A semana da Black Friday é, sem dúvidas, uma das mais aguardadas do ano, tanto para os consumidores quanto para os varejistas.
Sendo assim, passar por esse momento com uma boa gestão de estoque e estruturar planos com uma boa previsão de vendas é fundamental para aproveitar ao máximo as oportunidades dessa época do ano.
Se pensarmos que as propostas da Black Friday são a queima de estoque para a chegada de novos produtos e o lucro com o aumento de vendas, ofertar itens com bons preços e ter estratégias apropriadas para o momento são práticas indispensáveis.
Nesse sentido, sabemos que durante o isolamento social as vendas em e-commerce expandiram muito, e a compra online se tornou cada vez mais natural.
Essa realidade tem sido parte fundamental na vida de muitas empresas. O fato é que, durante a pandemia, houve uma virada de chave para o digital, tornando-o essencial para se ter sucesso no varejo.
Dessa forma, para ajudar você a ter boas práticas nessa época do ano, ser eficiente na sua gestão de estoque e entender como o varejo pode investir nesse momento, trouxemos um conteúdo completo sobre o assunto.
Boa leitura!
Como o varejo pode explorar a semana da Black Friday?
Use a tecnologia para vender mais na Black Friday
Como o varejo pode explorar a semana da Black Friday?
A Black Friday pode ser o momento ideal para que seu negócio se destaque, desde que seja bem aproveitada para que as oportunidades não passem despercebidas.
Para explorar esse momento, é indispensável ter uma boa gestão de estoque, organizar sua previsão de vendas e ter eficiência tanto na hora da venda quanto na entrega das mercadorias.
Porém, antes de tudo, alguns fatores precisam ser alinhados para que você consiga ter uma boa organização de todos os processos relacionados à gestão de estoque e demanda, para ficar preparado para o crescimento das vendas. Sendo eles:
- Fazer uma análise de dados sobre o cenário econômico atual.
- Considerar as tendências de consumo no seu setor para a Black Friday.
- Entender a realidade do estoque para estruturar a compra e organização dos produtos.
Bom, agora que já temos alguns fundamentos para organização das vendas, partimos para a etapa de entender a semana da Black Friday e quais os pontos cruciais para se ter sucesso nesse momento.
Entenda o custo real de seus produtos para conceder descontos
Como já sabemos, as intenções da semana da Black Friday são focadas em aumentar as vendas. Sendo assim, as promoções desse momento precisam ser realmente atrativas para os consumidores.
Dessa forma, antecipar-se em relação aos custos com os produtos, quantidades em estoque e entender como é a gestão dos fornecedores são práticas fundamentais para ter ideia de quanto o seu produto custa e quanto é possível dar de desconto.
Afinal, não adianta limpar todo o estoque se os custos tidos até o momento não foram considerados na estruturação do preço final. Isto pode acabar gerando prejuízos!
Por isso, ter uma boa gestão financeira, será questão decisiva para ter ótimos resultados na semana da Black Friday.
Uma dica legal é contar com um sistema de gestão para varejo que auxilie você com as compras, vendas, parte financeira, fiscal e contábil.
Lembre-se: o sucesso para ter mais vendas na Black Friday depende de uma boa estratégia relacionada a precificação dos produtos!
Então, vender por um valor muito baixo, por exemplo, só com a intenção de atrair mais clientes, pode gerar consequências negativas para uma empresa com margem de lucro pequena.
Leia mais: Confira nossas dicas sobre controle de estoque
Estude o comportamento do seu consumidor
Entender a forma como seu consumidor se movimenta para a compra durante esse momento é fundamental para conseguir estruturar boas estratégias de vendas na semana da Black Friday.
Tente entender questões como:
- Houve mudanças no comportamento do consumidor no último ano? Caso a resposta seja sim, quais?
- Seu cliente tem preferências quando se trata de comprar online ou em loja física?
- Quais são as expectativas do consumidor relacionadas aos seus produtos durante a semana Black Friday?
Sabendo disso, você dará um grande salto nas vendas, além de realizar um planejamento eficiente, tornando o seu comércio ainda mais atrativo para o seu público.
Dessa forma, para explorar ao máximo a semana da Black Friday, é crucial que você conte com a tecnologia para ajudar você nesse processo.
Use a tecnologia para vender mais na Black Friday
Utilizar da tecnologia como um meio para vender mais pode ajudar — e muito! — na semana da Black Friday.
