Ano novo é tempo de renovação, principalmente para o pequeno empreendedor. Após um ano de muitas estratégias, investimentos e mudanças, chega a hora de analisar seus resultados e entender o que funcionou e o que deu errado na gestão de sua pequena empresa.
Muitas vezes, os gestores precisam parar e olhar para seus negócios para compreender o que está acontecendo e solucionar os problemas para poder colher os melhores frutos.
Avalie de perto os riscos, como a desmotivação de colaboradores, um grande número de tarefas manuais desnecessárias, a falta de organização, de estratégias e investimentos corretos, e muito mais. As razões para a falta de sucesso podem ser muitas, porém, para o pequeno empreendedor mudar isso, muitas ações podem ser analisadas e aplicadas.
Pensando nisso, separamos, ao longo deste texto, algumas dicas do que você pode aplicar em sua empresa para começar o ano de 2022 com uma gestão eficiente, com ações que garantem melhores resultados e são destaque no setor varejista.
Mantenha seu estoque organizado
Capacite sua equipe para ter processos mais ágeis e eficientes
Divulgue sua pequena empresa com marketing digital
Preze pela experiência dos clientes
Otimize e modernize a gestão de sua pequena empresa com o uso de tecnologia
Comece realizando seu planejamento estratégico para 2022
O planejamento estratégico é muito utilizado no mundo comercial para atingir metas de maneira certeira. Se for realizado de maneira correta, ele pode levar muitos benefícios à empresa e até mesmo ser o fator decisivo para que ela continue de portas abertas.
Porém, é necessário ter um cuidado especial na elaboração de seu planejamento, de modo que ele viabilize seus objetivos. Quando ele não é elaborado com isso em mente, os resultados são contrários ao esperado, o que pode acabar levando prejuízos à sua empresa.
A importância do planejamento estratégico
Sem um planejamento estratégico, é extremamente difícil que uma empresa evolua em direção ao tão desejado sucesso. Isso acontece porque essa ferramenta ajuda a organizar e direcionar as ações necessárias para alcançar os objetivos estipulados pelo pequeno empreendedor.
Esse planejamento também é eficiente para levar força para seu negócio. Com tudo sendo previamente levado em consideração, além de ser analisado, fica difícil a empresa sofrer com mudanças abruptas e situações inesperadas.
O processo de decisão é outro benefício, pois ele não se torna apenas mais rápido e fácil, mas também mais certeiro. Isso acontece pois suas decisões passam a ser tomadas com base em um histórico de ações realizadas e resultados obtidos, o que diminui a possibilidade de erros.
Outro ponto importante é que o planejamento estratégico de empresas pequenas não deve limitar-se apenas ao alcance das metas do setor administrativo e financeiro. Outros setores também podem se beneficiar, como o setor de marketing, tecnologia, vendas e demais áreas do negócio.
Como fazer um planejamento estratégico eficiente?
Como você já sabe, o pequeno empreendedor deve se atentar a diversos fatores para garantir o sucesso de seu planejamento estratégico. Entre os principais podemos citar:
- Entender a situação atual: é necessário compreender qual a situação em que a empresa se encontra. Se ela vem de uma série de quedas ou de crescimento estagnado, é necessário formular objetivos que condizem com essas situações.
Por outro lado, se ela se encontra em pleno crescimento, é preciso pensar em estratégias para manter isso e se preparar para possíveis quedas.
- Estabelecer objetivos, metas e estratégias: depois de reconhecer a real situação de sua empresa, é hora de estabelecer os objetivos a serem alcançados. Além disso, também é necessário estabelecer as estratégias sobre como sua empresa alcançará cada uma de suas metas.
- Determinar prazos: montar um cronograma para alcançar suas metas também é um grande passo a ser seguido, porém, é importante estabelecer prazos reais a serem cumpridos. Desgastar seus colaboradores e delimitar um tempo surreal nisso pode levar sua empresa para o caminho contrário.
