por limber, 13 de janeiro de 2022

Guia para vender mais com e-commerce voltado para o turismo

Se você está procurando formas de vender mais no turismo, aumentar a presença online, atrair viajantes em busca de novas experiências e dar um up no seu e-commerce, veja estratégias que vão turbinar a sua lucratividade.

Guia para vender mais com e-commerce voltado para o turismo | Limber

Não é nenhuma novidade que, com a pandemia, a forma de comprar mudou quase que totalmente, inclusive e principalmente para turistas. De acordo com a CNN, em 2021, o turismo registrou 150% de crescimento no e-commerce em relação a 2020. Considerando esse cenário, você já traçou suas estratégias para vender mais no turismo de forma online este ano?

Se você está procurando novas formas de vender bilhetes para o seu atrativo turístico, aumentar a presença online, atrair viajantes em busca de novas experiências e dar um up no seu e-commerce de turismo, vale a pena prestar atenção em estratégias comprovadas que certamente vão turbinar a sua lucratividade. 

Leia mais: Tendências para o turismo em 2022 e a retomada pós-pandemia

Pensando nisso, preparamos este guia descomplicado com 4 dicas para vender mais no turismo na internet.

Aproveite a leitura!

Conheça seu perfil de turista ideal
Venda mais online oferecendo novas experiências para os turistas
Cultive a prova social para atrair novos viajantes e vender mais online
Produza conteúdo de valor para bombar o e-commerce do turismo

Guia para vender mais com e-commerce voltado para o turismo | Limber

Conheça seu perfil de turista ideal

Você já parou para pensar quem é o seu turista ideal? 

Aquele perfil que está procurando exatamente a experiência que o seu atrativo turístico proporciona. 

Ele pode ser o João Pedro, 27 anos, em busca de novas aventuras viajando sozinho, procurando um parque temático para se divertir. O João Pedro fica ainda mais empolgado para viajar quando pode comprar os bilhetes para atrativos turísticos com poucos cliques na internet. Melhor ainda se o local for bem avaliado. 

Sua turista ideal também pode ser a Ana, viajando com a sua filha Antonella, portadora de necessidades especiais, em busca de um lugar seguro, acessível e divertido para a pequenina. A Ana gosta de pesquisar conteúdo sobre os atrativos turísticos na internet antes de comprar os bilhetes, porque ela quer ter a certeza de que aquele lugar é adaptado para sua filha. 

As possibilidades são infinitas e nós poderíamos passar horas descrevendo os possíveis perfis ideais de turistas para o seu atrativo. Mas o que importa realmente é que você o conheça. 

Conhecer as dores e os desejos do viajante é indispensável para atraí-lo ao seu local turístico. De nada adianta investir em milhares de estratégias de vendas por e-commerce se elas não estão alinhadas ao perfil do seu turista ideal. 

Leia mais: Como aproveitar a alta temporada e o retorno das viagens para bombar o turismo?

Compreenda o que busca o seu viajante. É claro que, com o cansaço excessivo da era da informação, todo mundo quer descansar de alguma forma. Mas nem todo mundo relaxa do mesmo jeito. O que quer o seu viajante? Quer ter novas experiências inesquecíveis? Descansar e ter calmaria para curtir com a família? Quer praticidade no momento de adquirir os bilhetes para cumprir o roteiro? 

O perfil do viajante está cada vez mais difícil de categorizar, porque com o passar do tempo, os hábitos estão se mesclando entre as gerações. Por isso, você vai precisar prestar atenção em quem está comprando ingressos para o seu atrativo turístico. 

Para isso, leve em consideração por onde esses viajantes estão vindo, se viajam sozinhos ou em família, quais as idades, ocupações, renda média mensal, interesses pessoais, hobbies e quaisquer outras questões que podem ter influenciado esse turista a chegar até seu atrativo turístico.

A partir dessa coleta de informações, você precisará basear todas as estratégias a seguir nesse perfil de turista. 

Venda mais online oferecendo novas experiências para os turistas

Nada mais instigante para o turista do que visualizar novas possibilidades. É isso que o viajante quer comprar: experiência, o grande chamariz do mercado turístico. Por isso, dê a eles algo para contar aos amigos e familiares quando perguntarem como foi a viagem. 

Leia mais: Jornada do cliente no turismo: como atrair, reter e fidelizar

Os viajantes estão procurando viver uma experiência local. Quantas vezes você já ouviu a frase “quero conhecer o “real” Rio de Janeiro, e não apenas o que os turistas veem”? 

Seja sobre o RJ ou qualquer outro lugar, o turista de hoje quer viver experiências reais, obter o melhor dos dois mundos: ver o que estão ali para ver e viver uma experiência única e inesquecível. 

Para vender mais online, você vai precisar convencer o seu turista que está vendendo mais do que uma viagem, mas sim novas experiências. 

Há muitas formas de fazer isso. Você vai precisar analisar seu mercado e encontrar diferenciais do seu atrativo turístico, e divulgá-los o máximo que puder nos seus meios de comunicação online. 

Aproveite ao máximo sua localização, os benefícios da tecnologia e mostre pela internet como será a experiência do viajante no seu atrativo turístico. Uma forma de fazer isso é usando o recurso do tour virtual, por exemplo. 

Você já conhece o Tour Virtual da The Blue House

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Tour Virtual na The Blue House, casa da Frida Kahlo

Esse é um excelente exemplo de como lançar novas experiências para vender mais online. Porque ao mesmo tempo em que o Museo Frida Kahlo oferece uma sensação de praticamente estar dentro da Casa Azul, o viajante quer mais do que isso. Ele quer estar lá. E ele é instigado a ir por essa ânsia de viver a experiência em sua completude. 

