Todos os ramos de vendas podem ser beneficiados pela coleta de dados, porém, o turismo é um setor que pode ser impulsionado pelo uso desse diagnóstico diariamente nos estabelecimentos.
Afinal, saber tudo sobre o público contribui para estratégias mais assertivas, que ajudam no planejamento e em decisões mais eficientes, que contribuem diretamente no setor comercial da empresa.
Mas, o segredo é saber como aplicar os métodos de coleta de informações, pois, cada negócio precisa utilizar aquele que faz mais sentido para o estabelecimento turístico.
Até porque, algumas pessoas podem ficar receosas por passar os dados, por isso, é preciso criar um método eficiente, que não seja invasivo e expresse confiança aos visitantes.
Coleta de dados e a tecnologia
Alguns anos atrás, realizar a coleta de dados era ainda mais difícil, devido às funcionalidades da tecnologia que eram escassas. Hoje em dia, existem muitos módulos criados dentro de sistemas que facilitam o processo.
Como, por exemplo: cadastros que preenchem automaticamente ao digitar CPF e data de nascimento. Além de, um banco de dados totalmente seguro que protege todos os dados dos clientes.
Cada detalhe desses, contribuem para que nos dias de trabalho, seja ainda mais fácil e prático para sua empresa turística ter acesso aos dados que contribuem para estratégias eficientes.
Lembrando que, um sistema contribui de inúmeras maneiras para sua empresa, como: totem de autoatendimento, integração com todos os setores, e claro, o controle total do administrativo e financeiro. Conheça agora.
Qual a importância da coleta de dados?
Realizar a coleta de dados em sua empresa é extremamente importante devido ao objetivo final, que é: a partir de estratégias, melhorar o crescimento da empresa e aumentar o faturamento.
Além de, ajudar o setor comercial da empresa a ter uma visão ainda mais clara do público, assim, sendo possível gerar melhorias aos clientes e também, estratégias de marketing efetivas.
Sem falar que, quando sua empresa decidir realizar alguma campanha promocional, o sistema disponibilizará o banco de dados, o que ajudará na hora de colocar em prática o planejamento.
Caso o seu estabelecimento turístico não seja ligado à coleta de dados, é importante promover essa opção estrategista, que pode ajudar diretamente no crescimento da empresa.
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Como coletar dados no turismo?
Iniciar o processo de coleta de dados para as empresas que ainda não fazem, pode ser difícil. Mas, o essencial é entender sobre a importância desta atividade.
Para isso, utilize um cadastro para compras online (podendo ser maior, devido a complexidade de ser pela internet) ou se for compra presencial, solicite pelo menos um documento.
Não se preocupe em solicitar dados comuns, afinal, as pessoas estão acostumadas com o cadastro desta forma, por isso, não tenha receio. Sua empresa precisa disso para poder aplicar estratégias e aumentar as vendas.
Armazenamento de dados: Lembre da LGPD
Conhecida como LDPG, a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei Nº 13.709), estabelecida no dia 14 de agosto de 2018, tem como principal objetivo proteger os dados pessoais dos usuários.
Tratando-se sobre todos os dados solicitados para o cliente no momento da compra/cadastro, podendo ser: nome completo, os documentos, endereço, email, telefone e outros.
Esta lei tem um cunho significativo alto na coleta de dados, por isso, a sua empresa turista precisa se adequar, com o objetivo de tornar este processo mais seguro para os turistas, como a criação de política de privacidade e de segurança.
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Coleta de dados e pós-venda no Turismo
O processo de pós-venda acontece quando é realizado um atendimento ao turista, após a venda de um serviço ou produto. É uma estratégia que resgata clientes que já tiveram alguma experiência com o seu estabelecimento.
Demonstrar preocupação e determinação na criação de estratégias para o pós-venda, para manter seu cliente satisfeito, é essencial para a sua empresa manter-se em dia perante ao faturamento.
Além disso, o processo de pós-venda no turismo promove algumas vantagens, como: aumento da satisfação e fidelização dos turistas, maiores chances de indicações entre os consumidores.
Vantagens da coleta de dados no Turismo
A partir do objetivo de coletar os dados, é preciso focar nas vantagens que esta atividade traz para a empresa. Até porque, desta forma, é possível criar metas e objetivos para os seus colaboradores.
Melhora o relacionamento com o cliente
A coleta de dados contribui na melhora do relacionamento com o seu visitante, pois, quanto mais sua empresa conhece o consumidor, maior serão as possibilidades de melhoria na experiência do cliente.
Ou seja, é o conhecimento sobre o visitante que ajuda nesta humanização, entre a empresa e o cliente. Afinal, com a coleta de dados, é possível ter uma visão mais clara sobre os interesses de quem visita o seu estabelecimento turístico.
Então, estar disposto a ouvir, treinar a equipe, aproveitar a tecnologia, manter um contato frequente com clientes (pós-venda), é humanizar o atendimento, com o objetivo de coletar dados que ajudam em estratégias valiosas.
Potencializa as vendas
Este processo de coleta de dados afeta diretamente o aumento das vendas, devido às estratégias que serão aplicadas no seu estabelecimento. Até porque, o maior intuito é que o faturamento tenha um aumento considerável.
Lembrando que, para conseguir de fato, alcançar o aumento de vendas, é preciso que a sua equipe faça campanhas que usem os dados coletados, como: utilização do marketing online e offline.
Promove a fidelização dos clientes
A rotina de coleta de dados e pós-venda promove a fidelização de clientes, devido a geração de valor que acontece através dessas estratégias. Ou seja, contribui no aumento de vendas e também, no relacionamento do cliente.
Tudo isso, ajuda a sua empresa turística a aumentar o desenvolvimento e ainda, fortalecer a imagem da marca, fazendo com que a captação de novos clientes aconteça mais naturalmente.
Colete dados com segurança: use um ERP
Para iniciar o processo de coleta de dados, o ideal é ter um braço direito, chamado: Software para turismo. Pois com ele, sua empresa terá a segurança que o banco de dados estará seguro.
Além de que, com um software para a sua atração turística, é possível promover a melhor experiência para os visitantes. Afinal, são inúmeras funcionalidades, como:
- Totem de autoatendimento em três idiomas (português, inglês e espanhol);
- Integração com o software de retaguarda com consulta imediata pós-vendas;
- Baixo investimento para sua atração turística;
- Menos filas em bilheterias e alimentação;
- Aumento dos pontos de venda, promovendo atendimento rápido e seguro;
- Crescimento de vendas;
- Automação de todos os processos;
O sistema para turismo da Limber Software funciona em parques em geral, passeios, aquários, bondinho, zoológico, clubes e roda-gigante. Solicite agora uma demonstração gratuita!