A gestão integrada para atrativos turísticos é uma abordagem que visa otimizar e harmonizar a administração de espaços e serviços relacionados ao turismo. Esta estratégia busca não apenas a eficiência operacional, mas também o aumento da receita, a otimização de recursos e a satisfação do visitante.
O turismo é um dos principais motores econômicos do nosso país, representando cerca de 8% do PIB brasileiro, segundo dados da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), e a tendência é de melhora: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz que, só no primeiro trimestre de 2025, o setor apresentou crescimento de 5,4%, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Neste cenário, os atrativos turísticos contribuem de maneira significativa para impulsionar este crescimento, principalmente se tiver uma gestão integrada que garanta processos eficientes.
Continue a leitura para explorar um pouco mais sobre o que é a integração de sistemas no turismo, para quem ela é destinada, seus benefícios, os principais desafios na implementação, estratégias para uma gestão eficiente, o papel da tecnologia, tendências futuras e estudos de caso de sucesso.
O que é gestão integrada para atrativos turísticos?
Segundo definição do Sebrae, atrativo turístico é “todo recurso natural ou cultural formatado em negócio, que atenda todas as especificações necessárias para comercialização e recepção de turistas, com responsabilidade social, ambiental e cultural”. Sendo assim, é fundamental que ele seja gerido como qualquer outro estabelecimento comercial.
A gestão integrada para atrativos turísticos é, de forma geral,
uma estratégia que busca unir diferentes aspectos da administração turística em um único sistema coeso. Isso pode envolver a cooperação entre os diversos stakeholders, como governo, empresas, comunidades locais e turistas. O objetivo é criar uma experiência turística mais rica e satisfatória, garantindo que todos os envolvidos se beneficiem.
Essencialmente, a gestão integrada considera não apenas a operação diária dos atrativos turísticos, mas também aspectos como planejamento de longo prazo, promoção e marketing, preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Ao unir esses diferentes elementos, a gestão integrada permite que os atrativos turísticos se tornem mais resilientes e adaptáveis às mudanças nas preferências dos consumidores e nas condições do mercado.
No entanto, conforme a pesquisa “Parques do Brasil – Percepções da População”, divulgada em 2024 pelo Instituto Semeia, 60% dos entrevistados concordam que o setor privado é o mais indicado e eficaz para gerir serviços e atrações turísticas nesses espaços.
Considerando esta maioria significativa, vamos direcionar este texto para o âmbito particular do gerenciamento de parques e atrativos, em que a gestão integrada significa garantir que todo o funcionamento do parque esteja conectado de ponta a ponta de forma eficiente.
Aspectos de zeladoria, por exemplo, como banheiros e instalações ruins, má iluminação, falta de equipamentos de lazer e segurança foram indicados na mesma pesquisa como barreiras para a visitação por parte dos turistas. Ou seja, trata-se de uma lacuna de gestão que pode ser amplamente otimizada com a integração de sistemas.Desde a compra de um ingresso, passando pelo acesso ao atrativo e todo o consumo, até a gestão financeira, contábil e fiscal dentro de um ERP, por exemplo. Tudo isso conectado em um só lugar resulta em uma gestão integrada para atrativos turísticos que possibilita o aumento de receita dos empreendimentos e do setor como um todo.
Para quem é a gestão integrada de atrativos
A gestão integrada de atrativos turísticos é fundamental para diversos públicos que buscam otimizar a experiência e a operação em locais turísticos e culturais. O principal grupo que pode se beneficiar deste tipo de estratégia são os próprios gestores ou proprietários de atrativos.
Ou seja, estamos falando de quem gerencia espaços que atraem visitantes, como:
- Parques temáticos
- Parques aquáticos
- Parques naturais e ecológicos
- Parques de aventura
- Parques urbanos
- Parques de experiência imersiva
E por aí vai! A gestão integrada ajuda a maximizar a eficiência operacional e a satisfação do visitante que, no fim das contas, é o principal interessado em uma gestão eficiente para usufruir de uma experiência agradável e completa.
Benefícios da gestão integrada em parques
Os benefícios da gestão integrada para atrativos turísticos são realmente muitos e abrangem uma variedade de aspectos que podem transformar a experiência, tanto para os visitantes, quanto para os gestores.
