por limber, 25 de novembro de 2021

Como resolver a inadimplência nas revendas do agronegócio

A inadimplência vem afetando profundamente o agronegócio e tornando-se um problema cada vez mais comum para os revendedores, levando a empresa até mesmo à falência. No entanto, existem diversas maneiras de resolver esse problema, descubra como.

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A inadimplência é um problema que vem afetando corriqueiramente as revendas no agronegócio e com certeza isso também atinge seu trabalho. Por isso, é preciso aprender como contornar esse problema.

Isso é comum em diversos lugares que trabalham com revendas de produtos e insumos. Contudo, no agronegócio, que possui margens altíssimas de investimento, isso se torna um problema insustentável.

Por isso, neste texto vamos apresentar dicas eficientes de gestão para sua empresa de agronegócio conseguir diminuir os problemas da inadimplência. Confira:

Mantenha a inadimplência sob controle na sua revenda
Otimize os recebimentos da sua revenda agrícola
Conheça o cliente do agronegócio para evitar a inadimplência
Implemente tecnologias para ajudar na gestão das contas no agronegócio

Mantenha a inadimplência das suas revendas sobre controle

Com a inadimplência sendo um problema tão comum no meio de revendas agrícolas, parece até ingênuo falar em manter  essa prática sob seu controle. Contudo, existem técnicas que podem auxiliar com isso.

A primeira etapa a se considerar para que as coisas não fujam do seu comando é fechar um bom negócio.

No agronegócio é bem comum que quem está vendendo se coloque em uma posição desfavorável para poder fechar a venda. Pois, quem procura insumos agrícolas, geralmente, depende da colheita para pagar pelos investimentos feitos de antemão. 

Por isso, na hora que for finalizar uma venda, seja efetivo nas suas propostas, você precisa se manter firme nas suas necessidades e acompanhar seu fluxo de caixa.

Mas como ser firme e pensar nas suas necessidades?

É simples, você precisa considerar o que está sendo posto em cheque e não deixar se levar por impulsos ao fechar uma venda, se o negócio não parecer promissor e não tiver garantias de que vai dar certo, você pode recuar.

Não aceitar uma proposta faz parte de entender suas necessidades. A pressão de concretizar um negócio é sempre grande, mas vale a pena aceitá-lo se ele não tem garantias que será certeiro e poderá acabar em inadimplência?

Tendo isso em mente, evitar as inadimplências faz parte da estratégia para manter seu negócio financeiramente saudável. 

A melhor forma de manter a segurança inicial de um contrato e esquivar-se de futuras inadimplências é com a análise de crédito.

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Crédito é uma parte valiosa para qualquer empresa e pessoa que tem em mente comprar algo, esse pequeno termo possibilita o fechamento seguro de negócios para ambas as partes.

Desse modo, analisar o crédito dos seus clientes antes de tomar qualquer decisão é saudável para os seus negócios e ajuda a evitar a inadimplência. Não tome decisões baseando-se em confiança e achismo.

Hoje em dia, é muito fácil consultar os órgãos de proteção ao crédito, com alguns cliques na internet você consegue descobrir se a pessoa é ou não adequada para manter um negócio.

Outra boa opção é pedir uma referência prévia e entender qual o perfil de compras do possível comprador, para que você saiba lidar melhor com o negócio. 

Otimize os recebimentos do seu agronegócio de revendas

Otimizar os recebimentos da sua  empresa de agro é tudo questão de organização e contato diferenciado com os possíveis compradores. 

Contudo, se você já fez o negócio ou está tentado a aceitá-lo, o que importa agora é ser flexível quanto às formas de pagamento e incentivar o cliente a ser um bom pagador.

É por isso que organizamos algumas dicas para flexibilizar e organizar suas formas de pagamento, para que você evite ao máximo a inadimplência no seu agronegócio.

  • Leve em conta as melhores datas para o cliente: esse é um método que junta o útil ao agradável, pois você vai ajustar o pagamento, que é o seu objetivo final, com as necessidades de quem está comprando. Datas mais amigáveis deixarão o cliente adequar o pagamento com seus ganhos.
  • Considere diversificar as formas de pagamento: hoje em dia, as formas de receber dinheiro não estão em falta! Cartão, dinheiro, aplicativos, pix e até os cheques e carnês são opções válidas de transferir dinheiro. Tenha em mente que, quanto mais diferenciadas forem suas formas de receber, mais fácil fica para o cliente pagar.
  • Pense na antecedência do recebimento: dificilmente seu cliente fará um pagamento antecipado se ele não vier acompanhado de benefícios. Por isso, pode ser interessante oferecer descontos nessas situações, assim o comprador se sentirá mais atraído a pagar mais cedo!
  • Métodos de incentivos e rede de descontos: você não pode simplesmente dar um desconto para quem pagar de forma antecipada, você precisa organizar e mostrar de forma efetiva o quão relevante isso está sendo para o cliente, então sua rede de descontos e incentivos precisam ser clara!

