O método cross merchandising prioriza a experiência do comprador, para convencê-lo a levar produtos que nem estavam no seu radar. Assim, você consegue melhorar as saídas de produtos que costumam passar muito tempo parados no seu estoque.
Afinal, no varejo existem muitas perspectivas que precisam ser levadas em conta, principalmente, na hora de fechar os melhores negócios. Entender as prioridades e o que não é tão necessário para quem compra com você faz parte do processo de manter seu negócio com vendas positivas.
Por isso, o marketing deve ser uma das prioridades de qualquer varejista na hora de definir estratégias para impulsionar a sua empresa. Nesse sentido, a ideia de usar cross merchandising nesse setor vem se tornando uma opção tão atraente para os varejistas.
Cross merchandising e os conceitos básicos para o varejo
Loja integrada com software de varejo e suas funcionalidades
Dicas para implementar o cross merchandising no seu negócio
Diferentes formas de trabalhar essa estratégia na sua empresa
Cross merchandising e os conceitos básicos para o varejo
Definir cross merchandising não é uma tarefa difícil. Dentro dessa estratégia, o lojista expõe produtos de diferentes categorias dentro de um mesmo setor, com o objetivo de despertar o interesse do cliente.
Dessa forma, quando ele for comprar um item de que realmente precisa, o cliente pode acabar levando outro, por impulso ou mesmo porque precise, mas ainda não havia dado tanta prioridade.
Um exemplo mais prático pode fixar melhor essa estratégia.
Pense na seguinte situação: um cliente entra na sua loja para comprar um sofá. Perto desse produto, estão dispostos outros artigos que fazem parte da ambientação de uma sala de estar. Isso certamente acenderá o interesse do comprador.
No caso de não estar nos seus planos comprar outros produtos para compor a ambientação desse local, apenas pela proximidade e a possibilidade de harmonização com o artigo do seu interesse, mais de uma compra já se torna possibilidade.
Sendo assim, a estratégia de cross merchandising faz sentido em lugares que vendem muitos produtos diferenciados, como o varejo. Desafogar o estoque, vendendo por associação e conforto, é muito interessante para os negócios e para a criação de uma cultura de vendas.
Contudo, para usar bem esse método nos seus negócios, é preciso de estudo e definições. Entender o que combina com o que, por puro e simples achismo, não é uma boa maneira de tirar o melhor proveito dessa ideia.
Por isso, para que essa estratégia tenha retorno rápido e lucrativo, a primeira coisa a pensar em se investir é em um sistema para varejo. Só assim você conseguirá ter uma loja integrada que possa oferecer a organização necessária para esse método de vendas.
Loja integrada com software de varejo e suas funcionalidades
A integração é fundamental para o cross merchandising. Assim, um software de varejo que automatiza e diminui processos vai apresentar muito mais resultados com esse método de vendas.
Leia mais: Qual a importância da tecnologia em empresas.
Entre as principais funcionalidades que um sistema de varejo apresenta e que podem auxiliá-lo na hora de aplicar essa estratégia estão:
- Compras: tudo que é comprado na sua empresa precisa passar por revisão antes de se aplicar o cross merchandising, dessa forma o que é prioritário pode ser explorado. Mas só com todos os registros em mãos isso se torna possível;
- Vendas: ranking de vendas, faturamento, pedidos, tudo precisa estar claro para que uma loja integrada seja possível. Apenas um bom sistema de gestão de varejo possibilita isso de forma rápida e segura;
- Financeiro: controlar o dinheiro é crucial para qualquer empresa, seja varejista ou de qualquer outro setor. Contudo, só com um software torna-se possível a integração e faturamento individual por cliente. Além de possibilitar meios de pagamentos eletrônicos;
- Fiscal/Contábil: regulamentar tudo que acontece no seu varejo e manter as coisas transparentes interfere de forma positiva no produto final, por isso não deixe de ter isso sob controle em todos os momentos. Um sistema facilita esse processo.
Essas são as principais formas que um software para varejo pode contribuir na sua estratégia de cross merchandising. Assimilando isso e tendo em mente que não é possível tirar o melhor proveito dessa técnica sem um sistema que deixe sua loja integrada, com certeza a estratégia vai fluir.