E, de bônus, no canto inferior direito, você compra seu ingresso para a experiência em poucos cliques.

É sobre lançar a oportunidade de viver experiências únicas, tudo isso aproveitando os benefícios da tecnologia. Pode ter certeza que captando essas possibilidades para atrativos turísticos em uma era de imersão no digital, você vai vender muito mais online. 

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Cultive a prova social para atrair novos viajantes e vender mais online

O boca a boca é um marketing poderoso, ainda mais quando se trata de vender experiências, nada melhor do que ouvir aqueles que já viveram o mesmo roteiro. 

Por isso, nossa dica é que você ofereça em seu site e redes sociais um espaço especial para mostrar as experiências inesquecíveis que os viajantes tiveram ao visitar o seu ponto turístico.

O nome disso é prova social. Oferecer em seu próprio site avaliações, imagens e vídeos de alta qualidade do ambiente com os viajantes vivendo momentos inesquecíveis em seu atrativo turístico é um grande diferencial, porque ajuda o turista em busca do itinerário perfeito a ter uma visão mais precisa do que vai viver no seu local. 

Leia mais: A fotografia como aliada no turismo pós-pandemia

Não podemos deixar de lado também o terror de muitos empreendedores: as avaliações do Google

Pode acontecer, às vezes, de você receber críticas construtivas. Nesses casos, ofereça sempre uma resposta cortês e busque abordar cada ponto levantado pelo avaliador. Dessa forma, você mostra que é capaz de ouvir conselhos e agir com educação.

Isso é muito positivo para quem está buscando comprar um pacote ou bilhete turístico online. Além de você mostrar uma preocupação com o cliente que não saiu satisfeito do local e aumentar suas chances de tê-lo novamente em seu atrativo turístico, você também capta clientes em potencial pela cordialidade. 

Uma atitude simples pode ter um grande impacto na decisão de compra do turista. 

Além disso, quando falamos em cultivar a prova social, significa também que você precisa incentivar avaliações. Elas são parte fundamental na decisão de compra online dos turistas, portanto, peça para que os seus turistas avaliem, deixem seus depoimentos ou feedbacks. É praticamente como deixar que as pessoas façam marketing para você.

Não se esqueça: o turista quer viver experiências reais, por isso, ele gosta de ouvir experiências reais. Cultive a prova social sempre que puder. 

Produza conteúdo de valor para bombar o e-commerce do turismo

Você já pensou em oferecer conteúdo de valor no seu blog ou redes sociais para atrair e encantar ainda mais turistas?

Caso você já faça isso, não tem problema. Continue a leitura porque vamos te dar dicas de como aprimorar seu conteúdo! E, caso você ainda não proporcione materiais para enriquecer a experiência dos viajantes, fica com a gente para descobrir como fazer isso muito bem.

Leia mais: Dicas para impulsionar sua atração turística e atrair mais visitantes com o Instagram

A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a maioria dos viajantes não conhece sua área tão bem quanto você. Isso é praticamente um trunfo: você tem muita informação para oferecer. É por isso que precisa gerar conteúdo de valor.

Um exemplo disso é oferecer um guia incrível sobre a área do seu atrativo turístico. Inclua nele muitas ideias do que fazer, lugares para conhecer e quaisquer outras informações que considere relevantes para que o turista tenha uma real experiência no local — assim como falamos do Rio de Janeiro. 

Quanto mais dicas “que só moradores têm como saber”, melhor. 

Além disso, você deve apostar muito em vídeos. Pode observar: o mundo online está se voltando para os vídeos. É hora de abraçar essa direção no turismo também. 

Mas você pode ir além do óbvio: mostre às pessoas mais do que apenas o seu atrativo turístico, mas também dicas que as ajudem a ter uma boa experiência na cidade. O seu conteúdo precisa ser útil, prático e que desperte a curiosidade dos viajantes. 

E, é claro, não esqueça do básico — que ainda funciona. Compartilhe seu dia a dia nas redes sociais, como sua equipe é única e treinada para oferecer um excelente atendimento humanizado e uma boa experiência aos viajantes

Mostre nas redes sociais o lado humanizado do seu atrativo turístico. Compartilhe coisas engraçadas que acontecem no local e interaja com os seus clientes, porque isso normalmente gera mais engajamento online. A consequência disso é vender mais. 

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Leia mais: Como oferecer experiências mais humanas no turismo para lotar a sua atração turística?

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Com essas dicas, você já pode descobrir quem é seu turista ideal, oferecer novas experiências, cultivar a prova social e se inspirar para começar a divulgar seu destino gerando conteúdo de valor para seu blog e redes sociais. 

Não esqueça: a forma como você se relaciona com os seus clientes na internet vai atrair novas pessoas interessadas e certamente vai aumentar as vendas no turismo. 

Leia mais: 5 dicas para não errar na contratação de um software para atrativos turísticos

Agora vamos deixar aqui uma dica bônus: com um sistema para atrações turísticas, controle sua bilheteria de perto, administre cada passeio e tenha uma gestão financeira eficiente. 

Você precisa estar preparado para quando suas vendas online aumentarem, por isso, não deixe de integrar a tecnologia no seu atrativo turístico. Conheça o sistema para turismo da Limber: 

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Categoria:Turismo

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