Para conseguir melhorar os resultados no varejo, é preciso ter noção da jornada do consumidor, detalhes sobre o público e sobre os produtos comercializados na empresa.
Até porque, estes fatores implicam totalmente na experiência do cliente e na quantidade de vendas que serão feitas no mês. Trazendo a importância da criação de um plano de negócio completo.
Antes mesmo de aplicar dicas, é necessário rever como estão os três pontos principais da empresa: público + produtos ofertados; equipe e o estudo da jornada do consumidor.
É através deste estudo básico dos fatores, que muitas respostas importantes são encontradas, justamente aquelas que implicam diretamente no faturamento da empresa. Por isso, comece vendo:
Etapa inicial: Público + Produtos
Para começar o estudo sobre o público e os produtos ofertados: este é o momento de analisar se a sua empresa tem o catálogo de produtos perfeito para o público alvo.
Ou seja, a partir da escolha do ramo, é necessário estudar o público-alvo, para que a sua empresa consiga entregar os produtos certos de acordo com as necessidades do mesmo.
O melhor para o faturamento de uma empresa é saber o que o público espera de novidades. Por exemplo: sua loja vende decorações relacionadas a desenhos animados. Então, o público é de criança e adolescente.
Neste caso, a empresa deve estar sempre atenta às novidades que englobam este ramo, para estar entregando o que o público espera a cada atualização.
Equipe alinhada
O segredo do sucesso de muitas empresas é o atendimento ao cliente, mas também pode ser a causa do fracasso de muitas. Até porque, não basta vender produtos ótimos e atualizados no mercado.
É necessário atender o cliente da melhor forma possível, com empatia, respeito e consideração de quem confia nos seus produtos e busca sua empresa como uma opção na hora de comprar.
Para isso, é preciso uma equipe completamente alinhada aos objetivos de atendimento, pois, quando todos trabalham com o mesmo objetivo de entregar uma experiência incrível ao cliente, a empresa terá seus benefícios alcançados.
Por isso, é extremamente importante que a sua empresa busque dedicar um tempo ao treinamento dos colaboradores, impulsionando o ensinamentos dos mesmos, para que os clientes tenham um atendimento imprescindível.
Estude a jornada de compra do consumidor
A jornada do consumidor determina alguns pontos sobre: 1. Aprendizado e Descoberta; 2. Reconhecimento do Problema; 3. Consideração da Solução; 4. Decisão de Compra.
Por isso, a empresa precisa estudar cada passo, para poder identificar os pontos fortes e fracos de cada etapa. Isto, com o objetivo de romper barreiras que podem aparecer durante o processo de compra.
E claro, este é um passo que deve ser visto como uma prioridade perante ao objetivo de melhorar os resultados no varejo, pois pode ser um processo determinante.
Além de que, o estudo da jornada do consumidor só traz benefícios para a empresa, como por exemplo: perceber possíveis problemas que podem acontecer, entre custos ou concorrência.
5 Dicas imperdíveis para melhorar os resultados no varejo
Além dos pontos citados acima, que são de extrema importância, existem algumas dicas imperdíveis para melhorar os resultados no varejo, podendo impulsionar os lucros.
Conheça agora 5 dicas que você pode aplicar em sua empresa e aprimorar a gestão varejista, com soluções modernas e inclusivas, que visam aumentar a sua visão comercial.
1. Aproveite datas comemorativas
Datas comemorativas são oportunidades para a sua empresa trazer uma ocasião especial e tornar este momento em uma necessidade para o consumidor, incentivando a compra.
A partir disso, a empresa pode criar decoração, promoções, combos, sorteios e outros, para demonstrar a importância das datas para a empresa também, desta forma, estabelecendo maior conexão entre consumidor e empresa.
Além de que, datas comemorativas são ótimos momentos para testar uma linha nova de produtos em sua loja. Mas, que seja uma estratégia de experimentação mesmo, com produtos selecionados.
Agora, quais datas você pode aproveitar mais: Dia da Mulher, Dia do Consumidor, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo. Mas, caso a sua empresa tenha algum dia e possa fazer em outra data também, é válido.
2. Abuse do marketing
O marketing é um auxiliar de sucesso para empresas varejistas, até porque, produtos precisam ser divulgados para que o público veja o que a sua empresa tem para oferecer.
O ideal é que você mantenha uma frequência diária, com divulgações de fotos de produtos, condições de pagamento, valores, etc. Buscando sempre entregar o máximo de respostas para o seu cliente.
Lembrando também que, dependendo do seu orçamento, você pode aplicar outras estratégias como: entrega de panfletos, divulgação em outdoor, amostras grátis e outros.
O principal é que alguma ação seja feita, então, sua empresa está com pouco orçamento, faça algo que não tenha investimento alto. Aproveite as suas possibilidades dentro da sua realidade.
3. Invista em pós-venda
O pós-venda é muito importante para todos os ramos, mas no varejo, pode ser uma estratégia decisiva, que determina se o seu cliente vai voltar a comprar na sua empresa ou não.
Até porque, essa estratégia busca analisar todos os setores, pois, quando você pergunta ao cliente como foi o atendimento, a qualidade do produto, se as condições de pagamento foram boas e outros, você circula por todos os setores.
Além de poder agradar mais o cliente, você consegue informações valiosas que podem ajudar em melhorias, o que impulsiona a sua empresa e faz com que você tenha maiores lucros.
Para aplicar o pós-venda, não é preciso grandes transformações, o que é necessário, é o processo. Determinar como será feito, quem irá fazer e quando (um dia após a compra, 1 mês) e qual será o canal (WhatsApp).
4. Aprimore a experiência do seu cliente
Uma das melhores estratégias para o seu ramo, é aplicar melhorias diretas na experiência do cliente, para oferecer algo a mais do que os concorrentes oferecem para o público.
Desta forma, proporcionando algo a mais para o seu cliente, como: equipe treinada que se preocupa com o cliente, local limpo e cheiroso, música ambiental legal. São a soma de detalhes que podem tornar a compra do cliente melhor.
Agora, muitos podem se questionar: mas isso importa mesmo para o cliente? Sim, tudo importa. Desde a limpeza da sua loja, até a forma que o atendente do caixa aplica o faturamento para o cliente.
Tudo que envolve o seu cliente e a sua empresa, é necessário avaliar e pontuar melhorias. Pois é um fator determinante para fidelizar o seu público e ter clientes fiéis ao negócio.
5. Renove estratégias mensalmente
As estratégias da sua empresa, tanto que envolve vendas, quanto de melhorar experiência de cliente, precisam ser renovadas a cada 15 dias se possível, mas caso não seja, pode ser a cada mês.
A alteração de estratégias deve acontecer pois existem muitos fatores que mudam a cada semana, tanto pela tecnologia quanto por mudanças comportamentais dos consumidores.
Essa renovação deve acontecer a partir de estudos, pois, é preciso pegar a estratégia atual e ver quais serão as mudanças adequadas, a partir disso, é possível avaliar e fazer a mudança.
Aumente seus resultados: Sua hora de aplicar chegou!
Agora que você já sabe algumas dicas imperdíveis para melhorar os resultados no varejo, é o seu momento de fazer um plano e começar a aplicação dessas dicas.
Além disso, conheça agora mesmo um sistema para varejo completo, que oferece as melhores soluções tecnológicas para a sua empresa, desde estoque, vendas, fiscal e contábil, até parte de cadastros.
É a partir dessas mudanças e de um sistema completo que a sua empresa terá tudo para impulsionar as vendas e alcançar maior faturamento, gerando maiores lucros para a sua empresa.