por limber, 27 de setembro de 2021

Sistema ERP para micro e pequenas empresas: gestão de estoque, demanda de vendas e muito mais!

Saiba como os sistemas ERP são úteis e acessíveis para micro e pequenas empresas e ainda o que fazer para escolher a melhor opção.

Sistema ERP para pequenas empresas: como isso pode te ajudar?

A utilização de sistemas ERP em grandes empresas é comum nos dias de hoje, a funcionalidade e a praticidade que esses softwares oferecem para a gestão são enormes. 

Porém, o que muitos empresários e gestores não sabem é a eficiência desses softwares de gestão no varejo também para micro, pequenas e médias empresas.

Os benefícios apresentados aos empreendedores que utilizam sistemas ERP são muito grandes, desde a fácil implementação e uso simples, até mesmo a possibilidade de aumentar a receita da empresa. E tudo isso por um baixo custo. 

Quer entender mais sobre como esses sistemas funcionam, quais são as vantagens que o uso apresenta em seu negócio e qual a melhor opção do mercado? Então continue a leitura!

O que é um sistema ERP?
Como um sistema ERP beneficia na gestão de sua empresa?
Qual a melhor opção de sistema ERP?
Então, qual escolher?

O que é um sistema ERP?

Muitas micro, pequenas e médias empresas utilizam diversos programas, sistemas e métodos para  administrar seus processos de forma separada nos diferentes setores. 

Assim, contam com um sistema para a gestão de estoque, outro para a gestão financeira e mais um para a demandas de vendas, por exemplo. Porém, essa variedade de  gerenciamento pode ser mais prejudicial ao seu negócio do que eficiente.

Comerciante confuso, com vários dispositivos

Entre os malefícios presentes pelo excesso de programas e métodos administrativos encontram-se: 

  • ineficiência de planejamento;
  • ausência de suporte;
  • recorrência de erros; 
  • colaboradores sobrecarregados;
  • imprecisão no controle financeiro.

Essa é a realidade em negócios que necessitam com urgência de um sistema ERP. Mas afinal, o que ele é?

Sistemas ERP (Planejamento de Recursos Empresariais), são softwares de informação que reúnem todos os dados, funções e processos de uma empresa em um único programa de gestão.

Sendo assim, um sistema ERP é capaz de integrar toda a sua empresa, desde o controle financeiro até a gestão de estoque. Além disso, se você não sentir a necessidade de integrar em todos os setores, alguns softwares, como o da Limber Go, permitem que você adquira o sistema apenas com os módulos necessários.

Entre eles você pode contar com:

  • Módulo vendas: cobre o setor em processos como vendas simplificadas, nota fiscal, controle de caixa, pedidos, vendas comissionadas e orçamentos.
  • Módulo financeiro e bancos: abrange o setor financeiro de sua empresa em processos importantes como o fluxo de caixa, saldo, extrato, controle de contas a pagar e receber, emissão e envio de boletos, além de recepção de arquivos eletrônicos.
  • Módulo compras e estoque: ideal para varejistas que encontram problemas frequentes na gestão de estoque, pois esse módulo oferece controle total, incluindo processos como movimentação e ajuste de estoque, emissão de etiquetas, controle de depósitos, itens com estoque baixo, pedidos de compras e controle de aprovação, além de incluir a verificação total de itens em estoque.
  • Módulo caixa PDV: aqui, as funcionalidades apresentadas são de cadastro PDV, configurações da impressão de comandas, formas de pagamento padrão, venda simplificada, limite de crédito, caixa operador e NFC-e (comunicação sem fio).

Leia mais: Como um sistema ERP pode aumentar o faturamento do seu negócio?

Diante disso, é importante destacar que esses programas são de baixo custo no mercado e, ainda, se não houver necessidade de adquirir todos os módulos, podem sair com um preço menor. Isso tudo acaba com o mito de que  os sistemas de integração para  pequenas e médias empresas custam caro e não são acessíveis.

Dito isso, é visível que otimizar e organizar esses processos não é uma tarefa difícil se contar com um sistema ERP. Inclusive, sua aplicação pode ser feita de maneira rápida e fácil por uma empresa especializada.

Como um sistema ERP beneficia a gestão de sua empresa?

Como um sistema ERP beneficia a gestão de sua empresa

As vantagens apresentadas pelo uso de um sistema de integração de dados e processos são muitas e, com certeza, impulsionarão seu negócio e permitirão que seu trabalho se torne mais fácil. 

Segurança de dados no varejo 

Sistemas ERP garantem segurança de dados em sua empresa e o cumprimento da legislação, especialmente quando se refere à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). Isso tudo tira um enorme peso de tarefas burocráticas a serem feitas pelos seus colaboradores.

Baixo custo e aumento na receita da empresa

Como citado anteriormente, os softwares de ERP são acessíveis e de baixo valor. E, assim, ajudam na redução de custos com tarefas e processos desnecessários (como também com o gasto excessivo em papéis).

Dessa maneira, é possível economizar e aumentar a receita da empresa pelo aumento de produtividade e a menor ocorrência de falhas.