Essas dicas de flexibilização de pagamento e criação de métodos para incentivar o cliente a pagar no dia ou com antecedência são estratégias que vão lhe auxiliar muito na hora de organizar sua empresa.

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Nesse sentido, há ainda mais coisas que podem ser feitas para que os consumidores se sintam encorajados a pagar, como promoções e descontos. Você só precisa ser criativo e alinhar os incentivos com as prioridades e necessidades da sua empresa.

No entanto, tudo é uma questão de planejamento. Afinal, você não pode se prejudicar oferecendo descontos e vantagens que desestruturem suas finanças e gerenciamento. 

Conheça o cliente do agronegócio para evitar a inadimplência

Você sabe o que seu cliente valoriza na hora de fechar um negócio? Quais são suas dores e preocupações? Se houver algum imprevisto com a venda, que tipo de atendimento ele espera de você para resolver essas questões?

Tudo isso precisa ser levado em conta para a construção de uma relação duradoura e positiva com o cliente do agro e evitar as inadimplências.

Na hora de fechar um negócio, o comprador sempre vai ter em mente o que sua empresa tem de melhor a oferecer para ele, por isso a experiência do cliente precisa sempre ser levada em conta.

A confiança é a essência de qualquer negociação, porque dela a fidelização pode ser construída. E para uma empresa de agronegócio isso é importantíssimo, a recorrência de negócio com o mesmo cliente da constância para sua empresa de revendas.

Mas o que fidelização tem a ver com inadimplência? Tudo! Se você construir uma relação saudável com seu comprador, ele sempre vai te priorizar na hora de fechar negócios, porque ele valoriza e preza pelo seu serviço. Assim, na hora de pagar em dia, você também será lembrado.

Também é necessário uma comunicação aberta para que os dois lados entendam suas prioridades. Mostre-se sempre disposto a colaborar com pequenas eventualidades para maximizar a relação de vendas e, eventualmente, de pagamentos.

Implemente tecnologias para ajudar na gestão das contas no agronegócio

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Muitos agricultores ainda não se sentem bem com levar a digitalização para o seu trabalho. Contudo, as vantagens da tecnologia no agronegócio são muitas em diversas áreas da sua empresa. 

A tecnologia auxilia na hora de aumentar a produtividade da empresa, muito do que é feito a mão, pode ser otimizado pelo software. Dando aos funcionários outras funções.  

Na hora de comprar e vender, um bom sistema de gestão também é seu aliado, organizando seu estoque, controlando o financeiro, e claro, auxiliando no gerenciamento da inadimplência.  

A praticidade de trabalhar com um software que facilita o funcionamento e o planejamento do seu agronegócio faz toda a diferença na hora de receber o pagamento.

Os sistemas de gestão do agronegócio contam com módulos que fazem diversos processos de cobranças e alertas de forma automática. Estar ciente das pendências em aberto auxilia na hora de saber quem está em inadimplência com sua empresa. 

Dessa forma você pode definir o que é prioridade na hora de lidar com clientes que estão com esse problema de pagamento com seu negócio de revendas e pensar em estratégias para receber esses ganhos. 

Em conclusão, a palavra de ordem para lidar com esse problema que é tão rotineiro no agronegócio é adaptabilidade. o problema vai existir, mas você só precisa achar a melhor forma de contorná-lo.

Às vezes, você vai precisar deixar de lado seus antigos hábitos e apostar no futuro, viabilizar formas de pagamentos, organizar estratégias, oferecer descontos: é tudo uma questão de planejar com segurança.

Por isso, na hora de fechar seus negócios, aplique essas estratégias e veja como elas funcionam na sua revenda. O importante é se organizar e manter-se sempre como uma referência no mercado e com a clientela.

Nós, do grupo Limber, estamos sempre aqui para complementar o que você tem de melhor e oferecer soluções para o seu agronegócio. Para mais informações, acesse nosso site.

Categoria:Agro

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