Para que a empresa consiga evoluir e crescer, é de suma importância que os gestores deem atenção ao financeiro! Por isso, continue lendo para saber 5 indicadores financeiros que a sua empresa deve acompanhar.
É preciso criar boas estratégias no momento de analisar os indicadores financeiros, pois é dessa análise que você percebe como está o controle da sua empresa.
Assim você saberá se precisa reduzir gastos, ou se está na hora de investir em algo mais. Por isso, entenda a importância e comece a colocar em prática! E, se estiver precisando de uma ferramenta para ajudar nisso, clique aqui para conhecer.
Qual é a importância dos indicadores financeiros?
Com os indicadores financeiros, é possível guiar a empresa. Pois, tendo essa monitoração, será mais fácil organizar o orçamento disponível para ações que envolvem grande ou pequena quantidade de dinheiro.
Além disso, os indicadores financeiros ajudam o gestor a desenvolver as mudanças com maior segurança, pois ele saberá exatamente como está a situação financeira da empresa.
Assim, será possível ter um melhor direcionamento ao traçar metas e objetivos para a empresa, pois os resultados financeiros serão observados.
Por que acompanhar os indicadores financeiros?
Como descrito acima, os indicadores financeiros ajudam a acompanhar o desempenho da empresa. Então, eles contribuem para avaliar a situação do caixa naquela fase.
Porém, é necessário que os indicadores sejam monitorados, por isso, estabeleça com a sua equipe qual a frequência que ficará melhor para todos aqueles que participaram das análises.
Quer saber como aumentar o faturamento do seu negócio? Clique aqui!
5 indicadores financeiros que sua empresa deve acompanhar
- ROA – Retorno sobre o Ativo
O retorno sobre o ativo calcula o retorno que a empresa tem a partir dos valores investidos em ativos. Por isso, se o resultado do ROA for um valor alto, quer dizer que a empresa é rentável.
Para você fazer o calculo é só:
ROA = LUCRO OPERACIONAL / ATIVOS
- ROI – Retorno sobre o Investimento
Esse é um dos indicadores financeiros mais conhecidos pelas empresas, pois ele mostra qual foi o lucro em cima de cada investimento feito na empresa.
O cálculo é feito desta forma:
ROI = Ganhos – Investimento Inicial / Investimento Inicial
- ROE – Retorno sobre o Patrimônio
O resultado do retorno sobre o patrimônio é sobre a rentabilidade obtida pelo próprio capital da empresa. Assim, releva sobre o valor que a empresa conseguiu de lucro líquido a partir de cada real investido no capital próprio.
Para saber o valor:
ROE = Lucro Líquido / Patrimônio Líquido x 100
- EBITDA
Este indicador financeiro também é um dos mais usados no mundo empresarial, pois ele entrega o valor que a empresa consegue a partir das atividades empresariais. Ou seja, o resultado revela o quanto a empresa gera de recursos em suas atividades.
Para a realização do cálculo:
EBITDA = Lucro Operacional Líquido + Depreciação + Amortização
- Margem Líquida
O cálculo da margem líquida mostra qual é o valor que restou de vendas após fazer o desconto de todas as despesas. Neste cálculo são incluídos os impostos.
O cálculo:
MARGEM LÍQUIDA = Lucro Líquido / Receita de Vendas Líquida x 100
Como fazer a otimização da gestão dos indicadores financeiros?
Reúna a sua equipe e faça alguns combinados, distribua funções e deixe tudo organizado. Começando pela determinação: quando será feito o acompanhamento dos indicadores? Mensal, bimestral ou trimestral?
Após isso, estabeleçam algumas métricas, pois elas são essenciais para o sucesso do seu negócio. Clique aqui para entender melhor sobre como a análise de métricas pode ajudar o seu negócio!
Junto a criação de métricas, é possível criar alguns planos de ação para realizar a potencialização dos números. A partir disso, é só fazer o acompanhamento junto à sua equipe.
E, se os resultados não estiverem saindo da forma que você planejou, clique aqui para saber algumas dicas de como melhorar!