Aliadas à tecnologia, também existem outras dicas que você pode usar para bombar seu varejo. Um bom gestor precisa ter em mente vários outros métodos que, além de deixar sua loja integrada, vão facilitar a aplicação de novas ideias.
Dicas para implementar o cross merchandising no seu negócio
O cross merchandising é uma estratégia muito boa para estabelecimentos que trabalham com vendas dos mais variados tipos de produtos. No entanto, uma estratégia não se faz sozinha, há coisas que precisam estar bem claras antes do processo começar, para que o caminho a seguir seja facilitado.
Entender o cliente é o primeiro passo para implementar esse método no seu varejo, por isso, algumas coisas precisam estar claras. Quem é ele? De onde ele vem? O que ele costuma comprar? Qual a frequência de visitas na sua loja? Sem essas perguntas respondidas, o cross merchandising pode não funcionar.
Além disso, com a globalização e a inclusão digital, experimentar novos produtos, tendências e culturas é cada vez mais comum no cotidiano das pessoas. Então, tenha sempre os perfis dos clientes atualizados e fique atento às novidades.
Um software de gestão para o varejo é um grande aliado na hora de manter esses perfis alinhados. Muitas funcionalidades que são padrão de um sistema facilitarão a sua vida na hora de rastrear o perfil do cliente.
Na mesma linha de conhecer o cliente, está avaliar as tendências do mercado. Estar atento ao que sua área está vendendo e o que o cliente procura quando está comprando com você é muito importante na hora de montar sua estratégia cross merchandising.
Por isso, não deixe de pesquisar sobre consumo, afinal esse método de maximizar as vendas no seu varejo exige harmonização entre produtos.
E por mais que você tenha experiência no mercado e saiba o que vende bem ou não no seu estabelecimento, as novidades hoje em dia são muito mais cíclicas do que costumavam ser. Então o ideal é acompanhar de perto e atualizar sempre seu estoque e suas estratégias.
Trabalhar com cross merchandising é estar preparado para mudar e adaptar-se sempre que o mercado e os consumidores exigirem isso de você e do seu negócio. Assim, você vende mais e fideliza seus clientes.
Diferentes formas de trabalhar essa estratégia na sua empresa
Falamos muito de como implementar essa estratégia e de que forma seu estabelecimento vai se beneficiar disso. Contudo, quais são as formas mais populares de cross merchandising?
- Produtos substitutos: nem só de harmonizar produtos de diferentes categorias vive essa estratégia. Artigos da mesma linha, mas de marcas e quantidades diferentes, por exemplo, também são uma forma de aplicar o cross merchandising. Isso visa facilitar a vida de quem está comprando, dando uma opção mais rápida ou barata.
- Merchandising temático: muitas datas e comemorações podem ser exploradas positivamente neste método. Durante um período de tempo de produtos que não costumam se harmonizar, passam a ser uma opção, por causa de uma ocasião específica. Não hesite em tirar proveito dessas situações.
- Itens de impulso: com certeza você já entrou em um posto de gasolina e na hora de ir ao caixa diversos produtos estavam expostos ao redor do balcão, essa é estratégia de itens de impulso. Não preciso, mas pela facilidade e utilidade acabo levando, simplesmente pelo fato de estarem ali.
- Produtos contrastes: o cross merchandising é usado para contrastar um item do resto do estabelecimento em eventos sazonais ou limitados. Dessa maneira, ele precisa ter muito destaque em um determinado período. Um ótimo exemplo disso são os ovos de páscoa que ficam, geralmente, dispostos no teto de supermercados.
- Mercadorias populares: o que já é popular, pode ser ainda mais. Essa ideia consiste em dar ainda mais visibilidade aos produtos que já tem uma alta demanda, afinal, cross merchandising nunca é demais em um varejo.
Tendo definidas as dicas e as principais formas de implementar e trabalhar essa técnica no seu estabelecimento de varejo, só resta colocar em prática e descobrir o que funciona para o seu estabelecimento.
Não hesite em tentar todos os tipos de cross merchandising, nem tudo vai funcionar de acordo com o que você quer. E o mais importante é: explore, não caia na mesmice, use essa estratégia ao seu favor e entenda qual experiência o cliente quer quando entra no seu varejo.
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