por limber, 25 de maio de 2022

Turismo rural: conheça essa atração turística que está virando tendência

Saiba tudo sobre o turismo rural e porque está virando tendência no território brasileiro, além de sua importância para a economia regional e muito mais.

Turismo rural: conheça a atração que está virando tendência | Limber

O único tipo de atração turística que não parou completamente na pandemia, o turismo rural ganhou espaço pela prestação de serviços em ambientes abertos e por estar ainda mais perto da casa do brasileiro do que os demais, por exemplo. 

Dessa maneira, a proposta do turismo rural diferencia-se em alguns pontos do turismo em geral, procurando promover sentimentos e experiências diferenciadas dos tipos de atrações que estamos acostumados, principalmente se levarmos em conta o espaço que essas atrações ocorrem.  

Porém, também engana-se quem pensa que o turismo rural é algo novo. Esse tipo de atração já possui história e já transformou a vida de muita gente, surgindo lá atrás na década de 60 na Europa, onde as pessoas iam pro campo e estabeleciam um relacionamento muito pessoal com a natureza e com a família que os recebia.

Ler mais: Como o turismo pode se preparar para o pós pandemia

Bom, para aprender mais sobre essa inovação que não é tão nova assim, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre turismo rural neste artigo, acompanhe: 

O que é turismo rural?
Qual o perfil do cliente ideal no turismo rural?
Qual a importância do turismo rural?
O turismo rural no mundo
Como um sistema turístico pode inovar e trazer bons resultados?

O que é turismo rural?

Segundo o próprio Ministério do Turismo, o turismo rural é definido como:

“Conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com o exercício da produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade.” 

Sendo assim, o turismo rural se torna muito abrangente, englobando hotéis-fazenda, passeio por trilhas na natureza, pesque e pague, colha e pague e até mesmo a participação no processo de ordenha e outras atividades, como:

  • Café colonial e refeições típicas;
  • Oficinas de produção artesanal de queijos, salames, geléias, etc.;
  • Visitas à hortas, pomares e vinhedos;
  • Passeios a cavalo;
  • Alimentação e cuidados com animais;
  • Museu com itens históricos da propriedade da região;
  • Arvorismo e outras práticas esportivas.
Turismo rural: conheça a atração que está virando tendência | Limber

Dessa maneira, esses tipos de atividades proporcionam uma experiência diferente quando comparado às outras atrações turísticas, incluindo: 

  • Conexão com a natureza 
  • Vivências com culturas distintas do meio urbano
  • Valorização da vida no campo
  • Preservação de atividades rurais  
  • E muito mais 

Portanto, o turismo rural utiliza dos recursos naturais, histórico-culturais e técnico científicos da propriedade para criar atividades e oferecer uma experiência memorável para o turista. 

A principal ideia do turismo rural não é aumentar os investimentos dos proprietários, mas sim dar mais lucratividade por meio da utilização de áreas paradas ou da própria produção.

Para isso, é importante conhecer o potencial da propriedade, ou seja, se ela for rica em atrativos naturais, esse é um bom diferencial a ser explorado. 

Ler mais: Atendimento humanizado no ambiente de turismo 

Porém, para chegar no possível lucro desejado, é de grande importância contar com um planejamento voltado para a exploração do turismo, além de sustentabilidade e biossegurança

Outro ponto fundamental é buscar informações a respeito de:

  • Vantagens e desvantagens da localização
  • Postura adequada do condutor
  • Matérias primas que devem ser preservadas
  • Modo adequado de fazer o manejo
  • Patrimônio natural
  • Elaboração de roteiros de turismo
  • Divulgação dos serviços 

Qual o perfil do cliente ideal no turismo rural? 

A destinação do turista ideal para o turismo rural pode ser muito variada, dependendo especificamente dos serviços prestados na propriedade.

Turismo rural: conheça a atração que está virando tendência | Limber

Um exemplo é que para famílias com crianças, hotéis-fazendas combinadas com atividades recreativas como passear de cavalo, ordenhar vacas, visitar hortas e outras coisas mais tranquilas são uma boa opção. 

Já para turistas mais calmos e que querem desacelerar da vida urbana, atividades mais relaxantes como trilhas de caminhada ou banhos de cachoeiras e rios são ótimas opções. 

Ler mais: Conheça a jornada do cliente no turismo e saiba como atrair, reter e fidelizar clientes por meio dela

Para aqueles que desejam uma verdadeira viagem gastronômica, sua propriedade pode oferecer visitas às vinícolas, produção e deguste de comidas típicas e venda de produtos alimentícios caseiros

Porém, para aqueles que buscam por adrenalina, alguns esportes radicais podem chamar muita atenção, como é o caso do arvorismo, rafting, rapel, trilhas de moto e muitos outros.

