por limber, 23 de março de 2023

Gestão Varejista: Aplique metas e venda mais no varejo

A estratégia de metas vai mudar o engajamento da sua equipe comercial. Conheça agora mesmo a forma de impulsionar a sua gestão varejista.

Aplicar metas no varejo é uma oportunidade de aumentar as vendas com um impulso na gestão varejista. Neste estudo, você saberá como fazer isso e transformar a sua empresa em um sucesso. 

Até porque, a busca por estratégias que impulsionam as empresas, deve ser constante nos dias das equipes de trabalho. A partir disso, a aplicação de metas pode ser uma solução. 

Afinal, essa estratégia contribui tanto para aumentar as vendas, quanto para manter a equipe mais engajada, visando gerar maiores benefícios como um todo. Desta forma, a empresa estará trabalhando diariamente na mesma sintonia. 

Sua gestão varejista depende da sua equipe de trabalho, devido a isso, entregar facilitadores e atitudes que impulsionam a motivação, podem renovar o ambiente e tornar tudo melhor. 

O que são metas no varejo?

As metas de venda são caminhos pré-definidos que buscam alcançar um objetivo comercial estabelecido em reuniões estratégicas juntamente com toda a equipe: vendedores, atendentes e gerentes comerciais. 

Elas surgem devido a necessidade de organização para o alcance dos resultados esperados para a empresa e também, é uma atividade que contribui para guiar a equipe comercial. 

A partir disso, a empresa coloca suas ambições e planejamentos futuros, em meio às metas, até porque, é através do resultados das mesmas, que o comercial terá noção da viabilidade de suas estratégias. 

Com isso, os gerentes de cada setor, podem avaliar resultados e encontrarem um norte para iniciar novos planejamentos, tanto com maiores ambições ou com reavaliações do que já foi proposto.

Como aplicar metas e vender mais no varejo?

Para iniciar a aplicação de metas no varejo e conseguir vender mais, é preciso seguir algumas instruções que iniciam pelos processos de análise e terminam em um estudo com a sua equipe. Veja:

Análise do mercado

Para a equipe comercial iniciar o seu trabalho, é preciso fazer uma análise do mercado, obtendo respostas de perguntas importantes para o início deste processo, como: 

  • Qual será a área abrangente? 
  • Terá vendas externas, se sim, como funcionará? 
  • Quais serão os públicos atingidos? 
  • A equipe trabalhará apenas internamente? 
  • Pode ser feito alguma estratégia de marketing? 
  • Como o concorrente está procedendo nesta época? 

Lembrando que, não é preciso se fixar apenas nessas perguntas acima, é até necessário que o gerente da equipe comercial traga novas perguntas para juntos, vocês definirem as respostas. 

A partir de todas essas informações, será possível analisar o mercado e começar a criação de estratégias que definirão as metas para cada vendedor, oportunizando maiores esclarecimentos. 

Focar em metas humanizadas

Na hora da criação de metas é importante lembrar da humanização, até porque, a sua equipe comercial precisa de um combustível para a motivação, porém, criar alguma ação não realista, não ajudará ninguém. 

Lembrando que, se a sua equipe não está acostumada com metas, ou você está iniciando agora, crie metas palpáveis, que não desmotive ninguém. Até porque, este processo precisa de paciência para ser iniciado. 

O importante é que a sua equipe fique motivada a cumprir a meta e se caso conseguir maiores resultados, no próximo mês, a meta pode ser dobrada. Mas, que essa mudança, seja feita a partir de resultados espontâneos. 

A sua empresa não terá maiores vendas se a equipe comercial estiver agindo sob pressão, com sentimentos de estar sendo pressionada de uma forma negativa. O processo deve ser focado em motivação. 

Criar metas de acordo com a equipe

Outro ponto que é válido estudar nesse objetivo, é a criação de metas de acordo com as possibilidades de cada componente da equipe comercial. 

Exemplo: um vendedor entrou faz 3 meses e outro está trabalhando há 1 ano. Os dois têm a mesma capacidade de vender, porém, muitas vezes, a meta deve ter alteração, devido ao tempo de experiência. 

Mas, lembre-se: estes dados, apenas o gestor da sua equipe comercial poderá te dizer, até porque, independente do tempo de experiência, os vendedores podem surpreender. 

Ou seja, crie uma análise do perfil de cada vendedor, para que assim, as metas construídas, façam sentido com eles. Até porque, o objetivo principal, é manter a sua equipe engajada e motivada.

Fazer a gestão de desempenho

A gestão de desempenho não começa quando o mês termina e está na hora de avaliar as metas em si. É necessário estar sempre observando quais são as possibilidades dentro do período inteiro. 

Exemplo: é perceptível quando algum vendedor não está engajado e não entrega os resultados esperados. Neste momento, já existem motivos suficientes para intervir. 

Com isso, é possível alterar os resultados de um vendedor que no início não estava em sintonia, mas que, com uma reunião feita principalmente para engajá-lo, conseguiu atingir a meta. 

Por isso, a gestão de desempenho deve ser feita em todo o período, devido a consistência que oportuniza para os vendedores. Desta forma, com a intenção de proporcionar maiores resultados.

Gestão Varejista: segredos para a sua empresa

Para conseguir manter a sua gestão varejista um sucesso, é preciso seguir processos que contribuem na ordenação de automatização. Afinal, quanto mais processos automáticos a sua empresa seguir, maior será a agilidade. 

A partir disso, é possível analisar quais serão os benefícios que atingiram os dias de trabalho, neste caso, sua empresa terá resultados significados na gestão como, por exemplo: 

  • Processos e funções alinhados; 
  • Menos erros nas atividades; 
  • Maior índice de assertividade.

Todas essas soluções tecnológicas aparecem no universo varejista devido a quantidade de trabalho diária, podendo ser dias mais corridos. Ou seja, é muito importante ter facilitadores que ajudem a manter o controle em todos os setores.

Quanto mais funcionalidades que ajudem na apropriação dos processos, maiores serão a chance de organização assertiva e controle para os dias de trabalho. 

Um impulso para a sua gestão varejista

Tenha um braço direito em sua jornada empresarial que contribuirá com benefícios imperdíveis: um sistema para varejo. Aquela ajuda que ajuda desde as vendas até o controle financeiro completo. Conheça agora mesmo o sistema da Limber Software que mudará sua forma de trabalhar e entregará resultados inimagináveis para a sua empresa. É uma oportunidade para hoje mesmo, conheça.

Categoria:Varejo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O melhor em gestão empresarial!

A Limber é a solução certa para a sua empresa.

Assine nossa newsletter e receba novidades exclusivas sobre o seu segmento.

Suas informações foram enviadas com sucesso! Em breve nossa equipe entrará em contato.