Ter um negócio é algo desafiador, pois é preciso ser eficiente em todos os setores e ainda dar conta de captar clientes e aumentar suas vendas.
O seu trabalho precisa se tornar conhecido pelas pessoas, caso contrário, não haverá fluxo de caixa o suficiente para realizar os primeiros investimentos.
Diante desse cenário, a divulgação é uma prática indispensável, sendo a empresa de grande porte ou para pequenos empreendimentos, como quem trabalha com o regime MEI.
Aliás, o marketing pode ser ainda mais necessário quando alguém está começando, uma vez que é a maneira mais adequada para atrair novos consumidores.
Porém, especialmente esse grupo, composto por iniciantes, responsável pela execução das tarefas, administração dos recursos e pela comunicação com os consumidores, tende a deixar em último plano a questão da divulgação, devido a esse acúmulo de tarefas.
Tendo isso em mente, preparamos esse artigo para trazer algumas ideias para tirar o marketing da teoria e colocá-lo na prática. Com essas dicas será mais fácil começar a divulgação do seu trabalho, especialmente para quem administra uma pequena empresa ou para Microempreendedores Individuais (MEI).
Crie uma identidade visual
Conheça o seu público
A importância do marketing digital em redes sociais
O poder da produção de conteúdo
Promoções inteligentes
Parcerias: o segredo da ampliação dos negócios
Lives e Podcasts: informe o seu público para conquistar novos consumidores
Invista em marketing digital
Crie uma identidade visual
Para consumirem o seu produto, as pessoas precisam saber o que você faz, o que seu projeto representa e qual é a sua missão. Para isso, você vai precisar de uma marca chamativa. A identidade visual é responsável por fornecer essa informação logo em um primeiro momento e é indispensável para atrair a atenção do público.
Vale a pena contratar um profissional para desenvolver a marca da sua empresa. Afinal de contas, ela será usada nas suas embalagens, sacolas, na fachada da sua loja, e nos canais online para realizar seu marketing digital.
Conheça o seu público
Depois de definir a sua marca no mercado, é necessário estabelecer quem é o seu público. Fazer algumas perguntas básicas podem ajudar nesse processo:
- Para quem você quer vender?
- Quantos anos em média seu público tem?
- É mais masculino ou feminino?
- Qual região demográfica suas campanhas devem focar?
- Quais os serviços e produtos que seu público já consome?
- Como posso ajudá-los?
- Quais redes usam mais: Facebook, Instagram, Twitter ou outras?
Aí está um bom começo. Saber essas informações é essencial para definir como serão suas campanhas de marketing, as quais precisam de direcionamento, de objetivo e de meios para saírem do papel.
Conhecer seu público de maneira mais aprofundada vai ajudar você a criar os conteúdos certos nas redes sociais. Mas isso também pode ser usado para melhorar a experiência do seu cliente e para fidelizar!
Quer saber mais sobre o assunto? Então confira o artigo:
A importância do marketing digital em redes sociais
Depois que você tem o seu público definido, as redes sociais consistem no meio ideal para dar o primeiro passo no mundo do marketing digital.
As pessoas usam as redes sociais com mais frequência do que nunca e elas podem funcionar como o principal meio de comunicação entre o empreendedor iniciante e seu cliente final.
Escolha estar presente nas redes mais usadas pelas pessoas, como WhatsApp, Twitter, Facebook e Instagram e alimente essas redes com informações relevantes sobre o seu negócio e sobre o seu setor de atuação. Faça a divulgação de produtos, promoções e avisos sobre o seu estabelecimento.
Se o seu público é mais jovem, se dedique ao Instagram e Twitter, pois essa faixa etária costuma usar essas redes com mais frequência. Se for mais velho, pense no Facebook e Instagram.
Lembre-se que é possível usar todas essas redes de forma integrada, mas analise onde há maior receptividade e engajamento.
O poder da produção de conteúdo
As pessoas não consomem aquilo que não entendem. Por isso, é preciso explicar quais são os seus produtos e como eles ajudam os consumidores.
Essa estratégia, chamada de produção de conteúdo, é essencial para que sua marca ganhe espaço no mercado e para conquistar novos clientes.
Muitas empresas fazem essa produção de conteúdo por meio de textos publicados em sites oficiais. Contudo, há diversas maneiras de fazer isso, como ao usar fotos com textos curtos, a serem publicadas no Instagram e Twitter, por exemplo.
Mantenha em mente que nem todos os consumidores gostam de ler textos longos pela internet, então pense em outros formatos, como lives e stories explicativos no Instagram.
