Para manter-se ativo no mercado e perante a concorrência, os gestores precisam utilizar tendências que estão em destaque. Entre elas está o Turismo 360, uma opção para a sua empresa turística.
Todas as empresas precisam de novas estratégias para continuar com o faturamento alto, ainda mais, quando se trata do turismo, devido a sazonalidade entre as compras e visitas.
Devido a isso, o segmento do Turismo é um dos que mais buscam por estratégias e tendências que aumentem os visitantes em todos os períodos, mas principalmente durante datas com menos vendas.
Para contribuir neste objetivo, o Turismo 360 é uma opção de tendência com grandes chances de se tornar uma grande oportunidade. Por isso, é preciso estudar e entender essa estratégia.
O que é o turismo 360?
Basicamente, essa ideia de 360, gira em torno de promover uma empresa conectada, não apenas em novidades tecnológicas, mas também em processos unificados que tornam a empresa mais automatizada.
A partir disso, toda a equipe é preparada para proceder estes processos, ou seja, acontecem menos falhas e a eficiência em todos os setores é impulsionada. Então, é uma oportunidade para a empresa aumentar o crescimento.
Portanto, essa estratégia busca olhar o negócio numa perspectiva 360, por isso o nome, Turismo 360. Com o intuito de facilitar tudo para o cliente e tornar ainda melhor a experiência do mesmo.
Até porque, se a empresa segue processos organizados, o resultado que chega para os visitantes, é ainda mais profissional, o que gera mais confiabilidade e também, a fidelização do cliente.
Para que serve o Turismo 360?
Muitos gestores buscam por novas oportunidades a partir de suas necessidades, por isso, o Turismo 360 surge como uma chance de melhorar todos os setores da empresa e contribuir para o crescimento.
Ou seja, essa estratégia que implica em estudar uma perspectiva 360 da atração turística, serve para que todos os processos da empresa sejam analisados e melhorias possam ser aplicadas.
Desta forma, em todos os âmbitos, a empresa ganha. Tanto pelo crescimento que será impulsionado devido às melhorias, mas também, o visitante, que se sentirá em um ambiente mais preparado para atendê-lo.
Todos esses benefícios irão estar alinhados com a mudança da empresa, a partir de um novo posicionamento com o Turismo 360. Por isso, é uma ótima oportunidade para os gestores de atrações turísticas.
Qual a diferença do Turismo para Turismo 360?
Neste caso, a diferença está entre uma empresa que não busca por oportunidades de mudança na gestão e outra empresa que procura por chances de aplicar estratégias que impulsionam o crescimento.
Ou seja, quando entramos no segmento do turismo, pode-se perceber que muitas atrações turísticas param no tempo e esquecem que, se inovarem, podem atrair novos consumidores.
Já outras, buscam todo o mês encontrar novas formas para aplicar melhorias e se tornam ainda mais ativos perante ao mercado. Por isso, existe uma diferença grande entre as duas.
Até porque, é através dos benefícios da tecnologia, que muitas empresas conseguem alavancar as vendas e se tornam destaque no mercado, podendo melhorar a performance geral da atração turística.
Falar sobre tendências é abraçar novos horizontes e oportunidades que podem impulsionar os atrativos turísticos, entre elas, está o turismo rural. Você já ouviu falar? Conheça agora esse destaque e aplique em seu negócio.
Como aplicar o Turismo 360?
Para a aplicação de qualquer estratégia é preciso paciência, planejamento e pessoas responsáveis que ajudem neste processo. Afinal, trata-se sobre um momento que necessita de maior atenção e dedicação.
A sua atração turística pode iniciar o processo imediatamente, veja algumas dicas de como fazer para aplicar essa estratégias que irá melhorar todos os setores da sua empresa:
1º Crie um processo padrão para informações
2º Tenha indicadores que definam prioridades
3º Estabeleça sua marca no mercado
1º Crie um processo padrão para informações
O início é baseado em integração, ou seja, é necessário padronizar o registro de informações do seu atrativo turístico. É preciso definir um controle de armazenamento de dados, planilha, sistema para turismo ou outra ferramenta.
Tudo isso, com o objetivo de registrar, atualizar e analisar os dados, com maior facilidade e segurança, por isso, o mais indicado é utilizar um sistema para turismo, que te proporciona todas as funcionalidades necessárias.
2º Tenha indicadores que definam prioridades
A definição de indicadores surge pela necessidade de medir os resultados do seu atrativo turístico, afinal, é necessário analisar todo o cenário, como por exemplo: vendas, custos, gastos, lucro, reserva financeiro e entre outros.
Para definir os indicadores necessários da sua empresa, é preciso analisar e entender o que faz mais sentido para aquele momento. Afinal, dependendo do momento em que a empresa está, os indicadores mudam.
3º Estabeleça sua marca no mercado
A identidade da sua marca precisa estar atualizada no mercado, por isso, o Turismo 360 vê como um dos requisitos, ter um branding em dia, ou seja: canais de marketing estabelecidos, identidade visual e textual atualizadas.
Até porque, como um ditado traz: “Quem não é visto, não é lembrado”, ou seja, sua marca precisa aparecer e ser lembrada pelos visitantes. Então, você precisa ter um marketing ativo.
Quais são os benefícios do Turismo 360?
Para a equipe ficar animada em colocar uma estratégia em ação, é preciso motivá-la e nada melhor do que motivá-la com os benefícios que o Turismo 360 irá proporcionar para o atrativo turístico.
Redução de erros
A redução de erros por descuidos ou pela pressa acontece naturalmente devido ao cuidado reforçado para qualquer processo que é ministrado, a partir do objetivo de aplicar melhorias na empresa.
É válido relembrar sobre a importância de reduzir erros, principalmente quando envolve o cliente diretamente. Afinal, para ele, a empresa fazer algo errado, pode ser um grande motivo para desconfiar e perder a segurança.
Mais vendas
Com a perspectiva 360, o gestor consegue uma visão ampla do atrativo turístico, dessa forma, podendo aplicar estratégias de grande chance, com o intuito de aumentar as vendas.
Afinal, com todo o processo de aprimoramento entre os setores, os clientes percebem e podem sentir maior confiança. Desta forma, pode haver a propaganda boca-a-boca, visitantes comentam bem sobre o seu atrativo para outros.
Clientes fidelizados
A partir de todas as melhorias aplicadas em seu atrativo turístico, os visitantes vão admirar a organização dos setores, sintonia entre a equipe e com toda certeza serão fidelizados.
Veja, o processo de fidelização acontece naturalmente quando o serviço é aprimorado com o objetivo de oferecer a melhor experiência ao cliente. Não é preciso fazer algo a mais para conquistar os visitantes, o processo é natural.
Sua atração turística e a Limber Software
Para manter a sua equipe de trabalho inspirada e buscando novas formas para melhorar todos os setores, ofereça um sistema para turismo que facilita todo o controle e proporciona maior automatização.
Afinal, um sistema ERP ajuda tanto na aplicação do Turismo 360, quanto na gestão do seu atrativo turístico. É um investimento que traz inúmeros benefícios para o dia a dia de trabalho.
Conheça agora o sistema para turismo e saiba como ter um totem de atendimento em seu parque. Reduza filas e torne a experiência do seu visitante ainda mais inesquecível.