por limber, 23 de novembro de 2021

Dicas práticas de estratégias de marketing para restaurantes

Saiba como impulsionar seu negócio por meio do marketing para restaurantes, construindo boas estratégias, atraindo e fidelizando novos clientes.

Dicas de estratégias de marketing para restaurantes | Limber

Administrar um restaurante não é algo simples. Se observarmos os negócios deste ramo que realmente têm dado certo, atingindo o seu ideal e crescendo diariamente, perceberemos que quem investe em marketing para restaurantes hoje em dia obtém os melhores resultados.

A verdade é que já passou a época de apenas divulgar o seu negócio em listas telefônicas ou outdoors. Querer que seus clientes te encontrem vai muito além disso: é sobre estar no lugar certo, na hora certa. 

Pense no momento que vivemos, a transformação digital é palpável e está na nossa frente. Com base nessa realidade, você consegue identificar em qual meio é preciso focar para ser reconhecido? 

O marketing é uma área que cresce diariamente e é com ele que você fará com que seu restaurante se destaque em relação aos outros. Além disso, há outras vantagens, como melhorar o atendimento e relacionamento com o cliente e gerar autoridade no seu nicho de mercado.

Dessa forma, para evitar que seu restaurante entre em crise, ajudar você a impulsionar o seu negócio e ter estratégias de marketing que sejam realmente eficientes, trouxemos um conteúdo completo sobre o assunto. Acompanhe:

Entenda qual a importância do marketing para restaurantes
Faça uma pesquisa inicial do seu nicho de mercado
Esteja presente nas redes sociais 
Invista em um site bem estruturado
Melhore a experiência do consumidor
Alcance mais vendas com o marketing de indicação

Entenda qual a importância do marketing para restaurantes

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O marketing é um grande diferencial no qual seu restaurante pode investir, já que faz com que sua empresa se torne mais conhecida e recomendada. Além disso, é fundamental para engajar seus clientes e mantê-los sempre por perto, isso te ajudará a consolidar a reputação do seu restaurante.

Para isso, construir boas práticas e estratégias de marketing para restaurantes fará com que você tenha muitas oportunidades, como por exemplo um posicionamento de marca bem estruturado, para que, além de atrair novos clientes, você consiga também fidelizá-los. 

Mas, lembre-se: para sobreviver à concorrência, não basta apenas ser bom, é preciso ser diferente e único no que faz. 

E, aí, seu restaurante já possui um diferencial? Quer saber como construir isso para impulsionar seu negócio?

Então continue a leitura que mostramos para você!

Faça uma pesquisa inicial do seu nicho de mercado

Um dos principais passos é entender o cenário em que a sua empresa está inserida para que você saiba como divulgá-la. Para isso, é importante que você tenha em mente a importância de:

  • Analisar a concorrência e perceber quais são suas fraquezas, forças e ameaças, para assim construir um bom posicionamento de marketing. 
  • Avaliar a qualidade dos produtos de seus fornecedores para mostrar autoridade para o seu público sobre o que você está oferecendo.
  • Perceber o seu diferencial e que tipo de comida seu restaurante oferece: caseira, fast food, saudável, etc. Assim, você terá um bom posicionamento, sendo objetivo e prestando o melhor serviço para seus clientes.

Se você tiver uma boa base de como acontece o seu nicho de mercado, além de saber por onde começar a desenvolver planos eficientes de marketing para o seu restaurante, você terá ideia do que seu público espera e como se destacar no mercado.

Outra boa prática é analisar os feedbacks que seus concorrentes recebem nas redes sociais e aplicativos de comida, para saber onde deve investir.

Leia mais: Controle de estoque para restaurantes 

Esteja presente nas redes sociais

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Para estar presente nas redes sociais, é preciso, primeiramente, entender qual é a persona do seu negócio. 

Como persona entendemos a caracterização semi-fictícia do cliente real e ideal.

Para isso, procure descobrir: 

  • Idade
  • Profissão 
  • Estilo de vida
  • Redes sociais de interesse 
  • Quais os critérios dessa persona para comprar comida
  • Média de gastos em uma refeição
  • Comidas preferidas

Bom, agora que você já conhece sua persona é hora de começar a aparecer nas telinhas dos clientes para atraí-los para o seu restaurante.

Uma boa e também a mais prática ideia para começar, é utilizar o Instagram para desenvolver seu portfólio apresentando suas melhores receitas, promoções, eventos e tudo que há de novidades ou até mesmo o dia a dia de seu negócio. 

