por limber, 16 de fevereiro de 2022

Ideias para aproveitar o carnaval no varejo e vender mais

Saiba como você, varejista, pode aproveitar este período para aumentar as vendas no carnaval e fidelizar clientes.

Ideias para aproveitar o carnaval no varejo e vender mais | Limber

O carnaval está chegando e, com ele, várias oportunidades para aumentar as vendas no varejo.  

Sabe aquele famoso ditado de que o ano só começa depois do carnaval? Para o varejo, essa premissa não é verdadeira, uma vez que as oportunidades de deslanchar nas vendas aumentam muito nessa ocasião.

Mesmo que neste ano as festas sejam mais restritas e todos os cuidados ainda continuem, o comércio de fantasias, maquiagens, roupas, alimentos e outros tende a crescer neste período. 

Por este motivo, você, varejista, pode aproveitar a data para atrair e fidelizar novos clientes. Quer saber como? Continue a leitura e confira todas as nossas dicas para aumentar as vendas no carnaval!

Boa leitura!

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Dicas para vender mais no varejo durante o carnaval

Aproveitar o período do carnaval para aumentar as vendas é uma excelente escolha para o mercado varejista. As pessoas estão em clima de festas, muitas estão em férias e a grande maioria aproveita esse período para descansar e se preparar para começar o ano oficialmente. 

Entretanto, como você já sabe, para o seu negócio varejista o ano já começou faz tempo. Seguindo essa lógica, você pode aproveitar o período de descanso do seu público-alvo para entregar exatamente o que ele está procurando para completar suas festas e/ou férias.

Leia mais: Você já tem uma cultura de vendas? Saiba como vender mais com essas 06 estratégias!

A melhor forma de fazer isso é abraçando o carnaval no seu comércio varejista e aproveitando a época para oferecer uma experiência única ao seu cliente. Confira dicas de como fazer isso:

Conheça o seu público para vender mais no carnaval

O primeiro passo é conhecer seu público-alvo. O que exatamente ele está procurando nesta época do ano que você pode oferecer? 

Com essa informação em mãos, você consegue planejar todo o restante da campanha de forma mais certeira. Caso você ainda não saiba, para descobrir o perfil do seu público-alvo, faça pesquisas e ouça o que o seu consumidor tem a dizer. 

Além disso, com a escassez de folia de rua, o varejo precisa se preparar para atender um público-alvo mais focado em descanso. Você também vai precisar pensar no contexto do carnaval em tempos de pandemia a fim de entender o que busca o seu cliente.

Se você possui uma loja de fantasias, por exemplo, seu público provavelmente vai buscar artigos para festas. Entretanto, pode ser que você tenha um comércio de público mais abrangente, neste caso, também pode oferecer experiências para o cliente consumir dentro de casa ou em viagens mais isoladas, como jogos e itens de lazer. 

O que importa mesmo é sempre saber responder à pergunta: o que o meu cliente está buscando que eu posso oferecer nesse carnaval?

Captando essas oportunidades, você pode seguir as próximas dicas com mais certeza de estar usando a estratégia certa.

Leia mais: O cross merchandising como estratégia para vender mais no varejo

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Entre no clima carnavalesco

O clima do carnaval é único e adorado por muitos brasileiros! São muitas possibilidades para aproveitar esse momento diferente, tanto em sua loja física quanto no universo digital.

Você pode inserir elementos temáticos na loja para chamar a atenção do público. O visual atrativo é indispensável para se destacar nessa época. Invista em cores chamativas, confetes e até fantasias, se for o caso. Tudo para que o seu cliente se sinta mesmo no carnaval, apesar de todas as dificuldades causadas pela pandemia.

Um ambiente alegre e convidativo pode fazer toda a diferença no fluxo de clientes. Pensando também no ambiente digital, você pode personalizar o seu e-commerce para o período festivo, porque é uma excelente forma de incentivar as vendas.

Leia mais: Vender online sem e-commerce, é possível?

Por fim, suas redes sociais são um dos canais mais eficazes de relacionamento com os clientes. Aproveite esse recurso também no carnaval, com posts patrocinados que compartilham do clima carnavalesco.

Analise os produtos mais vendidos

Você precisa sempre conferir quais foram os produtos mais vendidos no carnaval dos anos anteriores. Com essas informações em mãos, você consegue saber com mais clareza onde investir mais em divulgação. 

Se ano passado o que sua loja mais vendeu nessa época foi roupa de praia, por exemplo, pode oferecer mais promoções nesses itens, além de divulgar imagens e opções em suas redes sociais.

Outra dica da Limber é pesquisar quais foram os conteúdos relacionados a carnaval mais pesquisados em janeiro do ano anterior. O resultado pode te ajudar a decidir em qual parte dar maior destaque no seu site, para auxiliar os visitantes a encontrarem com facilidade o que estão procurando.

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Aposte em promoções

Promoções sempre são uma boa estratégia para atrair mais compradores. Começar a anunciar as ofertas antes mesmo do carnaval, para que seus clientes se preparem para comprar em sua loja pode te ajudar a compensar o dia do feriado em que o comércio geralmente está fechado.

