Entre as melhores estratégias para aumentar o desenvolvimento é transformar a experiência do cliente no seu restaurante, a fim de aumentar as vendas e conseguir a fidelização.
Porém, para muitas equipes de trabalho, os dias são corridos e às vezes, pode ser que a gestão e algumas estratégias de inovação, fiquem de lado, causando um atraso para o crescimento do restaurante.
Por isso, é tão importante entender como o estudo sobre a experiência do cliente e os benefícios podem ser um diferencial para o desenvolvimento do seu restaurante, deixando de lado a desorganização.
Afinal, existem alguns segredos para transformar a experiência do cliente que são fáceis de se tornarem hábitos nos dias de trabalho de um restaurante. Vamos entender um pouco mais sobre isso? Continue lendo!
- O que é a experiência do cliente?
- Um diferencial em restaurantes: experiência do cliente aplicada
- Quais são as expectativas comuns?
- Benefícios de transformar a experiência do cliente
- 4 segredos para transformar a experiência do cliente
- Potencialize a gestão do seu restaurante
O marketing digital é uma ferramenta indispensável para impulsionar o seu restaurante nas redes sociais. Saiba agora algumas dicas de ouro para você aproveitar e praticar.
O que é a experiência do cliente?
A experiência do cliente pode ser definida por todos os sentimentos e emoções que os clientes sentem ao ter contato com o seu restaurante, ou seja, vai além do atendimento.
Por isso, é a partir do estudo de cada detalhe da experiência do cliente, que a mudança vem, para isso, são aplicadas novas estratégias de como atrair mais o público e conquistar mais clientes.
Pré – No primeiro contato, inicia-se as expectativas, com o objetivo de criar um interesse no público, para que ele venha conhecer o seu restaurante e tenha uma experiência.
Experiência – Este é o momento mais importante, que entra: organização do restaurante, climatização, ambientação, atendimento de excelência e claro: a refeição.
Pós – Aqui, o cliente já teve a sua experiência, então, você pode solicitar a ele, de forma discreta, qual foi a experiência, assim, você poderá melhorar nas próximas vezes, ou até, oferecer uma promoção, para que ele volte.
Agora, é possível perceber que, alguns estabelecimentos esquecem do pré e pós, lembrando e focando apenas na experiência em si. Porém, é preciso analisar toda essa jornada, e claro, aplicar as melhorias.
Um diferencial em restaurantes: experiência do cliente aplicada
Muitos restaurantes esquecem ou não sabem sobre o que o público considera um diferencial. Por isso, acabam falhando em detalhes simples, que poderiam ser melhorados a partir de uma análise simples.
A falta de atenção nestes detalhes, podem dificultar a experiência do cliente, por exemplo: desorganização, demora no pedidos, atendimento falho, atraso perante aos concorrentes e outros.
Até porque, todos gostam de ir a um restaurante, ser bem atendido, se sentir em casa com máximo conforto. Além de, saborear uma refeição ótima, com a ficha técnica em dia, sem faltar ingredientes.
Ou seja, dos detalhes mais simples, até os mais importantes do funcionamento do restaurante, podem se tornar diferenciais ou motivos para que as pessoas não voltem e nem recomendem.
Quero melhorar a experiência do cliente. Por onde começo?
Para iniciar este processo da forma correta, com o objetivo de construir a melhor experiência ao público, é fundamental estudar os 5 sentidos (audição, olfato, paladar, visão e tato).
Audição – A música que está tocando no ambiente deve fazer sentido com o estilo de restaurante. E claro, o volume deve estar equilibrado com o entusiasmo dos clientes.
Olfato – O cheiro que transita pelo restaurante;
Paladar – Refeições coerentes com o cardápio; pratos servidos na temperatura ideal; sem falta de ingredientes.
Visão – Ambientação do local, móveis e itens que compõem a organização geral do ambiente.
Tato – Textura dos talheres, pratos, copos e taças.
Benefícios de transformar a experiência do cliente
- Fidelização dos clientes
Um dos melhores benefícios da fidelização, é saber que os clientes sempre vão escolher o seu restaurante, tanto em datas comemorativas, quanto para uma refeição casual.
- Aumento de vendas
A partir de todo estudo de experiência, o aumento de vendas é uma consequência, afinal, você estará entregando o melhor ao seu público. Assim, eles estarão satisfeitos com o seu restaurante.
- Avaliações positivas
Além de tudo isso, avaliações positivas, sendo na internet ou propaganda boca-a-boca, fazem a diferença para a reputação do restaurante. Desta forma, é possível atrair ainda mais público, para conhecer o seu estabelecimento.
- Vantagem competitiva
Outro benefício é a vantagem competitiva, pois a partir deste estudo de experiência do cliente, o seu restaurante se mantém em dia perante à concorrência, assim, se tornando um destaque para o seu estabelecimento.
Como estão as fichas técnicas dos pratos do seu restaurante? Saiba agora algumas dicas de como montá-las de uma forma coerente, para evitar confusões e prejuízos.
4 segredos para transformar a experiência do cliente
1 – Conheça o público do seu restaurante
Mesmo que todos os restaurantes tenham o mesmo objetivo, pode-se separar por segmentos, por exemplo: comidas típicas de algum país, fast-food ou algum símbolo temático.
Tudo isso, muda totalmente o público de alcance do seu restaurante, ou seja, deve ser estudado cada detalhe, analisando os interesses, necessidades, dores e vários outros fatores.
Para que assim, seja possível proporcionar a experiência do cliente ideal ao público, suprindo todas as necessidades, entregando tudo o que ele está buscando em um restaurante.
2 – Realize práticas atrativas de fidelização
Além de oferecer um atendimento excelente ao seu público, é preciso continuar entregando benefícios a ele, por exemplo: faça promoções, ofereça brindes e outros.
Desta forma, seu restaurante faz práticas de fidelização, mantendo o cliente sempre ativo em seu estabelecimento. Assim, impulsionando as vendas e os benefícios de clientes satisfeitos.
3 – Estabeleça uma comunicação coerente
A partir do seu estudo de público, é possível saber exatamente sobre a comunicação que a sua empresa deve ter com os clientes. E claro, é necessário dar atenção para isso e executar uma comunicação coerente.
Além de que, é válido manter um relacionamento com o cliente em redes sociais, aplicando o marketing digital direcionado ao público. Assim, sua empresa terá ainda mais sucesso com a experiência do cliente.
4 – Esteja atento às mudanças do mercado. Inove!
Um dos maiores segredos deste processo, é estar atento às mudanças do mercado para aproveitar as chances que a tecnologia proporciona. Além de, estar em dia com tudo o que faz sentido para o seu público.
Por exemplo, seu público gosta de memes? Aplique-os em seu restaurante de uma forma sútil. Assim, os clientes vão sentir que o seu estabelecimento entende seus interesses.
Potencialize a gestão do seu restaurante
Além de todas as dicas acima, também é possível pontuar os benefícios que um sistema para restaurante oferece aos estabelecimentos. Afinal, com ele, toda a gestão se torna automatizada, assim, melhorando cada setor da empresa.
Inclusive, veja alguns benefícios do software para restaurantes:
- Comanda Eletrônica;
- Controle total do estoque;
- Relatórios completos;
- Balança Eletrônica;
- Cardápio digital;
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