O storytelling no turismo é uma técnica pouco utilizada na promoção de destinos turísticos no Brasil. Embora pareça uma palavra difícil, ela significa, basicamente, “contar histórias” e pode ser utilizada para engajar e atrair mais clientes.
A capacidade de contar histórias, utilizando elementos visuais e sonoros, além de usar narrativas para provocar sensações no espectador é um modo de venda indireta.
Essa técnica é muito utilizada pelos profissionais de marketing e publicidade, com a intenção de persuadir o leitor, aproximar e gerar identificação por meio das emoções.
No turismo ela vem sendo usada para criar histórias de quem vive no destino ou de quem já visitou. Dessa forma, aproxima os clientes do contexto do ambiente e promove uma experiência ainda mais profunda.
Inclusive, este é um dos pilares da The Walt Disney Company, gerar histórias que inspiram e criam memórias inesquecíveis. Assim, a empresa estabeleceu uma relação com seu público que ultrapassa gerações e serve como um ótimo exemplo de onde o storytelling pode levar um negócio.
Reunimos algumas informações para você entender mais sobre as técnicas de storytelling no turismo e começar a aplicar para atrair e engajar mais visitantes.
Continue a leitura!
O que é preciso para um bom storytelling?
Como usar o storytelling no turismo
Como valorizar a experiência além dos produtos e serviços
O que é o storytelling?
O storytelling é uma habilidade e uma estratégica ligada ao ato de contar histórias envolventes, elaboradas e utilizando recursos audiovisuais. A técnica tem o objetivo de ser persuasiva e pode ser aplicada na produção de conteúdo, vendas, consultorias e turismo.
A partir de um plano de comunicação, observam-se as melhores alternativas e oportunidades para a empresa, em relação aos canais de comunicação que podem ser utilizados para suas campanhas e uso do storytelling.
Identificar o plano de comunicação e onde os possíveis clientes estão é fundamental para que a empresa execute de forma mais próxima e forneça informações que sejam relevantes para seus visitantes.
Além disso, o storytelling no turismo também pode ser utilizado para intensificar a relação da marca com um conceito específico. Por exemplo, no turismo, pode-se criar ideias e valores acerca de uma cultura diferente, fazendo com que o cliente vivencie a experiência de maneira mais completa, utilizando histórias.
Por meio da criação de histórias é possível encontrar vantagens como maior aproximação e fidelização do público, aumentando o reconhecimento da marca e possibilitando maiores chances de venda.
Leia mais: 6 dicas para melhorar a experiência do cliente no turismo e garantir a fidelização de turistas
Mas, afinal, o que é importante para a criação de um storytelling no turismo? Vamos entender o que é preciso para utilizar a ferramenta de criação de histórias para otimizar os resultados da sua empresa e atrair mais clientes.
O que é preciso para um bom storytelling?
Para construir um storytelling no turismo é preciso levar em conta o desejo dos viajantes. Logo, compartilhar experiências, conhecer novas culturas e lugares diferentes precisam ser o foco dessas histórias.
Além disso, viajar também se trata de criar lembranças e memórias em ambientes especiais. Ao criar histórias envolventes, lembre-se de incluir pontos emocionantes e que possam ser trazidos para a realidade do ouvinte.
Logo, os turistas não estão procurando apenas caminhar por novos destinos e sim vivenciar estes novos ambientes. No momento de construção do storytelling no turismo é nisso que é preciso focar: criar experiências particulares para cada consumidor.
Leia mais: Veja como explorar estratégias para vender mais no turismo | Limber
Logo, ao pensar em estratégias de storytelling para agências no setor turístico é necessário considerar algumas práticas para que essas histórias resultem em oportunidades melhores e maior atração de clientes.
Dessa forma, é indispensável entender qual é o foco desse storytelling. Como os conteúdos da sua empresa serão apresentados ao público de forma a demonstrar a sua missão e valores.
A história da sua marca pode ser utilizada como uma estratégia de aproximação aos possíveis clientes, criando conteúdos diferenciados em muitos canais.
Além disso, é preciso pensar em como tornar o storytelling mais atrativo e criativo. Independente do canal que você deseja utilizar, a comunicação precisa focar na experiência do cliente e em como torná-la mais irresistível.
As promoções e ações especiais podem ser utilizadas pela agência turística para aumentar o alcance e tornar seus conteúdos mais relevantes para o público.
Porém, não basta apenas investir em conteúdo e criatividade, é preciso demonstrar sensações positivas relacionadas ao seu serviço. Por meio do storytelling é possível construir uma comunicação que destaca os melhores pontos da sua marca.
Como usar o storytelling no turismo
Para usar o storytelling no turismo de forma eficiente é preciso pensar em se destacar no mercado e entregar mais que apenas um serviço. É preciso otimizar as ações buscando uma experiência mais completa para os consumidores.
