Introdução: o que são gatilhos mentais e como afetam o marketing e o varejo?

Com toda certeza você já realizou alguma compra ou alguma ação ao ser influenciado por gatilhos mentais no marketing e nas próprias vendas do varejo e de outros setores. 

Seja na internet ou na rua, vivemos cercados por anúncios e propagandas que contém frases como “últimas unidades”, “vagas limitadas”, “temos um presente para você, clique aqui!” e muitas outras que mexem com nosso emocional e nos induzem a tomar escolhas, como efetuar uma compra, por exemplo.

Essas propagandas persuasivas procuram gerar convencimento em quem assimila a mensagem e são chamadas de gatilhos mentais, que também são mapeados pela neurociência e utilizados em ações de marketing e vendas.

O que são gatilhos mentais?

Nosso cérebro toma cerca de 30.000 decisões diariamente e, por incrível que pareça, a grande maioria delas são relacionadas e influenciadas pelas emoções. Isso é ocasionado pelo grande fluxo de informações a que somos submetidos, somos bombardeados por imagens, sons, odores, texturas e muitas outras coisas o tempo todo.

Dessa maneira, nosso cérebro automatiza a maior parte das decisões para que possamos nos dedicar naquelas que realmente importam, a fim de evitar um esgotamento mental. Porém, quando essas decisões importantes também estão em grande quantidade, podemos enfrentar a fadiga de decisão (sintoma consequente de muito estresse e diversas obrigações em um único dia).

É aí que surgem os gatilhos mentais e sua “magia”, em que mensagens com o apelo correto driblam esse mecanismo de automatização de decisões, a fim de captar a atenção do interlocutor, como se os anúncios e os produtos fossem algo imperdível. É assim que os gatilhos mentais atuam como aceleradores e influenciadores das tomadas de decisão.

Isso faz com que consideremos o que eles nos passam e nos tornamos mais suscetíveis a tomar as decisões como comprar, inscrever-se em algo, compartilhar, ler mais e muitos outros.

Gatilhos mentais no varejo e no marketing

Os gatilhos mentais são muito conhecidos nas estratégias de marketing, seja em anúncios, em blogs informativos e até mesmo em e-mails, é difícil de encontrar uma ação de marketing em que a persuasão pelos gatilhos não seja utilizada.

Porém, esses mesmos gatilhos mentais também podem ser utilizados nas vendas de varejo, afinal, o objetivo de todo vendedor é convencer! Já que as vendas também são formuladas por ações que procuram persuadir os clientes a realizar a compra, essa técnica vem muito ao encontro do varejo.

Quando usados de maneira correta, os gatilhos mentais são uma ótima forma de encurtar o processo de venda ao acelerar a tomada de decisão dos clientes por convencê-los rapidamente de que aquele produto é necessário para solucionar os problemas e dores do consumidor.

Para que o vendedor atinja seu objetivo, é preciso ter conhecimento e habilidades de persuasão e negociação, a fim de oferecer a melhor proposta (que não necessita ser a mais barata) e realizar a venda. Para treinar essas habilidades, dois questionamentos podem ajudar: 

Entender e aplicar os mecanismos de gatilhos mentais nas vendas de varejo por meio de táticas e abordagens pode fazer uma diferença enorme e melhorar os resultados de sua empresa, como o aumento de vendas tanto de produtos como de serviços.

Pensando nisso, reunimos neste eBook os principais gatilhos utilizados para que você possa aplicá-los e aumentar principalmente suas vendas no varejo, além de outras informações, como: