro do turismo, dando mais espaço para que o setor alcance o sucesso em 2022.
Quer entender ainda mais como a tecnologia pode te ajudar nesse momento? Então acesse nosso site e encontre todos os benefícios de se utilizar Limber Software: