fbpx

blog

Varejo

Materiais de construção: dificuldade na gestão de frotas?

05/05/2021

O setor de frotas é um dos setores com mais dificuldades na gestão. Pensando nisso, englobamos algumas informações importantes para que possamos te ajudar na gestão de frotas da sua loja de materiais de construção!

A execução eficiente da gestão de frotas pode contribuir muito no crescimento do seu negócio, por isso é tão importante que a pessoa responsável saiba exatamente como fazer a gestão.

Outro benefício de fazer a gestão de frotas corretamente é o aumento das vendas! Mas, além disso, existem muitas outras ações que podem ajudar a aumentar as vendas. Clique aqui para saber quais são.

O que é a gestão de frotas?

É importante que a gestão de frotas seja feita por um profissional da área e que ele tenha um auxílio extra de um sistema que ajude na organização. Clique aqui para conhecer.

Esse profissional ficará responsável por gerenciar todas as atividades que envolvem os veículos da empresa, tanto veículos próprios quanto os de terceiros. Ou seja, ele administra todas as finanças, planejamentos e ações que envolvem as frotas da empresa.

Quando se fala em controle de frotas, pode ser que a imagem de vários caminhões venham na mente, mas, não se trata apenas de caminhões, pode ser de carros também.

Quais são as principais dificuldades na gestão de frotas?

  • Conservação dos veículos;
  • Garantir a segurança dos motoristas;
  • Instabilidade dos preços dos combustíveis;
  • Controle dos gastos;
  • Manutenção de frota;
  • Produtividade nas entregas;
  • Coerência com as metas ambientais;

As dificuldades da gestão de frotas vão desde fatores sociais, econômicos e até sociais. Pois, envolvem a segurança dos motoristas, gastos com combustíveis e metas sustentáveis para ser coerente com o meio ambiente.

Por envolver fatores tão significantes assim, é preciso ter muito cuidado e atenção para conseguir amenizar o máximo os problemas. Ou seja, para que isso seja possível, é preciso de um profissional da área e o auxílio da tecnologia.

Quer saber como fazer para fidelizar clientes no seu material de construção? Nós temos algumas dicas que vão ajudar muito você nesse processo! Clique aqui e saiba.

Dicas para a gestão de frotas

Para oferecer segurança aos motoristas: infelizmente, os gestores precisam lidar com desafios relacionados à falta de segurança nas estradas e rodovias. Tratando-se tanto sobre roubos e assaltos de carga, como acidentes de trânsito. Para conseguir evitar ao máximo esses tipos de situações, a indicação é que os gestores façam investimentos em treinamentos e orientações para os seus motoristas.

Para reduzir custos: para conseguir diminuir os gastos, o conselho é que sejam diminuídos os custos operacionais. Mesmo sendo um desafio para os gestores, a melhor forma de evitar esse problema, é fazer manutenções preventivas, controlar gastos com combustíveis e sempre estar em busca de postos mais econômicos.

Para a produtividade nas entregas:para conseguir melhorar a produtividade nas entregas, é preciso calma e atenção na produção dos planejamentos de rotas. Deve ser pensado em cada detalhe, sobre distância, produtos e clientes. Neste momento, não adianta querer evitar rotas maiores e ter que ir por estradas ruins. Ou seja, mesmo que seja mais longe, se a estrada for mais segura, é essa que deve ser utilizada.

Para fazer a gestão de frotas: sistema para varejo! É isso mesmo, um software para o seu material de construção contribui na organização das frotas e facilita muito os processos. Pois, dentro do mesmo, você consegue ter o controle das entregas em tempo real, estando online onde você quiser! E tem mais benefícios além desses, quer saber mais? Clique aqui!

gestão de tempo

Conteúdos relacionados

Materiais de construção: dificuldade na gestão...

quero ler

Como diminuir a rotatividade de funcionários...

quero ler

Varejo: Vantagens e desvantagens da venda...

quero ler

Formulário de newsletter