Sendo assim, os prazos devem ser condizentes com as metas estabelecidas e com as estratégias utilizadas.
- Envolver diferentes setores: se seu objetivo é elaborar um planejamento eficiente, é importante que variados setores façam parte desse processo.
Um exemplo seria envolver o setor de vendas para ver a necessidade do aumento de vendas na empresa, o setor de marketing para criar uma estratégia que ajude esse número a crescer e o setor financeiro para calcular o investimento.
- Avaliar diferentes cenários: como o mercado é muito dinâmico e está em constante mudança, é necessário avaliar todos os cenários possíveis. Por conta disso, criar um planejamento estratégico para um cenário normalizado, outro otimista e um pessimista pode te ajudar a sofrer menos com certas surpresas.
- Selecionar métricas: aqui é importante estabelecer as métricas para que a execução de seu planejamento seja acompanhada de perto, dando possibilidade de otimização e de ver quais estratégias estão funcionando.
A seleção das métricas deve ser feita ainda no momento de elaboração do planejamento estratégico por parte do pequeno empreendedor. Deve-se estabelecer metas como o ROI (Retorno Sobre o Investimento), da contratação de ferramentas, a quantidade de recursos utilizados e o tempo investido.
- Adaptar: uma vez em prática, alterações podem ser necessárias em seu planejamento. Ter uma otimização dinâmica, inclusive, é responsável ainda mais por aumentar seu sucesso.
Porém, não acaba por aí, existem muitas outras ações a serem colocadas em prática dentro de sua pequena empresa para que a gestão seja eficiente.
Invista na automatização de processos em pequenas empresas
A automatização de processos também é um ótimo caminho para ser seguido pela gestão de sua pequena empresa, levando a ganhos de produtividade significativos e reduzindo o tempo de execução de atividades.
Leia mais: Como simplificar os processos da sua empresa
Outros benefícios da automatização de processos são a redução de custos e o aumento do lucro em sua empresa. É visto que hoje em dia empresas que tentam fazer tudo no manual, além de serem vistas como atrasadas pelos clientes, não conseguem sobreviver à competitividade de mercado.
Um ótimo software para automatizar processos e integrar sua empresa é o sistema para varejo da Limber. Com ele, é possível automatizar processos e:
- Ter maior controle de compras;
- Ter o processo de vendas na palma de sua mão;
- Ter domínio de seu setor financeiro;
- Automatizar processos referentes às obrigações fiscais.
Ainda com esse sistema, você pode escolher uma modalidade que mais se adeque ao seu negócio, seja automotivo, materiais de construção, indústria ou lojista.
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Mantenha seu estoque organizado
Manter a organização de seu estoque é essencial para garantir eficiência nas operações, otimizar a logística e assegurar que as estratégias e os objetivos estejam alinhados em seu negócio.
O setor de estoque é tão importante pois é responsável pela manutenção, disponibilização e organização, tanto dos ativos industriais necessários à produção quanto dos produtos acabados referentes à movimentação de mercadorias para os clientes finais.
Leia mais: Varejo: por que demanda e estoque precisam andar alinhados?
Sendo assim, manter a organização do estoque em dia é essencial, principalmente para a execução de seu planejamento estratégico anual, pois otimiza os recursos empresariais, amplia os controles, reduz gastos desnecessários e o tempo de procedimentos que não agregam valor.
Além de disciplina e organização, o estoque pode ser otimizado com a ajuda da tecnologia, assim como a automatização de processos.
O sistema ERP da Limber também é um ótimo exemplo de ajuda tecnológica na organização de estoque. O programa possui um módulo de controle de estoque que automatiza funções e facilita outras atividades como:
- Movimentação e ajuste de estoque;
- Controle em diversos depósitos;
- Emissão de etiquetas;
- Itens com estoque baixo;
- Consulta de itens no estoque.
Além de softwares para a gestão de estoque, como o da Limber, é necessário que existam critérios para a classificação dos produtos. Esses critérios devem promover a movimentação em tempo real dentro dos estoques, a entrada e a saída dos produtos por ordem de chegada, ou proximidade da data de validade e a acessibilidade de manuseio.
Capacite sua equipe para ter processos mais ágeis e eficientes
O sucesso do negócio também depende muito dos colaboradores, não somente do empreendedor. Porém, é impossível que uma equipe consiga ajudar a empresa a crescer e ter uma gestão eficiente se eles não são capacitados para isso.
O treinamento das pessoas que trabalham em sua empresa não deve ser apenas um momento efetuado no início da contratação, mas um processo contínuo de aprendizado.
Contar ainda apenas com o conhecimento prévio do contratado é um risco muito alto a ser tomado, tendo em vista que os novos colaboradores podem estar acostumados com um ritmo diferente de trabalho e de execução de tarefas, além de muitas vezes não conhecerem muitos processos da empresa.
Uma das maneiras de aplicar essa capacitação continuada em sua empresa é a oferta de palestras dos assuntos de treinamento, workshops, cursos, reorientações e até mesmo apenas sentar e ajudá-los com o que têm dificuldades.
Divulgue sua pequena empresa com marketing digital
Uma das melhores estratégias a serem consideradas pela sua empresa quando o assunto é atração de clientes é o marketing digital. Principalmente se seu estabelecimento também conta com uma loja virtual.
Afinal, a primeira coisa que sua pequena empresa precisa para vender mais é mais visitantes, sejam esses em seu site ou em sua loja física. Mas como atrair esse público? É aí que entra o marketing digital.
Além de ser relativamente mais em conta do que o marketing tradicional, o marketing digital permite que o pequeno empreendedor alcance muito mais pessoas, isso apenas com anúncios e relacionamento na internet.
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Porém, para ter sucesso nessa área, é recomendado ter um time especializado dentro de sua empresa e/ou contar com uma agência de marketing digital para impulsionar seu negócio nas redes.
Entre as estratégias de marketing digital mais utilizadas e que podem ajudar seu negócio, podemos citar:
- Uso das redes sociais para atrair e interagir com clientes novos ou antigos;
- Anúncios pagos vinculados ao Google pelo Google Ads ou a outros buscadores;
- Anúncios pagos em redes sociais como o Facebook Ads;
- Email marketing para aumentar as conversões de seu site;
- Marketing de conteúdo na produção e publicação de textos e outros meios de se passar informações relevantes;
- Inbound Marketing para atrair, converter e fidelizar mais clientes.
Se você ainda não possui uma loja virtual, essa também é uma importante estratégia a ser pensada que pode ajudar seu negócio a aumentar suas vendas significativamente.
Preze pela experiência dos clientes
São as sensações que uma marca desperta em seus clientes que a tornam referência para muitos. Quando o cliente não se sente contemplado e satisfeito com seus serviços, é hora de mudar suas estratégias pensando nisso!
Ao notar reações de descontentamento por parte de seus clientes, a situação deve ser solucionada o mais rápido possível. Entre os principais indícios de um serviço que não está agradando, temos:
- Dificuldade de atendimento e comunicação;
- Queixas frequentes sobre preços, prazos de entrega e qualidade de atendimento;
- Índice baixo de retorno de clientes.
Todas as estratégias já vistas ao longo deste texto podem ajudar muito a melhorar essa situação, mas treinar seus funcionários para realizar um atendimento humanizado e automatizar processos desnecessários são os principais.
Otimize e modernize a gestão de sua pequena empresa com o uso de tecnologia
As inovações tecnológicas devem fazer parte das estratégias de sua empresa. Uma empresa preparada tecnologicamente tem chances maiores de oferecer um serviço melhor e verdadeiramente ter a satisfação de seus clientes em troca.
Adotar um sistema ERP para integrar e automatizar grande parte dos processos de sua empresa, como o Limber GO, pode contribuir muito para o seu crescimento.
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