Também, pense nos conteúdos em uma forma de criar vínculos com você e o seu produto.
As pessoas precisam ler o texto, ver a imagem ou assistir o vídeo e pensar “eu preciso desse produto”, “é assim que eu me sinto” ou “isso pode me ajudar a resolver essa situação”.
É importante apontar que você está procurando identificação com os seus consumidores.
É essa conexão que faz pequenas empresas competirem de igual para igual com gigantes consolidadas, as quais têm mais dificuldade em ter esse contato próximo com seu público.
Então, use a sua criatividade, e produza conteúdos relevantes para o seu público!
Promoções inteligentes
Promoções não devem ser vistas como algo para apenas vender mais. É a oportunidade ideal para divulgar seus produtos e sua marca.
Por isso, pense em promoções virais, que precisem engajar o seu público fidelizado a mobilizar outros contatos, como parentes, amigos e conhecidos, para conquistar um desconto ou sorteio nas redes sociais.
Um aspecto relevante para as promoções é usar o calendário ao seu favor e aproveitar datas comemorativas para ativar promoções, como Dia das Mães e Pais, Natal, Páscoa, Dia dos Namorados ou das Crianças e até mesmo o aniversário do seu negócio.
Outra abordagem para as promoções, é despertar a sensação de urgência em seu público e ativar gatilhos mentais para facilitar o processo de vendas.
Nesse sentido, há as já consolidadas promoções, executadas em grandes lojas, mas que pequenos empreendedores podem usar também como:
- “Produtos pela metade do preço somente hoje”;
- “Hora do Rush: nesse momento, TODOS os produtos estão com desconto”;
- “O estoque está acabando, garanta já o seu”;
Como as pessoas não gostam de perder oportunidades, as chances de vender produtos nesses eventos é grande.
Além disso, não deixe de elaborar programas de fidelidade e descontos premiados para ganhar a confiança do consumidor.
Planejamento, objetivo e execução: esses são os três pilares de uma campanha de marketing digital que traz resultados.
Parcerias: o segredo da ampliação dos negócios
As parcerias são a grande tendência do universo de marketing nos últimos anos. Especialmente, para microempreendedores individuais (MEI), a estratégia é capaz de alcançar expressivos resultados e aumentar o alcance da empresa.
Por exemplo, clientes satisfeitos podem ser ótimos parceiros e ajudar na divulgação do seu trabalho, bem como negócios correlatos e fornecedores.
Para ilustrar, pense em uma loja de roupas esportivas perto de uma academia. Ambos os estabelecimentos podem tirar proveito dessa parceria, que pode acontecer através de promoções e descontos.
No mundo dos negócios, “uma mão lava a outra” e, como iniciante, essa lição é importante!
Lives e Podcasts: informe o seu público para conquistar novos consumidores
O público hoje está nas redes sociais e pode ser caracterizado como extremamente audiovisual. Portanto, esse formato deve ser explorado por meio de lives e podcasts.
Dados divulgados pela empresa Salesforce, referência no mercado de marketing, mostram que há uma alta tendência do mercado para podcasts. Não precisa ser uma grande empresa para usar essa ferramenta.
Com um bom microfone e ferramentas gratuitas de edição de áudio é possível produzir conteúdo nesse formato.
As lives do Instagram também estão em alta e esse conteúdo é ainda mais fácil de ser produzido por ser algo breve. Fale sobre o seu negócio, suas motivações, sua missão, seu objetivo, seus produtos e promoções e outros assuntos para criar vínculos com o público.
Invista em marketing digital
Um grande erro de pequenas empresas e empreendedores individuais é o fato de não separar as finanças pessoais do fluxo de caixa da empresa. O que é um problema, pois uma gestão financeira organizada é essencial para expandir seu negócio.
Como consequência, essas pequenas empresas sentem dificuldades para crescer porque não há como realizar investimentos necessários, como é o caso do marketing digital. Cuidado para não cometer esse erro.
Não conte apenas com o alcance orgânico. Realizar campanhas no Facebook Ads levando conteúdo também para o Instagram, é essencial para aumentar a visibilidade do seu negócio.
Se você possui um site ou e-commerce, lembre-se de também realizar campanhas no Google Ads para garantir um aumento de vendas através das possibilidades digitais.
Lembre-se de estudar muito bem seu público, para que a segmentação, ou seja, o direcionamento das suas campanhas, impactem seu público.
Para que sua gestão financeira seja mais organizada e permita que investimentos sejam realizados para fazer sua empresa crescer, você pode contar com a Limber Software para varejo!
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