Vamos entender algumas estratégias que você pode utilizar para construir o storytelling no seu setor de turismo.
História da empresa
Ao contar uma história a alguém, geramos uma conexão com ela, revelando detalhes e perspectivas da nossa origem. Dessa forma, pode-se estreitar os laços com os consumidores dando a eles informações sobre a sua empresa.
Contar a história do empreendimento não precisa ser uma tarefa feita apenas pessoalmente, pode ser utilizada também nos meios digitais, promovendo curiosidade e atraindo clientes para conhecer a empresa.
Leia mais: Guia para vender mais com e-commerce voltado para o turismo | Limber
Além disso, mostrar às pessoas quem foram os fundadores, como o negócio se desenvolveu ou até mesmo porque ele foi criado, apresenta detalhes interessantes que vão fazer o cliente conhecer melhor o negócio.
Da mesma forma, as histórias dos profissionais que trabalham ou trabalharam no empreendimento também podem gerar identificação com os clientes. Pessoas que estiveram presentes durante as construções e todo o desenvolvimento do negócio, deixaram marcas e fizeram parte do desenvolvimento.
Histórias dos viajantes
Entender mais sobre outros turistas que já passaram pelas mesmas experiências pode deixar a viagem ainda mais incrível para os clientes. Dessa forma, eles podem desejar histórias e memórias semelhantes.
Por exemplo, uma viagem de aniversário, um pedido de casamento, uma lua de mel especial. Logo, seja qual forem as histórias, seus clientes vão adorar saber sobre curiosidades e acontecimentos inesperados.
História local
Contar sobre a história da região também pode ser de grande interesse para os clientes, além de chamar a atenção para os fatos históricos que ocorreram ali. Dessa maneira, você pode até mesmo encenar alguns acontecimentos, trazendo uma vivência mais real para os visitantes.
Leia mais: Dicas para impulsionar sua atração turística e atrair mais visitantes com o Instagram
Além de utilizar as redes sociais para divulgar as ideias do seu local, como YouTube ou histórias em blogs, você também pode optar por envolver a equipe nas histórias ou contratar profissionais e equipes especializadas para contá-las.
Quais são os benefícios em aplicar o storytelling no turismo?
Entre muitas vantagens, o storytelling consegue aproximar a marca do consumidor por meio das emoções. Mas para que a história atinja o seu objetivo é preciso alguns fatores: enredo persuasivo, personagens, dores, realidade compatível com os ouvintes e elementos audiovisuais.
Com a produção de storytelling no turismo é possível colocar a sua marca como protagonista em muitas histórias. Dessa forma, a empresa ganha destaque, se diferencia dos concorrentes e fica conectada à mensagem passada nas histórias. Por isso, é tão importante criar emoção, entreter e persuadir o visitante.
Além disso, o storytelling no turismo é capaz de transmitir personalidade e atingir o emocional das pessoas. Por meio da forma de contar histórias que a sua empresa pode ser reconhecida, ainda mais quando sabe tocar o coração dos consumidores com eficiência.
Porém, contar histórias falsas ou insistir em contos mirabolantes pode trazer o efeito contrário. Assim, atente-se a seguir os passos que apresentamos antes sobre como construir o seu storytelling, garantindo que seus clientes conheçam histórias emocionantes e verdadeiras.
Logo, os visitantes podem até mesmo associar o modo de contar histórias com a sua marca. Não apenas lembrar de como foram contadas, mas a experiência e as sensações que tiveram ao ouvir. Dessa forma, não se sentem apenas um número e tornam-se clientes mais fiéis.
Leia mais: Melhore a experiência do visitante em atrações turísticas | Limber
Agora que você entendeu como construir o seu storytelling e quais os principais benefícios dele, vamos entender como valorizar ainda mais a experiência nos seus serviços de turismo.
Como valorizar a experiência além dos produtos e serviços
Criar histórias encantadoras e que toquem os sentimentos dos visitantes é fundamental para valorizar as experiências e impulsionar o número de visitantes. Além disso, você ainda pode utilizar a tecnologia para atrair e fidelizar ainda mais.
Por meio de um software para turismo você pode ter maior organização, informações reunidas e fáceis de acessar para garantir maior otimização dos serviços.
Porém, assim como o storytelling, o software de gestão para turismo também precisa ser focado em seu negócio. Dessa forma, você pode garantir experiências únicas aos visitantes com a certeza de que a sua gestão acompanha o crescimento da sua empresa.
Com a Limber Software você melhora toda a gestão, desde a implementação de estratégias como storytelling até a organização nos atendimentos e compras de ingressos.
Melhorar a imagem da sua marca e fidelizar seus clientes não precisa ser difícil, você só precisa das tecnologias certas ao seu lado. Conheça a Limber Software: