por limber, 15 de junho de 2021

Montando equipes de confiança em restaurantes: saiba como

Descubra como montar equipes de confiança em restaurantes conhecendo o processo e toda a parte burocrática para evitar erros!

O sucesso de uma empresa demanda dos esforços de todas as pessoas que trabalham ali. Por isso mesmo, é muito importante saber montar equipes de confiança. 

Uma equipe de restaurante é composta por profissionais das mais diversas áreas, desde chefs de cozinha e garçons até gestores administrativos. Todos de suma importância nos processos da empresa e para ter bons resultados.

Para conquistar seu público, é preciso ter um atendimento de qualidade e um cardápio com opções realmente deliciosas. E para dar conta de todas as contas e questões burocráticas, a gestão administrativa deve ser de excelência. 

O desafio do gestor de encontrar e contratar as pessoas ideais para sua equipe não é pequeno e demanda muita atenção. E para que esse processo seja mais fácil e sem erros, basta acompanhar os tópicos ao longo deste artigo!

Como contratar pessoas para a equipe do seu restaurante?
Como regularizar a sua equipe contratada?
A importância do apoio jurídico e contábil na hora da contratação do seu time. 
Como motivar equipes em restaurantes?

Continue sua leitura e saiba mais sobre cada um desses tópicos! 

Como contratar pessoas para a equipe do seu restaurante?

Vale a pena desenvolver parcerias com faculdades da região que oferecem os cursos que formam os profissionais que você precisa, como gastronomia e administração de empresas. 

A própria instituição indicará suas vagas aos alunos, o que facilita, e muito, essa busca por contratar as pessoas certas. 

Também existem núcleos empresariais que apoiam empresas e podem ajudar muito na busca de profissionais. Além disso, é importante usar as redes sociais do seu restaurante para falar sobre as vagas em aberto.  

Caso seu restaurante não tenha um profissional de RH para auxiliar na contração, procure por uma consultoria. 

De maneira geral, existem algumas questões às quais você precisa estar atento na hora de contratar alguém. Então se faça as seguintes perguntas:

  • O candidato possui o conhecimento e as habilidades necessárias para a vaga em questão?
  • Ele mostra comprometimento?
  • Ele parece se adequar ao código de cultura da sua empresa? 

Se a resposta para essas perguntas for positiva, então a pessoa provavelmente terá alta probabilidade de se encaixar bem no seu restaurante! 

Mas vale a pena realizar testes, por exemplo: se for o caso de uma contração de alguém para cozinhar no seu restaurante, peça para que o candidato prepare algum dos itens do seu cardápio. 

Contando com estes parceiros e realizando as perguntas certas na hora da entrevista, será possível saber se o candidato é uma pessoa de confiança. E isso é essencial, afinal de contas, ele será responsável por tarefas muito importantes no seu restaurante. 

Uma conferência errada do estoque pode levar seu restaurante a comprar mais do que é realmente necessário. E um atendimento mal feito pode fazer com que clientes não sejam fidelizados. 

A dica extra para verificar se essa é uma pessoa de confiança é entrar em contato com outros estabelecimentos onde ela já trabalhou e saber se a contratação dela será realmente positiva para o seu negócio. 

Como regularizar a sua equipe contratada?

A regularização da situação dos colaboradores trabalhando em sua equipe é essencial para que o seu restaurante não seja penalizado pela lei. E a principal maneira de fazer isso é seguindo as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). 

Para uma contratação pela CLT, é preciso requisitar a seguinte lista de documentos do seu futuro colaborador:

  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS);
  • Título de Eleitor;
  • Cópia da carteira de identidade;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de inscrição no PIS/Pasep;
  • Certidão de nascimento e casamento, se este for o caso;
  • Certificado de reservista ou de dispensa do serviço militar (apenas para homens);
  • Carteiras profissionais relativas aos órgãos de classe como OAB, CREA, etc.

Uma vez que o colaborador entregue todos esses documento para a empresa, cabe ao responsável do seu restaurante registrar a admissão dessa pessoa na CTPS. Para isso, é essencial deixar clara qual será sua jornada de trabalho e enviar todas as informações pertinentes ao Ministério do Trabalho e à Caixa Econômica Federal, que é responsável por administrar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). 

Depois que isso é feito e o exame de admissão é realizado, o colaborador estará efetivado e pronto para se integrar na equipe do seu restaurante. 

Vale destacar que em alguns estados o processo de contratação e regularização de um colaborador tem algumas diferenças. Por isso é importante procurar apoio jurídico nesse momento! 

A importância do apoio jurídico e contábil na hora da contratação do seu time 

Todo o processo de contratação é bastante burocrático e, por isso mesmo, sua empresa deve procurar por um escritório que dê consultoria contábil e jurídica. Dessa maneira o gestor poderá ficar tranquilo quanto ao processo, sabendo que não acontecerão erros. 

O ideal é procurar por uma empresa de consultoria ou serviços que ofereça apoio para as duas áreas: jurídica e contábil. Mas isso nem sempre é possível. Mesmo assim, não deixe de buscar este apoio. 

O apoio jurídico irá ajudar sua empresa a desenvolver o contrato desse colaborador, deixando tudo especificado de acordo com as leis trabalhistas.

Já o apoio contábil poderá ajudar você a entender qual o salário ideal para o novo colaborador baseado no seu fluxo de caixa e nos processos que serão desenvolvidos por essa pessoa. 

Com ajuda dessas duas fontes de consultoria e apoio, o processo será assertivo e o gestor evitará muitas dores de cabeça no processo! 

Como motivar e treinar equipes em restaurantes?

Sua equipe está montada, todos contratados e regularizados da maneira correta e prontos para começar a trabalhar. O que fazer agora para alcançar bons resultados? A resposta é: treinar e motivar seus colaboradores!

Treinamento de equipes em restaurantes

O treinamento da sua equipe pode ser feito de diversas maneiras. Mas de modo geral, é importante pensar na melhor metodologia para cada equipe. 

Existem muitos cursos e workshops online que podem ser oferecidos tendo opções tanto gratuitas como pagas. Procure por boas referências e disponibilize isso para todos. 

É importante deixar claro se esses treinamentos serão feitos de maneira conjunta, ou se cada um é responsável por isso de maneira individual. Deixe isso muito claro na hora de falar com sua equipe. 

Também é importante que seu restaurante tenha um código de cultura bem estruturado e apresentado para toda a equipe. Assim, todos saberão como lidar com as mais diversas situações seguindo a mesma linha de raciocínio.  

Caso você escolha realizar cursos online individuais para o treinamento, lembre-se de realizar reuniões para que exista a troca de conhecimento entre toda a sua equipe. Assim, eles poderão aprender com meus colegas de trabalho.

Também vale destacar que se o seu restaurante possui colaboradores que estão com você há um bom tempo, vale a pena permitir que essas pessoas compartilhem seus conhecimentos e aprendizados em treinamentos com toda a equipe. 

Os treinamentos de equipe são uma boa maneira de motivar seus funcionários. Pois isso mostra que sua empresa se preocupa em ver essa pessoa crescer! Mas existem outras práticas que podem ser utilizadas pela sua equipe para isso: 

Motivação de equipes em restaurantes 

Uma equipe que se mantém motivada entrega bons resultados. E é exatamente isso que o seu restaurante precisa buscar. Para isso algumas práticas podem ser adotadas pela na sua gestão:

  1. Crie um ambiente saudável de trabalho para toda a sua equipe, disponibilizando tudo o que eles precisam para desenvolver um bom trabalho, como sistemas de gestão e outras ferramentas. 
  1. Saiba ouvir sua equipe. Se tratam de pessoas que estão diariamente vivenciando os processos da sua empresa e eles podem encontrar gargalos que até então não eram percebidos, apresentando até mesmo soluções que não seriam imaginadas por alguém de fora. 
  1. Celebre as conquistas da sua empresa com todos, afinal de contas é através do esforço da equipe por completo que o seu sucesso é alcançado.
  1. Dê feedbacks para sua equipe apontando tudo o que eles estão fazendo certo, parabenizando-os por isso e mostrando erros que podem ser solucionados.
  1. Mantenha metas realistas para que elas sejam alcançáveis. De nada adianta determinar objetivos que sua equipe não conseguirá alcançar. Uma boa ideia é pensar em metas de curto, médio e longo prazo, e isso pode ser determinado junto de toda a equipe. 
  1. Crie competições saudáveis entre sua equipe com prêmios e brindes legais, dando metas e objetivos a serem alcançados. 
  1. Promova momentos de descontração e integração para sua equipe. 

Colocando estas ações em prática, seus resultados serão muito melhores no dia a dia! 

Conclusão

Aproveite todas essas dicas e coloque em prática no seu restaurante para ver sua equipe entregando melhores resultados. 

Não esqueça de incluir o treinamento e a motivação da sua equipe nos planejamento e atividades da sua gestão! 

Vale destacar que usar as ferramentas ideias na sua gestão será de grande ajuda, auxiliando sua equipe a desenvolver um trabalho melhor nos mais diversos setores do seu restaurante: desde o atendimento, desenvolvimento dos produtos, até a gestão administrativa.

Mas atenção: não esqueça de treinar sua equipe para que todos saibam como usar essas ferramentas da maneira correta, tirando o melhor delas. 

Para uma gestão mais assertiva você pode contar com o Limber Cheff! Um sistema para restaurante que otimiza toda a sua gestão. 

Com este software você poderá contar com:

Descubra tudo o que o Limber Cheff pode fazer pelo seu restaurante agora mesmo!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Sua informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.