Para finalizar, existem também turistas que estão em busca de mais sossego em suas vidas, e desse modo, procuram no turismo rural uma espécie de test-drive para decidir se irão optar por esse estilo de vida. 

Qual a importância do turismo rural?

A importância do turismo rural começa na constituição de uma forma amena de promover o desenvolvimento sustentável e de exercer múltiplas atividades no espaço rural, dando ao turista a oportunidade de conhecer a região e as atividades agrícolas mais a fundo. 

Turismo rural: conheça a atração que está virando tendência | Limber

Porém, é claro que vai muito além disso, sendo de grande importância para: 

  • Estabilização da economia local: criação de empregos nas atividades indiretamente ligadas a ele, como no comércio de mercadorias, construção civil, serviços auxiliares, etc. Além disso, abre oportunidades de negócios diretos, como de hospedagem, lazer e recreação. 

Outro ponto também é a possibilidade de agregar valor aos produtos agrícolas do estabelecimento, como na comercialização de produtos artesanais como alimentos regionais típicos. 

É exatamente no produto “in natura” e na comercialização sem intermediários que se encontra o sucesso do turismo rural, que já chega a representar até 40% do lucro dos empreendimentos rurais

  • Preservação ambiental: outro ponto importante é o estímulo à conservação ambiental e à multiplicação de espécies de plantas e animais, sem contar a valorização da agricultura familiar. 

Dessa forma, propriedades rurais podem verticalizar diversas atividades, pois passam a processar parte do que produzem para comercialização e receber visitantes interessados no trabalho de produção. 

Sendo assim, o turismo rural torna mais diversificada as possibilidades de emprego e renda na comunidade. Além de contribuir para a valorização do patrimônio cultural e natural dos destinos turísticos. E ainda, em um aspecto mais amplo, favorece o desenvolvimento no interior e reduz o êxodo rural. 

O turismo rural no Brasil e no mundo 

O turismo rural no mundo já se encontra muito mais avançado e procurado do que no Brasil, que no momento o vê emergir no cenário nacional. 

Um exemplo claro disso é a Europa, berço do turismo rural, em que o apelo que a natureza exerce sobre a sociedade urbanizada e preocupada com o meio ambiente, torna essas atrações muito mais desejadas. 

Turismo rural: conheça a atração que está virando tendência | Limber

Ao viajar pelo interior da Itália, França, Portugal e Espanha, por exemplo, é possível perceber de imediato o impacto da integração entre a cultura, a gastronomia, o turismo e a própria agropecuária na promoção das economias locais. Isso viabiliza uma imensa gama de novos negócios, emprego e renda, além da preservação das tradições, dos costumes locais e da paisagem rural

Turismo rural: conheça a atração que está virando tendência | Limber

Já no Valle do Colchagua, no Chile, situado no sopé da Cordilheira dos Andes, encontra-se uma região agrícola que concentra importantes vinhedos como atrações turísticas da região

Ler mais: 6 dicas para melhorar a experiência do cliente no turismo e garantir a fidelização de turistas 

Além da produção de vinhos, da cultura preservada e das belas paisagens que unem mar e montanhas, a região atrai uma grande quantidade de turistas que podem desfrutar os vinhos e a culinária local, além de certos passeios e aventuras. 

No Brasil, por outro lado, mesmo que o turismo rural esteja em pleno crescimento agora, já possuímos algumas regiões que se destacam no meio, como é o caso do Vale dos Vinhedos, situado na Serra Gaúcha. Ali, a integração entre turismo e agricultura funciona como estímulo para a economia regional.

Turismo rural: conheça a atração que está virando tendência | Limber

Além disso, nosso país possui muitos hotéis-fazendas de destaque que variam entre conforto e luxo, atendendo a todas as demandas e oferecendo diferentes experiências turísticas. 

Como um sistema para atrações turísticas pode inovar e trazer resultados?

Como você já sabe, realizar um planejamento minucioso para o turismo rural é essencial para conseguir a lucratividade esperada. Porém, você pode potencializar ainda mais seus resultados com um sistema ERP para turismo

Com ele é possível reduzir custos, aumentar a produtividade em seu negócio, ter total controle no processo de vendas, eliminar filas e ainda fidelizar seus visitantes com:

Que tal solicitar uma demonstração e ver você mesmo como o Limber Turismo pode transformar sua atração? 

Categoria:Turismo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Suas informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.