Primeiramente, essa abordagem permite uma harmonização das atividades, garantindo que todos os setores envolvidos trabalhem em conjunto, criando uma experiência mais fluida e agradável para os turistas.
Além disso, gestores de atrativos conseguem evitar retrabalho que normalmente é ocasionado pela falta de integração e conseguem ter acesso a uma gestão mais eficiente.
Principais impactos de uma gestão ineficiente
Uma gestão ineficiente dentro de um parque ou atrativo turístico pode ocasionar diferentes tipos de problemas para a sua gestão, como:
- Erros manuais e retrabalho: ao utilizar mais de uma forma de controle dos seus dados, o parque pode incorrer em erros manuais de cálculo, previsibilidade, venda de ingressos, datas etc. e também em retrabalho analisando tudo mais de uma vez com trabalho operacional.
- Perda de receita: um cenário muito comum que encontramos no universo do turismo é a falta de uma estratégia de Revenue Management para aplicar as flutuações de mercado nas vendas do parque, evitando perdas na baixa temporada, por exemplo.
- Falta de integração: um gestor ou responsável pela administração de um parque precisa gerenciar e monitorar muitas informações, se cada uma estiver em um lugar diferente, o tempo gasto será muito maior, podendo impactar em outras atividades que demandam sua atenção.
Por isso, como vamos aprofundar a seguir, é tão importante contar com as estratégias certas e os melhores parceiros para agregar tecnologia e inteligência à sua gestão.
Estratégias para uma gestão integrada eficiente
A promoção do diálogo entre stakeholders é fundamental para garantir uma gestão integrada para atrativos turísticos: realizar reuniões regulares e workshops pode ajudar a construir um entendimento mútuo e a promover a colaboração.
Além disso, investir em treinamentos e capacitação para todos os envolvidos na gestão dos atrativos turísticos assegura que todos estejam alinhados com os objetivos da gestão integrada.
O planejamento estratégico deve ser uma prioridade, desenvolvendo um plano de gestão integrada que delineie objetivos claros e as etapas necessárias para alcançá-los. Não menos importante, é essencial destacar como uma estratégia o uso de tecnologia, que facilita a comunicação e a gestão de dados, permitindo uma melhor coordenação e acompanhamento das atividades.
Por fim, o monitoramento e avaliação de todo o planejado e execução são cruciais, estabelecendo métricas para avaliar o desempenho e fazer ajustes sempre que necessário.
O papel da tecnologia na gestão integrada para atrativos turísticos
A tecnologia para parques turísticos desempenha um papel fundamental na gestão integrada de atrativos. Ferramentas como sistemas de gestão de reservas, aplicativos de turismo e plataformas de comunicação podem facilitar a interação entre os diferentes stakeholders. Além disso, a análise de dados pode fornecer insights valiosos sobre o comportamento dos turistas, permitindo uma melhor tomada de decisão.
Um exemplo disso é o uso de um sistema completo para parques, que atende toda a operação: desde criação do fluxo de vendas; passando pela venda de ingressos nos diferentes formatos (e-commerce, totens de autoatendimento, bilheteria), pela experiência pós-compra, pela manutenção e checklist, gestão de fluxo de A&B, práticas de Revenue Management; até a conciliação de tudo isso em um ERP completo e personalizado para este segmento.
Com um software de gestão para atrativos, gestores de parques evitam a fragmentação da operação, tendo acesso a todas as informações do parque em relatórios centralizados em um só lugar e com atualização em tempo real.
Gestão integrada para atrativos turísticos na prática
A gestão integrada para atrativos turísticos é uma abordagem fundamental para garantir que os parques e atrativos possam operar de maneira eficiente, garantindo uma experiência inesquecível para os visitantes e uma gestão estratégica para os administradores.
Embora existam alguns desafios a serem enfrentados, os benefícios de uma gestão integrada são claros e podem levar a uma melhoria significativa no dia a dia dos gestores e na experiência do visitante.
À medida que a tecnologia avança e as tendências de mercado mudam, a gestão integrada se tornará ainda mais relevante para o futuro do turismo. Quer saber mais sobre como um sistema completo para parques e atrativos de ponta a ponta pode auxiliar na sua rotina? Fale com a nossa equipe e agende uma demonstração!