por limber, 24 de novembro de 2021

Beneficie-se do Google Meu Negócio no seu restaurante

Estar no Google Meu Negócio é fundamental para atrair mais clientes para seu restaurante hoje em dia. Então, vem entender como fazer e porque isso vai impactar positivamente a gestão do seu restaurante.

Beneficie-se do Google Meu Negócio no seu restaurante | Limber

A internet é uma grande aliada dos donos de restaurantes da atualidade, principalmente daqueles de pequeno e médio porte. Aplicativos, formas de pagamentos diversificadas, divulgação em mídias sociais, tudo isso pode ser de grande ajuda para seu estabelecimento.

Uma das formas mais interessantes de usar esse recurso a seu favor é com o Google Meu Negócio, essa ferramenta coloca seu restaurante na linha de tráfego de locais próximos à pesquisa do cliente e indica seu estabelecimento como possível destino.

Então para auxiliar você a usar e entender essa tecnologia, vamos te mostrar como entrar na ferramenta, quais os principais benefícios e porque ele é um forte aliado para você enfrentar os grandes restaurantes.

Vem com a gente entender como funciona o Google Meu Negócio.

Como cadastrar meu restaurante no Google Meu Negócio?

A ferramenta do Google é uma facilitadora para pequenos empreendedores, não existe nenhum mistério para se cadastrar. Vamos conhecer os seis passos para colocar seu restaurante na plataforma?

  1. A primeira coisa a se fazer é entrar o site do Google Meu Negócio e clicar em “gerenciar agora”;
  2. Em seguida, uma nova tela se abrirá e você pode pesquisar o nome da sua empresa, aí é só clicar em “inclua sua empresa no Google”;
  3. Se tudo deu certo no passo anterior, agora você está na aba de criação de perfil, basta digitar o nome do seu estabelecimento novamente e categorizar a sua empresa como restaurante, após isso, é só clicar em “próximo”;
  4. O Google vai perguntar: “Você quer adicionar um local que os clientes podem visitar, como uma loja ou um escritório?”, Escolha “sim”;
  5. A partir daqui, o site de cadastramento vai pedir que você adicione o que você acha mais interessante para ter na localização do seu restaurante, como número de telefone e e-mail. Coloque o que você achar necessário.
  6. Agora só resta clicar em “concluir” e finalizar o cadastro.

Agora vem a parte mais importante para a validar a sua inscrição: você precisa escolher um método de verificação. Assim, você provará que é o responsável pelo seu restaurante e que ele, de fato, existe. 

Para concluir o processo de inscrição é necessário colocar seu nome no contato e clicar em “correio”. Dentro de doze dias você receberá um cartão postal com o código de verificação do seu cadastro. 

Tendo o código em mãos, você pode adicionar ainda mais informações no seu cadastro, além de agora poder incluir fotos do seu estabelecimento e formar uma estratégia de atração maior. 

A apresentação visual do seu restaurante é uma parte importante para atrair e fidelizar clientes. Diversas pessoas gostam de lugares bem ambientados e que criem elementos visuais para uma refeição mais agradável. 

Por isso, as fotos do seu estabelecimento precisam estar no Google Meu Negócio.

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Por que cadastrar seu restaurante no Google Meu Negócio?

Cadastrar seu restaurante no Google Meu Negócio é uma ótima forma de se destacar online. Não estar alinhado com uma ferramenta do maior site de pesquisas da atualidade provavelmente vai prejudicar seu restaurante.

Pense na seguinte situação: alguém foi ao seu restaurante, adorou a comida, o lugar, o atendimento e indicou o seu local para um amigo, no entanto, ele não sabe exatamente onde fica localizado o seu negócio, sabe apenas o nome.

Se você estiver cadastrado, isso não será um problema, pois a pessoa logo localizará o local onde você está estabelecido. 

Mas, se não estiver, você perderá um cliente, porque deixou de se cadastrar na plataforma e por isso ele não conseguiu descobrir qual o horário de atendimento do seu restaurante, em que local você está atendendo e qual é a distância da casa dele até seu estabelecimento. 

Hoje em dia é incomum sair por aí pedindo informações, as pessoas simplesmente vão procurar outro lugar para comer e ignorar o seu restaurante por ele não estar na pesquisa do Google.

Leia mais: Da comanda à balança: quais são os processos e serviços que a tecnologia já transformou em restaurantes?

Por que o Google Meu Negócio se conecta tão bem com restaurantes?

Se tornou cada vez mais comum as pessoas buscarem formas de comandar o próprio negócio. Por isso, inclusive, muitas abrem as portas de restaurantes.

Contudo, mesmo que você faça uma das melhores comidas do mundo, hoje em dia, com tanta concorrência, não é o suficiente. Você precisa da tecnologia, a internet é uma grande aliada na hora de conseguir sucesso para o seu negócio.

Estando cadastrado no Google Meu Negócio, você consegue mostrar os seus diferenciais para o público, porque o grau de divulgação desta plataforma com certeza será de grande auxílio para você.