Muitos varejistas cometem o erro de pensar que fazer promoções é perder lucro. Isso nem sempre é verdade. 

Você pode optar por colocar as ofertas em produtos que têm uma boa margem de lucro e que são sazonais, ou seja, que só vendem nessa época. 

Se você tem uma loja de utilidades, por exemplo, sabe que máscaras, fantasias e maquiagens temáticas saem quase que totalmente nessa época do ano. 

Por isso, escolha esses produtos para colocar em oferta e, além de ter as vendas aumentadas, não correrá o risco de vê-los passando o ano todo empoeirando em sua loja. 

Além disso, você sempre pode tentar uma boa negociação de preço com os fornecedores, para aumentar a margem de lucro e repassar a oferta para os clientes.

Divulgue seu negócio no clima carnavalesco e todas as promoções

Não adianta nada investir dinheiro e tempo enfeitando e adaptando sua loja para o clima de carnaval se você não divulgar a produção. Essa estratégia tem o claro objetivo de alavancar vendas no período de carnaval e, para isso, as pessoas precisam tomar conhecimento  da campanha. 

Por isso, invista muito na divulgação antecipada, para que os seus clientes tenham chances de comprar. Além disso, compartilhe fotos do local nas redes sociais, além de deixar seu perfil mais humanizado, você atrai mais clientes para o estabelecimento.

Todas as ações de marketing do seu negócio varejista devem ter o objetivo de capturar a atenção do seu possível cliente com um bom visual. O carnaval é sempre lembrado como uma época alegre e colorida, então sua comunicação visual deve estar alinhada a isso. 

Você também pode mesclar essa identidade visual do carnaval com a da sua loja, para criar uma campanha que, ao mesmo tempo que busca referências no carnaval, também mantém seu estilo próprio, mostrando ao cliente a força da marca. 

O importante é divulgar muito esse período porque, afinal de contas, o carnaval é seu grande aliado para vender mais no varejo. 

Incentive seus clientes para voltarem à sua loja

Quando os clientes têm motivos para retornar, eles sempre retornam, seja loja física ou virtual. No varejo, existem muitas possibilidades para motivar seu cliente a voltar, especialmente depois que ele teve uma excelente experiência durante o carnaval.

Uma forma é oferecer cupons de desconto, por exemplo. Dessa forma o cliente vai voltar para a loja futuramente para aproveitar o presente e possivelmente se torne um cliente fiel.

Além disso, os clientes gostam de exclusividade. Você pode usar isso ao seu favor. Oferecer cartões fidelidade, atendimento personalizado e demonstrar interesse pela volta dele em sua loja certamente vai impactar-lo positivamente.

Você também pode ficar atento à próxima sazonalidade. Se você já tiver planos para a próxima campanha, deixe-o saber disso. Conte a ele sobre o que pode encontrar em sua loja e ele vai ter ainda mais um motivo para voltar. 

Abasteça seu estoque e se prepare para vender mais

O cliente do carnaval não quer esperar o produto chegar para comprar. Se o seu estoque não estiver preparado para a campanha, você certamente vai perder oportunidades de vendas.

Por isso, se você pensa em investir em uma campanha elaborada para vender mais no varejo durante o carnaval, precisa ter certeza de que seu estoque vai dar conta dessa demanda.

Leia mais: Demanda e estoque: por que elas precisam andar alinhadas?

Para não desperdiçar dinheiro, pegue as informações sobre quais os produtos mais vendidos no ano anterior e foque neles para reabastecer o estoque.

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Prepare seu negócio para atender um grande fluxo de clientes no varejo

Falamos acima de dicas para preparar seu negócio para oferecer uma boa experiência de compra para seus clientes do varejo durante o carnaval e vender mais. De fato, agregar valor ao seu negócio com essas ideias pode fazer mais diferença do que você imagina e te ajudar a conquistar muitos novos clientes.

Entretanto, para além do estoque, você precisa se preparar para poder atender a tanta demanda. Uma forma de fazer isso é com um sistema de gestão para o varejo, que te ajuda a vender mais com agilidade e eficiência, uma vez que controla todas as tarefas e informações. 

O atendimento precisa condizer com o clima da loja. Não adianta investir tanto em itens decorativos e em marketing se, ao chegar na sua loja, seu cliente vai ser negativamente surpreendido com grandes filas, problemas no sistema, dificuldade para faturar o pedido e outras questões.

Ele vai perceber que seu varejo está despreparado e não vai querer voltar tão cedo.  O sistema de gestão Limber ERP é o software que sua empresa no varejo precisa para gerenciar todos os processos de forma conectada e simples, para que o cliente sempre tenha a melhor experiência no seu negócio.

Leia mais: 7 dicas para que as pequenas empresas comecem o ano com uma gestão eficiente

Assim, ele vai poder aproveitar o carnaval sem estresse e com muita praticidade. São pequenos detalhes que agregam mais valor ao seu negócio e fidelizam mais clientes.

Se você deseja continuar aprendendo sobre como vender mais, confira nosso eBook: 

Categoria:Varejo

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