E não esqueça: para se destacar é preciso engajamento! Então, esteja presente na vida do seu cliente e reforce diariamente tudo que seu restaurante tem para oferecer de melhor. 

Leia mais: Como evitar complicações futuras na gestão do restaurante? 

Invista em um site bem estruturado

Estar presente na web com um site bem estruturado e funcional é crucial para que seus clientes tenham uma boa impressão dos seus produtos e serviços.

Nesse momento, uma dica da Limber é ter ajuda profissional para construir um site que espelhe seu negócio e seus objetivos, pois assim você apresentará o melhor do seu restaurante, com um visual de dar água na boca.

Seu site, acima de tudo, precisa ser agradável e acessível para seus usuários, para que eles não sintam dificuldades em encontrar o que procuram.

Além disso, você precisa pensar em oferecer conteúdos interessantes, para manter seu cliente engajado e para que ele crie confiança com o seu restaurante. Procure ter no seu site um compilado de tudo que seu estabelecimento tem a oferecer e proporcione uma experiência tão boa que seu cliente se sentirá como um convidado.

Melhore a experiência do consumidor

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Seu consumidor ter uma boa experiência com o seu restaurante irá fazer com que ele compartilhe essa vivência com outras pessoas. Pense que, quanto mais satisfeitos eles estiverem, mais irão consumir e indicar o seu negócio.

Para isso, nada melhor do que automatizar processos para agilizar e facilitar tanto o dia a dia da sua empresa quanto a experiência do seu cliente. Dessa forma, ter um autoatendimento pela balança eletrônica, por exemplo, irá agilizar todo o processo de passagem no restaurante. 

Com isso, seu cliente terá uma maior satisfação, pois ganhará tempo, além de que o gestor terá menos gastos com vários funcionários para essa função. 

Outra opção é oferecer meios de pagamentos alternativos para levar maior segurança e praticidade para seus clientes. Uma dica é utilizar o pix como forma de pagamento para maior agilidade e segurança para os seus consumidores.

E para fechar com chave de ouro, um sistema para restaurantes pode impulsionar muito o dia a dia do seu negócio. Além de agilizar o seu atendimento, aumenta a produtividade da equipe conectando todos os setores da empresa.

Mas, lembre-se: não adianta ter tudo isso se você não divulgar o seu diferencial. Para tal, construa campanhas de divulgação que mostrem para  seus clientes quais oportunidades eles terão ao escolher os seus serviços.

Leia mais: Food service: tecnologias e novas tendências para restaurantes

Dessa forma, você irá fortalecer o marketing do seu restaurante e, também, posicioná-lo no mercado como moderno e inovador. 

Com essa praticidade, seu cliente sentirá maior satisfação em ter os seus serviços e indicar para outras pessoas, pois ele se sentiu bem em consumir com você. Isso chamamos de marketing de indicação. 

Quer saber como construir essa forma de relacionamento na sua empresa?

Acompanhe que ajudamos você! 

Leia mais: Como evitar complicações futuras na gestão do restaurante? 

Alcance mais vendas com o marketing de indicação

O marketing de indicação, também conhecido como marketing de recomendação, pode ser uma ótima estratégia para fortalecer o seu negócio e para  que você se estabeleça no mercado construindo autoridade perante seus consumidores.

Afinal, quem irá avaliar seus serviços desde o ínicio, determinar se são bons e compartilhar essa experiência, são seus clientes. 

Mas não pense que é só ficar esperando eles chegarem à sua porta, é preciso ser estratégico para saber desenvolver um bom programa de indicação e incentivar as pessoas a comprarem com você e indicarem para novos clientes.

Lembre-se: apenas clientes satisfeitos defenderão seus serviços e ajudarão a divulgá-lo! 

O marketing por indicação tem como objetivo que as pessoas não sejam compradas, mas sim conquistadas com experiências que geram muita satisfação. 

Dessa forma, pense em questões, como:

  • Mostrar autoridade na sua área
  • Oferecer promoções, brindes e descontos
  • Construir um programa de fidelidade para seus melhores clientes
  • Ter eventos gastronômicos para fortalecer a relação com seu cliente fidelizado e atrair novos que ainda não conhecem seus serviços
  • Incentivar seus consumidores a divulgar seu trabalho nas redes sociais

Com boas estratégias e oferecendo um serviço de qualidade, mais pessoas irão consumir com você e indicar para novos amigos. 


Quer saber mais sobre como ter sucesso no atendimento ao cliente do seu restaurante? Então confere o guia de atendimento gratuito e completo que preparamos especialmente para você:

 

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