Além de ser uma grande facilitadora na parte de organização de estoque, para que você saiba a localização e qualidade de todos os produtos, ela te ajuda no momento de previsão de vendas para entender o cenário atual do mercado, levando em consideração o seu modelo de negócio.
Outra questão importante é que existem diversas plataformas que simplificam o processo de vendas e mantêm o cliente engajado durante todo o momento.
Uso do e-commerce para vender mais na Black Friday
Um setor que se favoreceu muito durante a pandemia foi o do comércio eletrônico. O fato é que, durante o momento de isolamento, as pessoas tiveram como preferência a compra online para receber seus produtos em casa.
Só para se ter uma ideia, em uma reportagem apresentada no G1, um levantamento da Ebit/Nielsen mostrou que só no ano de 2020, o e-commerce atingiu 79,7 milhões de clientes, tendo uma alta de 29% comparado ao ano anterior.
Esse número tende a crescer, já que a maior parte dos novos consumidores online (83%) relataram que comprariam novamente pela internet.
Dessa forma, o brasileiro mostrou estar acostumado com o ambiente de compras online. Portanto, é essencial investir nesse espaço digital para aumentar suas vendas, tanto na Black Friday quanto fora dela.
O mais interessante disso tudo é que os comerciantes provaram saber lidar com essa realidade, transformando as dificuldades em ganhos e ao mesmo tempo oferecendo um serviço de qualidade e eficiência, que supriu com a demanda do momento.
Continue a leitura e entenda como levar essas estratégias também para a sua empresa, com um varejo digital, eficiente, mobile e bem divulgado. Tudo isso é importantíssimo para o seu sucesso na Black Friday e para manter a alta nas vendas mesmo depois dessa data.
Leia mais: Como vender online sem e-commerce
Smartphone como um veículo para a venda
Segundo a sociedade brasileira de varejo e consumo, os smartphones se tornaram os veículos mais usados para a compra online durante a pandemia. A SBVC relatou que, em média, 90% dos consumidores terão como preferência buscar por produtos em seus smartphones utilizando aplicativos.
Assim, contar com sua marca em aplicativos ou oferecer um site mobile friendly (que pode ser usado facilmente no celular) são formas extremamente eficazes para obter resultados e continuar presente na vida do consumidor mesmo para além da Black Friday.
Utilizar do marketing digital na semana da Black Friday
Uma dica importante para a semana da Black Friday é utilizar do marketing digital para aparecer para seu público, conhecê-lo e construir estratégias para conquistá-lo.
Atualmente, as redes sociais e as ferramentas de busca, como o Google, têm sido os maiores meios para a busca por produtos e serviços pelo consumidor.
Dessa forma, é importante antecipar-se para a semana da Black Friday, tendo em vista essas questões e preparando o seu negócio para aparecer nas redes. Pois não adianta ter promoções super interessantes, se ninguém ficar sabendo, você não acha?
Então explore ao máximo as redes sociais, entenda seu público para apresentar para eles a sua melhor estratégia e, assim, conquistá-los.
Frete grátis para conclusão da venda
Um fator interessante na semana da Black Friday e extremamente atrativo para os consumidores é ter frete grátis nas compras. Isso é uma estratégia de marketing que faz com que o cliente se sinta mais relevante e que, dependo das compras que ele fizer, receberá mimos do seu negócio.
Tecnologias que têm como foco o cliente
É importante ressaltar que o crescimento das compras online chegou para ficar! A experiência para o consumidor se mostrou muito impressionante e a tendência é que cresça cada vez mais.
A dica da Limber é que, tendo em vista todas essas circunstâncias, você aproveite essa semana e utilize os meios de comunicação para chegar até o seu cliente, estruture bons planos de gestão e esteja atento às novidades que seus concorrentes vão apresentar na semana da Black Friday.
Nesse momento, analisar o seu negócio e o do concorrente para construir planos de gestão é uma ótima estratégia para saltar nas vendas.
Além disso, investir em novas tecnologias para segurar o seu cliente, é fundamental. A digitalização pode, por exemplo, otimizar o processo de gestão de estoque e previsão de vendas que, na hora da conclusão da venda final, irá gerar mais praticidade, melhores resultados e, acima de tudo, clientes satisfeitos.
Entretanto, não podemos negar que as lojas virtuais não substituem a experiência do cliente na loja física, mas é claro que, as novas tecnologias irão suprir bastante as necessidades do consumidor e dos varejistas.
Quer soluções que impulsionem seu negócio na semana da Black Friday? Então acesse a nossa página Limber software que lá você encontrará tecnologias que irão te ajudar com essa data!