Menor ocorrência de erros em processos de varejo

Muitos setores, como a gestão financeira e a gestão de estoque, estão suscetíveis a uma grande ocorrência de erros. O uso de sistemas ERP ajuda a reduzir as falhas e, ainda, softwares como o Limber GO contém um serviço de suporte agilizado e eficiente.

Outros sistemas e softwares utilizados pela gestão para realizar processos e serviços de uma maneira separada também podem possuir um sistema de suporte. Porém, sem a integração dessas atividades em apenas um programa, como os sistemas ERP, são vários suportes diferentes a serem contatados na ocorrência de erros. 

Ou ainda não ter nenhum, que é o caso de procedimentos realizados por papéis e de maneira manual, que é muito pior. 

Leia mais: Sistema para Varejo: Como a tecnologia pode ajudar?

Praticidade e fácil implementação do sistema no varejo 

Os sistemas ERP também são práticos, portanto, torna-se fácil para colaboradores  aprenderem e se acostumarem com o novo modelo de gestão de trabalho. Além, é claro, da fácil implementação realizada por empresas especializadas e que entendem do assunto.

Ajuda na tomada de decisões 

A presença de relatórios com dados assertivos auxilia o empresário ou gestor a saber onde investir para melhorar processos e receber maior retorno financeiro. Além de ganhar tempo para outras tarefas com a automação de processos, a perda de tempo com retrabalhos e sistemas manuais (como planilhas) é solucionada, o que deixa espaço para focar no que realmente importa: o relacionamento com o cliente.

Qual a melhor opção de sistema ERP?

Para escolher a melhor opção, algumas coisas precisam ser levadas em consideração a fim de garantir a integridade de todos ou grande parte dos processos. Manter um sistema ERP que não seja ideal para seu negócio também pode ter consequências.

Compatibilidade

Para que tudo ocorra bem e você escolha o sistema perfeito para sua empresa, primeiramente você precisa encontrar um que se aproxime mais ou seja especificamente de acordo com o segmento de seu negócio, como o varejo, por exemplo

Um sistema ERP como o Limber Go, por exemplo, é ideal para micro e pequenas empresas, principalmente do setor varejista, e que encontram dificuldades em realizar tantos processos por diferentes programas.

Sendo assim, um sistema específico como esse ajuda mais do que sistemas caros e cheios de funcionalidades que jamais serão utilizadas e pesarão muito mais em seu orçamento.

Melhor preço

Saber escolher o melhor custo-benefício nem sempre significa o menor valor de mercado. Fatores como serviços de suporte devem estar inclusos e em muitos sistemas são disponibilizados de graça, o que deve ser um fator decisivo no momento de compra.

Adquirir apenas os módulos necessários em seu negócio, ou ainda começar por um e ir aumentando gradativamente conforme a receita de sua empresa sobe, também é algo a ser levado em conta.

Sistemas ERP como o da Limber podem disponibilizar o serviço por módulos para você e, dessa maneira, é possível contratar apenas o necessário, o que evita gastos com processos que sua empresa não utiliza. 

Credibilidade

A credibilidade no mercado é um fator de peso na hora de escolher qualquer produto. Saber que uma determinada marca ou empresa é boa pela qualidade de seus produtos e serviços pode ser uma garantia de melhor eficiência e menor ocorrência de falhas e erros nos sistemas contratados.

Dito isso, fazer uma boa pesquisa é analisar tempo de mercado, ler revisões e comentários feitos por clientes que já adquiriram o produto e procurar por sistemas que buscam sempre a inovação.

Praticidade

De nada adianta trocar vários programas por um sistema confuso e pesado. O processo de escolha de um bom software deve incluir a facilidade na navegação e se seus colaboradores se adaptarão a ele sem maiores problemas. Um sistema de fácil compreensão e uso é essencial para ganhar tempo e evitar erros.

Também é viável solicitar à empresa que explique o uso de seu sistema, como realizar os processos, o que deve e não deve ser feito, etc. Fazer uma apresentação para seus colaboradores explicando passo a passo do sistema também pode ajudar a diminuir a ocorrência de erros pela nova implementação.

Um sistema ERP pode transformar sua empresa do varejo! Mas qual escolher?

É visível que um sistema ERP para micro e pequenas empresas só tem a trazer benefícios a curto, médio e longo prazo para seu negócio. Da gestão de estoque à gestão financeira, todos os processos são integrados e muitos ainda são automatizados, o que dá a oportunidade de seu comércio focar no que realmente quer. 

Porém, apenas escolher qualquer sistema pode acabar por não solucionar seus problemas e acarretar em mais dores de cabeça. É essencial escolher um que caiba em seu orçamento, seja conhecido no mercado pelos seus produtos e serviços de qualidade e ainda conte com praticidade para facilitar o processo de implementação.

O sistema de ERP Limber GO contém todos esses benefícios e é feito especificamente para micro e pequenas empresas em setores como o varejo, agronegócio e turismo.  

Quer entender mais sobre esse sistema de qualidade e que conta com todos os processos de gestão de estoque para varejo, gestão financeira, demanda de vendas e muito mais? Então confira o sistema de ERP da Limber para micro e pequenas empresas e garanta resultados em sua integração:

Limber GO

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Sua informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.