A localização privilegiada em áreas centrais e com muita visibilidade já foi um fator importante para qualquer restaurante. Mas hoje, com o Google Meu Negócio bem gerenciado, estar em um lugar onde o fluxo de pessoas não é alto, deixou de ser um problema, uma vez que basta uma pesquisa para que você seja encontrado.

Faz parte de uma boa e eficiente gestão usar bem as ferramentas oferecidas pela plataforma, para mostrar que seu ambiente é confortável e agradável para fazer uma boa refeição.

Digamos que você tenha um restaurante familiar e que seu espaço seja pequeno e afastado de grandes centros. No entanto, você investiu muito nesse lugar para que ele passe uma sensação familiar, aconchegante, de casa. 

Muitas pessoas já gostam deste ambiente. Um dia estressante pode ser superado com uma boa refeição em um restaurante legal.

Por isso, com o Google Meu Negócio, você pode tirar vantagem do seu local que foi projetado com tanto cuidado, já que pode escolher as fotos que estarão em destaque na pesquisa do Google quando alguém procurar pelo seu restaurante.

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As principais funcionalidades do Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio não é o principal aliado de pequenos e médios empreendedores por acaso. Ele disponibiliza diversas ferramentas que podem ser usadas de forma vantajosa para otimizar as visitas, os ganhos e os futuros negócios do seu restaurante. 

A primeira delas são as avaliações. Quase todos os aplicativos, não só os de comida, contam com um sistema de avaliação. São as famosas estrelinhas. Quando seu restaurante está cadastrado no Google Meu Negócio, você também pode ser avaliado por clientes.

Manter sua avaliação alta é importante, porque as pessoas confiam em lugares que estão melhor avaliados por esse sistema. Você confiaria e comeria em um restaurante com só duas estrelinhas?

Os números de usuários da internet já passam dos bilhões. As pessoas usam esse recurso para fazer buscas antes de sair de casa para comer. Elas pesquisam, leem, perguntam e só aí escolhem o melhor lugar para fazer sua refeição.

Por isso, o recurso de avaliação pode ser um grande aliado do seu estabelecimento na hora de atrair aquele cliente indeciso que gosta de pesquisar muito antes de tomar a decisão final. 

Além disso, é possível criar uma interação com seus clientes por esse canal, porque a avaliação não é só feita por meio de notas, o consumidor pode deixar mensagens com elogios ou críticas.

Respondendo a esses relatos, uma rede de confiança pode ser criada com pessoas que frequentam seu restaurante. Assim, elas podem retornar outras vezes. 

Nem sempre os comentários são positivos, mas respondendo eles, você protege sua marca e consegue identificar o problema para que ele não se torne algo comum no seu restaurante.

Com essa prática, clientes que estão à procura de um lugar para fazer uma refeição podem se interessar pelo seu local, já que você demonstrou integridade ao responder comentários positivos e negativos sobre seu negócio.

Leia mais: Montando equipes de confiança em restaurantes: saiba como

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Outro mecanismo muito legal do Google Meu Negócio é a permissão para se comunicar com os fregueses e tirar dúvidas. Continue lendo para saber mais!

Quais são as dúvidas mais frequentes sobre seu estabelecimento?

Relacionado ao recurso de avaliação, estão as perguntas mais frequentes que chegam para seu restaurante, como:

  • Até que horas vocês atendem? 
  • Existe opção vegetariana?
  • Essa promoção é válida até quando? 
  • Servem esse tipo de comida em dias específicos ou sempre?

Diversas vezes essas perguntas são feitas na seção de comentários e quase nunca são respondidas.

Os clientes podem considerar que essa falta de resposta é mau gerenciamento do atendimento por parte dos restaurantes, então, não é apenas cadastrar o seu negócio, é preciso manter-se sempre ciente do que está acontecendo na ferramenta, principalmente para dúvidas dos consumidores.

Respondendo as perguntas mais frequentes com clareza, objetividade e rapidez, você estará mostrando que seu restaurante é engajado e se importa com os compradores.

Mantenha sempre suas informações atualizadas

O Google Meu Negócio conta com ferramentas para mudar suas informações caso necessário. Essa praticidade é um ponto muito positivo na hora de gerir seu restaurante.

Não é nenhum bicho de sete cabeças mudá-las, você só vai precisar fazer o login na ferramenta, escolher a página que você quer gerenciar, no caso, seu restaurante.

Então, siga para a seção que precisar ser alterada e insira as novas informações, esse processo pode levar um tempo, o Google tem até 60 dias para excluir os dados antigos.

Lembrando que algumas coisas não podem ser editadas, como palavras-chave, resumos e descrições, por isso tome cuidado na hora de colocá-las. Agora é só clicar na “edição concluída” e a edição está finalizada.

Se você conseguir priorizar e tirar o melhor proveito de todas essas funcionalidades do Google Meu Negócio, você logo fará seu restaurante ser referência quando se trata de exposição, procura online e atendimento de qualidade.

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