Para que o seu hortifruti esteja sempre rendendo lucros e crescendo, é preciso usar estratégias inteligentes de marketing, investir em um bom atendimento e adotar uma série de práticas no dia a dia da gestão.
Todos sabemos que não é fácil manter as vendas em alta, por isso é preciso planejar metas a curto, médio e longo prazo e ações que serão realizadas.
O receio ou medo de mudanças e da criação desses planejamentos pode fazer o seu hortifruti ficar estacionado no tempo. Sem novidades e nada de atraente no seu negócio para o público, captar e fidelizar clientes se tornará uma tarefa quase impossível.
Portanto, para o seu hortifruti crescer, é preciso fazer com que algumas ações se tornem rotineiras na sua empresa. Continue sua leitura e confira mais sobre cada um dos pontos abaixo sabendo como aplicar isso tudo na prática:
1ª Melhorar o cuidado com os produtos do hortifruti
2ª Ofereça uma ótima experiência ao cliente
3ª Faça o controle do estoque do seu hortifruti
4ª Trabalhe com o marketing para divulgar o seu hortifruti
5ª Utilize o aplicativo Força de Vendas
Aumente as vendas do seu HortiFruti
1ª Melhorar o cuidado com os produtos do hortifruti
Começamos com uma coisa que realmente faz uma diferença gigantesca nas vendas do seu negócio: a qualidade do seu produto! Ou seja, o cuidado que você deve ter com ele.
Neste caso, é preciso dar prioridade para cuidar da higiene, do abastecimento, dos fornecedores, da iluminação e da organização geral dos produtos em seu hortifruti.
Todos os fatores que você verá abaixo são importantes para a maior atração de clientes, pois eles tratam sobre a imagem do produto, e como consequência, do seu negócio. Ou seja, é a forma que você ganha o cliente pelos olhos.
Higiene
Limpe todos os resíduos dos produtos e tire folhas estragadas. Com isso, o produto ficará mais atrativo para o cliente, também demonstrando um grande grau de profissionalismo.
Abastecimento
Como se trata de produtos frágeis que estragam rápido, é preciso controlar o abastecimento e o estoque dos produtos oferecidos no seu hortifruti. Esteja atento para que tudo esteja sempre o mais fresco possível.
Vale a pena analisar o volume de venda de cada produto para evitar desperdícios ou faltas no abastecimento.
Fornecedores
São os fornecedores que garantem os produtos para que o seu hortifruti possa realizar as vendas. Portanto, se o seu fornecedor mandar produtos estragados ou batidos, será isso que você irá oferecer aos seus clientes.
Vale a pena pesquisar muito bem os fornecedores para encontrar alguém que entregue ao seu estabelecimento o melhor custo benefício possível.
Outro ponto muito importante na hora de escolher um fornecedor é a rastreabilidade das frutas, sabe como realizar isso da melhor maneira possível? Confira o artigo e tire suas dúvidas:
Iluminação
Não deixe o seu hortifruti sem a ventilação e iluminação adequada. É necessário que este seja um lugar mais harmonioso, com luz natural e ventilação. Tudo isso irá contribuir para que os seus produtos estejam em melhores condições e também irá oportunizar que você se torne destaque no mercado de hortifruti.
Organização geral do Hortifruti
Separe os itens nos ambientes por categorias: é possível deixar tudo organizado por setores de frutas e legumes, por exemplo. Assim, o cliente conseguirá se localizar muito melhor quando for visitar o seu hortifruti, o que ajudará a somar na experiência do cliente.
2ª Ofereça uma ótima experiência ao cliente
Uma boa experiência entre seu hortifruti e os clientes deve acontecer em todo o qualquer contato entre ambos. Por isso, as estratégias de um bom atendimento vão desde atender um telefone ou responder uma mensagem pelas redes sociais, até o momento em que a pessoa está de fato comprando em seu estabelecimento.
No caso do cliente ir até você, para criar uma experiência de excelência, organize o local, separe os produtos por categoria, deixe o lugar ventilado e iluminado. Coloque em prática as dicas no tópico anterior!
Seu hortifruti deve ser cativante para o cliente ter a certeza de que está no lugar certo.
O atendimento da equipe no hortifruti é muito importante, pois o cliente pode ter muitas dúvidas sobre a procedência do produto, e você deverá tratá-lo da melhor maneira. Até porque, ele é o seu cliente, ele é quem sustenta seu negócio.
Por isso mesmo: treine sua equipe para que todos saibam tirar as dúvidas dos clientes.
Vale destacar que caso seu cliente faça um pedido para entrega é importante que a escolha das frutas e legumes seja feita com ainda mais cuidado. Além do mais: o entregador também deve estar treinado para tirar possíveis dúvidas dos clientes.
Uma das principais vantagens de dar tanta atenção para a experiência do cliente, é que esta se torna a porta de entrada para fidelização!
Para aplicar mais técnicas para um bom atendimento, confira o artigo:
3ª Faça o controle do estoque do seu hortifruti
Os passos para o seu controle de estoque ser feito corretamente são simples, mas eles devem ser prioridade na formação das tarefas diárias do seu hortifruti. Afinal de contas, trata-se dos produtos e da qualidade do que será apresentado aos seus clientes.
Veja algumas dicas de como você pode fazer o controle de estoque do seu HortiFruti funcionar da maneira correta, para evitar qualquer problema com os clientes:
Estoque mínimo
Umas das melhores dicas para que o estoque do seu HortiFruti esteja organizado é essa! Por isso mesmo, faça uma análise do consumo diário dos seus produtos. Para isso considere os seguintes valores: estoque mínimo e o tempo de reposição do produto.
Dessa maneira será possível organizar as demandas semanais de produtos. Faça a análise indicada com frequência para garantir que suas compras estejam acompanhando a demanda dos clientes.
Sem isso, seu estoque pode ocasionar prejuízo para o financeiro ou desperdícios de alimentos.
Fornecedores
Seu hortifruti depende dos fornecedores para ter produtos de qualidade. Ou seja, a sua comunicação com os fornecedores deve ser prática e assertiva, para que nenhum problema aconteça na hora da compra.
Então, antes de escolher o fornecedor, faça uma pesquisa, encontre referências. E vale destacar que caso o serviço não esteja sendo bom, procure por outro profissional. Não perca vendas ou desgaste os seus dias de trabalho, pois isso pode custar o sucesso do seu negócio!
Sistema para HortiFruti
Com um sistema para gestão de hortifruti é possível controlar questões como: requisição de compras, controle de validade/lotes de produtos, gestão de transferências, cadastro e controle de vários estoques e também a auditoria e inventário de estoque.
Praticando algumas funções que ajudam a controlar o estoque, você consegue a gestão do seu negócio irá se tornar muito mais organizada e efetiva.
Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar o seu hortifruti a alavancar as vendas? Então confira o artigo:
4ª Trabalhe com o marketing para divulgar o seu hortifruti
Utilize as redes sociais para divulgar o seu hortifruti diariamente, postando fotos dos produtos, divulgando detalhes sobre os cuidados e também sobre o local onde os produtos estão armazenados.
Postagens mais humanizadas atraem o cliente a ir mais a fundo sobre a sua empresa. Por isso, explore o marketing digital e utilize as possibilidades que fazem sentido com o seu tipo de negócio.
Mas, caso você sinta a necessidade, encontre uma agência de marketing digital para te explicar um pouco sobre como as coisas funcionam neste meio. Assim, algumas estratégias poderão ser aplicadas e você verá os resultados no aumento das vendas.
5ª Utilize o aplicativo Força de Vendas
Como muitas vendas podem acontecer no estabelecimento do cliente, podendo ser no campo, onde não tem muito sinal de internet, surgiu uma solução para facilitar as vendas!
O Aplicativo Força de Vendas vem para ajudar os vendedores a realizar o pedido de venda onde ele estiver! No aplicativo é possível ver o estoque, o financeiro do cliente e gráficos sobre as vendas.
Além de facilitar as vendas, o aplicativo te ajuda a perceber como as vendas estão diariamente. Ou seja, com essa possibilidade, você pode mudar as estratégias imediatamente.
O Aplicativo Força de Vendas é integrado com um sistema ERP, onde você tem mais benefícios ainda! Todo o controle do seu hortifruti automatizado, com redução de custos e muito mais resultados.
Aumente as vendas do seu HortiFruti
Compartilhe estas dicas com a sua equipe e coloque tudo isso em prática no hortifruti. Logo os resultados vão começar a melhorar nos mais diversos setores e você estará preparado para ser um forte concorrente no mercado!
Não se apegue com um planejamento, a renovação de estratégia feita a partir da análise dos seus resultados faz muito bem para a equipe e para a empresa. Por isso, sempre busque estar inovando, abraçando a tecnologia e melhorando.
Existem muitas novas funcionalidades por aí que podem ajudar a aumentar as vendas, então, não vale a pena ficar restrito apenas naquilo que foi decidido a tempos. O seu hortifruti merece melhorias!
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